O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1382 mensagens
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 15 Abr 2023, 20:40

Goguno escreveu:Fuente del Mensaje Não adianta fazer nada disso e o radiador estar tapado.

Verdade , e geralmente o que mais incomoda no vectra é o radiador cuando o problema é temperatura.

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 16 Abr 2023, 18:57

Ontem percibi algo bem raro no meu carro .
Ao ligar ele no contato a luz do controle de tração não esta acendendo e ao apertar o botão do painel nada acontece é como que não existe o TC não acende luz de anomalia nem nada simplesmente não funciona vão ter que vê o que deu no carro, a luz do ABS acende normal e também não acusa error algum

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 16 Abr 2023, 20:03

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Ontem percibi algo bem raro no meu carro .
Ao ligar ele no contato a luz do controle de tração não esta acendendo e ao apertar o botão do painel nada acontece é como que não existe o TC não acende luz de anomalia nem nada simplesmente não funciona vão ter que vê o que deu no carro, a luz do ABS acende normal e também não acusa error algum

Não seria luz do painel queimada? É o unico que posso falar sobre o TC, por não entender deste assunto kakakakk;
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 17 Abr 2023, 03:18

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Não seria luz do painel queimada? É o unico que posso falar sobre o TC, por não entender deste assunto kakakakk;

Não sei ao apertar o botão que ativa e dedica oTC o botão também tem uma luz indicando on/off e também não funciona , vou ter que ligar o scanner para ver se des cubro alguma coisa , o doido é que o TC e o ABS utiliza os mesmos sensores , não sei se ao queimar a luz do painel da um alerta , com o airbag ao queimar a luz do painel aparece error de lampada airbag queimada .
O controle de tração tem um funcionamento fácil com os sensores das rodas dianteiras se uma roda gira muito mais do que a autora o TC freia a roda para tracionar com a que gira menos ,fácil de entender se sabe como funciona o diferencial ,coisa que VC já sabe

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 17 Abr 2023, 08:21

Procure por radiador do tipo brasado, que é equivalente ao original. Você encontrará "ofertas" do tipo expandido, que tem a colméia diferente do original e não promove a troca de calor ideal. O atrativo dele é justamente ser mais barato e muita gente está sendo enganada com isso. Esse que vos escreve já teve uma experiência negativa - na época, não tive essa preciosa informação.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Abr 2023, 10:04

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Não seria luz do painel queimada? É o unico que posso falar sobre o TC, por não entender deste assunto kakakakk;

Não sei ao apertar o botão que ativa e dedica oTC o botão também tem uma luz indicando on/off e também não funciona , vou ter que ligar o scanner para ver se des cubro alguma coisa , o doido é que o TC e o ABS utiliza os mesmos sensores , não sei se ao queimar a luz do painel da um alerta , com o airbag ao queimar a luz do painel aparece error de lampada airbag queimada .
O controle de tração tem um funcionamento fácil com os sensores das rodas dianteiras se uma roda gira muito mais do que a autora o TC freia a roda para tracionar com a que gira menos ,fácil de entender se sabe como funciona o diferencial ,coisa que VC já sabe

Sim, o funcionamento dele eu sei, mas não sei como seria o comando ai para acertar. Mas agora você disse que o botão nem acende, é possivel que seja este botão ou falta de energia nele por um fusível etc..
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Abr 2023, 10:10

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Procure por radiador do tipo brasado, que é equivalente ao original. Você encontrará "ofertas" do tipo expandido, que tem a colméia diferente do original e não promove a troca de calor ideal. O atrativo dele é justamente ser mais barato e muita gente está sendo enganada com isso. Esse que vos escreve já teve uma experiência negativa - na época, não tive essa preciosa informação.

Eu só percebi esta aberração quando eu vi um Astra com um radiador destes de tubo. Pode comprar o Visconde, eu em 20 anos com o carro comprei o segundo, o primeiro começou a aparecer micros fissuras na caixa plastica e por isto eu troquei, a temperatura estava 100% perfeita até o ultimo dia de uso e lógico eu uso sempre um só aditivo desde quando acertei o sistema há mais de 20 anos e ao colocar o novo continuou igual. JÁ PASSOU DA HORA DE EU TROCAR DE CARRO kakkaka
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 18 Abr 2023, 12:47

Fis uns videos curtos sobre o Vectra e as vezes muitos não sabem sobre o funcionamento por exemplo trancar e subir o vidro, outro consertando a pesana externa, bem neste quesito sonsertar eu sou meio Mandrake em tudo kakakka.
https://www.youtube.com/shorts/m6ym1_B0b0M

https://www.youtube.com/shorts/EzriyucA2MA
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 22 Abr 2023, 16:53

POSSIVEIS DEFEITO NO PAINEL DO VECTRA, quem já fez tudo e ainda insiste problemas nos marcadores, esta seria a ultima cartada

https://www.youtube.com/watch?v=L3Wk1JY6SxQ
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 27 Abr 2023, 09:06

Recente tive este problema na maçaneta do Vectra, é algo meio raro porque esta mola quebra bem antes de outro defeito, porem esta ai resistiu e deu nisto. Desta forma ela não sai do carro, é preciso tirar o pino e assim eu fiz.

https://www.youtube.com/watch?v=MNcnrDg7eIg
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 02 Mai 2023, 10:20

Eu não faz muito tempo atrasei o comando do meu carro em 2 a 3mm, eu sei que se atrasar mais que isto ele fica muito ruim, digamos atrasar um dente da correia dentada ele fica muito ruim. Ao atrasar estes 2 mm, que parece algo quase que imperceptivo fiz uns calculos e ele tinhaa ficado mais econômico. Aproveitei e coloquei 15% de alcool para seguir os testes e consegui um consumo bem satisfatório, Mas eu queria ter certeza e voltei o ponto dele e continuei com 15% de alcool pra ele ão detonar, este foi o mitivo de eu testar com alcool com o ponto atrasado.
Resultado que obtive é realmente ele no ponto certo consome mais, fiquei surpreso com isto e não consegui entender o motivo disto
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 02 Mai 2023, 21:51

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Resultado que obtive é realmente ele no ponto certo consome mais, fiquei surpreso com isto e não consegui entender o motivo disto

A resposta pode ser complexa de mais e ter muitas variáveis,
Ao mudar o ponto do comando VC mexe na faixa e tempo de torque a diferença de consumo pode esta relacionada ao jeito que VC dirige e a faixa de giro que vc utiliza mais , a um tempo eu tinha comentado que meu carro gasta menos com giro mais alto por causa do fluxo gerado no 16v se rodar por debaixo dos 2000 giros meu carro da diferença de 1km por litro acostume a dirigir a uns 2500 giros .
Pode ser que ao mexer o comando VC consegue melhor fluxo e mistura na rotação que VC mais utiliza .
Teste gasolina podium no meu carro e ao contrario do que todo mundo fala o carro fico pior e mais Gastão acho que a injeção não conseguiu corrigir 100% para a podium

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 03 Mai 2023, 08:38

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Resultado que obtive é realmente ele no ponto certo consome mais, fiquei surpreso com isto e não consegui entender o motivo disto

A resposta pode ser complexa de mais e ter muitas variáveis,
Ao mudar o ponto do comando VC mexe na faixa e tempo de torque a diferença de consumo pode esta relacionada ao jeito que VC dirige e a faixa de giro que vc utiliza mais , a um tempo eu tinha comentado que meu carro gasta menos com giro mais alto por causa do fluxo gerado no 16v se rodar por debaixo dos 2000 giros meu carro da diferença de 1km por litro acostume a dirigir a uns 2500 giros .
Pode ser que ao mexer o comando VC consegue melhor fluxo e mistura na rotação que VC mais utiliza .
Teste gasolina podium no meu carro e ao contrario do que todo mundo fala o carro fico pior e mais Gastão acho que a injeção não conseguiu corrigir 100% para a podium

Eu acredito que seja isto mesmo Chirola, ele aproveita mais o fluxo ao agrasar o comando. Sobre a pódium, você ainda testou ela pura porque na Argentina nçao tem alcool, aqui ainda achei ela pior. Coloquei no meu e não vi nada diferente, continuou detonando como a grid ou a comum e eu paguei mais caro para ver isto.
Um detalhe, para quem ler isto, atrasar o comando 2 mm, não é atrasar um dente da correia dentada e tem como atrasar na mesma polia original e lembro que o funcionamento no geral ele no ponto certo é melhor, principalmente os de caixa F18 que é muito alongada.

Sobre o consumo, talvez muitos nem deram conta disto, mas com estes 27% de alcool os carros estão consumindo muito alem do normal.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 03 Mai 2023, 14:55

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre o consumo, talvez muitos nem deram conta disto, mas com estes 27% de alcool os carros estão consumindo muito alem do normal.

verdade a diferença do consumo com 27% de etanolnotei logo depois que pasei a fronteira , eu chego cuase na reserva na froteira e completo o tanque e a diferença de consumo e cuase instantanea comparando a gasolina do brasil com a da argentina aqui consigo 9,6km\L ate cuase10 si pego menos trafego , no brasil a media no dia a dia pegando menos sinal foi 8,5\8,7km\l , na estrada foi menos 15,7 com a gasolina argentina e 14,8 com a do brasil , iso tem fundamentos foi 6 tanques de gasolina no total e mais 1 tanque no dia a dia la no BR kakakak 7 tanques em um mes cho que deu para ter uma media real .
na estrada dava para conseguir uma media melhor mais a viajem e longa e tem momentos aqui na argentina aonde a maxima é de 130km\h que acaba pisando mais e 80% do trajeto na argentina tem maxima de 120 so que cuase não tem radar .

sim eu teste com a podium de aqui e a mesma coisa o cunsumo foi maior do que a gasolina comum , cuando eu testo alguma coisa deijo o carro rodar ate acender a luz da gasolina e coloco sempre mais de 30litros não é que misturo cuantidades ridiculas de ambas gasolinas .

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 04 Mai 2023, 09:05

Daqui a pouco será necessário recalcular esses dados... já está tramitando no congresso projeto de lei para subir para 30% essa mistura escrota.
JULIANO -

Imagem

Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 05 Mai 2023, 00:20

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Daqui a pouco será necessário recalcular esses dados... já está tramitando no congresso projeto de lei para subir para 30% essa mistura escrota.

30% teria carros mais antigos que não sei se aceitaria tanta cuantidade , não só eletronicamente ,mecanicamente carros com taxas de compressão menor vão apanhar com ESA mistura . vamos ver no que da .

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 05 Mai 2023, 08:20

Mesma coisa para o diesel... será aumentado o percentual de biodiesel de 10 para 12. Vai ser só B.O. na frota brasileira :(
JULIANO -

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Mai 2023, 08:38

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Mesma coisa para o diesel... será aumentado o percentual de biodiesel de 10 para 12. Vai ser só B.O. na frota brasileira :(

Eu acho um absurdo isto, é um massacre para alimentar este monte de corruptos e são bilhoes e bilhões de reais a mais que nunca será dispensado. E sempre a mesma desculpa que é para o bem da camada de ozono e querem negocio com a china que nunca se importou com a camada e vem ainda uma anta que diz que 200 milhões de Brasileiros passam fome. Dizem que são 220 milhões, então a cada dois brasileiros um come e outro não e de reserva um anãos tambpem sem comer. Acreditando nestas contas que eles fazem de quem nunca estudou matématica, logo querem um aumento de 10% em tudo e compram por 10, acrescentam 10% e vendem por 20 e assim são os 10% deles.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Mai 2023, 08:55

E por falar em matemática, o Chirola me alertou algo interessante. Nunca achei confiável e nunca foi confiável encher o tanque, zerar o odômetro, andar com o carro, encher outra vez e fazer a média de consumo. Porém usando a luz da reserva como parâmetro achei a melhor opção e já gostei da ideia. Lí algo assim vindo do Chirola, então a ideia seria:
1 - andar com o carro até a luz de reserva acender e zerar o odômetro
2 - Vá até o posto mais proximo, ao chegar anotar quantos KM andaste para chegar lá, digamo que 10KM
3 - colocar 10 litros ou mais de gasolina, não colocar menos que 10 para fazer uma média melhor.
4 - andar com o carro até a luz acender e marcar quantos KM você andou, digamos que foram 110 km.
5 - desconta 10 KM até a chegada no posto e a quantidade reposta que suponhamos que seria 10 km.
6 - logo seria 110 menos 20 km e assim conseguiste o resultado de 90km com o 10 litros colocados.

Detalhe, tem carro que acende a luz e anda muito pouco, neste caso a dica é comprar uns 4 litros em um recipiente e deixar no porta malas por garantia e quando for fazer a media em rodovias, ter na mente a distancia até o próximo posto.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 11 Mai 2023, 14:57

Quem gosta de mudar algo no carro, esta ideia é bem simples, tampa do reservatório de agua do para-brisas

https://www.youtube.com/watch?v=qmxQJIN1uqM
Imagem

1382 mensagens