O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1382 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 18 Ago 2023, 09:19

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Parece que os meus fios tem as cores diferentes kakakaka

nao lembro as cores dos fios no meu carro kakaka ,
olhando o esquema de pinagem do plug o pino 10 fala segunda travada , e foi so depois de instalar tudo que vi iso e surgio a duvida ,
se instalar o alarme ou trava paralela so para abrir e fechar as portas o modulo paralelo manda sinal para o modulo original e é ele que abre e fecha todas as portas ate aqui ok , agora a duvida se eu pego um dos canais auxiliar da trava paralela que pode ser utilizado para ligar som ou antena ou abrir portamalas etc.. e ligar no pino 10 com sinal positivo, ligaria o alarme original ao apertar o botao do controle ?
no controle positron ou taramps o controle tem 4 botao ficaria abre / fecha / abre mala e liga alarme , ou to pirando kakakakka

Acho que a ideia de mandar um positivo para ativar o alarme original não daria certo pelo alárme, o Positron é assim e acho que todos seguem o mesmo caminho, o positivo é acionado pelo alarme, assim que o alarme for desativado e uma porta aberta, mesmo usando relês ainda complica.

Fio roxo, sugerido para o rádio e eu uso na antena funciona assim e não é pulso, é positivo direto assim que o alarme for desativado e uma porta for aberta ele emite o sinal positivo com 200mA, pode ser usado no som com um relê. Eu uso ele para acionar minha antena, desativo o alarme, abro a porta ela sobe. Se eu ativar o alarme ela desce. Detalhe, deixar o carro aberto por um certo tempo sem mexer na chave este sinal é desativado automaticamente e se tiver ele ligado ao som, lógico que o som será desativado, algo em torno de uns 30 minutos e não desativa com a chave ligada.
Tem ainda a saida auxiliar 1 e 2, porem a saida auxiliar 1 fio cinza você aperta o botão auxiliar com o alarme desativado e segura que ele vai emitir um sinal negativo, não será pulso, será continuo mas ao soltar o botão ele será cortado e pode ser usado para abrir o porta malas, baixar vidros etc, enquanto a saida auxiliar 2 cinza e preto funciona como temporizador e pode ser usado com luz de teto direto e ativar configurações no alarme ou temporizador do farol, tipo segurar o botão aberto por uns segundos ele emitirá negativo por 30 segundos.
Todas estas saidas serão preciso uso de relês auxiliar, a minha antena por exemplo ao ligar o fio direto sem relê e devido a distancia, ela ficava liga e desliga, ao usar o relê o problema acabou porque coloquei o relê próximo ao alarme. É um positivo bem fraquinho, 200mA., seria 0,2 amperes.

Então nas auxiliares do alarme não seria possivel, mas voce pode usar um relê tipo DNI 0417 que arma com um pulso positivo e desarma ao receber outro pulso positivo e tem relê 0415 arma com puso negativo e desarma igual. Nese caso seria usado o sinal da trava para armar este relê com pulso negativo e ai entraria a história de outros diodos ou mais dois relês antes deste. Assim você conseguirá o sinal pretendido, eu só não sei se é assim que o alarme original seria acionado.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 18 Ago 2023, 14:16

TIRAR OS BOTÕES DO AR E TODOS OS OUTROS, Vectra, Astra e todos os que são parecidos, percebi que sofrem e marcam as laterais ao tirar ste botão, mas criar ferramenteas é comigo mesmo e com uma pitada de humor caótico, mostro como é fácil não sofrer usando um simples arame com ponta dobrada.
Nunca estraguei nada fazendo isto.

https://www.youtube.com/shorts/MPPc22DMQeg
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 18 Ago 2023, 14:45

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Acho que a ideia de mandar um positivo para ativar o alarme original não daria certo pelo alárme

entendeu,

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 18 Ago 2023, 14:56

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje TIRAR OS BOTÕES DO AR E TODOS OS OUTROS

eu tambem fiz uma ferramenta para tirar os botão bem similar , so que a minha é uma chapinha dobrada na punta kakakakak
falando em botão o meu do ar condicionado esta incomodando vou tentar arrumar e se não de boa vou terque trocar ele , ate vou comprar algum botão do farol auxiliar do corsa 94-2014 que na verdade é igual ao do ar e do recirculador de ar somuda a capinha da frente que da para adaptar com facilidade e custa 25 reais (feito na china) novo ae compraria dois para ter algum guardado .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 20 Ago 2023, 12:07

LIGAR OS TERMINAIS DO BOTÃO DO TRAVA E DESTRAVA DO VECTRA e outros mais: Este boão como original só tem esta forma de liga, afinal ele sai um fio somente, diferente de adaptações e aqui mostro como ligar ele. Tem duas opções mais, uma com o botão desembaçador e outra com o circulador de ar digital e os dois são de pulso, no meu caso se estragar um eu uso o outro com a tampinha do trava e destrava e todas as tampas tem o mesmo tipo de acionamento que é um pino e se encaixa 100% em todos eles.

https://youtu.be/zXCJYazgX1M
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Ago 2023, 08:50

PLACA DE LUZ TRASEIRA, com problema nas setas, resolvido e bem resolvido. Esta onde passa a seta é muito bem feita, porem com material errado, por isto com tempo as setas por ser intermitente começam a falhar.

https://www.youtube.com/watch?v=Utr7MRSQQh4
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 29 Ago 2023, 09:09

TROCAR A PASTILHA DE FREIO TRASEIRO DO VECTRA, assim é a forma correta de trocar as pastilhas, forma de limpar uma com a outra até parar de sair poeira e os cuidado com parafuso da sangria e lembro que sempre tem que trocar o oléo de freio, mas no meu caso este óleo é novo por ter sido trocado dias antes. E é muito fácil trocar este óleo, bastaria tirar o liquido do reservatório, colocar um novo e ir pisando até sair o óleo colorido, afinal se tiver velho o antigo estaria escuro, e se tiver usando esta válvula, assim que terminar já estaria sangrado também.

Eu não uso lixa nas pastilhas.

https://youtu.be/vHbNciTWUq4.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Set 2023, 13:34

ENTRANDO AGUA NO PORTA MALAS DO VECTRA
Meu porta malas andou estragando umas ferramentas, no video mostrei um lado entrando agua, mas ele tinha virado um chafariz em um unico dia de chuva e olha onde esta água entrava. Sobre a borracha, recem ví um vectra original super conservado com ela ainda intacta, 100% melhor que a melhor borracha do mercado.

https://youtu.be/FtimYAFcBGg
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 05 Set 2023, 15:48

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje ENTRANDO AGUA NO PORTA MALAS DO VECTRA
Meu porta malas andou estragando umas ferramentas, no video mostrei um lado entrando agua, mas ele tinha virado um chafariz em um unico dia de chuva e olha onde esta água entrava. Sobre a borracha, recem ví um vectra original super conservado com ela ainda intacta, 100% melhor que a melhor borracha do mercado.

uma verdade que vc fala , peça igual a da fabrica nunca mais vai achar .
a borracha geralmente encolhe com o tempo eu costumo cortar sempre um pouco mais grande do nesesario , coisa de 5 milimetros e ao colocar da um pouco mais de trabalho , na enmenda vc pode colar a borracha com cola tipo superciano com cuidado colocando uma guia nela ja comprei borracha que tinha a guia para a enmenda junto no kit .
Imagem

no meu carro entraba agua no pe do motorista e resolvi facil por sorte foiso limpar os locais aonde escorre agua embaixo da churrasqueira dos limpadores de parabrisas que estaba entupido de folhas e terra e não entro mais agua .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Set 2023, 12:55

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje ENTRANDO AGUA NO PORTA MALAS DO VECTRA

uma verdade que vc fala , peça igual a da fabrica nunca mais vai achar .
a borracha geralmente encolhe com o tempo eu costumo cortar sempre um pouco mais grande do nesesario , coisa de 5 milimetros e ao colocar da um pouco mais de trabalho , na enmenda vc pode colar a borracha com cola tipo superciano com cuidado colocando uma guia nela ja comprei borracha que tinha a guia para a enmenda junto no kit .
Imagem

no meu carro entraba agua no pe do motorista e resolvi facil por sorte foiso limpar os locais aonde escorre agua embaixo da churrasqueira dos limpadores de parabrisas que estaba entupido de folhas e terra e não entro mais agua .

E eu que pensei que iria parar de fazer videos por um tempo, atacar outros projetos, surge problemas na axial kakakkakak
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 07 Set 2023, 14:51

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje surge problemas na axial kakakkakak

vc fala do braço axial da caixa de direção? tempos atrais troque um no meu carro e na epoca copre a chave para iso o que facilito muito o trabalho
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 18d20436e4
sinceramente esa chave é muito funcional e facilita o trabalho acho que so usei duas veces mais não sofre na hora da troca

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Set 2023, 15:08

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje surge problemas na axial kakakkakak

vc fala do braço axial da caixa de direção? tempos atrais troque um no meu carro e na epoca copre a chave para iso o que facilito muito o trabalho
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 18d20436e4
sinceramente esa chave é muito funcional e facilita o trabalho acho que so usei duas veces mais não sofre na hora da troca

Na primeiraq vez que troquei há uns 12 anos usei outra ferramenta, mas nesta vez vou comprar uma exatamente igual a esta.
Muito obrigado pela dica aqual ela é funcional, eu ainda estava indeciso.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 08 Set 2023, 08:25

APRENDA A USAR A COLA, A PREPARAÇÃO NECESSÁRIA PARA COLAR PLÁSTICO.
Quem presisa fazer esta peçinha usada iclusive nos para-choques, e muitas delas no painel. A forma de usar eu passo, e o acabamento vai depender da habilidade de cada um.
https://www.youtube.com/watch?v=9LPKa78U1HQ
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 08 Set 2023, 12:54

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Na primeiraq vez que troquei há uns 12 anos usei outra ferramenta,

a ferramenta que comparti a publicação e bem funcional mesmo se vc não tem elevacar , cuando troaque utilize a ferramenta uma chave de catraca e duas extenção . foi bem rapido o mais chato é tirar e colocar a roda kakakakakakka.
se comprar lembra de perguntar o diametro do buraco tem duas medidas se não to enganado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 08 Set 2023, 14:05

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Na primeiraq vez que troquei há uns 12 anos usei outra ferramenta,

a ferramenta que comparti a publicação e bem funcional mesmo se vc não tem elevacar , cuando troaque utilize a ferramenta uma chave de catraca e duas extenção . foi bem rapido o mais chato é tirar e colocar a roda kakakakakakka.
se comprar lembra de perguntar o diametro do buraco tem duas medidas se não to enganado

Eu comprei uma parecida com a sua, paguei 92,00, eu tinha um credito mercado pago de algumas loterias que jogo e ganho as mixarias e deixo lá acumulando, só completei com 8 reais. Mas é fácil, já comprei duas axiais, paguei 160,00 TRW, igual está lá no carro ou acho ser igual porque sempre tenho dúvida que caixa é a minha e TRW diz ser ZF, e na primeira vez que troquei só sei que era TRW e parece que nesta caixa as Axiais são iguais, e comprei duas ponteiras também, assim fica tudo novo.
Bem, com elas nas mãos ao chegar a ferramenta eu confiro, se for diferente eu devolvo.
É possivel que eu use o Elevacar, mas mesmo usando ele tem que tirar os pneus e você disse uma coisa certa, tirar e colocar um pneu apesar de fácil, mas é chato mesmo kakakakak.

Mas vai ai a pergunta: Como saber se minha caixa é ZF ou DHB?
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 09 Set 2023, 13:23

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Mas vai ai a pergunta: Como saber se minha caixa é ZF ou DHB?

boa pergunta cuando troque no meu carro lembro de ter falado algo asim como não sei me da a que mais vende e confiro ao desmontsr kakakakakak por sorte a autopeças da chevrolet fica a 200metros de casa

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 09 Set 2023, 19:32

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Mas vai ai a pergunta: Como saber se minha caixa é ZF ou DHB?

boa pergunta cuando troque no meu carro lembro de ter falado algo asim como não sei me da a que mais vende e confiro ao desmontsr kakakakakak por sorte a autopeças da chevrolet fica a 200metros de casa

Já descobri que a minha é DHB e que sendo hidraúlica as duas axiais no caso do Vectra são compatíves, muda para o Corsa e outros mais. Comprei TRW porque as que estão lá são TRW e descobri também que comprei por 165,00 e meu amigo na GM faz um par lá original por 160,00 kakkakakka, mas já comprei e está comigo a TRW e trocarei ela no próximo sábado.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 12 Set 2023, 08:38

FERRAMENTA PARA MANTER O ALINHAMENTO NA TROCA DAS PONTEIRAS, aqui já estou me preparando para trocar as axiais e ponteiras no próximo sábado, a ferramenta que inventei para manter este espaço é muito simples e acredito que funcional.

https://www.youtube.com/watch?v=NB_jdWL21WA
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Set 2023, 08:55

TROCAR DISO E PASTILHA DE FREIO DIANTEIRO, eu acho este serviço bem simples devido a importância que os freios tem.

https://youtu.be/UjlDPy6OJ_s
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 18 Set 2023, 09:30

Ninguem deve deixar a chave na ignição por segurança, mas por cuidado para não trancar o carro com a chave dentro eu nunca concordei, as vezes eu deixo ela cair no porta malas por descuido, portanto tive que mudar algo no meu carro. Mas, se você não for mudar, continue tendo o cuidado necessário porque este botão trava/destrava é traiçoeiro.

https://youtu.be/DeEdNIu6bjk
Imagem

1382 mensagens