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GeralCambio automático - desempenho / kick down
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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Alcir Andreoni
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Alcir Andreoni » 14 Ago 2013, 16:57

gorvalle escreveu:Será que é a explicação do meu problema?

Vejam esta reportagem:
http://correiobraziliense.vrum.com.br/a ... coce.shtml

Alguns trechos:

Motor 2.0 Chevrolet - Impotência precoce
Donos de Astra, Vectra e Zafira reclamam de falhas, principalmente quando carro está com gasolina. Revendas tentam reparo no cabeçote, válvulas e reprogramação eletrônica

Na internet, sites de relacionamento e clubes especializados estão cheios de relatos sobre o problema. Proprietários, principalmente de Vectra e Astra, descrevem o defeito e dão dicas para outros consumidores, que já se atrevem a concluir: o problema atinge os modelos 2.0 ano/modelo 09/09, 09/10 e 10/10 e sempre manifesta quando o veículo é abastecido com gasolina, fazendo sentido estar surgindo com mais força num momento em que, em praticamente todo o Brasil, motoristas começam a dar preferência ao uso da gasolina, tendo em vista o aumento do preço do álcool.

O empresário mineiro Marcelo Oliveira, que mora em Vitória (ES), comprou, em outubro do ano passado, um Chevrolet Vectra GT 2.0 09/10. Cerca de dois meses depois, aos 2 mil quilômetros rodados, começou a sentir falhas nas retomadas de velocidade, principalmente quando abastecia com gasolina. Pesquisando, descobriu diversos outros proprietários de modelos GM com motor 2.0, reclamando do mesmo problema. "A perda de força acontece, principalmente, entre as 2 mil e 4 mil rpm. É como se estivesse abrindo buracos, vácuos nas acelerações", descreve Marcelo. No início do ano, ele levou o automóvel até uma concessionária da marca e, há cerca de um mês, foi trocado o cabeçote. "O problema ainda não voltou, mas só rodei 700 quilômetros depois da troca. E, por precaução, quando viajo, só estou abastecendo com álcool, pois tenho notícias de que a troca do cabeçote não está resolvendo", afirma.

Em Belo Horizonte, a maioria das concessionárias Chevrolet confirma não só a existência do defeito como a mesma orientação de diagnóstico: reparo no cabeçote, nas guias das válvulas e reprogramação do sistema de injeção. "É como se você acelerasse e o carro desse uma murchada. De 2.0, passa a ter comportamento de 1.6 ou 1.0", explica um mecânico da marca.


Viche, agora fiquei preocupado!
Meu carro é 10/10... se não me engano, foi comprado em Abril de 2010. Estaria ele fora da garantia?

Não acredito que seja isso. O Meu é 10/10 e anda muito bem com gasolina. O que eu te indiquei é para limpeza dos bicos. Talves isso faça o seu carro andar mais. O meu na gasolina, só gasolina, anda muito bem...
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por gorvalle » 14 Ago 2013, 17:05

Eu não costumo misturar.
Acabando esse tanque, vou encher de etanol.

Quanto ao problema acima, agendei a revisão dos 40.000 e já vou pedir pra olharem e também perguntar a respeito do óleo da transmissão - nesta revisão será checado o nível...

Abs!
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Levinthal » 14 Ago 2013, 18:03

Olha, pode ser que tenha sentido.

Tem alguns vectras 2010 que precisam de atualização na ECU, pois a partir de 3000RPM +- perdem força, torque... Não lembro direito se é só nos manuais. Vou pesquisar a respeito e volto a retornar por aqui se conseguir algo.

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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por gorvalle » 14 Ago 2013, 19:09

Opa levinthal :88:
Fico no aguardo!!

VLW
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Alcir Andreoni » 14 Ago 2013, 20:41

gorvalle escreveu:Eu não costumo misturar.
Acabando esse tanque, vou encher de etanol.

Quanto ao problema acima, agendei a revisão dos 40.000 e já vou pedir pra olharem e também perguntar a respeito do óleo da transmissão - nesta revisão será checado o nível...

Abs!

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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Arquiteto » 14 Ago 2013, 23:49

hoje sai de NS no 140cv ... so alcool no tanque ...

rodei ate ter somente 1/4 no tanque ..pra min a diferença entre a foi so no consumo rsrrs

completei com v power e vou te falar achei o carro com boa performace ...

responde bem a aceleraçoes , e so saber tocar a maquina ...utilizando o cambio AT

dentro das sua caracteristicas ...

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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por gorvalle » 19 Ago 2013, 13:46

Abasteci com etanol. Estou sentindo o carro mais "solto".
Ainda não peguei pista para avaliar melhor o kick down. Até o fim da semana eu consigo testar melhor.

Amanhã o carro fará a revisão dos 40.000. Vou falar pra darem uma olhada nesta questão também!

Mais novidades em breve :)
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por gorvalle » 21 Ago 2013, 08:44

O carro foi pra revisão ontem.
Comentei deste "problema" com o mecânico e o mesmo disse que ia testar.
Depois, disse que é assim mesmo e que está normal.

Esse é o mesmo mecânico que disse que é melhor eu trocar o óleo do câmbio fora da CSS :15:
(já comentei em outros posts, primeira última revisão na CSS)

Vou pegar pista este FDS com ele no álcool. Vamos ver.
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Alcir Andreoni » 29 Ago 2013, 09:36

E aí? Botou o bicho na estrada? O que deu?
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por gorvalle » 29 Ago 2013, 15:12

Melhorou um ponto, mas continua sem força quando mais precisa (ultrapassagens/retomadas em subidas)...
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Alcir Andreoni » 29 Ago 2013, 15:53

gorvalle escreveu:Melhorou um ponto, mas continua sem força quando mais precisa (ultrapassagens/retomadas em subidas)...

Cara que mistério...
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por RicardoGLS » 29 Ago 2013, 16:24

Amigos nunca possuí carro automático, confesso que tenho vontade de adquirir um, mas sempre achei os automáticos um pouco manco, principalmente na saída, ele não tem aquele arranque sabe! diferente do câmbio convencional. Então queria deixar aqui uma sugestão: Não seria interessante criar um tópico fixo explicando e tal, de como conduzir um VECTRA AUTOMÁTICO? pois acredito que não só eu como tbm alguém aqui que não tem vectra AT, não sabem :47: Há me desculpe a ignorância; o que é kick-down?
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Alcir Andreoni » 29 Ago 2013, 16:26

RicardoGLS escreveu:Amigos nunca possuí carro automático, confesso que tenho vontade de adquirir um, mas sempre achei os automáticos um pouco manco, principalmente na saída, ele não tem aquele arranque sabe! diferente do câmbio convencional. Então queria deixar aqui uma sugestão: Não seria interessante criar um tópico fixo explicando e tal, de como conduzir um VECTRA AUTOMÁTICO? pois acredito que não só eu como tbm alguém aqui que não tem vectra AT, não sabem :47: Há me desculpe a ignorância; o que é kick-down?

O kick-down é um sistema que os automáticos possuem que quando você pisa até o fundo aciona um botão que reduz a marcha e assim aumenta a aceleração. Serve para ultrapassagens...

Quanto a maneira correta de dirigir um automático, acho que ninguém vai conseguir explicar isso...
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por gorvalle » 29 Ago 2013, 17:39

Ricardo, é meu 1º automático.
Antes de comprar, sabia que teria conformo (MUITO!!!) e sabia também que o desempenho seria "inferior".

Só que estou muito decepcionado... um carro 2.0 se comporto como 1.0 em subidas.
Ainda não levei em nenhum local para verificar, embora a CSS tenha dito que está normal, sei que não está.

Também tem a questão de eu estar aprendendo e pegando as manhas ainda de conduzir o carro.
Quanto a comodidade, conforto, praticidade, depois que vc anda em um AT, nunca mais quer outro.
Entretanto, eu esperava mais. QUERO e TORÇO para que seja algo solucionável no meu carro e/ou que seja EU o problema.

Até criei um tópico sobre o kick down, pois pensei que eu estivesse usando errado, mas sinto a redução na marcha porque aumenta a rotação.
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Levinthal » 29 Ago 2013, 19:19

Gorvalle, a menos que você esteja exagerando (sei que não) realmente há coisa errada. Provavelmente no carro, pois automático não é um mistério tão grande assim de ser guiado, principalmente pra pessoas esclarecidas, como nós.

Você sente algum buraco nas acelerações? Alguns vectras 2010 sairam com um software da central que estavam causando perda de desempenho, principalmente quando abastecidos com gasolina e entre 3000 e 4000RPM. Você se identifica com algum desses sintomas?

Tá na hora de fazer algo, pois câmbio automático não gosta de motor/central desajustada... É bom verificar pra evitar problemas futuros. Nunca dirigir um vectra manual, mas pra carro 2.0 automático ele não deixa a desejar não, e mesmo que deixe, talvez seja muito pouco em relação a algum mais forte, mas jamais perceptível, a menos que coloque lado a lado...

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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Arquiteto » 29 Ago 2013, 21:51

RicardoGLS escreveu:Amigos nunca possuí carro automático, confesso que tenho vontade de adquirir um, mas sempre achei os automáticos um pouco manco, principalmente na saída, ele não tem aquele arranque sabe! diferente do câmbio convencional. Então queria deixar aqui uma sugestão: Não seria interessante criar um tópico fixo explicando e tal, de como conduzir um VECTRA AUTOMÁTICO? pois acredito que não só eu como tbm alguém aqui que não tem vectra AT, não sabem :47: Há me desculpe a ignorância; o que é kick-down?



traduzindo ao pe da letra chutar pra baixo ...

quando vc aperta o acelerador ate o fundo e o cambio reduz uma ou duas marchas

objetivando fornecer mais força para uma ultrapassagem ou retomada ...

o detalhe e que se vc aliviar minimamente o pe ele vai jogar uma marcha pra cima ...

se carro não tiver atingido um giro / velocidade suficiente vai dar aquela broxada ...

como se vc tivesse errado uma marcha no manual ... tipo vc vem acelerando de 2ª e ao

na hora de subir marcha ao invés de jogar a 3ª coloca a 5ª ...


em determinadas situações eu ja reduzo uma marcha manualmente e saio acelerando

como se fosse um manual ... pois como ja reduzi o carro não vai jogar uma marcha

pra cima "fora de hora" somente depois da manobra eu subo a marcha ...

isto da mais segurança mas depois que se acostuma com o cambio raramente se necessita

lançar mão ...

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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Levinthal » 29 Ago 2013, 21:53

É isso aí leo. Não entendo quando dizem que o vectra não é sequencial, pois conseguimos colocar a marcha que queremos em qualquer situação, inclusive passá-las!

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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Arquiteto » 29 Ago 2013, 23:40

acho que no seu caso tem algo errado mesmo ...

o phoda e que vc vai depender de CSS para verificar se seu carro ja esta com a ultima versão

da programação da ECU,

se seu carro não estiver com o consumo instantaneo habilitado no mid

aproveita pra reprogramar o mid e verifica/atualiza a injeção pelo menos vai resolver

duas coisas pagando so uma ...

ou então da uma de migué e volta na concessionaria com se estivesse reclamando do serviço que fez

por ultimo , estando la dentro com o tecnico fica mais facil

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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por gorvalle » 30 Ago 2013, 08:49

Levinthal escreveu:Gorvalle, a menos que você esteja exagerando (sei que não) realmente há coisa errada. Provavelmente no carro, pois automático não é um mistério tão grande assim de ser guiado, principalmente pra pessoas esclarecidas, como nós.

Você sente algum buraco nas acelerações? Alguns vectras 2010 sairam com um software da central que estavam causando perda de desempenho, principalmente quando abastecidos com gasolina e entre 3000 e 4000RPM. Você se identifica com algum desses sintomas?

Tá na hora de fazer algo, pois câmbio automático não gosta de motor/central desajustada... É bom verificar pra evitar problemas futuros. Nunca dirigir um vectra manual, mas pra carro 2.0 automático ele não deixa a desejar não, e mesmo que deixe, talvez seja muito pouco em relação a algum mais forte, mas jamais perceptível, a menos que coloque lado a lado...

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Na última viagem que fiz, na GAS, 4 adultos + Malas + Ar, em subidas o carro não passava de 80 km/h.
No reto, andavam normal, ia a 140 km/h sem vc nem perceber...

Vou procurar verificar essa questão sim. Estou programando a troca do óleo do câmbio para o final do ano e já vejo isso.

Arquiteto, o meu não tem MID :61:

Quanto ao buraco em acelerações, eu não percebo não, até porque como eu disse, em pista reta, o carro anda d+
O tal lag do acelerador, eu contorno saindo com o pé em baixo quando eu preciso.. ai a reposta melhora... (no etanol é melhor ainda).

Eu ainda acredito que um pouco desta "falta de rendimento", seja EU no momento do kick down.
Como você estava explicando Arquiteto, após o kick down, as marchas são reduzidas e giro sobe...
O que fazer depois: Soltar o pé e acelerar gradualmente ou manter o pé em baixo:

Eu estou dando o kick down e ficando com o pé em baixo. Está certo? :2:
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Alcir Andreoni » 30 Ago 2013, 08:53

gorvalle escreveu:
Levinthal escreveu:Gorvalle, a menos que você esteja exagerando (sei que não) realmente há coisa errada. Provavelmente no carro, pois automático não é um mistério tão grande assim de ser guiado, principalmente pra pessoas esclarecidas, como nós.

Você sente algum buraco nas acelerações? Alguns vectras 2010 sairam com um software da central que estavam causando perda de desempenho, principalmente quando abastecidos com gasolina e entre 3000 e 4000RPM. Você se identifica com algum desses sintomas?

Tá na hora de fazer algo, pois câmbio automático não gosta de motor/central desajustada... É bom verificar pra evitar problemas futuros. Nunca dirigir um vectra manual, mas pra carro 2.0 automático ele não deixa a desejar não, e mesmo que deixe, talvez seja muito pouco em relação a algum mais forte, mas jamais perceptível, a menos que coloque lado a lado...

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Na última viagem que fiz, na GAS, 4 adultos + Malas + Ar, em subidas o carro não passava de 80 km/h.
No reto, andavam normal, ia a 140 km/h sem vc nem perceber...

Vou procurar verificar essa questão sim. Estou programando a troca do óleo do câmbio para o final do ano e já vejo isso.

Arquiteto, o meu não tem MID :61:

Quanto ao buraco em acelerações, eu não percebo não, até porque como eu disse, em pista reta, o carro anda d+
O tal lag do acelerador, eu contorno saindo com o pé em baixo quando eu preciso.. ai a reposta melhora... (no etanol é melhor ainda).

Eu ainda acredito que um pouco desta "falta de rendimento", seja EU no momento do kick down.
Como você estava explicando Arquiteto, após o kick down, as marchas são reduzidas e giro sobe...
O que fazer depois: Soltar o pé e acelerar gradualmente ou manter o pé em baixo:

Eu estou dando o kick down e ficando com o pé em baixo. Está certo? :2:

Eu acredito que você deve manter o pé em baixo, pois se você tirar diminui a aceleração.

Você já tentou usar o botão "S" em subidas?
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