O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Geralvectra b X astra
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

25 mensagens
  • 1
  • 2
Benchimol
Member
Member
Nome Completo: Artur Benchimol Santos da Silva
Estado: Tocantins
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: Não Disponível

vectra b X astra

por Benchimol » 15 Jul 2024, 17:54

QUE SAUDADE DESSE FÓRUM!!!!
Faz tempos que vendi meu vectra, ainda entrei aqui por um tempo pra acompanhar a saga do OPEL 1.6 sendo restaurado.
Agora estou em busca de outro carro e eis que surge um Vectra muito bonito e também um Astra.
A dúvida que me deixou com um pé atrás é só o ano, Vectra 99 2.2 8v GLS ou Astra Sedan 06/07 Advantage. O coração bate muito forte pelo Vectra, mas estou tentando ser racional e pensando em manutenção e etc, já que é meu carro de dia a dia. O Vectra tá muito bem por dentro, motor parece que foi recém feito e pareceu Ok, tenho que testar umas coisas antes, mas os acessórios e estofados estão bonitos. O Astra parece ser um carro de família que teve seus cuidados do dia a dia, não é o carro mais bem cuidado do mundo mas tá bem honesto em estética, não tive a chance de ver o motor ainda, como o carro fica em outra cidade devo ir lá na semana que vem.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

vectra b X astra

por Almeidão » 16 Jul 2024, 09:30

Benchimol escreveu:Fuente del Mensaje QUE SAUDADE DESSE FÓRUM!!!!
Faz tempos que vendi meu vectra, ainda entrei aqui por um tempo pra acompanhar a saga do OPEL 1.6 sendo restaurado.
Agora estou em busca de outro carro e eis que surge um Vectra muito bonito e também um Astra.
A dúvida que me deixou com um pé atrás é só o ano, Vectra 99 2.2 8v GLS ou Astra Sedan 06/07 Advantage. O coração bate muito forte pelo Vectra, mas estou tentando ser racional e pensando em manutenção e etc, já que é meu carro de dia a dia. O Vectra tá muito bem por dentro, motor parece que foi recém feito e pareceu Ok, tenho que testar umas coisas antes, mas os acessórios e estofados estão bonitos. O Astra parece ser um carro de família que teve seus cuidados do dia a dia, não é o carro mais bem cuidado do mundo mas tá bem honesto em estética, não tive a chance de ver o motor ainda, como o carro fica em outra cidade devo ir lá na semana que vem.

Eu fiz um video recente e ainda não postei sobre o que olhar em um Vectra para comprar e não comento de motor e sim de buchas e duvido que um Vectra neste ano esteja intacto ali atrás e isot pesa muito na hora da compra porque o danado tem ali 18 buchas sendo 14 móveis e não é nada baratro trocar elas e tentarei colocar aqui preços das que eu troquei e não paguei mçao de obra, só buchas.
2 - Ponta do braço - Axios - R$ 900,00 - Não sei se outro marca ai seria boa ou ruim.
4 - Hidraúalicas, - Thower - R$ 230,00 - É a melhor que achei no mercado, tinha usado Axios é uma M...
4 - Buchas das hastes internas R$ 240,00 - comprei original, mas os preços são parecidos
2 - buchas estabilizador traseiro R$ 100,00 - comprei original e Axios também é boa
2 - bieletas traseiras R$ 100,00 - comprei original vindo da Alemanha, as nacionais Axios modelo metal claro é uma M...
Podemos somar ai 2 amortecedores R$ 600,00

Só ai R$ 2.170,00, mão de obra não tenho ideia, mas eu acho que seria entre R$ 1.000,00 a R$ 1.200,00 quando se fáz bem feito, se fizer errado conserta uma e estraga outra.
O Astra neste caso dá de goleada nestas buchas e na dianteira os dois carros são iguais em buchas.

Sobre o motor é complicado, as vezes um mais novo sofre mais que um mais usado e no caso do Astra por ser Flex ele tem uma compressão maior e terá um desgaste maior também, mas isto depende muito dos cuidados que ele recebeu e não é difícil detectar pelo menos folga axial nos dois.
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

vectra b X astra

por Ju_Bueno » 16 Jul 2024, 10:17

Pesa contra o Vectra essa questão de custo de manutenção que, creio que se aplique somente à suspensão traseira - do resto, os carros são bem semelhantes. Apesar de ele ser um nível acima do Astra, essa diferença já se diluiu com o passar do tempo.

Se precisar de peças de acabamento interno e externo, daí acho que a vantagem já seja maior para o Astra, por ter sido produzido até 2011 sem alterações. Mas justamente o acabamento interno tem itens inferiores como o tecido e os plásticos (estrutural e acabamento) do forro de porta. Sendo um Advantage, o tecido dos bancos também é inferior, sendo do mesmo tipo usado em Corsa, Montana e Meriva, mas inferior no sentido de conforto, pois é um pouco mais rústico.

O fato de o Astra ser flex, se é vantagem ou empata vai depender de como são os preços dos combustíveis no seu estado. Aqui, no miolo do estado de SP, no meu caso, há meses tem sido vantagem financeira usar álcool (Elegance hatch 2005 manual). Ontem mesmo eu estava fazendo uns cálculos e atualmente tenho uma vantagem financeira aproximada de cerca de R$ 30,00 a cada tanque abastecido. Mais pro início do ano estava ainda mais favorável... Dependendo do quanto vc utilizar o carro, isso pode ser significativo.

Como conclusão me arriscaria a dizer que, se ambos os carros estiverem em condições equivalentes de conservação, a emoção deve escolher o Vectra; já a razão iria de Astra - mesmo essa diferença não sendo enorme.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Benchimol
Member
Member
Nome Completo: Artur Benchimol Santos da Silva
Estado: Tocantins
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: Não Disponível

vectra b X astra

por Benchimol » 16 Jul 2024, 10:43

Perfeito. Vou olhar como está o estado da suspensão traseira do Vectra, ainda que tenha sido trocada recentemente, como bem pontuado ali tem que ver a qualidade do serviço e quais buchas foram colocadas, de todo modo se pelo menos o amortecedor tiver novo e bom, um custo a menos.
Um outro gastro inicial que terei no Vectra serão os faróis (+setas) e lanternas, ele colocou o o conjunto do 2000+ mas não trocou os parachoques, daí fica muito estranho pra mim.
Assim que eu conseguir olhar o Astra trago novidades
Fotos do Vectra. Tem ali um descanso de braço de gosto duvidoso também.
[img] https://ibb.co/x76q33D
https://ibb.co/dkgZbmj
https://ibb.co/f0drqT0
https://ibb.co/s950Rbr
https://ibb.co/XsX10dK [/img]

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

vectra b X astra

por Almeidão » 16 Jul 2024, 13:46

Benchimol escreveu:Fuente del Mensaje Perfeito. Vou olhar como está o estado da suspensão traseira do Vectra, ainda que tenha sido trocada recentemente, como bem pontuado ali tem que ver a qualidade do serviço e quais buchas foram colocadas, de todo modo se pelo menos o amortecedor tiver novo e bom, um custo a menos.
Um outro gastro inicial que terei no Vectra serão os faróis (+setas) e lanternas, ele colocou o o conjunto do 2000+ mas não trocou os parachoques, daí fica muito estranho pra mim.
Assim que eu conseguir olhar o Astra trago novidades
Fotos do Vectra. Tem ali um descanso de braço de gosto duvidoso também.
[img] https://ibb.co/x76q33D
https://ibb.co/dkgZbmj
https://ibb.co/f0drqT0
https://ibb.co/s950Rbr
https://ibb.co/XsX10dK [/img]

A informação do Ju_Bueno é importantíssima porque ele tem Astra, e eu no caso dos para choques eu odiei este para choques com esta parte preta que parece banhas de um barrigudo saindo para os lados, (me odeio por isto também kakkak) apesar que parece que sou o único que não gosta, mas é uma peça que no Vectra envelhece mais rápida, eu troquei os meus, troquei os faróis e não troquei a tampa e nem lanterna traseira. Pra mim eu teria que gastar com 2 parachoques kakakakak.
Sobre o combustível aqui na minha cidade a gasolina R$ 6,80 etanol eu nem vejo mas deve ser algo de R$ 5,00. Eu se tivesse um carro flex eu iria colocar meio a meio ou quase meio a meio e tendo 35% de alcool na gasolina eu iria usar mais ou menos assim 08 litros de alcool 18 de gasolina não por economia, mas para aproveitar melhor a compressão deste motor sem exigir o uso do sensor de detonação.
Imagem

25 mensagens
  • 1
  • 2