O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BComportamento bomba DH

9 mensagens   •   Página 1 de 1
jm_vectrab
GL Member
GL Member
Nome Completo: JM
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Comportamento bomba DH

por jm_vectrab » 02 Jan 2025, 09:26

Bom dia pessoal, um feliz 2025 a todos !

Duvida simples se alguem souber ou conseguir verificar isso..!

Recentemente meu vectra comecou a fazer um barulho ao esterçar o volante vindo da bomba de DH. Olhei lá e nivel ok, fluido relativamente novo (uns 3 anos que troquei) e sem vazamentos, só aquele "suor" de oleo que fica na tampa e abaixo do reservatorio.

Pois bem minha bomba é uma DHB acho q padrão do vectra, comprei o kit de reparo e fiz toda limpeza dela, troca dos 4 o-rings, retentor do eixo e novo fluido, limpeia valvula de pressao tbm (a minha nao tem regulagem).

Ao montar tudo sangrar o sistema esta perfeito, sem barulhos nada, direcao leve, porem achei estranho esse comportamento... ao abrir a tampa do reservatorio (com o carro funcionando) da pra ver esguichando oleo prox a boca da tampa do lado direito, nem da pra deixar aberto que espirra pra fora, e vaza oleo pelo respiro/valvula de alivio da tampa apos esquentar, parar o carro...

penso que pode ser muito oleo coloquei acima do nivel, tirei um pouco e vou rodando e monitorando/lavando ali,.... mas alguem ja abriu a tampa com ele funcionando, é normal esse comportamento?

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Comportamento bomba DH

por chirola » 02 Jan 2025, 19:09

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje penso que pode ser muito oleo coloquei acima do nivel, tirei um pouco e vou rodando e monitorando/lavando ali,.... mas alguem ja abriu a tampa com ele funcionando, é normal esse comportamento?

olha nunca abri a tampa com o carro funcionando mais na tampa do reservatorio ta uma meleca de fluido hdraulico tambem akkakakakak
a meleca de oleo deve ser norma.
imagino que a bomba deve ter algum tipo de alivio de pressão pq em cuanto o motor esta ligado ele manda pressão mais nunca mexi com bomba de DH

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Comportamento bomba DH

por Almeidão » 02 Jan 2025, 19:52

Ali tem movimento forte de óleo ao retornar, inclusive a tampa do reservatório tem uma proteção para não esguichar pra fora, mas o meu nem tem mais esta proteção, aliás ele retorna de baixo pra cima, acho que não é nada anormal em uma bomba nova acontecer isto e é bem difícil errar ao trocar estes reparos, a bomba é bem simples e o mais difícil é tirar ela fora. kakkaka
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

Comportamento bomba DH

por jm_vectrab » 02 Jan 2025, 23:52

valeu turma, estava penquisando sobre isso e achei esse video, o reservatorio é diferente mas e basicamente esse comportamento, eu acho que nao sangrei direito e deve ter ar no sistema ainda, vou tentar mais vezes e ver se melhora hehehe

https://www.youtube.com/watch?v=zFOPVJ3QIhM

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje e é bem difícil errar ao trocar estes reparos, a bomba é bem simples e o mais difícil é tirar ela fora. kakkaka

hahah verdade! um trabalinho foi tirar aquilo dali fiz a noite ainda pra ajudar e nao queria tirar a ventoinha pq tinha organizado os cabos ai soltei a mangueira da valv termsotatica e tirei por cima rsrs

tirando a sujeira e ferrugem externa na bomba é bem isso mesmo limpar tudo estva uma melação que só! ali onde vai a mola na valula de pressao tinha uma crosta de sujeira acumulada perdi um tempo lavando tudo muito bem mas no fim deu ate gosto ver tudo limpinho heheh

segue umas fotos pra quem precisar referencia, comprei esse kit no ML por R$60 ja com frete, so ver se sua bomba é DHB na carcaça ou no reservatorio da pra ver esse detalhe, acho q todos vectras usam ela. na montagem atencao o oring da valvula colocr no ultimo chanfro se nao vai bloquear o furo onde passa o oleo no resto e tudo bem simples mesmo
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

PS: o vendedor do posto me passou pra traz... me vendeu um lubrax sufixo tipo A que fui ver homologado de 1960 e bolinhas pré dexron... no manual diz pra usar dexron II ou dexron III mais atuais.... comparei as especificacoes e sao bem parecidos viscosidade etc nao deve ter problemas ate pq so completei uns 500ml nao troquei todo oleo.... mas ficou esse... e por h vai ficar assim mesmo, nao quero /espero ter q me sujar mais mexendo nisso heheh

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Comportamento bomba DH

por Almeidão » 03 Jan 2025, 10:49

Você não soltou a válvula pra fora? Ela fica embaixo da porca, uma mola, um pistão e uma peneirinha, aliás ali tem regulagem se você soltar o parafuso da ponta da válvula ao recolocar deve deixar uma folga de próximo a 6mm tipo uma serrinha. Eu desmontei a minha e limpei esta válvula mas não abri e sobre entrada de ar, o simples fato de girar para direita e esquerda já sai tudo.
Fiz este vídeo sobre este assunto do óleo e válvula e você deveria ter trocado ele todo.
https://www.youtube.com/watch?v=JLSNIibyzYY

O reparo vem o retentor???
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

Comportamento bomba DH

por jm_vectrab » 03 Jan 2025, 12:45

Entao almeidao, tinha visto um video com essa regulagem sim perfeito oq disse mas minha valvula nao tem essa porca p regulagem, limpei com descarbonizante pelos furos e peneira mesmo, acho que é uma atualização que fizeram nessa peça pois o meu é 99/00 , aqui umas fotos comparando os dois modelos:
Imagem
Imagem

sim o kit vem o retentor do eixo da polia, facil trocar tbm, aproveite pra limpar um furo ali onde ele encaixa pois é a passagem de oleo pro eixo

eu confesso que pensei em sangrar todo o sistema e fazer um serviço direito, mas fim de ano familiares em casa nao quis fazer lambança hahah, quando sobrar um tempo eu troco tudo e coloco o oleo certo dexron iii

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Comportamento bomba DH

por Almeidão » 03 Jan 2025, 16:29

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Entao almeidao, tinha visto um video com essa regulagem sim perfeito oq disse mas minha valvula nao tem essa porca p regulagem, limpei com descarbonizante pelos furos e peneira mesmo, acho que é uma atualização que fizeram nessa peça pois o meu é 99/00 , aqui umas fotos comparando os dois modelos:
Imagem
Imagem

sim o kit vem o retentor do eixo da polia, facil trocar tbm, aproveite pra limpar um furo ali onde ele encaixa pois é a passagem de oleo pro eixo

eu confesso que pensei em sangrar todo o sistema e fazer um serviço direito, mas fim de ano familiares em casa nao quis fazer lambança hahah, quando sobrar um tempo eu troco tudo e coloco o oleo certo dexron iii

Sim, esta seria uma bomba mais atual, a minha tem eu comprei esta bomba em um desmanche há muito tempo e regula a pressão do óleo acho que endurece o volante em alta velocidade, isto eu acho porque uso volantim no carro e é sempre meio durinho mesmo kakakak
A que eu tinha no carro soltava a tampa traseira ao girar o volante em manobra, não saia pra fora porque pegava no fundo onde ela fica e não vazava mais ficava minando óleo, ai eu comprei esta coloquei no carro e girei o volante e já escutei o TRÉQUE, kakakkak, tirei fora, fiz um calço com uma tampa de metal coloquei atrás dela e está lá há uns 18 anos. Nunca saberei porque elas fazem isto no meu carro, mas foi a solução e já precisa de um reparo
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

Comportamento bomba DH

por jm_vectrab » 03 Jan 2025, 18:00

hahaha q doidera, mas se comprar esse kit ele vem com o anel novo pra instalar ali atras e se encaixar certinho nao tem com isso escapar nao. a minha estava tudo seco sem oleo algum mas com ferrugem de agua que empossou ali atras, tive que escovar bem toda a ferrugem pra poder tirar a tampa.

e tu vai ver na tampa o seguinte, sao 2 o-rings, um mais fino fica interno escondido entre a ultima peça e a tampa, (tem que soltar ela da tampa) e o outro vai na carcaça da bomba no segundo chanfro (pois o primeiro é onde vai o anel que trava) lubrifique bem e vai batento com um martelinho ate ascentar, depois que colocar o anel no lugar de umas batidas nele na lateral pra ascentar ele, vai ver q ele entra uma pouco mais e ficai mpossivel a tampa soltar dali. essa ultima peca tbm tem q seguir os dois pinos guias onde encaixa ela.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Comportamento bomba DH

por Almeidão » 03 Jan 2025, 18:54

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje hahaha q doidera, mas se comprar esse kit ele vem com o anel novo pra instalar ali atras e se encaixar certinho nao tem com isso escapar nao. a minha estava tudo seco sem oleo algum mas com ferrugem de agua que empossou ali atras, tive que escovar bem toda a ferrugem pra poder tirar a tampa.

e tu vai ver na tampa o seguinte, sao 2 o-rings, um mais fino fica interno escondido entre a ultima peça e a tampa, (tem que soltar ela da tampa) e o outro vai na carcaça da bomba no segundo chanfro (pois o primeiro é onde vai o anel que trava) lubrifique bem e vai batento com um martelinho ate ascentar, depois que colocar o anel no lugar de umas batidas nele na lateral pra ascentar ele, vai ver q ele entra uma pouco mais e ficai mpossivel a tampa soltar dali. essa ultima peca tbm tem q seguir os dois pinos guias onde encaixa ela.

Sim, eu sei já abri algumas vezes pra trocar reparos, mas a que está no carro comprei seminova em um desmanche e coloquei direto no carro sem abrir e a tampa foi jogada pra fora kakakka. Na duvida já tenho o remédio para este mau, a super tampa protetora das bombas criminosas
Imagem

9 mensagens   •   Página 1 de 1