O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BFuncionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

62 mensagens
Renan Perez
Member
Member
Nome Completo: Renan Augusto Perez
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Funcionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

por Renan Perez » 14 Mai 2021, 07:56

Galera resolvido o problema segundo o cara que eu levei era esse relé que voces disseram, colado, logo que acionava o ar ele já entrava direto. Agora tá assim, logo que ligo o ar as duas ventoinhas entram em 1° estagio e quando acelera bem o carro e mantém liga em 2° estagio, mas logo volta em 1° estagio. Obrigado pela ajuda.

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por chirola » 15 Mai 2021, 12:43

Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje Galera resolvido o problema segundo o cara que eu levei era esse relé que voces disseram, colado, logo que acionava o ar ele já entrava direto. Agora tá assim, logo que ligo o ar as duas ventoinhas entram em 1° estagio e quando acelera bem o carro e mantém liga em 2° estagio, mas logo volta em 1° estagio. Obrigado pela ajuda.

ainda bem que era coisa simples e ja foi resolvido , agora e so curtir .
valeu por postar a soluçao , sempre ajuda a pessoas que estem na mesma situaçao para achar a soluçao de forma mais facil valeu

Chokitocosta
Member
Member
Nome Completo: Rodrigo Aparecido Donizette da Costa
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Chokitocosta » 03 Jan 2025, 14:52

Boa tarde galera,nao sei se estou no lugar certo,mais estou com um problema no segundo estágio das ventoinhas do meu Vectra que é 96/97 gls usa cebolão, mais o meu problema é que com o ar condicionado ligado quando liga o segundo estágio o ventilador principal está desligando ficando só o do condensador ligado no segundo estágio,e sinceramente já não sei o que testar

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 03 Jan 2025, 15:51

Pelas ventoinhas não estarem trabalhando em paralelo, deve ter algo errado relacionado aos relés. Creio que o Almeidão logo passe por aqui e te dê as dicas - ele entende bem dessa questão.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 03 Jan 2025, 16:33

Relê marrom de 5 terminais, troca ele ou no seu caso eles porque o 96/97 tem mais de um, podes usar o DNI 0115, DNI 8115 ou qualquer um de 5 terminais que seja entre 30 a 40 amperes. Na minha opinião quanto mais amperes melhor
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member
Nome Completo: JM
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

por jm_vectrab » 03 Jan 2025, 18:09

pessoal me tirem uma duvida besta que sempre tive...

com o carro em velocidades de via, 100-120-140kmh, as ventoinhas ainda entram em funcionamento ou o sensor de velocidade do carro nao deixa isso ocorrer?

perg pelo simpels motivo q em rodovia o ar entrando ali nessas velocidades ja seria suficiente pra circular e refrigerar o sistema nao? e caso acione as ventoinhas poderia causar alguma alteracao de fluxo de ar?

meu carro é o seguinte, ate postei recente um topico sobre o numero de aletas no radiador pra ajudar melhorar a refrigeracao, o sistema todo esta perfeito, mas nunca usava o AC....

estou em viagem em SP e esta mto quente por aqui, dei uma carga no AC e na cidade esta tudo perfeito, noto o seg estagio acionando e ar gelando e temperatura do motor nem chega a 90c, mas na rodovia com AC ligado ele comecou a subir pra 92-94c.... isso acontece apenas com o AC ligado.

Pode ser algum sensor de pressao do AC? oq devo verificar?

agradeço quem puder ajudar! o meu é 99 sem cebolao, usa apenas um sensor temp na valv termostatica...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 03 Jan 2025, 19:03

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje pessoal me tirem uma duvida besta que sempre tive...

com o carro em velocidades de via, 100-120-140kmh, as ventoinhas ainda entram em funcionamento ou o sensor de velocidade do carro nao deixa isso ocorrer?

perg pelo simpels motivo q em rodovia o ar entrando ali nessas velocidades ja seria suficiente pra circular e refrigerar o sistema nao? e caso acione as ventoinhas poderia causar alguma alteracao de fluxo de ar?

meu carro é o seguinte, ate postei recente um topico sobre o numero de aletas no radiador pra ajudar melhorar a refrigeracao, o sistema todo esta perfeito, mas nunca usava o AC....

estou em viagem em SP e esta mto quente por aqui, dei uma carga no AC e na cidade esta tudo perfeito, noto o seg estagio acionando e ar gelando e temperatura do motor nem chega a 90c, mas na rodovia com AC ligado ele comecou a subir pra 92-94c.... isso acontece apenas com o AC ligado.

Pode ser algum sensor de pressao do AC? oq devo verificar?

agradeço quem puder ajudar! o meu é 99 sem cebolao, usa apenas um sensor temp na valv termostatica...

Só o fluxo de ar já refrigera o carro, as ventoinhas serão acionadas no primeiro estágio ao ligar o ar condicionado em qualquer circunstancia, se não ligar elas não serão acionadas. Seu carro tem algum problema porque em rodovias livres com ar ligado durante o dia ele fica entre 80 a 83 e a noite crava no 80. É aceitável uns 85 graus no painel, verifica ai as conexões das mangueiras na frente do alternador se não estão invertidas e se foi eliminado o ar quente verifica se foi eliminado corretamente e se a termostática dele é realmente 82 graus.
Aqui onde moro é uma das cidades mais quente do Brasil, comento sobre uma temperatura constante de 40 graus
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 03 Jan 2025, 19:50

Almeidao, vou explicar melhor

O arrefecimento do motor esta perfeito tudo revisado, sem o uso do AC, rodovia fica isso mesmo 85-88c e em dias frios a noite 80-83c, na cidade 90-92c.

O problema que comentei recente ao colocar gas no AC (pois nao estava gelando nada) o rapaz adicionou gas e ficou acelerando pra constatar o seg estagio entrando em funcionamento e logo parou, o ar gela perfeito agora e na cidade o motor nem aquece pois as ventoinhas ficam ligadas com o AC ligado.

Ja na pista, com o AC Ligado apareceu esse problema, o motor sobe a temperatura para 92-94c...(Apenas com AC ligado!)

Sera que colocaram muito gas ou deveria acionar o seg estagio tbm na rodovia e nao esta? Essa e a duvida... Nao entendi esse comportamento dele

Chokitocosta
Member
Member

por Chokitocosta » 04 Jan 2025, 15:33

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Relê marrom de 5 terminais, troca ele ou no seu caso eles porque o 96/97 tem mais de um, podes usar o DNI 0115, DNI 8115 ou qualquer um de 5 terminais que seja entre 30 a 40 amperes. Na minha opinião quanto mais amperes melhor

Comprei os relés amanhã chega,tomara que resolva esse meu problema

Chokitocosta
Member
Member

por Chokitocosta » 05 Jan 2025, 15:07

Chokitocosta escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Relê marrom de 5 terminais, troca ele ou no seu caso eles porque o 96/97 tem mais de um, podes usar o DNI 0115, DNI 8115 ou qualquer um de 5 terminais que seja entre 30 a 40 amperes. Na minha opinião quanto mais amperes melhor

Chegaram os reles,troquei e infelizmente não resolveu,fiz um teste jampeando o relê do segundo estágio sem ligar o primeiro e o ventilador funcionou mais só o principal o do condensador ficou parado, aí quando faço com o primeiro estágio funcionando a principal para e a do condensador continua no segundo estágios,assim que tiro o janper ela volta no primeiro às duas funcionando

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Jan 2025, 17:17

Chegaram os reles,troquei e infelizmente não resolveu,fiz um teste jampeando o relê do segundo estágio sem ligar o primeiro e o ventilador funcionou mais só o principal o do condensador ficou parado, aí quando faço com o primeiro estágio funcionando a principal para e a do condensador continua no segundo estágios,assim que tiro o janper ela volta no primeiro às duas funcionando

O que faz este tipo de problema é um relê e normalmente o marrom. Sim, se fizer um jump no segundo estagio sem ligar o primeiro funciona somente uma ventoinha no máximo, e jumpeando tudo tem que funcionar as duas. Podes ter certeza o problema ali é um relê. Tenta mudar o relê do primeiro estagio verde para o segundo estagio verde, faça o jump pra ver se as ventoinhas irão inverter, se sim então seria um dos relês e possivelmente do segundo estágio. O que é na verdade só estando ai perto para fazer os testes que faço, mas pelos teste parece ser sim um rele com problema, isto de acordo com os testes que você informa, porque pode ter problemas no cebolão ou fios dele até os relês. Só lembrando que os relês verdes são invertidos e se for usar outro que não seja original o único que conheço que serve ali porque é invertido também é o DNI 0101
Imagem

Chokitocosta
Member
Member

por Chokitocosta » 05 Jan 2025, 17:44

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

O que faz este tipo de problema é um relê e normalmente o marrom. Sim, se fizer um jump no segundo estagio sem ligar o primeiro funciona somente uma ventoinha no máximo, e jumpeando tudo tem que funcionar as duas. Podes ter certeza o problema ali é um relê. Tenta mudar o relê do primeiro estagio verde para o segundo estagio verde, faça o jump pra ver se as ventoinhas irão inverter, se sim então seria um dos relês e possivelmente do segundo estágio. O que é na verdade só estando ai perto para fazer os testes que faço, mas pelos teste parece ser sim um rele com problema, isto de acordo com os testes que você informa, porque pode ter problemas no cebolão ou fios dele até os relês. Só lembrando que os relês verdes são invertidos e se for usar outro que não seja original o único que conheço que serve ali porque é invertido também é o DNI 0101

Obrigado Almeidao vou tentar fazer isto,porque sem querer acho que inverti um dos relés e quando faço jamper agora a ventoinha que para e do condensador a principal continua no segundo estágio.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Jan 2025, 18:28

Obrigado Almeidao vou tentar fazer isto,porque sem querer acho que inverti um dos relés e quando faço jamper agora a ventoinha que para e do condensador a principal continua no segundo estágio.

Problema está ai no relê pode ter certeza, um não está funcionando como deveria. Uma informação importante para todos, não só para você a GM informa ou informava que os relês devem ser substituído com 50 mil KM e acho que ninguém faz isto e tem gente que até se vanglória meu carro tem 200 mil e nunca troquei nada, mas as vezes este que se vangloria por nunca ter trocado um que custa ai R$ 15,00 pode ser que em um momento qualquer um destes das ventoinhas venha a dar defeito e por nunca ter trocado o carro ferve, vai mexer em cabeçotes, mecânicos ruins etc, ficará muito caro e nunca mais será o mesmo. Eu troco estes das ventoinhas todos os anos, algo de 12 mil km, os que mais são sobrecarregados no carro e que pode ser prejudicial ao motor quando dão defeitos. Os outros sim eu posso esperar estragar, o máximo que eu terei que fazer seria um jump para não ficar a pé, mas o motor ainda estaria intacto
Imagem

Chokitocosta
Member
Member

por Chokitocosta » 06 Jan 2025, 01:02

Problema está ai no relê pode ter certeza, um não está funcionando como deveria. Uma informação importante para todos, não só para você a GM informa ou informava que os relês devem ser substituído com 50 mil KM e acho que ninguém faz isto e tem gente que até se vanglória meu carro tem 200 mil e nunca troquei nada, mas as vezes este que se vangloria por nunca ter trocado um que custa ai R$ 15,00 pode ser que em um momento qualquer um destes das ventoinhas venha a dar defeito e por nunca ter trocado o carro ferve, vai mexer em cabeçotes, mecânicos ruins etc, ficará muito caro e nunca mais será o mesmo. Eu troco estes das ventoinhas todos os anos, algo de 12 mil km, os que mais são sobrecarregados no carro e que pode ser prejudicial ao motor quando dão defeitos. Os outros sim eu posso esperar estragar, o máximo que eu terei que fazer seria um jump para não ficar a pé, mas o motor ainda estaria intacto

Vou começar a seguir sua recomendação,já pedi pelo mercador livre os dni 0101 que vc indicou e vou trocar todos.

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por chirola » 06 Jan 2025, 19:35

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Sera que colocaram muito gas ou deveria acionar o seg estagio tbm na rodovia e nao esta? Essa e a duvida... Nao entendi esse comportamento dele

oi , as ventoinhas trabalha sempre juntas ate ai ok , com o ar ligado eles ficam sempre no primer estagio ligadas o segundo estagio (COM O AR CONDICIONADO LIGADO) vai ligar so se a temperatura atingir a teperatura do segundo estagio ou pode igar por preção no sistema de gas do ar condicionado (a pressão do presostato padrão do vectra é 250 PSI na linha de alta pressão) mais concordo com almeidão no seu caso tem tudo para ser rele mesmo

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 06 Jan 2025, 23:40

chriola, almeidao, obrigado pelas dicas de sempre, fiz mais uns testes nele hoje vamos la...

o arrefecimento é tudo novo, radiador, bomba dagua, mangueiras, valv termostatica, sensores, reles etc, aditivo do bom, esta zerado, o ar quente esta isolado sim mas da forma correta ate eu mesmo comentei disso aqui em posts anteriores.

Na pista SEM AR ele fica entre 85-88c e em dias frios 80-83c, ja na cidade no anda e para semafaro sobe entre 90-92c. ok? é um gls 99 sem cebolao, usa apenas o sensor da termsotatica.

desde que comprei o carro nunca usei o AC salvo uma viagem, depois ele parou de gelar e ficou assim uns 2 anos ate semana passada que resolvi colcoar gas pois vou fazer uma viagem longa de novo.

Pois bem, na pista com AR LIGADO ele sobe pra 90-92, e se forçar o motor acelerando acima de 140 ou subidas ele bate os 94-95 e começa ficar perigoso... ai so soltar o pe que cai la pros 90-92... se desligar o ar volta pros 88-90 fica nessa faixa bem no meio apos aquecer.

desmontei o parachoque e notei as aletas do condensador amassadas em baixo, tentei alinhar elas com uma chave mais nao ficou mto bom, lavei tudo e por dentro tb inverso e parece que isso deu uma melhorada tinha bastante inseto preso ali... amanha vou verificar as duas ventoinhas se estao girando no sentido correto puxando ar, ja vi uns jaguncos ligar elas invertidas....

penso que o sistema esta ok, na pista o fluxo de ar vai empurrar as ventoinhas e forcar elas girarem mas se acionarem invertido seria uma problema... no mais nao sei oq ver conferi o ponto do motor e esta perfeito, tem uma unica coisa que penso, o cabecote desse carro ja foi plainado e segundo o rapaz da retifica esta na altura minima. Talvez mais baixo; taxado ele esteja esquentando demais e com o ar ligado o sistema nao segura essa carga.

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 06 Jan 2025, 23:55

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Jan 2025, 19:06

Eu vou ser sincero, este negócio de plainar cabeçote não altera a temperatura se tudo tiver normal, anão ser que tire 3 a 4 mm. Eu andei com um rebaixado 94mm sendo o correto 96 mínimo 95 e grilava até na descida de tão taxado ele estava e a temperatura não mudou nada. Sobre a rua está certo, talvez se você colocar um sensor paralelo tipo MTE 4051 e possa acionar mais cedo as ventoinhas, mas isto é talvez. Sobre sujeira de radiador sim, influencia muito porque ali tem pouca porte que leva vento de verdade e tem duas coisas que possa está acontecendo o radiador (condensador do ar) sujo ou com barrica pra dentro, ali precisa de espaço um do outro e com tempo uns ficam côncavo e já aconteceu comigo, outro fator tipo de de aditivo usado no seu carro que vão tapando as galerias e um campeão deste entupimento é um dos mais vendidos, aliás eu sempre indico Havoline xtended life concentrado, são 3 litros e o resto agua de torneira mesmo. Abri meu motor recente e na sexta feira mostrarei como está o cabeçote e o motor do meu carro é 2004 e comento a importância de usar o aditivo certo. Eu já consegui salvar alguns Vectras com este problema, tirando toda a água, colocando agua nova com 2 frascos de bardhal radcleam e usando o carro com ele por 7 dias ou 10 sem problemas, tirar tudo e colocar agua pura outra vez e se acertou o problema começar a usar o aditivo correto, ótimo fazer um viagem e ir limpando ele.
Um outro problema seria a inversão das mangueiras na fren4e do radiador, a debaico tem que retornar para o tuno de água, já comentei isto e a de cima que você diz ter eliminado o ar quente tem que ser tampada e tampar lá no retorno no tubo de água, não pode eliminar fazendo ponte.

Vou deixar 2 videos abaixo, um mostrando rápido um motor de um Civic usando o tal aditivo e olha como ficou onde a agua passa em espaço maior, imagina o radiador como não estava. Um minuto de vídeo e o suficiente para você pensar na marca que comentei.

O Outro mostrando como trocar água, mostro como funciona a termostática etc. Serve para tirar a agua dai de dentro e colocar o Bardhal Radcleam
https://www.youtube.com/shorts/_MPNlam4qec
https://www.youtube.com/watch?v=VpyTYzd4GH0

Atento ai com as mangueiras na frente do alternador, não inverter elas.
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 07 Jan 2025, 20:30

Almeida, esta tudo certo sim, os sensores sao novos da marca MTE alias, sensor temp 4051, valv termostatica 82c e o sensor q manda pro painel MTE tbm.

O radiador é zero marca visconde até com maior numero de aletas q os concorrentes, e usando o aditivo laranja concentrado q vc recomenda desde novo com agua mesmo. o ar quente sim eliminado desta forma exatamente deixo aqui uma foto dele.
Imagem

o condensador nao esta empenado e limpei bem, o radiador tbm, as ventoinhas estao ok pelo q vi ali chicote original nao foi mexido e nao da pra plugar ao contrario.

Sinceramente nao sei oq pode ser, talvez o ponteiro do painel nao esteja calibrado ? bloco do motor muito sujo ? quando torquei os selsi estava uma crosta de parecendo um barro ali pois o antigo(s) dono nao usavam aditivo de certo...

andei hoje com ele ar ligando e descendo o pe, subiu e ficou la nos 90-92 nessas condições, talvez ngm fique acelerando assim pra comparar hehehe se eu andar tranquilo nao passa dos 88c.

estava pesando em ponto atrasado ou adiantado.... mas o carrro desenvolve bem e ja conferi esta perfeito, (usa aquela polia efi e mpfi, deixei mpfi pra cima) na verdade ate tentei ajustar melhor pois parece ficar uns mm fora mas nao tem como, se mexer tirar dessa posicao ai a correia nao entra e se entra ja pulou um dente fica totalmente fora, ai o ajuste fica assim>
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 08 Jan 2025, 16:34

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Almeida, esta tudo certo sim, os sensores sao novos da marca MTE alias, sensor temp 4051, valv termostatica 82c e o sensor q manda pro painel MTE tbm.

O radiador é zero marca visconde até com maior numero de aletas q os concorrentes, e usando o aditivo laranja concentrado q vc recomenda desde novo com agua mesmo. o ar quente sim eliminado desta forma exatamente deixo aqui uma foto dele.
Imagem

o condensador nao esta empenado e limpei bem, o radiador tbm, as ventoinhas estao ok pelo q vi ali chicote original nao foi mexido e nao da pra plugar ao contrario.

Sinceramente nao sei oq pode ser, talvez o ponteiro do painel nao esteja calibrado ? bloco do motor muito sujo ? quando torquei os selsi estava uma crosta de parecendo um barro ali pois o antigo(s) dono nao usavam aditivo de certo...

andei hoje com ele ar ligando e descendo o pe, subiu e ficou la nos 90-92 nessas condições, talvez ngm fique acelerando assim pra comparar hehehe se eu andar tranquilo nao passa dos 88c.

estava pesando em ponto atrasado ou adiantado.... mas o carrro desenvolve bem e ja conferi esta perfeito, (usa aquela polia efi e mpfi, deixei mpfi pra cima) na verdade ate tentei ajustar melhor pois parece ficar uns mm fora mas nao tem como, se mexer tirar dessa posicao ai a correia nao entra e se entra ja pulou um dente fica totalmente fora, ai o ajuste fica assim>
Imagem

A gente fala com tantos que até esquecemos, aliás até disse a você que usaria esta foto para fazer um vídeo mostrando como eliminar o ar quente kakakka.
O pondo do 2.2 é este mesmo, estes milímetros para frente ou para trás sempre dá, eu sempre prefiro para frente, porque para trás ficaria atrasado. Detalhe se fosse 2.0 a polia seria ao contrário usando Omega pra cima.
Eu acho que não é problema mecânico a não ser que fosse a bomba girando em falso, e isto acontece muito com a URBA, pode ser um problema de calibragem do motor ou do ponteiro, aliás sempre digo se for mexer no painel tipo colocar leds etc, nunca tirar os ponteiros, só se for mexer no ponteiro mesmo e pra desmontar não precisa tirar nem um deles e eu coloquei leds dentro e mostrei que não precisa.
Este 92 em rodovias como máximo está longe de dar problema, lógico que eu ficaria de orelha em pé conhecendo o meu, mas não é preocupante.
Eu suponho então que pode ser algo com o aterramento ou emenda no fio de temperatura se foi feito sem solda, muitos enrola um fio ali e começa dar problemas e por fim a bomba girando em falso e não descarto a calibragem do ponteiro. Mas eu não iria me preocupar com bomba não se ele não passar destes 92. Dá uma olhada neste fio quew conecta o sensor lateral, o temperatura MTE 3029, veja se tem emendas nele sem solda.

Aterramentos e tomadas não sei se passei pra você, mas é este vídeo abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=iB06tEySWWY

Calibrar os ponteiros é simples, tirar fora e o da temperatura para carros com contagiros ele descansa girando pra direita, tirar o ponteiro, girar o eixo pra direita no máximo e colocar o ponteiro na posição mínima, sem forçar muito o eixo ao girar.
Imagem

62 mensagens