yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Olá amigos! Esse tópico está cheio de enrolação, pois eu queria dar o máximo de detalhes. Mas, caso queira algo mais direto ao ponto, pule ao título "O problema que não foi solucionado". Obrigado!
História do problema
Olá! Tenho um Vectra Milenium 2.2 MPFi, comprado recentemente de repasse. Testei o carro várias vezes, gostei e então comprei. Mais tarde eu estava voltando para casa e após subir uma pequena ladeira, próximo a minha casa, percebi que a temperatura já tinha passado de 100 e estava na mais alta temperatura, no último "palito" vermelho. Me assustei, a casa estava perto então cheguei, desliguei e abri o capô. Como o motor estava extremamente sujo, me arrisquei e meti um lava jato de baixo do capô, tirando a crosta de sujeira, depois disso o carro nunca mais chegou ao vermelho, mas sempre chegava nos 100 graus fácil. Mas, com o jato de água já deu uma resolvida.
Procedimentos feitos para tentar resolver o problema
Além de ter passado um jato de água no motor e tudo que está de baixo do capô, eu troquei a bomba de água, pois um especialista em radiadores faltou que esse poderia ser o problema. Resolveu de 10 a 20% do problema. Então eu e meu pai demos um jeito de fazer a água circular e sair pelo tubo mais fino de retorno, saiu muita água podre e então completamos com água da torneira novamente. Com esses procedimentos, o problema ficou resolvido quase que 90%, porém, tem apenas um único incomodo... E, um adendo, o carro já veio sem a válvula termostática.
O problema que não foi solucionado
Andando com o carro normalmente e achando que o problema estava resolvido, eu decido ligar o ar condicionado, num calor de 37 graus. Olho para o painel e percebo a temperatura subindo, subindo e subindo sem baixar NADA, apenas subia. Chegou rapidamente a 100 graus e logo ao chegou no vermelho. Desliguei o ar rapidamente encostei esperando que o carro esfriasse para não ter um problema maior. Ou seja, o problema não foi totalmente resolvido, pois com o ar condicionado ligado, mesmo em rodovias, ele estava esquentando APENAS com o ar condicionado ligado. Ao desligar, consigo andar tranquilamente sem me preocupar com superaquecimento, mas ao ligar o ar condicionado, é certo que vou ter que encostar...
Almeidão escreveu:Fuente del Mensajeyleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Olá amigos! Esse tópico está cheio de enrolação, pois eu queria dar o máximo de detalhes. Mas, caso queira algo mais direto ao ponto, pule ao título "O problema que não foi solucionado". Obrigado!
História do problema
Olá! Tenho um Vectra Milenium 2.2 MPFi, comprado recentemente de repasse. Testei o carro várias vezes, gostei e então comprei. Mais tarde eu estava voltando para casa e após subir uma pequena ladeira, próximo a minha casa, percebi que a temperatura já tinha passado de 100 e estava na mais alta temperatura, no último "palito" vermelho. Me assustei, a casa estava perto então cheguei, desliguei e abri o capô. Como o motor estava extremamente sujo, me arrisquei e meti um lava jato de baixo do capô, tirando a crosta de sujeira, depois disso o carro nunca mais chegou ao vermelho, mas sempre chegava nos 100 graus fácil. Mas, com o jato de água já deu uma resolvida.
Procedimentos feitos para tentar resolver o problema
Além de ter passado um jato de água no motor e tudo que está de baixo do capô, eu troquei a bomba de água, pois um especialista em radiadores faltou que esse poderia ser o problema. Resolveu de 10 a 20% do problema. Então eu e meu pai demos um jeito de fazer a água circular e sair pelo tubo mais fino de retorno, saiu muita água podre e então completamos com água da torneira novamente. Com esses procedimentos, o problema ficou resolvido quase que 90%, porém, tem apenas um único incomodo... E, um adendo, o carro já veio sem a válvula termostática.
O problema que não foi solucionado
Andando com o carro normalmente e achando que o problema estava resolvido, eu decido ligar o ar condicionado, num calor de 37 graus. Olho para o painel e percebo a temperatura subindo, subindo e subindo sem baixar NADA, apenas subia. Chegou rapidamente a 100 graus e logo ao chegou no vermelho. Desliguei o ar rapidamente encostei esperando que o carro esfriasse para não ter um problema maior. Ou seja, o problema não foi totalmente resolvido, pois com o ar condicionado ligado, mesmo em rodovias, ele estava esquentando APENAS com o ar condicionado ligado. Ao desligar, consigo andar tranquilamente sem me preocupar com superaquecimento, mas ao ligar o ar condicionado, é certo que vou ter que encostar...
O que mais tem aparecido é carro sem a termostática e já comentei isto, para aqueles carros que vão trabalhar e 30 minutos chega no trabalho a sensação que o motor está ótimo é perfeita, mas se usar um pouco mais e principalmente se forçar o motor ele abre o bico e passa de 100 e istol é be, simples de esplicar e abaixo deixarei o video para você entender como funciona uma termostática, e msemo sem saber se a junta do cabeçote foi comprometida, ainda sim eu preciso lhe perguntar mais coisas.
1 - Ele tem ainda o ar quente ou foi isolado?
2 - O radiador é brasado? vou deixar um video simples para você conferir
3 - Situação das mangueiras na frente do alternador, atras do motor. A de cima vai para o ar quente, a de baixo volta para o tubo de água. Estão assim?
Ja sei que está sem termostática, mas a única forma correta de isolar a termostática seria tampar a saida debaixo desta mangueira na frente do alternador, para mim algo absurdo porque os primeiros 20 minutos com ele frio, ele irá beber muito e eu levo 15 minutos para chegar no trabalho e moro ém um lugar muiiiito quente. Seria uma hora por dia, sendo que 45 minutos gastando muito. Mas com este tubo sendo tampado, o sistema não iria ser dividido e enviaria toda a água para um só lugar que é o radiador para fazer o real trabalho dele que é trocar o calor para algo mais fresco.
Termostática
https://www.youtube.com/watch?v=9Gg4_w24el8
Radiador brasado e o expandido.
https://www.youtube.com/shorts/iseUu8gOJ68
yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje após chegar perto do vermelho o ar condicionado simplesmente não gelou mais
yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Enquanto parado, eu liguei o ar condicionado e não aqueceu, mas foi só começar a movimentar o carro que ferveu muito. Porém, após desligar o ar condicionado, o carro abaixou até 98 graus e não saiu de lá, próximo do 100, e não baixou mais.
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensajeyleosamp escreveu:Fuente del Mensaje após chegar perto do vermelho o ar condicionado simplesmente não gelou mais
Isso provavelmente é o sistema de proteção que está operando corretamente. Ao ler uma temperatura excessivamente elevada, o compressor é desativado na tentativa de prevenir danos maiores.yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Enquanto parado, eu liguei o ar condicionado e não aqueceu, mas foi só começar a movimentar o carro que ferveu muito. Porém, após desligar o ar condicionado, o carro abaixou até 98 graus e não saiu de lá, próximo do 100, e não baixou mais.
Você verificou se ao ligar o ar condicionado as 2 ventoinhas ligam? Já tivemos vários relatos de que ao ligar o ar, trabalha apenas 1 ventoinha. Daí, apenas uma não dá conta de arrefecer, especialmente se estiver dando carga no motor.
Também, se depois de quase ferver a temperatura não voltou ao normal desligando o ar, pode ser um indício do radiador ser o de tubo. Como mencionei ontem, ele não consegue uma boa troca de calor.
yleosamp escreveu:Fuente del MensajeJu_Bueno escreveu:Fuente del Mensajeyleosamp escreveu:Fuente del Mensaje após chegar perto do vermelho o ar condicionado simplesmente não gelou mais
Isso provavelmente é o sistema de proteção que está operando corretamente. Ao ler uma temperatura excessivamente elevada, o compressor é desativado na tentativa de prevenir danos maiores.yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Enquanto parado, eu liguei o ar condicionado e não aqueceu, mas foi só começar a movimentar o carro que ferveu muito. Porém, após desligar o ar condicionado, o carro abaixou até 98 graus e não saiu de lá, próximo do 100, e não baixou mais.
Você verificou se ao ligar o ar condicionado as 2 ventoinhas ligam? Já tivemos vários relatos de que ao ligar o ar, trabalha apenas 1 ventoinha. Daí, apenas uma não dá conta de arrefecer, especialmente se estiver dando carga no motor.
Também, se depois de quase ferver a temperatura não voltou ao normal desligando o ar, pode ser um indício do radiador ser o de tubo. Como mencionei ontem, ele não consegue uma boa troca de calor.
O radiador é brazado e as duas ventoinhas ligam corretamente
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje agua também. Se alguem tiver dúvidas sobre est
yleosamp escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje agua também. Se alguem tiver dúvidas sobre est
eu coloquei uma valvula termostatica. parece estar tudo correto, radiador esquentando uniformemente, valvula termostatica ok. eu só nao tirei o radiador para fazer uma limpeza, e a mangueira superior rachou mas hoje vou comprar uma nova
Almeidão escreveu:Fuente del Mensajeyleosamp escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje agua também. Se alguem tiver dúvidas sobre est
eu coloquei uma valvula termostatica. parece estar tudo correto, radiador esquentando uniformemente, valvula termostatica ok. eu só nao tirei o radiador para fazer uma limpeza, e a mangueira superior rachou mas hoje vou comprar uma nova
você não precisa tirar o radiador para fazer uma limpeza, troca a água dele, compre um ou dois frascos de bardahl rad clean (Bardahl 7 dias) ande com o carro 7 a 10 dias, ai voce tira toda a agua e podes usar a agua que você quiser com o aditivo que eu sugiro o 3 litros Havoline Xtended life concentrado e vai ficar perfeito. A limpeza será feita andando, não adianta colocar o produto e deixar na garage, pelo menos uma vez ao dia. Até pouco tempo o aditivo original era fabricado pela Texaco também, mas as coisas mudam muito no Brasil e nem no original eu confio mais.
yleosamp escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensajeyleosamp escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje agua também. Se alguem tiver dúvidas sobre est
eu coloquei uma valvula termostatica. parece estar tudo correto, radiador esquentando uniformemente, valvula termostatica ok. eu só nao tirei o radiador para fazer uma limpeza, e a mangueira superior rachou mas hoje vou comprar uma nova
você não precisa tirar o radiador para fazer uma limpeza, troca a água dele, compre um ou dois frascos de bardahl rad clean (Bardahl 7 dias) ande com o carro 7 a 10 dias, ai voce tira toda a agua e podes usar a agua que você quiser com o aditivo que eu sugiro o 3 litros Havoline Xtended life concentrado e vai ficar perfeito. A limpeza será feita andando, não adianta colocar o produto e deixar na garage, pelo menos uma vez ao dia. Até pouco tempo o aditivo original era fabricado pela Texaco também, mas as coisas mudam muito no Brasil e nem no original eu confio mais.
Beleza. Eu coloco água da torneira e esse Bardahl e ando com o carro por 7 dias, e depois coloco aditivo? Hoje já vou comprar 3 litros de aditivo, vi seu vídeo(acho que é seu) colocando 3 litros do Havoline.
E, o que mais que poderia estar dando problema? Eu já testei válvula termostática, sensor de temperatura, vi se as mangueiras estavam circulando água, vi que o sistema elétrico está ok pois tudo liga corretamente, troquei bomba de água. Realmente só faltou limpar o radiador, que vou fazer do jeito que vc disse, colocando o Bardahl. Acredito que eu já vi quase tudo que tinha do sistema de arrefecimento, e ele só aquece com essa porcaria de ar condicionado kkkk
Almeidão escreveu:Fuente del Mensajeyleosamp escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensajeyleosamp escreveu:Fuente del Mensaje
eu coloquei uma valvula termostatica. parece estar tudo correto, radiador esquentando uniformemente, valvula termostatica ok. eu só nao tirei o radiador para fazer uma limpeza, e a mangueira superior rachou mas hoje vou comprar uma nova
você não precisa tirar o radiador para fazer uma limpeza, troca a água dele, compre um ou dois frascos de bardahl rad clean (Bardahl 7 dias) ande com o carro 7 a 10 dias, ai voce tira toda a agua e podes usar a agua que você quiser com o aditivo que eu sugiro o 3 litros Havoline Xtended life concentrado e vai ficar perfeito. A limpeza será feita andando, não adianta colocar o produto e deixar na garage, pelo menos uma vez ao dia. Até pouco tempo o aditivo original era fabricado pela Texaco também, mas as coisas mudam muito no Brasil e nem no original eu confio mais.
Beleza. Eu coloco água da torneira e esse Bardahl e ando com o carro por 7 dias, e depois coloco aditivo? Hoje já vou comprar 3 litros de aditivo, vi seu vídeo(acho que é seu) colocando 3 litros do Havoline.
E, o que mais que poderia estar dando problema? Eu já testei válvula termostática, sensor de temperatura, vi se as mangueiras estavam circulando água, vi que o sistema elétrico está ok pois tudo liga corretamente, troquei bomba de água. Realmente só faltou limpar o radiador, que vou fazer do jeito que vc disse, colocando o Bardahl. Acredito que eu já vi quase tudo que tinha do sistema de arrefecimento, e ele só aquece com essa porcaria de ar condicionado kkkk
Usando o bardahl no fim dos 7 ou 10 dias, tem que tirar tudo, ai sim coloca os 3 litros de aditivo e completa com água. Para fazer a limpeza tem que tirar a termostática, o oring fica tranquilo ele aguenta vedar ainda se tirar dentro de 90 dia sem problemas e pode ser reaproveitado. Sem a termostática, com o ar quente ligado e colocando água com a mangueira você liga o carro e dá umas aceleradas para limpar tudo, no fim desliga o carro, abre o reservatório para sair a agua de lá, coloque uma mangueira fina ali na entrada do radiador, da umas empressadas que ela vai até o fundo e puxa que vai sair meio litros. Agora podes fechar tudo e colocar o aditivo que vai caber e completa com água.
Depois vamos ver o problema do ar, saber se as ventoinhas estão mesmo funcionando no segundo estagio, checar aterramento do motor inclusive este parafuso ali atrás da gaiola, mais um perto do fundo da TBI e conferir se não tem emendas nos fios de temperatura. MAS PRIMEIRO AJUSTAR O RADIADOR conforme acima, possa ser que já vai acertar.
yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Ok, depois de 7 dias eu volto aqui pra falar se resolveu. Mas no caso eu queria saber se coloco o Bardahl misturado com água da torneira
chirola escreveu:Fuente del Mensajeyleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Ok, depois de 7 dias eu volto aqui pra falar se resolveu. Mas no caso eu queria saber se coloco o Bardahl misturado com água da torneira
a maioria dos problemas de temperatura do vectra esta relacionado com :
1- a mangueira que o almeidão comento da carcaza da termostatica atrais do alternador ligadas as duas mangueiras invertidas .
2- o radiador , foi tirada a termostatica por algum motivo , por experiencia eu acredito que seja o radiador pode estar entupido , eu faria um teste bem basico .
tiraria a mangueiras grosas dele a de cima que vai na termostatica e a de baixo que bem la do tubo de agua por debaixo da bobina , pode tirar a fininha do retorno ao reservatorio tambem , coloca a manguera da turnera e taca agua pelo buraco da mangueira que vai do radiador ate a termostatica , tem que sair a mesma quantidade de agua pelo lado oposto do radiador .
teve problemas de radiador entupido quando comprei meu carro e fiz esse teste , a agua chegava a voltar pelo buraco aonde eu colocava agua , andando em estrada não esquentava mais na cidade ou com o ar ligado a temperatura disparava .
não tem como desentupir o radiador se ele tem corroçao ou lama dentro , o melhor e trocar mais não custa testar antes de comprar alguma peça
yleosamp escreveu:Fuente del Mensajechirola escreveu:Fuente del Mensajeyleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Ok, depois de 7 dias eu volto aqui pra falar se resolveu. Mas no caso eu queria saber se coloco o Bardahl misturado com água da torneira
a maioria dos problemas de temperatura do vectra esta relacionado com :
1- a mangueira que o almeidão comento da carcaza da termostatica atrais do alternador ligadas as duas mangueiras invertidas .
2- o radiador , foi tirada a termostatica por algum motivo , por experiencia eu acredito que seja o radiador pode estar entupido , eu faria um teste bem basico .
tiraria a mangueiras grosas dele a de cima que vai na termostatica e a de baixo que bem la do tubo de agua por debaixo da bobina , pode tirar a fininha do retorno ao reservatorio tambem , coloca a manguera da turnera e taca agua pelo buraco da mangueira que vai do radiador ate a termostatica , tem que sair a mesma quantidade de agua pelo lado oposto do radiador .
teve problemas de radiador entupido quando comprei meu carro e fiz esse teste , a agua chegava a voltar pelo buraco aonde eu colocava agua , andando em estrada não esquentava mais na cidade ou com o ar ligado a temperatura disparava .
não tem como desentupir o radiador se ele tem corroçao ou lama dentro , o melhor e trocar mais não custa testar antes de comprar alguma peça
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a1ca84ee7b
sabe se esse radiador é bom? to pensando em comprar mesmo que o problema nao seja. pelo estado que o carro tava, o dono era um porco imundo e nao cuidava do carro... eu fiz um teste parecido e tudo indicou que o radiador estava bom, mas o tanto de teste que eu fiz, só sobrou o radiador mesmo...
Almeidão escreveu:Fuente del Mensajeyleosamp escreveu:Fuente del Mensajechirola escreveu:Fuente del Mensajeyleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Ok, depois de 7 dias eu volto aqui pra falar se resolveu. Mas no caso eu queria saber se coloco o Bardahl misturado com água da torneira
a maioria dos problemas de temperatura do vectra esta relacionado com :
1- a mangueira que o almeidão comento da carcaza da termostatica atrais do alternador ligadas as duas mangueiras invertidas .
2- o radiador , foi tirada a termostatica por algum motivo , por experiencia eu acredito que seja o radiador pode estar entupido , eu faria um teste bem basico .
tiraria a mangueiras grosas dele a de cima que vai na termostatica e a de baixo que bem la do tubo de agua por debaixo da bobina , pode tirar a fininha do retorno ao reservatorio tambem , coloca a manguera da turnera e taca agua pelo buraco da mangueira que vai do radiador ate a termostatica , tem que sair a mesma quantidade de agua pelo lado oposto do radiador .
teve problemas de radiador entupido quando comprei meu carro e fiz esse teste , a agua chegava a voltar pelo buraco aonde eu colocava agua , andando em estrada não esquentava mais na cidade ou com o ar ligado a temperatura disparava .
não tem como desentupir o radiador se ele tem corroçao ou lama dentro , o melhor e trocar mais não custa testar antes de comprar alguma peça
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a1ca84ee7b
sabe se esse radiador é bom? to pensando em comprar mesmo que o problema nao seja. pelo estado que o carro tava, o dono era um porco imundo e nao cuidava do carro... eu fiz um teste parecido e tudo indicou que o radiador estava bom, mas o tanto de teste que eu fiz, só sobrou o radiador mesmo...
Não conheço o radiador, mas ele tem o mesmo numero do modelo do Visconde 12570, eu acredito que ele seja ruim, mas será que é igual a foto do anuncio? Se bem que pra mim o mercado livre é o melhor lugar para comprar pela facilidade de devolver. Mas quer saber, eu compraria um Visconde, recente um comprou na região de Brasília e pagou 730,00, mandou foto pelo WhatsApp para confirmar se era o visconde mesmo, na internet se você garimpar acharás entre 700 A 1000. Este ai possa ser que dá certo, mas o Visconde RV 2570 não dá errado e é uma estrutura perfeita e achei um aqui.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 8c0695a6ad
Testar um radiador com água é muito complicado, eu mostro isto no vídeo e pra você não perder tempo, vá lá no minuto 5:00 pra frente. Verás que se eu não tivesse o bom do meu lado eu Jamais reprovaria o ruim, com certeza um mecânico também não reprovaria kakakkakkaka.
https://www.youtube.com/watch?v=7DxyjmHhZl4
yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Temperatura SEM AR - 89 a 91 graus(média). Em raras ocasiões liga o segundo estágio e logo volta aos 90 graus
yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Temperatura COM AR - 97 a 98 graus.
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensajeyleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Temperatura SEM AR - 89 a 91 graus(média). Em raras ocasiões liga o segundo estágio e logo volta aos 90 graus
Não está tão ruim, mas ainda acima do normal. Com o sistema todo em ordem, NUNCA deve chegar ao ponto de acionar o segundo estágio sem estar usando o ar. O primeiro estágio deve dar conta de não deixar o ponteiro passar do meio - chegando próximo, ligam as ventoinhas e baixa lá pelos 83~84º.yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Temperatura COM AR - 97 a 98 graus.
Está alta! Usando o ar, o máximo tido como normal seria ali pelos 93º.
Sobre o sensor de temperatura externo, até onde sabemos ele interfere no ar com comando digital. Eu suponho que o sistema esteja desligando por ainda haver excesso de temperatura, afinal, temperatura muito alta eleva a pressão do sistema. Ou pode ser também a tomada que o Almeidão comentou que fica atrás do servo-freio, com mau contato.
yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje quando liga o ar condicionado com o carro em movimento, a temperatura atinge a máxima em menos de 10 segundos
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