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Vectra BArrefecimento do Vectra Milenium 2.2

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yleosamp
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Arrefecimento do Vectra Milenium 2.2

por yleosamp » 13 Fev 2025, 00:50

Olá amigos! Esse tópico está cheio de enrolação, pois eu queria dar o máximo de detalhes. Mas, caso queira algo mais direto ao ponto, pule ao título "O problema que não foi solucionado". Obrigado!

História do problema

Olá! Tenho um Vectra Milenium 2.2 MPFi, comprado recentemente de repasse. Testei o carro várias vezes, gostei e então comprei. Mais tarde eu estava voltando para casa e após subir uma pequena ladeira, próximo a minha casa, percebi que a temperatura já tinha passado de 100 e estava na mais alta temperatura, no último "palito" vermelho. Me assustei, a casa estava perto então cheguei, desliguei e abri o capô. Como o motor estava extremamente sujo, me arrisquei e meti um lava jato de baixo do capô, tirando a crosta de sujeira, depois disso o carro nunca mais chegou ao vermelho, mas sempre chegava nos 100 graus fácil. Mas, com o jato de água já deu uma resolvida.

Procedimentos feitos para tentar resolver o problema

Além de ter passado um jato de água no motor e tudo que está de baixo do capô, eu troquei a bomba de água, pois um especialista em radiadores faltou que esse poderia ser o problema. Resolveu de 10 a 20% do problema. Então eu e meu pai demos um jeito de fazer a água circular e sair pelo tubo mais fino de retorno, saiu muita água podre e então completamos com água da torneira novamente. Com esses procedimentos, o problema ficou resolvido quase que 90%, porém, tem apenas um único incomodo... E, um adendo, o carro já veio sem a válvula termostática.

O problema que não foi solucionado

Andando com o carro normalmente e achando que o problema estava resolvido, eu decido ligar o ar condicionado, num calor de 37 graus. Olho para o painel e percebo a temperatura subindo, subindo e subindo sem baixar NADA, apenas subia. Chegou rapidamente a 100 graus e logo ao chegou no vermelho. Desliguei o ar rapidamente encostei esperando que o carro esfriasse para não ter um problema maior. Ou seja, o problema não foi totalmente resolvido, pois com o ar condicionado ligado, mesmo em rodovias, ele estava esquentando APENAS com o ar condicionado ligado. Ao desligar, consigo andar tranquilamente sem me preocupar com superaquecimento, mas ao ligar o ar condicionado, é certo que vou ter que encostar...

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Ju_Bueno
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Arrefecimento do Vectra Milenium 2.2

por Ju_Bueno » 13 Fev 2025, 09:42

Você precisa conferir se ao ligar o ar condicionado, ligam as 2 ventoinhas. Elas devem sempre trabalhar em paralelo. Em qualquer circunstância, se funcionar uma e a outra não, está errado. A responsável por isso é a correta ligação dos relés - tem havido vários posts recentes relatando problemas assim.

Outra verificação a fazer, e essa é bem simples, ver qual tipo de radiador tem o seu carro: se for um de colmeia brasada, ok! Se for de colmeia expandida - aquele com tubos redondos, é importante vc trocar. Esse radiador não faz uma troca de calor eficaz no Vectra.

Tem fotos dos dois tipos no tópico deste link: viewtopic.php?f=39&t=2180&hilit=brasado&start=300
JULIANO -
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Almeidão
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Arrefecimento do Vectra Milenium 2.2

por Almeidão » 13 Fev 2025, 10:28

yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Olá amigos! Esse tópico está cheio de enrolação, pois eu queria dar o máximo de detalhes. Mas, caso queira algo mais direto ao ponto, pule ao título "O problema que não foi solucionado". Obrigado!

História do problema

Olá! Tenho um Vectra Milenium 2.2 MPFi, comprado recentemente de repasse. Testei o carro várias vezes, gostei e então comprei. Mais tarde eu estava voltando para casa e após subir uma pequena ladeira, próximo a minha casa, percebi que a temperatura já tinha passado de 100 e estava na mais alta temperatura, no último "palito" vermelho. Me assustei, a casa estava perto então cheguei, desliguei e abri o capô. Como o motor estava extremamente sujo, me arrisquei e meti um lava jato de baixo do capô, tirando a crosta de sujeira, depois disso o carro nunca mais chegou ao vermelho, mas sempre chegava nos 100 graus fácil. Mas, com o jato de água já deu uma resolvida.

Procedimentos feitos para tentar resolver o problema

Além de ter passado um jato de água no motor e tudo que está de baixo do capô, eu troquei a bomba de água, pois um especialista em radiadores faltou que esse poderia ser o problema. Resolveu de 10 a 20% do problema. Então eu e meu pai demos um jeito de fazer a água circular e sair pelo tubo mais fino de retorno, saiu muita água podre e então completamos com água da torneira novamente. Com esses procedimentos, o problema ficou resolvido quase que 90%, porém, tem apenas um único incomodo... E, um adendo, o carro já veio sem a válvula termostática.

O problema que não foi solucionado

Andando com o carro normalmente e achando que o problema estava resolvido, eu decido ligar o ar condicionado, num calor de 37 graus. Olho para o painel e percebo a temperatura subindo, subindo e subindo sem baixar NADA, apenas subia. Chegou rapidamente a 100 graus e logo ao chegou no vermelho. Desliguei o ar rapidamente encostei esperando que o carro esfriasse para não ter um problema maior. Ou seja, o problema não foi totalmente resolvido, pois com o ar condicionado ligado, mesmo em rodovias, ele estava esquentando APENAS com o ar condicionado ligado. Ao desligar, consigo andar tranquilamente sem me preocupar com superaquecimento, mas ao ligar o ar condicionado, é certo que vou ter que encostar...


O que mais tem aparecido é carro sem a termostática e já comentei isto, para aqueles carros que vão trabalhar e 30 minutos chega no trabalho a sensação que o motor está ótimo é perfeita, mas se usar um pouco mais e principalmente se forçar o motor ele abre o bico e passa de 100 e istol é be, simples de esplicar e abaixo deixarei o video para você entender como funciona uma termostática, e msemo sem saber se a junta do cabeçote foi comprometida, ainda sim eu preciso lhe perguntar mais coisas.
1 - Ele tem ainda o ar quente ou foi isolado?
2 - O radiador é brasado? vou deixar um video simples para você conferir
3 - Situação das mangueiras na frente do alternador, atras do motor. A de cima vai para o ar quente, a de baixo volta para o tubo de água. Estão assim?

Ja sei que está sem termostática, mas a única forma correta de isolar a termostática seria tampar a saida debaixo desta mangueira na frente do alternador, para mim algo absurdo porque os primeiros 20 minutos com ele frio, ele irá beber muito e eu levo 15 minutos para chegar no trabalho e moro ém um lugar muiiiito quente. Seria uma hora por dia, sendo que 45 minutos gastando muito. Mas com este tubo sendo tampado, o sistema não iria ser dividido e enviaria toda a água para um só lugar que é o radiador para fazer o real trabalho dele que é trocar o calor para algo mais fresco.

Termostática
https://www.youtube.com/watch?v=9Gg4_w24el8

Radiador brasado e o expandido.
https://www.youtube.com/shorts/iseUu8gOJ68
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Arrefecimento do Vectra Milenium 2.2

por yleosamp » 13 Fev 2025, 23:24

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Olá amigos! Esse tópico está cheio de enrolação, pois eu queria dar o máximo de detalhes. Mas, caso queira algo mais direto ao ponto, pule ao título "O problema que não foi solucionado". Obrigado!

História do problema

Olá! Tenho um Vectra Milenium 2.2 MPFi, comprado recentemente de repasse. Testei o carro várias vezes, gostei e então comprei. Mais tarde eu estava voltando para casa e após subir uma pequena ladeira, próximo a minha casa, percebi que a temperatura já tinha passado de 100 e estava na mais alta temperatura, no último "palito" vermelho. Me assustei, a casa estava perto então cheguei, desliguei e abri o capô. Como o motor estava extremamente sujo, me arrisquei e meti um lava jato de baixo do capô, tirando a crosta de sujeira, depois disso o carro nunca mais chegou ao vermelho, mas sempre chegava nos 100 graus fácil. Mas, com o jato de água já deu uma resolvida.

Procedimentos feitos para tentar resolver o problema

Além de ter passado um jato de água no motor e tudo que está de baixo do capô, eu troquei a bomba de água, pois um especialista em radiadores faltou que esse poderia ser o problema. Resolveu de 10 a 20% do problema. Então eu e meu pai demos um jeito de fazer a água circular e sair pelo tubo mais fino de retorno, saiu muita água podre e então completamos com água da torneira novamente. Com esses procedimentos, o problema ficou resolvido quase que 90%, porém, tem apenas um único incomodo... E, um adendo, o carro já veio sem a válvula termostática.

O problema que não foi solucionado

Andando com o carro normalmente e achando que o problema estava resolvido, eu decido ligar o ar condicionado, num calor de 37 graus. Olho para o painel e percebo a temperatura subindo, subindo e subindo sem baixar NADA, apenas subia. Chegou rapidamente a 100 graus e logo ao chegou no vermelho. Desliguei o ar rapidamente encostei esperando que o carro esfriasse para não ter um problema maior. Ou seja, o problema não foi totalmente resolvido, pois com o ar condicionado ligado, mesmo em rodovias, ele estava esquentando APENAS com o ar condicionado ligado. Ao desligar, consigo andar tranquilamente sem me preocupar com superaquecimento, mas ao ligar o ar condicionado, é certo que vou ter que encostar...


O que mais tem aparecido é carro sem a termostática e já comentei isto, para aqueles carros que vão trabalhar e 30 minutos chega no trabalho a sensação que o motor está ótimo é perfeita, mas se usar um pouco mais e principalmente se forçar o motor ele abre o bico e passa de 100 e istol é be, simples de esplicar e abaixo deixarei o video para você entender como funciona uma termostática, e msemo sem saber se a junta do cabeçote foi comprometida, ainda sim eu preciso lhe perguntar mais coisas.
1 - Ele tem ainda o ar quente ou foi isolado?
2 - O radiador é brasado? vou deixar um video simples para você conferir
3 - Situação das mangueiras na frente do alternador, atras do motor. A de cima vai para o ar quente, a de baixo volta para o tubo de água. Estão assim?

Ja sei que está sem termostática, mas a única forma correta de isolar a termostática seria tampar a saida debaixo desta mangueira na frente do alternador, para mim algo absurdo porque os primeiros 20 minutos com ele frio, ele irá beber muito e eu levo 15 minutos para chegar no trabalho e moro ém um lugar muiiiito quente. Seria uma hora por dia, sendo que 45 minutos gastando muito. Mas com este tubo sendo tampado, o sistema não iria ser dividido e enviaria toda a água para um só lugar que é o radiador para fazer o real trabalho dele que é trocar o calor para algo mais fresco.

Termostática
https://www.youtube.com/watch?v=9Gg4_w24el8

Radiador brasado e o expandido.
https://www.youtube.com/shorts/iseUu8gOJ68



Comprei uma válvula termostática e o sensor MTE 4051. Acabei quebrando o sensor por um erro e coloquei o antigo de volta porém o problema definitivamente não está no sensor, já que está ligando as ventoinhas exatamente no tempo certo do modelo do meu Vectra. Então, andei com o carro com ar condicionado e não demorou muito para chegar no vermelho, APENAS MANOBRANDO dentro do meu pátio. Enquanto parado, eu liguei o ar condicionado e não aqueceu, mas foi só começar a movimentar o carro que ferveu muito. Porém, após desligar o ar condicionado, o carro abaixou até 98 graus e não saiu de lá, próximo do 100, e não baixou mais.

Masss, fui verificar o radiador e tava GELADO na parte de baixo, então retirei o ar do sistema e aqueceu a parte de baixo do radiador.
Após mexer mais um pouco e apertar com a mão a mangueira superior, ela simplesmente se partiu e vou ter que comprar outra amanhã kkkkk. A mangueira já estava bem velha, mas mesmo assim tudo funcionava normal, sem ar condicionado posso andar despreocupado e bem tranquilo.

Outro problema, após chegar perto do vermelho o ar condicionado simplesmente não gelou mais. Após esfriar o carro, liguei novamente e o ar condicionado liga e logo desliga, após bater uma certa temperatura. Isso não ocorria antes de colocar a válvula. O ar tem gás pois coloquei novo e tudo funcionava normal(só aquecia) antes de colocar a válvula

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Ju_Bueno
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Arrefecimento do Vectra Milenium 2.2

por Ju_Bueno » 14 Fev 2025, 09:23

yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje após chegar perto do vermelho o ar condicionado simplesmente não gelou mais

Isso provavelmente é o sistema de proteção que está operando corretamente. Ao ler uma temperatura excessivamente elevada, o compressor é desativado na tentativa de prevenir danos maiores.

yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Enquanto parado, eu liguei o ar condicionado e não aqueceu, mas foi só começar a movimentar o carro que ferveu muito. Porém, após desligar o ar condicionado, o carro abaixou até 98 graus e não saiu de lá, próximo do 100, e não baixou mais.

Você verificou se ao ligar o ar condicionado as 2 ventoinhas ligam? Já tivemos vários relatos de que ao ligar o ar, trabalha apenas 1 ventoinha. Daí, apenas uma não dá conta de arrefecer, especialmente se estiver dando carga no motor.

Também, se depois de quase ferver a temperatura não voltou ao normal desligando o ar, pode ser um indício do radiador ser o de tubo. Como mencionei ontem, ele não consegue uma boa troca de calor.
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Arrefecimento do Vectra Milenium 2.2

por yleosamp » 14 Fev 2025, 13:17

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje após chegar perto do vermelho o ar condicionado simplesmente não gelou mais

Isso provavelmente é o sistema de proteção que está operando corretamente. Ao ler uma temperatura excessivamente elevada, o compressor é desativado na tentativa de prevenir danos maiores.

yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Enquanto parado, eu liguei o ar condicionado e não aqueceu, mas foi só começar a movimentar o carro que ferveu muito. Porém, após desligar o ar condicionado, o carro abaixou até 98 graus e não saiu de lá, próximo do 100, e não baixou mais.

Você verificou se ao ligar o ar condicionado as 2 ventoinhas ligam? Já tivemos vários relatos de que ao ligar o ar, trabalha apenas 1 ventoinha. Daí, apenas uma não dá conta de arrefecer, especialmente se estiver dando carga no motor.

Também, se depois de quase ferver a temperatura não voltou ao normal desligando o ar, pode ser um indício do radiador ser o de tubo. Como mencionei ontem, ele não consegue uma boa troca de calor.


O radiador é brazado e as duas ventoinhas ligam corretamente

Almeidão
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Arrefecimento do Vectra Milenium 2.2

por Almeidão » 14 Fev 2025, 13:36

yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje após chegar perto do vermelho o ar condicionado simplesmente não gelou mais

Isso provavelmente é o sistema de proteção que está operando corretamente. Ao ler uma temperatura excessivamente elevada, o compressor é desativado na tentativa de prevenir danos maiores.

yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Enquanto parado, eu liguei o ar condicionado e não aqueceu, mas foi só começar a movimentar o carro que ferveu muito. Porém, após desligar o ar condicionado, o carro abaixou até 98 graus e não saiu de lá, próximo do 100, e não baixou mais.

Você verificou se ao ligar o ar condicionado as 2 ventoinhas ligam? Já tivemos vários relatos de que ao ligar o ar, trabalha apenas 1 ventoinha. Daí, apenas uma não dá conta de arrefecer, especialmente se estiver dando carga no motor.

Também, se depois de quase ferver a temperatura não voltou ao normal desligando o ar, pode ser um indício do radiador ser o de tubo. Como mencionei ontem, ele não consegue uma boa troca de calor.


O radiador é brazado e as duas ventoinhas ligam corretamente


Sem a termostática seu carro fica bem com 30 minutos de funcionamento é o que normalmente se usa para trabalhar ou ir no centro da cidade etc, e por isto todos tem esta impressão que o carro anda frio, mas quando usa ele por mais tempo é como se tivesse cortado o radiador ao meio, talvez até mais, porque 50% ou mais de agua quente volta pra dentro do motor sem ser refrigerada, pior ainda quando o radiador já está ruim e estes 30 minutos para muitos é o suficiente para pensar que foi feito algo bom. Infelizmente quem tira esta peça, não tem um mínimo conhecimento sobre o sistema e não procura conhecer.

Muitos tem o medo dela travar, mas se tiver manutenção é bem raro isto acontecer e vamos e convenhamos o Vectra pe facil demais trocar esta peça, tenta ver a do Agiles!! Mesmo sendo muito errado, a solução para quem ainda quer andar sem ela, tem que tampar o retorno dela por trás, seria o tubo debaixo que fica ali na frente do raiador, tampar ele e tampar no tubo de agua também. Se alguem tiver dúvidas sobre esta mangueira eu mexi nela ha pouco tempo, estourou e eu tive que trocar e mosto no video, seria estes dois pontos a serem tapados e para não ter problemas use tampão originl GM, os paralelos duram 6 meses.

Veja o video e as saidas de agua e as duas saidas são independentes, a debaixo que é a da termostática e não podem inverter elas.
https://www.youtube.com/watch?v=KOdbZDJ5Sqo
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Arrefecimento do Vectra Milenium 2.2

por yleosamp » 14 Fev 2025, 13:56

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje agua também. Se alguem tiver dúvidas sobre est


eu coloquei uma valvula termostatica. parece estar tudo correto, radiador esquentando uniformemente, valvula termostatica ok. eu só nao tirei o radiador para fazer uma limpeza, e a mangueira superior rachou mas hoje vou comprar uma nova

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Arrefecimento do Vectra Milenium 2.2

por Almeidão » 14 Fev 2025, 14:03

yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje agua também. Se alguem tiver dúvidas sobre est


eu coloquei uma valvula termostatica. parece estar tudo correto, radiador esquentando uniformemente, valvula termostatica ok. eu só nao tirei o radiador para fazer uma limpeza, e a mangueira superior rachou mas hoje vou comprar uma nova


você não precisa tirar o radiador para fazer uma limpeza, troca a água dele, compre um ou dois frascos de bardahl rad clean (Bardahl 7 dias) ande com o carro 7 a 10 dias, ai voce tira toda a agua e podes usar a agua que você quiser com o aditivo que eu sugiro o 3 litros Havoline Xtended life concentrado e vai ficar perfeito. A limpeza será feita andando, não adianta colocar o produto e deixar na garage, pelo menos uma vez ao dia. Até pouco tempo o aditivo original era fabricado pela Texaco também, mas as coisas mudam muito no Brasil e nem no original eu confio mais.
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por yleosamp » 14 Fev 2025, 14:37

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje agua também. Se alguem tiver dúvidas sobre est


eu coloquei uma valvula termostatica. parece estar tudo correto, radiador esquentando uniformemente, valvula termostatica ok. eu só nao tirei o radiador para fazer uma limpeza, e a mangueira superior rachou mas hoje vou comprar uma nova


você não precisa tirar o radiador para fazer uma limpeza, troca a água dele, compre um ou dois frascos de bardahl rad clean (Bardahl 7 dias) ande com o carro 7 a 10 dias, ai voce tira toda a agua e podes usar a agua que você quiser com o aditivo que eu sugiro o 3 litros Havoline Xtended life concentrado e vai ficar perfeito. A limpeza será feita andando, não adianta colocar o produto e deixar na garage, pelo menos uma vez ao dia. Até pouco tempo o aditivo original era fabricado pela Texaco também, mas as coisas mudam muito no Brasil e nem no original eu confio mais.


Beleza. Eu coloco água da torneira e esse Bardahl e ando com o carro por 7 dias, e depois coloco aditivo? Hoje já vou comprar 3 litros de aditivo, vi seu vídeo(acho que é seu) colocando 3 litros do Havoline.

E, o que mais que poderia estar dando problema? Eu já testei válvula termostática, sensor de temperatura, vi se as mangueiras estavam circulando água, vi que o sistema elétrico está ok pois tudo liga corretamente, troquei bomba de água. Realmente só faltou limpar o radiador, que vou fazer do jeito que vc disse, colocando o Bardahl. Acredito que eu já vi quase tudo que tinha do sistema de arrefecimento, e ele só aquece com essa porcaria de ar condicionado kkkk

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por Almeidão » 14 Fev 2025, 15:08

yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje agua também. Se alguem tiver dúvidas sobre est


eu coloquei uma valvula termostatica. parece estar tudo correto, radiador esquentando uniformemente, valvula termostatica ok. eu só nao tirei o radiador para fazer uma limpeza, e a mangueira superior rachou mas hoje vou comprar uma nova


você não precisa tirar o radiador para fazer uma limpeza, troca a água dele, compre um ou dois frascos de bardahl rad clean (Bardahl 7 dias) ande com o carro 7 a 10 dias, ai voce tira toda a agua e podes usar a agua que você quiser com o aditivo que eu sugiro o 3 litros Havoline Xtended life concentrado e vai ficar perfeito. A limpeza será feita andando, não adianta colocar o produto e deixar na garage, pelo menos uma vez ao dia. Até pouco tempo o aditivo original era fabricado pela Texaco também, mas as coisas mudam muito no Brasil e nem no original eu confio mais.


Beleza. Eu coloco água da torneira e esse Bardahl e ando com o carro por 7 dias, e depois coloco aditivo? Hoje já vou comprar 3 litros de aditivo, vi seu vídeo(acho que é seu) colocando 3 litros do Havoline.

E, o que mais que poderia estar dando problema? Eu já testei válvula termostática, sensor de temperatura, vi se as mangueiras estavam circulando água, vi que o sistema elétrico está ok pois tudo liga corretamente, troquei bomba de água. Realmente só faltou limpar o radiador, que vou fazer do jeito que vc disse, colocando o Bardahl. Acredito que eu já vi quase tudo que tinha do sistema de arrefecimento, e ele só aquece com essa porcaria de ar condicionado kkkk


Usando o bardahl no fim dos 7 ou 10 dias, tem que tirar tudo, ai sim coloca os 3 litros de aditivo e completa com água. Para fazer a limpeza tem que tirar a termostática, o oring fica tranquilo ele aguenta vedar ainda se tirar dentro de 90 dia sem problemas e pode ser reaproveitado. Sem a termostática, com o ar quente ligado e colocando água com a mangueira você liga o carro e dá umas aceleradas para limpar tudo, no fim desliga o carro, abre o reservatório para sair a agua de lá, coloque uma mangueira fina ali na entrada do radiador, da umas empressadas que ela vai até o fundo e puxa que vai sair meio litros. Agora podes fechar tudo e colocar o aditivo que vai caber e completa com água.

Depois vamos ver o problema do ar, saber se as ventoinhas estão mesmo funcionando no segundo estagio, checar aterramento do motor inclusive este parafuso ali atrás da gaiola, mais um perto do fundo da TBI e conferir se não tem emendas nos fios de temperatura. MAS PRIMEIRO AJUSTAR O RADIADOR conforme acima, possa ser que já vai acertar.
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yleosamp
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por yleosamp » 14 Fev 2025, 15:37

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje

eu coloquei uma valvula termostatica. parece estar tudo correto, radiador esquentando uniformemente, valvula termostatica ok. eu só nao tirei o radiador para fazer uma limpeza, e a mangueira superior rachou mas hoje vou comprar uma nova


você não precisa tirar o radiador para fazer uma limpeza, troca a água dele, compre um ou dois frascos de bardahl rad clean (Bardahl 7 dias) ande com o carro 7 a 10 dias, ai voce tira toda a agua e podes usar a agua que você quiser com o aditivo que eu sugiro o 3 litros Havoline Xtended life concentrado e vai ficar perfeito. A limpeza será feita andando, não adianta colocar o produto e deixar na garage, pelo menos uma vez ao dia. Até pouco tempo o aditivo original era fabricado pela Texaco também, mas as coisas mudam muito no Brasil e nem no original eu confio mais.


Beleza. Eu coloco água da torneira e esse Bardahl e ando com o carro por 7 dias, e depois coloco aditivo? Hoje já vou comprar 3 litros de aditivo, vi seu vídeo(acho que é seu) colocando 3 litros do Havoline.

E, o que mais que poderia estar dando problema? Eu já testei válvula termostática, sensor de temperatura, vi se as mangueiras estavam circulando água, vi que o sistema elétrico está ok pois tudo liga corretamente, troquei bomba de água. Realmente só faltou limpar o radiador, que vou fazer do jeito que vc disse, colocando o Bardahl. Acredito que eu já vi quase tudo que tinha do sistema de arrefecimento, e ele só aquece com essa porcaria de ar condicionado kkkk


Usando o bardahl no fim dos 7 ou 10 dias, tem que tirar tudo, ai sim coloca os 3 litros de aditivo e completa com água. Para fazer a limpeza tem que tirar a termostática, o oring fica tranquilo ele aguenta vedar ainda se tirar dentro de 90 dia sem problemas e pode ser reaproveitado. Sem a termostática, com o ar quente ligado e colocando água com a mangueira você liga o carro e dá umas aceleradas para limpar tudo, no fim desliga o carro, abre o reservatório para sair a agua de lá, coloque uma mangueira fina ali na entrada do radiador, da umas empressadas que ela vai até o fundo e puxa que vai sair meio litros. Agora podes fechar tudo e colocar o aditivo que vai caber e completa com água.

Depois vamos ver o problema do ar, saber se as ventoinhas estão mesmo funcionando no segundo estagio, checar aterramento do motor inclusive este parafuso ali atrás da gaiola, mais um perto do fundo da TBI e conferir se não tem emendas nos fios de temperatura. MAS PRIMEIRO AJUSTAR O RADIADOR conforme acima, possa ser que já vai acertar.


Ok, depois de 7 dias eu volto aqui pra falar se resolveu. Mas no caso eu queria saber se coloco o Bardahl misturado com água da torneira

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Arrefecimento do Vectra Milenium 2.2

por chirola » 14 Fev 2025, 15:57

yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Ok, depois de 7 dias eu volto aqui pra falar se resolveu. Mas no caso eu queria saber se coloco o Bardahl misturado com água da torneira

a maioria dos problemas de temperatura do vectra esta relacionado com :
1- a mangueira que o almeidão comento da carcaza da termostatica atrais do alternador ligadas as duas mangueiras invertidas .
2- o radiador , foi tirada a termostatica por algum motivo , por experiencia eu acredito que seja o radiador pode estar entupido , eu faria um teste bem basico .
tiraria a mangueiras grosas dele a de cima que vai na termostatica e a de baixo que bem la do tubo de agua por debaixo da bobina , pode tirar a fininha do retorno ao reservatorio tambem , coloca a manguera da turnera e taca agua pelo buraco da mangueira que vai do radiador ate a termostatica , tem que sair a mesma quantidade de agua pelo lado oposto do radiador .
teve problemas de radiador entupido quando comprei meu carro e fiz esse teste , a agua chegava a voltar pelo buraco aonde eu colocava agua , andando em estrada não esquentava mais na cidade ou com o ar ligado a temperatura disparava .
não tem como desentupir o radiador se ele tem corroçao ou lama dentro , o melhor e trocar mais não custa testar antes de comprar alguma peça

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Arrefecimento do Vectra Milenium 2.2

por yleosamp » 14 Fev 2025, 16:06

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Ok, depois de 7 dias eu volto aqui pra falar se resolveu. Mas no caso eu queria saber se coloco o Bardahl misturado com água da torneira

a maioria dos problemas de temperatura do vectra esta relacionado com :
1- a mangueira que o almeidão comento da carcaza da termostatica atrais do alternador ligadas as duas mangueiras invertidas .
2- o radiador , foi tirada a termostatica por algum motivo , por experiencia eu acredito que seja o radiador pode estar entupido , eu faria um teste bem basico .
tiraria a mangueiras grosas dele a de cima que vai na termostatica e a de baixo que bem la do tubo de agua por debaixo da bobina , pode tirar a fininha do retorno ao reservatorio tambem , coloca a manguera da turnera e taca agua pelo buraco da mangueira que vai do radiador ate a termostatica , tem que sair a mesma quantidade de agua pelo lado oposto do radiador .
teve problemas de radiador entupido quando comprei meu carro e fiz esse teste , a agua chegava a voltar pelo buraco aonde eu colocava agua , andando em estrada não esquentava mais na cidade ou com o ar ligado a temperatura disparava .
não tem como desentupir o radiador se ele tem corroçao ou lama dentro , o melhor e trocar mais não custa testar antes de comprar alguma peça


https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a1ca84ee7b

sabe se esse radiador é bom? to pensando em comprar mesmo que o problema nao seja. pelo estado que o carro tava, o dono era um porco imundo e nao cuidava do carro... eu fiz um teste parecido e tudo indicou que o radiador estava bom, mas o tanto de teste que eu fiz, só sobrou o radiador mesmo...

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Arrefecimento do Vectra Milenium 2.2

por Almeidão » 15 Fev 2025, 00:00

yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Ok, depois de 7 dias eu volto aqui pra falar se resolveu. Mas no caso eu queria saber se coloco o Bardahl misturado com água da torneira

a maioria dos problemas de temperatura do vectra esta relacionado com :
1- a mangueira que o almeidão comento da carcaza da termostatica atrais do alternador ligadas as duas mangueiras invertidas .
2- o radiador , foi tirada a termostatica por algum motivo , por experiencia eu acredito que seja o radiador pode estar entupido , eu faria um teste bem basico .
tiraria a mangueiras grosas dele a de cima que vai na termostatica e a de baixo que bem la do tubo de agua por debaixo da bobina , pode tirar a fininha do retorno ao reservatorio tambem , coloca a manguera da turnera e taca agua pelo buraco da mangueira que vai do radiador ate a termostatica , tem que sair a mesma quantidade de agua pelo lado oposto do radiador .
teve problemas de radiador entupido quando comprei meu carro e fiz esse teste , a agua chegava a voltar pelo buraco aonde eu colocava agua , andando em estrada não esquentava mais na cidade ou com o ar ligado a temperatura disparava .
não tem como desentupir o radiador se ele tem corroçao ou lama dentro , o melhor e trocar mais não custa testar antes de comprar alguma peça


https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a1ca84ee7b

sabe se esse radiador é bom? to pensando em comprar mesmo que o problema nao seja. pelo estado que o carro tava, o dono era um porco imundo e nao cuidava do carro... eu fiz um teste parecido e tudo indicou que o radiador estava bom, mas o tanto de teste que eu fiz, só sobrou o radiador mesmo...


Não conheço o radiador, mas ele tem o mesmo numero do modelo do Visconde 12570, eu acredito que ele seja ruim, mas será que é igual a foto do anuncio? Se bem que pra mim o mercado livre é o melhor lugar para comprar pela facilidade de devolver. Mas quer saber, eu compraria um Visconde, recente um comprou na região de Brasília e pagou 730,00, mandou foto pelo WhatsApp para confirmar se era o visconde mesmo, na internet se você garimpar acharás entre 700 A 1000. Este ai possa ser que dá certo, mas o Visconde RV 2570 não dá errado e é uma estrutura perfeita e achei um aqui.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 8c0695a6ad

Testar um radiador com água é muito complicado, eu mostro isto no vídeo e pra você não perder tempo, vá lá no minuto 5:00 pra frente. Verás que se eu não tivesse o bom do meu lado eu Jamais reprovaria o ruim, com certeza um mecânico também não reprovaria kakakkakkaka.
https://www.youtube.com/watch?v=7DxyjmHhZl4
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Arrefecimento do Vectra Milenium 2.2

por yleosamp » 15 Fev 2025, 01:56

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Ok, depois de 7 dias eu volto aqui pra falar se resolveu. Mas no caso eu queria saber se coloco o Bardahl misturado com água da torneira

a maioria dos problemas de temperatura do vectra esta relacionado com :
1- a mangueira que o almeidão comento da carcaza da termostatica atrais do alternador ligadas as duas mangueiras invertidas .
2- o radiador , foi tirada a termostatica por algum motivo , por experiencia eu acredito que seja o radiador pode estar entupido , eu faria um teste bem basico .
tiraria a mangueiras grosas dele a de cima que vai na termostatica e a de baixo que bem la do tubo de agua por debaixo da bobina , pode tirar a fininha do retorno ao reservatorio tambem , coloca a manguera da turnera e taca agua pelo buraco da mangueira que vai do radiador ate a termostatica , tem que sair a mesma quantidade de agua pelo lado oposto do radiador .
teve problemas de radiador entupido quando comprei meu carro e fiz esse teste , a agua chegava a voltar pelo buraco aonde eu colocava agua , andando em estrada não esquentava mais na cidade ou com o ar ligado a temperatura disparava .
não tem como desentupir o radiador se ele tem corroçao ou lama dentro , o melhor e trocar mais não custa testar antes de comprar alguma peça


https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a1ca84ee7b

sabe se esse radiador é bom? to pensando em comprar mesmo que o problema nao seja. pelo estado que o carro tava, o dono era um porco imundo e nao cuidava do carro... eu fiz um teste parecido e tudo indicou que o radiador estava bom, mas o tanto de teste que eu fiz, só sobrou o radiador mesmo...


Não conheço o radiador, mas ele tem o mesmo numero do modelo do Visconde 12570, eu acredito que ele seja ruim, mas será que é igual a foto do anuncio? Se bem que pra mim o mercado livre é o melhor lugar para comprar pela facilidade de devolver. Mas quer saber, eu compraria um Visconde, recente um comprou na região de Brasília e pagou 730,00, mandou foto pelo WhatsApp para confirmar se era o visconde mesmo, na internet se você garimpar acharás entre 700 A 1000. Este ai possa ser que dá certo, mas o Visconde RV 2570 não dá errado e é uma estrutura perfeita e achei um aqui.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 8c0695a6ad

Testar um radiador com água é muito complicado, eu mostro isto no vídeo e pra você não perder tempo, vá lá no minuto 5:00 pra frente. Verás que se eu não tivesse o bom do meu lado eu Jamais reprovaria o ruim, com certeza um mecânico também não reprovaria kakakkakkaka.
https://www.youtube.com/watch?v=7DxyjmHhZl4



Comprei esse radiador que mandei o link e logo reembolsei, pois após trocar a mangueira superior do radiador e a válvula termostática, o carro começou a funcionar normal.
Temperatura SEM AR - 89 a 91 graus(média). Em raras ocasiões liga o segundo estágio e logo volta aos 90 graus
Temperatura COM AR - 97 a 98 graus. Assim em que ligo o ar condicionado, sobe rapidamente para 100 graus a temperatura e logo começa a descer e estabiliza nos 97 e 98 graus, quase no 100.

Sabe me informar se para esse modelo de Vectra, o Milenium 2.2 MPFi, é normal essa temperatura com ar condicionado? Acredito que a temperatura sem ar esteja boa. Mas eu não tenho certeza quanto a com ar. Porém, se comparar com antes está MUITO melhor, pois antes de botar a válvula e trocar a mangueira simplesmente ia para o MÁXIMO e o ponteiro só não dava a volta pois não tem como kkkkk. Assim que começava a subir já desligava o carro se não podia dar m****.

Porém o problema que tenho agora e nunca teve é do ar desligando sozinho, mesmo a temperatura nos 97 graus com ele ligado. Ele ta gelando muuuuito bem e bem gelado, mas do nada ele simplesmente desliga. E depois de alguns minutos, ele simplesmente pode ligar. Eu andei por volta de meia hora pra mais com ele ligado até desligar, andei 14km só na segunda marcha, e as vezes na primeira. Testei como se tivesse em transito, subi ladeiras também e nunca chegou no vermelho, o único problema é o tal do ar condicionado desligado. Vou levar segunda feira para um especialista em ar condicionado automotivo e ver se não tem algum problema no sistema...

Também, o Milenium não tem computador de bordo, porem tem marcador de temperatura externa(nunca funcionou) mas na hora que o ar desligou ele marcou -40 graus(sim, 40 negativos) e ai desligou o ar. Eu e meu pai desconfiamos que o carro tem alguma "inteligencia" que ao detectar uma temperatura externa muito baixa, ele desliga o ar para evitar forçar o motor atoa. Mas acho que isso é só invenção da nossa cabeça kkkkk.

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Arrefecimento do Vectra Milenium 2.2

por Ju_Bueno » 15 Fev 2025, 08:21

yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Temperatura SEM AR - 89 a 91 graus(média). Em raras ocasiões liga o segundo estágio e logo volta aos 90 graus

Não está tão ruim, mas ainda acima do normal. Com o sistema todo em ordem, NUNCA deve chegar ao ponto de acionar o segundo estágio sem estar usando o ar. O primeiro estágio deve dar conta de não deixar o ponteiro passar do meio - chegando próximo, ligam as ventoinhas e baixa lá pelos 83~84º.

yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Temperatura COM AR - 97 a 98 graus.

Está alta! Usando o ar, o máximo tido como normal seria ali pelos 93º.

Sobre o sensor de temperatura externo, até onde sabemos ele interfere no ar com comando digital. Eu suponho que o sistema esteja desligando por ainda haver excesso de temperatura, afinal, temperatura muito alta eleva a pressão do sistema. Ou pode ser também a tomada que o Almeidão comentou que fica atrás do servo-freio, com mau contato.
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por chirola » 15 Fev 2025, 20:45

bom falando em temperatura de carro o meo não tem problema de temperatura mais o radiador esta com vazamento e chego o novo radiador aqui ma argentina não tem muita opçao para comprar ou e nacional o e da chna
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vamos ver se da sorte o que comprei e brazado e notei wle um pouquinho mais grosso (pouca coisa) na colmeia do que o china que esta no carro

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por yleosamp » 17 Fev 2025, 01:05

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Temperatura SEM AR - 89 a 91 graus(média). Em raras ocasiões liga o segundo estágio e logo volta aos 90 graus

Não está tão ruim, mas ainda acima do normal. Com o sistema todo em ordem, NUNCA deve chegar ao ponto de acionar o segundo estágio sem estar usando o ar. O primeiro estágio deve dar conta de não deixar o ponteiro passar do meio - chegando próximo, ligam as ventoinhas e baixa lá pelos 83~84º.

yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje Temperatura COM AR - 97 a 98 graus.

Está alta! Usando o ar, o máximo tido como normal seria ali pelos 93º.

Sobre o sensor de temperatura externo, até onde sabemos ele interfere no ar com comando digital. Eu suponho que o sistema esteja desligando por ainda haver excesso de temperatura, afinal, temperatura muito alta eleva a pressão do sistema. Ou pode ser também a tomada que o Almeidão comentou que fica atrás do servo-freio, com mau contato.


Agora com ar, ele só chega no talo mesmo e tenho que desligar o carro pra não acabar com tudo... Eu comprei um radiador novo, brasado de 2.6cm, igual o original do carro. Mas, não sei se é isso mesmo, talvez o problema não seja no radiador. O meu carro, sem ar condicionado, fica cravado no 90 graus, e não sobe por nada. Nem em transito intenso num calor infernal. Porém, quando liga o ar condicionado com o carro em movimento, a temperatura atinge a máxima em menos de 10 segundos, é bizarro ver o ponteiro subir quase que instantaneamente. Descobri que o filtro estava podre de sujo também. Segunda vou levar num profissional de ar condicionado automotivo e ve se ele sabe o que pode ser, se nao souber levo num mecanico geral. Andei pensando que pode ser as mangueiras do ar quente, talvez inverteram, pois o cabeçote desse carro ja foi feito e pode ser que na hora de montar eles ligaram errado

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por Ju_Bueno » 17 Fev 2025, 08:57

yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje quando liga o ar condicionado com o carro em movimento, a temperatura atinge a máxima em menos de 10 segundos

é rápido demais... dá pra ficar em dúvida se a temperatura realmente está subindo. Vc já aferiu a temperatura com uma pistola ou no scanner pra ver se realmente ela sobe tanto?
Será que ao ligar o sistema ar há algum problema elétrico que interfira no ponteiro?
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