O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1369 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 15 Abr 2025, 09:39

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre o ar é complicado se for o evaporador eu nunca achei defeito no meu, mas ao trocar resolveu o problema e não vazava na conexão

sospeito donevaporador porque revisei rodas as conexão enfiei nitro ate 260 libras pra ver se vazava ou estourava de vez e nada ,procoramos com agua esabão pra ve se vazava e nada , tirei o notro do sistema diz vacuo coloquei gas deixei ligado uma hora e nada so resta o que não consigo ver que é o ecaporador .
o da correia e confuso , porque procurando achei correia de 169 e 168 dentes as duas indicadas para o modelo 2.0 16v , mais fica frouxa mesmo acho que vou comprar a de 168 dentes pra ver , a que esta no carro é gates de 169 dentes e pela folga mexe quase um dente no ponto .
as velas acho que vou comprar as original ac delco de dois eletrodos não esta caro .
a tampa de valvulas vai cola mesmo essa junta sem vergonha a que mas duro sem vazar foi 2 anos cansei pra abrir a tampa de valvulas so se for fazer o cabeçote mesmo o 16v não tem balancim então mexe pouco ou nada ali em cima . vamos ver se na semana adianto mais alguma coisa

Estranho mesmo esta correia diferente, sei que é diferente no 8V 2.0 para 8V 2.2 que tem o motor alto em 10mm, mas o 16V nunca tive esta informação, Sobre a cola na tampa, é uma opção, mas saibas que depois ela não sai inteira kakakakak. Eu nunca mexi nesta tampa, mas parece que terei que mexer também, meu amigo Alê está tendo problemas e vou tentar acertar isto pra ele mais para o fim de ano.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 15 Abr 2025, 13:52

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Estranho mesmo esta correia diferente,

Imagem
pois e a ultima que comprei foi uma gates 169 dente que seria a que vai mais fico muito folgada , não lembro de ter instalado nunca uma correia dentada que entre sem fazer nem um pouquinho de esforço para colocar ela no lugar mais essa entra soltinha e o esticador puxado no maximo mal consegue chegar na marca dele

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 15 Abr 2025, 14:05

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Estranho mesmo esta correia diferente,

Imagem
pois e a ultima que comprei foi uma gates 169 dente que seria a que vai mais fico muito folgada , não lembro de ter instalado nunca uma correia dentada que entre sem fazer nem um pouquinho de esforço para colocar ela no lugar mais essa entra soltinha e o esticador puxado no maximo mal consegue chegar na marca dele

Será que não é estas duas polias ou roletes que são menores? Eu não sei se elas tem regulagem como eu disse nunca troquei uma do 16V. Estes roletes que o cara do video comenta e como existe diferença de um pra outro e não foi comentado se é maior ou não, mas quem sabe seja este o problema ai do seu carro.
https://www.youtube.com/watch?v=3uWl1z753Fo
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 16 Abr 2025, 13:22

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Será que não é estas duas polias ou roletes que são menores?

vdd , mais não achei os velhos que tinha trocado anos atrais deve estar em algum lugar ,para comparar mais so vou trocar a correia por trocar mesmo vou comprar uma de 168 dentes para ver se não de fica a mesma que esta .
a tampa de valvulas o problema é que com o tempo ela afunda aonde ficam os parafusos enão faz pressão na junta vi algumas coisas para testar nela , antes de colar com silicone esse defeito da tampa ja tinha no antigo motor cht renault e ate hoje tem ate em bmw

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 16 Abr 2025, 13:50

o problema na tampa de valvulas do 16v é que ao apertar ela com o tempo afunda o alojamento do parafuso ate fazer tope no cabeçote e não faz pressão na junta , achei no forum uma ideia boa que vou testar , ele coloco um perfil de aluminio ou ferro por cima da tampa para que a pressão seja feita sobre maior superficie
acho que pode funcionar .
Imagem

no 8v o problema do vazamento e que ao apertar os parafusos a tampa faz barriga entre eles
Imagem
no antigo motor AP da volks ja tinha de fabrica duas barras para fazer que a força dos parafusos não seja localizada so naquele ponto e vedar melhor com a junta
Imagem
na tampa da GM 8V e mais dificil fazer algo assim pelo formato dela

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Abr 2025, 14:55

chirola escreveu:Fuente del Mensaje o problema na tampa de valvulas do 16v é que ao apertar ela com o tempo afunda o alojamento do parafuso ate fazer tope no cabeçote e não faz pressão na junta , achei no forum uma ideia boa que vou testar , ele coloco um perfil de aluminio ou ferro por cima da tampa para que a pressão seja feita sobre maior superficie
acho que pode funcionar .
Imagem

no 8v o problema do vazamento e que ao apertar os parafusos a tampa faz barriga entre eles
Imagem
no antigo motor AP da volks ja tinha de fabrica duas barras para fazer que a força dos parafusos não seja localizada so naquele ponto e vedar melhor com a junta
Imagem
na tampa da GM 8V e mais dificil fazer algo assim pelo formato dela

Eu acho que no 8V é sem vergonhice de quem faz kakkakak, o meu não vaza e mostro como fazer e não falha usando junta GM ou Sabó e lógico tampa original porque a paralela a unica que comprei não tive corage de colocar. No 16V sim é complicado mas gostei da ideia destas 3 barras de alumínio, sim é alumínio e aqui na minha cidade vende estas barras mas grossas, finas etc, por sorte aqui é uma cidade indusrial e tem estas coisas e se eu tivesse um 16V com certeza eu iria fazer algo assim, pode não dar certo mas a possibilidade de dar errado é bem pequena porque a pressão será por igual e se tiver um capricho faz ela ficar bonita no lugar.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Abr 2025, 08:50

COLOCAR UM LED VERMELHO EM CADA PONTEIRO DO PAINEL DO VECTRA, aliás o velocímero recebeu 2 LEDs e a opção seria qualquer cor, azul, verde, branco etc., e no momento eu não achei interessante fazer o ponteiro mudar de cor de acordo com a velocidade apesar que seria fácil demais usando 3 LEDs diferente no velocÍmetro, a cor escolhida hoje foi o vermelho mas a opção de mudar tudo depois de pronto não seria difícil igual a primeira vez, portanto a opção de usar o vermelho não seria somente por mudar o visual, foi para melhorar a visibilidade a noite principalmente os ponteiros gasolina e temperatura. Ao vivo ficou muito bonito, afinal o vídeo embaça um pouco a cor e dependendo do angulo mostra mais claro que o vermelho real.

https://www.youtube.com/watch?v=kGE-Dgnjzts
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Abr 2025, 14:19

COMO AJUSTAR O TENSIONADOR DA CORREIA DENTADA DO VECTRA, ASTRA e muitos outros GM. Se o seu carro foi ajustado para o lado direito, não se preocupe está certo também, o manual de reparações do Vectra mostra isto, tem, muito mimimi explicando que tem que ser para esquerda, mas isto apareceu alguns tempos atrás quando um fabricante resolveu fazer algo mais na peça e colocando esta seta, no original nunca teve e continua sem ter nada apontando para qual direção ajustar.

https://www.youtube.com/watch?v=M8ub145esX4
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Abr 2025, 09:24

TROCAR OS COXINS DO RADIADOR DO VECTRA, este é o serviço mais fácil para trocar estas duas pecinhas, tem outro mais difícil. Vale ressaltar que existem duas arruelas de metal uma em cada coxim, meu carro veio de fabrica sem elas, e eu conhecendo a peça sabendo que esta parte plastica do radiador se acenta melhor em cima dos coxins puro e que eles tem uma parte de borracha para proteger, achei melhor não comprar estas arruelas que meu carro nunca teve e estes que estavam no carro são originais do carro e ainda tinha um bom com este ano todo de uso. Resolvi então manter como ele veio de fabrica e comprei estes dois na concessionária GM aqui da cidade.

https://www.youtube.com/watch?v=Q3plr4JFzlI
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 25 Abr 2025, 16:56

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje TROCAR OS COXINS DO RADIADOR DO VECTRA

vou ter que comprar uma chave dessas de 8mm de catraca , porque a ultima vez que tire o parachoque para trocar o radiador demorei mais com esses dois parafusos de dentro do que em trocar o radiador mesmo akkakakakakakakka
no meu eu nao coloquei essas arruelas de metal que vc comento peguei o coxim velho cortei ele e coloque a parte de cima como arruela , fico bom ede borracha e não vai desgastar nada , nos de cima cansei dos original do carro troque alguns mais eles estourabam e aqui não eram baratos , coloque uma bucha de vieleta de chevette , tem que tirar um pouco de material para encaixar bem mais ta la a 5 anos sem incomodar , as original achei fragil

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Abr 2025, 17:15

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje TROCAR OS COXINS DO RADIADOR DO VECTRA

vou ter que comprar uma chave dessas de 8mm de catraca , porque a ultima vez que tire o parachoque para trocar o radiador demorei mais com esses dois parafusos de dentro do que em trocar o radiador mesmo akkakakakakakakka
no meu eu nao coloquei essas arruelas de metal que vc comento peguei o coxim velho cortei ele e coloque a parte de cima como arruela , fico bom ede borracha e não vai desgastar nada , nos de cima cansei dos original do carro troque alguns mais eles estourabam e aqui não eram baratos , coloque uma bucha de vieleta de chevette , tem que tirar um pouco de material para encaixar bem mais ta la a 5 anos sem incomodar , as original achei fragil

kakakak, na mão demora um dia soltar os parafusos ali, com esta chavinha tira e coloca com menos de um minuto.
O meu coloquei puro, assim ele veio original e estava la dede 97, o de cima eu nunca vi como é um do carro, comprei o carro sem ele e usei um que nem sei de onde é, acho ser um batente de algum carro porque tem aquelas bolas no meio, cortei e coloquei ali, deu certo e tem 20 anos isto, já passou da hora de eu achar outra opção, mas a peça certa ali só se for original pra talvez dar certo
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 25 Abr 2025, 17:38

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje o de cima eu nunca vi como é um do carro

e uma merda de essas que foi feita para não funcionar kakakakakak
https://www.acciolygm.com.br/coxim-supe ... 7-ate-2005
esse do anuncio e original imagina paralelo , tem coisas que e melhor fazer uma adaptação porque o original não fui feito para durar

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Abr 2025, 22:10

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje o de cima eu nunca vi como é um do carro

e uma merda de essas que foi feita para não funcionar kakakakakak
https://www.acciolygm.com.br/coxim-supe ... 7-ate-2005
esse do anuncio e original imagina paralelo , tem coisas que e melhor fazer uma adaptação porque o original não fui feito para durar

Não é não Chirola, está escrito embaixo que compatível com o carro tal, quando é original esta loja coloca o numero da peça da GM e podes ter certeza virá feia como está no anuncio kakakkaka.
Esta semana depois que alguns me pediram para fabricar ferramentas para vender eu sempre relutei porque não irá me trazer lucro, principalmente pelo frete que se tornou caro demais e as ferramentas são pesadas. Por insistência de um resolvi atender com 6 ferramentas para trocar as buchas todas na parte de trás do Vectra B, nada de parafusos que ele comprará no destino, são seis ferramentas e com o frete incluído negociei por R$ 500,00. Na verdade eu ainda irei levar no correio ida e volta são 15 KM vou tentar tirar o valor da gasolina do torneiro kakakkakak.
Resumo geral, já recebi 50% e o restante no envio, estou comentando aqui porque teve vários me pedindo e eu não achei viável pelo preço, mas quem concordar fica ai o preço das peças. Farei um vídeo explicando quais são e quais não são necessárias e o que seria o complemento para quem comprar saber o que irá receber.

Comento com os administradores do fórum que podem apagar se acharem que isto seria uma propaganda de vendas, garanto que não é apesar que pareça ser, é que não quero ficar mau com quem pediu e eu disse que não faria, quero expor que infelizmente devido ao nosso sistema atual, tudo ficou muito caro e eu não queria que os seguidores pensassem que eu estaria usando o canal para aproveitar com preços de peças. Simplesmente achei um que faz e me passou este preço e eu consegui dele pelo menos o frete desde que não seja maior que R$100,00.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 26 Abr 2025, 13:56

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Comento com os administradores do fórum que podem apagar se acharem que isto seria uma propaganda de vendas

acredito que não seja problema comentar no forum , ate porque ja teve gente que fabricaba peças como a grade do painel , breck light que tambem comentaram no forum das peças que tinham disponiveis .
não sei como ninguem pergunto da chave que vc fez para o esticador da correia poly-v essa olha ate eu fiquei com bondade de fazer uma kakakakak
lembrei hoje dela porque chegou a correia hoje e vou ter que trocr ela , vou colocar uma de 168 dentes da marca gates para ver como fica a de 169 fica muito frouxa não sei se algum dos esticadores fixos esta com diametro menor ou qual seja o motivo mais acredito que um dente menos resolva .
o problema e que o comando fica fora de ponto por causa da correia e no 16V ele usa sensor de fase no comando de escape e se ficar fora injeta gasolina fora de tempo , semana que vem sera as velas e o reforço da tampa de valvulas com a barra de alumino por cima da tampa consegui em 6mm de altura acredito que seja suficiente para não empenar eresolva o vazamento da tampa que a GM nunca arrumo e é uma falha de desenho da peça .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 27 Abr 2025, 15:55

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Comento com os administradores do fórum que podem apagar se acharem que isto seria uma propaganda de vendas

acredito que não seja problema comentar no forum , ate porque ja teve gente que fabricaba peças como a grade do painel , breck light que tambem comentaram no forum das peças que tinham disponiveis .
não sei como ninguem pergunto da chave que vc fez para o esticador da correia poly-v essa olha ate eu fiquei com bondade de fazer uma kakakakak
lembrei hoje dela porque chegou a correia hoje e vou ter que trocr ela , vou colocar uma de 168 dentes da marca gates para ver como fica a de 169 fica muito frouxa não sei se algum dos esticadores fixos esta com diametro menor ou qual seja o motivo mais acredito que um dente menos resolva .
o problema e que o comando fica fora de ponto por causa da correia e no 16V ele usa sensor de fase no comando de escape e se ficar fora injeta gasolina fora de tempo , semana que vem sera as velas e o reforço da tampa de valvulas com a barra de alumino por cima da tampa consegui em 6mm de altura acredito que seja suficiente para não empenar eresolva o vazamento da tampa que a GM nunca arrumo e é uma falha de desenho da peça .

6mm ou 0,6mm? Eu acho que isto irá dar certo, eu tenho um 16V para fazer esta troca e nunca fiz, com certeza vou gastar um limpa contato inteiro limpando, e se o cara aceitar esta sugestão eu tenho aqui na minha cidade facilidade com estas peças de alumínio em várias medidas tanto na largura como na altura.
Sobre o ponto eu tenho tido dificuldades de acertar o meu 8V, claro que a minha dificuldade é por exigir demais de mim e acho que o problema pode está na engrenagem do virabrequim e vou trocar ela também, comprei uma em uma concessionária em Goiânia, achei bem barato, acho que o motivo é que ninguém toca esta peça, mas mesmo assim é Mercado Livre, se vir ruim vai de volta. Eu observo que ao colocar no ponto e eu sempre giro o motor para conferir o esticador ao dar uma ou duas voltas percebo que não está onde coloquei, suponho que seja a engrenagem que foi trocada comigo somente uma vez e faz uns 10 a 15 anos. Posso garantir que mais de 8 faz e considerando 1000 km por mês ou quase isto, já tem mais de 80 mil km.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 28 Abr 2025, 14:03

CONSERTAR TRILHA IMPRSSA DO PAINEL DO VECTRA, usando fita de alumínio condutiva, fica melhor que a solda

https://www.youtube.com/watch?v=tQc5hqMwJU0
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 28 Abr 2025, 14:35

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre o ponto eu tenho tido dificuldades de acertar o meu 8V, claro que a minha dificuldade é por exigir demais de mim e acho que o problema pode está na engrenagem do virabrequim e vou trocar ela também

essapolia e mais uma dessas coisas que foi feita pra dar errado kakakakakak, tem uma que é feita em duas peças , a engrenagem e o centro os corsa tinha asim e com o tempo o centro girava e ficava levemente fora , se tem duvidas o melhor é fazer como fazia antigamente chave de fenda pelo buraco da vela e conferir a altura do pistão e ver se coincide com a marca da polia .

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje sempre giro o motor para conferir o esticador ao dar uma ou duas voltas percebo que não está onde coloquei,

pra mexer o menos posivel tem que passar a correia primeiro no birabrequim e depois no comando e ir no sentido contrario ao giro do motor (antihorario ) deixar bem esticada do lado que não tem esticador .
essa poliatinha dois modelos um vinha a marca com uma meia lua e a outra vinha com a marca quadradinha mais e bom conferir no pistão pra tirar as duvidas vc sabe como são feitas as peças hoje em dia kakakakakka

ja consegui a regua de aluminio medida 32 milimetros de largura 6 milimetros de altura e esta cortada so falta furar ela e comprar os parafusos , acho que os parafusos eram M6 x1 de 30 mm de comprimento , vai ter que ser pelomenos 5 milimetros mais compridos para suprir a altura da regua .
troquei a correia dentada e coloquei a de 168 dentes entro bem justa deu ate trabalho encaixar ela no lugar o carro fico redondinho .acho que vc estava certo esses rolos fixos deve ter maisde uma medida pode ser do 1.8 16v ou algum outro modelo e esse seja o motivo pelo que a de 169 dentes estava ficando frouxa .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 28 Abr 2025, 21:17

chirola escreveu:
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre o ponto eu tenho tido dificuldades de acertar o meu 8V, claro que a minha dificuldade é por exigir demais de mim e acho que o problema pode está na engrenagem do virabrequim e vou trocar ela também

essapolia e mais uma dessas coisas que foi feita pra dar errado kakakakakak, tem uma que é feita em duas peças , a engrenagem e o centro os corsa tinha asim e com o tempo o centro girava e ficava levemente fora , se tem duvidas o melhor é fazer como fazia antigamente chave de fenda pelo buraco da vela e conferir a altura do pistão e ver se coincide com a marca da polia .

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje sempre giro o motor para conferir o esticador ao dar uma ou duas voltas percebo que não está onde coloquei,

pra mexer o menos posivel tem que passar a correia primeiro no birabrequim e depois no comando e ir no sentido contrario ao giro do motor (antihorario ) deixar bem esticada do lado que não tem esticador .
essa poliatinha dois modelos um vinha a marca com uma meia lua e a outra vinha com a marca quadradinha mais e bom conferir no pistão pra tirar as duvidas vc sabe como são feitas as peças hoje em dia kakakakakka

ja consegui a regua de aluminio medida 32 milimetros de largura 6 milimetros de altura e esta cortada so falta furar ela e comprar os parafusos , acho que os parafusos eram M6 x1 de 30 mm de comprimento , vai ter que ser pelomenos 5 milimetros mais compridos para suprir a altura da regua .
troquei a correia dentada e coloquei a de 168 dentes entro bem justa deu ate trabalho encaixar ela no lugar o carro fico redondinho .acho que vc estava certo esses rolos fixos deve ter maisde uma medida pode ser do 1.8 16v ou algum outro modelo e esse seja o motivo pelo que a de 169 dentes estava ficando frouxa .

Você tem razão colocar ela do lado contrário do esticador, assim se a polia tiver gasta não irá dar a diferença de até meio dente que pode dar. Sim, os parafusos ali é alen 6mm, e tem eles de inox também em várias medidas
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 29 Abr 2025, 13:29

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje CONSERTAR TRILHA IMPRSSA DO PAINEL DO VECTRA, usando fita de alumínio condutiva, fica melhor que a solda

que é isso , nunca tinha visto na vida .
uma fita china que cola sem solda nem nada e condutiva meu deus e bom de mais eu tambem teria comprado so pra ver mesmo para concertar painel e bom de mais aquela lamina impresa de circuito e fragil e se descuidar um segundo ou o ferro de solda for meio que forte derrete e caga tudo de vez mais o da fita sorprendeu mesmo , prabens meu amigo essa ai salvar muita gente realmente sorprendido

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 29 Abr 2025, 14:11

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje CONSERTAR TRILHA IMPRSSA DO PAINEL DO VECTRA, usando fita de alumínio condutiva, fica melhor que a solda

que é isso , nunca tinha visto na vida .
uma fita china que cola sem solda nem nada e condutiva meu deus e bom de mais eu tambem teria comprado so pra ver mesmo para concertar painel e bom de mais aquela lamina impresa de circuito e fragil e se descuidar um segundo ou o ferro de solda for meio que forte derrete e caga tudo de vez mais o da fita sorprendeu mesmo , prabens meu amigo essa ai salvar muita gente realmente sorprendido

Obrigado Chirola, ela é perfeita mesmo, conserta até as lampadas de leds que estraga um ou dois, basta colar por cima e pronto. Para controles remotos fica igual o novo, mas a cola que vem nela apesar de ser muito boa é preciso um trabalho extra au usar em controles, porque nenhuma cola é boa para borracha.

Uma idea para controle, eu não posto estes videos no clube porque não tem nada a ver com o Vectra, mas muitos usam controles de jogos eletrônicos e podem querer consertar um com a fita, então está ai a dica para usar em controle também.
https://www.youtube.com/watch?v=-0Qy52_wCM8
Imagem

1369 mensagens