O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1410 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 12 Ago 2025, 10:41

Sobre o catch can, nçao sei ainda se vou desistir, talvez eu volte com uma possibilidade de barrar os cases com um defletor diferente ali dentro dele. Um caso a pensar, afinal uma tampa ao receber vapor segura a agua ali mesmo kakakakka
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 12 Ago 2025, 14:27

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre o catch can, nçao sei ainda se vou desistir, talvez eu volte com uma possibilidade de barrar os cases com um defletor diferente ali dentro dele. Um caso a pensar, afinal uma tampa ao receber vapor segura a agua ali mesmo kakakakka

o que vc fala é a realidade que muitos não entende , e fisica as coisas não some pode mudar seu estado (vapor gasoso para liquido neste caso ) ou muda a sua composição vapor de oleo queimado na camera vira co2 ou o que for mais sempre vai estar ali .
os catch can tem uma trampa para forçar a mudança de vapor a liquido , antigamente nos repiros das tampas como a do opala ou chevette tinha palha de aço mesmo kkakakaak. os fusca e outros carros tinham um cano direto para fora e um filtro de banho de oleo que na vdd era uma trampa para segurar parte dos vapores no filtro e usar isso parafiltrar oar do carburador .
os carros de racha ate tem um catch can mais depois do reservatorio o restante e solto para a atmosfera .
eu acho que para amenizar o maximo posivel tem que ser um sistema de recirculação por exemplo um catch can mais manter o sistema original com pcv e tudo como o original so que fala serio limpar o reservatorio e uma merda kakakakak, e cria outro problema , aonde descarta o que tira do catch can ?
não tem muito o que fazer
se colocar um reservatorio de expançãp para o bçow by seria uma adaptação grande e não sei se resolveria , se colocar algo na tampa de valvulas para tentar frear os vapores de oleo antes de chegar na mangueira estaria retendo tambem vapor de agua o que não é legal e teria o mesmo problema que os VW power que juntabam meleca de borra de oleo misturada com agua nos respiros com a cor cafe com leite .
teria que estudar bem mais nada seria facil e pratico

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 12 Ago 2025, 14:55

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre o catch can, nçao sei ainda se vou desistir, talvez eu volte com uma possibilidade de barrar os cases com um defletor diferente ali dentro dele. Um caso a pensar, afinal uma tampa ao receber vapor segura a agua ali mesmo kakakakka

o que vc fala é a realidade que muitos não entende , e fisica as coisas não some pode mudar seu estado (vapor gasoso para liquido neste caso ) ou muda a sua composição vapor de oleo queimado na camera vira co2 ou o que for mais sempre vai estar ali .
os catch can tem uma trampa para forçar a mudança de vapor a liquido , antigamente nos repiros das tampas como a do opala ou chevette tinha palha de aço mesmo kkakakaak. os fusca e outros carros tinham um cano direto para fora e um filtro de banho de oleo que na vdd era uma trampa para segurar parte dos vapores no filtro e usar isso parafiltrar oar do carburador .
os carros de racha ate tem um catch can mais depois do reservatorio o restante e solto para a atmosfera .
eu acho que para amenizar o maximo posivel tem que ser um sistema de recirculação por exemplo um catch can mais manter o sistema original com pcv e tudo como o original so que fala serio limpar o reservatorio e uma merda kakakakak, e cria outro problema , aonde descarta o que tira do catch can ?
não tem muito o que fazer
se colocar um reservatorio de expançãp para o bçow by seria uma adaptação grande e não sei se resolveria , se colocar algo na tampa de valvulas para tentar frear os vapores de oleo antes de chegar na mangueira estaria retendo tambem vapor de agua o que não é legal e teria o mesmo problema que os VW power que juntabam meleca de borra de oleo misturada com agua nos respiros com a cor cafe com leite .
teria que estudar bem mais nada seria facil e pratico

Muito difícil, a unica chance de eu usar isto será fazer uma chapa defletora na frente do tubo de entrada do catch can e entre esta chapa defletora com espaço de uns 5 mm uma tela inox com furos de uns dois mm e torcer que esta tela e chapa seja o suficiente para separar o líquido seja agua ou óleo. E posso antes do tubo de saída colocar outra tela inox com as mesmas furações, mas mesmo assim não sei se seria travado 100% este vapor e pegar esta saida da tampa, já que lá tem os defletores para começar a separar o óleo do vapor. Uma coisa é certa, nçao usarei a PCV no tubo, deixarei ela solta com um filtrinho na ponta. Vou pensar neste novo projeto, mangueira tenho sobrando, será preciso fazer umas duas emendas mais.

Para aquele que possa pegar esta ideia, entendam a tela não será pegada na entrada ou na saida do tubo, os tubos estarão livres as telas serão na frente deles com espaço para evitar entupimento.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 13 Ago 2025, 14:54

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Muito difícil, a unica chance de eu usar isto será fazer uma chapa defletora na frente do tubo de entrada do catch can e entre esta chapa defletora com espaço de uns 5 mm uma tela inox com furos de uns dois mm e torcer que esta tela e chapa seja o suficiente para separar o líquido seja agua ou óleo

fala me amigo , estava na correria mais pensando no que vc fala ate daria para tentar fazer algo na mesma tampa de valvulas
o que falei do respiro de oleo do chevette e do opala e mais carros da epoca pode ver na imagem , era simplesmente palha de aço mesmo
Imagem
sei que vc tem umas ideias boas e gosta de investigar usando a logica ,
olhando o respiro de oleo do chevette e a tampa de valvulas do 8V pensei em uma mistura das duas ,
Imagem
quem sabe da para melhorar a tampa de valvulas para reter melhor e ajudar a condensar o vapor
pazer uma camera na tampa mesmo com palha de aço para ajudar a segurar e condensar , teria que ter alguma forma de escoar se acumula oleo não sei
teria qye estudar bem para ver se da para fazer ou melhorar o sistema original

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 13 Ago 2025, 15:34

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Muito difícil, a unica chance de eu usar isto será fazer uma chapa defletora na frente do tubo de entrada do catch can e entre esta chapa defletora com espaço de uns 5 mm uma tela inox com furos de uns dois mm e torcer que esta tela e chapa seja o suficiente para separar o líquido seja agua ou óleo

fala me amigo , estava na correria mais pensando no que vc fala ate daria para tentar fazer algo na mesma tampa de valvulas
o que falei do respiro de oleo do chevette e do opala e mais carros da epoca pode ver na imagem , era simplesmente palha de aço mesmo
Imagem
sei que vc tem umas ideias boas e gosta de investigar usando a logica ,
olhando o respiro de oleo do chevette e a tampa de valvulas do 8V pensei em uma mistura das duas ,
Imagem
quem sabe da para melhorar a tampa de valvulas para reter melhor e ajudar a condensar o vapor
pazer uma camera na tampa mesmo com palha de aço para ajudar a segurar e condensar , teria que ter alguma forma de escoar se acumula oleo não sei
teria qye estudar bem para ver se da para fazer ou melhorar o sistema original

Eu pesei na palha de aço, talvez fique perigoso em uma viagem longa, sim a palha de aço vai segurar o vapor e ao parar o carro o oleo regressará, na verdade confesso que eu fui infantil neste assunto achando que era o óleo que seria jogado pra fora, não pensei que seria o vapor. Falha minha e agora já sei e até tirei o video, postarei outro e a ideia será assim:
Ali na saida da tampa que já tem as barreiras para parrar o vapor, suponho que a mangueira de suspiro do santana seja parecida com a do Vectra porem virada ao contrário, assim eu vejo a foto. Usar uma desta la na saida virada para cima e para esquerda do carro e ali dentro colocar mais uma barreira tipo um sem fim e por está virdada pra cima o que parar ali volta pra tampa ao desligar o carro e dali vai outra mangueira lá para o cach can que ficará no mesmo local e coloco uma chapa defletora na frente do tubo de entrada amassando ela para parede do catch can lado do tubo deixando uma greta para descer algo calculado tipo 5 mm. Do outro lado do tubo posso fazer outra barreira parecida para a saida dos gases, acredito que assim poderá dar certo e receber ali somente água e não óleo. Detalhe poderá, mas só montando pra ver e será minha ultima tentativa nesta peça porque esta porcaria fica cara. Se der errado, volto como eu sempre usei, alipas hoje está assim kakakka
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Ago 2025, 08:46

BICOS CHINESES COMPRADO NO ALIEXPRESS, será que funciona? A durabilidade deles ficará por conta e risco de quem quiser comprar, mas o funcionamento em 20 dias de teste foram perfeitos e foram eles que me encorajaram a comprar o Bosch que também foram testado me deu o mesmo resultado em funcionamento e economia.

https://www.youtube.com/watch?v=QyiCQ3nct0g

Sobre os que estavam no carro original Bosch 0280150962 eu tenho 8 e curiosamente pesa 94 gramas cada um, mais que o dobro de um Bosch de plástico. Enviei eles para uma oficina em Florianópolis para ser reparado e muito provável que eu os venderei se houver bons resultados na reparação. Tentarei um video com o Felipe dono da oficina JZ Car demonstrando o trabalho.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 14 Ago 2025, 13:24

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu pesei na palha de aço, talvez fique perigoso em uma viagem longa

então , plaha de aço pode ate ser meio ruim ali solta mais olhando a imagem da tampa ate pensei em tela de inox a tampa é plastica daria para colocar alguma naquele laberinto , mais o que vejo mesmo é que aonde tem o bico de saida ele sai direo pode ser que algum defletor na saida da tampa com alguma volta ou algo que não deixe o ar passardireto poderia ajudar
a tampa do kadette tinha defletor na saida do respiro
Imagem
era um defletor bem simples tem pra vender ainda
Imagem
e muito motor diesel ainda continua usando palha de aço mesmo
https://www.wdldiesel.com.br/filtro-ant ... -906-maior
e ainda tem para vender, imagino que o modelo do motor diesel deve ter alguma gradinha para encaixar e ficar mais seguro

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Ago 2025, 13:36

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu pesei na palha de aço, talvez fique perigoso em uma viagem longa

então , plaha de aço pode ate ser meio ruim ali solta mais olhando a imagem da tampa ate pensei em tela de inox a tampa é plastica daria para colocar alguma naquele laberinto , mais o que vejo mesmo é que aonde tem o bico de saida ele sai direo pode ser que algum defletor na saida da tampa com alguma volta ou algo que não deixe o ar passardireto poderia ajudar
a tampa do kadette tinha defletor na saida do respiro
Imagem
era um defletor bem simples tem pra vender ainda
Imagem
e muito motor diesel ainda continua usando palha de aço mesmo
https://www.wdldiesel.com.br/filtro-ant ... -906-maior
e ainda tem para vender, imagino que o modelo do motor diesel deve ter alguma gradinha para encaixar e ficar mais seguro

Kkkakak eu tinha até esquecido desta peça, meu monza tinha isto antes de trocar o motor. Muito interessante a grades tipo filtro pra separa o óleo do vapor, vou checar isto, não quero falhar no próximo projeto, poderei abandonar a ideia por não barrar ele todo, mas tenho que ter a certeza se isto é possível ou não. Obrigado Chirola
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 14 Ago 2025, 13:45

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje eu tinha até esquecido desta peça

barrar 100% não tem como mais disminuir a quantidade de oleo para não acumular na borboleta é posivel .
não sei porque a gm coloco um sistema ruim quando mudo para as tampas plasticas ,
não sei , se meu caro fosse 8v e juntase muito oleo na borboleta e as tentativas não de certo acho que pensaria ate em colocar uma tampa de kadette ou monza mesmo a junta e daquelas de rolha kakakaka da ate pra colar a tampa e acabaria os bazamentos a gm falho na ideia do desenho da tampa plastica pode ser mais economica mais não é melhor do que a de aluminio
a tampa de aluminio geralmente a gente dava uma plainada com lixa numa superficie plana seja vidro ou granito como vc faz antes de montar e dificilmente vazava
hoje acendeu a luz da injeção do meu carro rodando devagar , acho que a mistura estaba ruim , ao acelerar a luz desligo , ando meio sem tempo mais quando tenha um tempinho libre vou ter que ver os bicos , vou ver se consigo ligar o scanner para checar a leitura da sonda lambda , se não de com scanner vai ser no multimetro mesmo midindo a resistencia dela , deveria ficar perto de 750 ohms com o carro quente

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Ago 2025, 14:08

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje eu tinha até esquecido desta peça

barrar 100% não tem como mais disminuir a quantidade de oleo para não acumular na borboleta é posivel .
não sei porque a gm coloco um sistema ruim quando mudo para as tampas plasticas ,
não sei , se meu caro fosse 8v e juntase muito oleo na borboleta e as tentativas não de certo acho que pensaria ate em colocar uma tampa de kadette ou monza mesmo a junta e daquelas de rolha kakakaka da ate pra colar a tampa e acabaria os bazamentos a gm falho na ideia do desenho da tampa plastica pode ser mais economica mais não é melhor do que a de aluminio
a tampa de aluminio geralmente a gente dava uma plainada com lixa numa superficie plana seja vidro ou granito como vc faz antes de montar e dificilmente vazava
hoje acendeu a luz da injeção do meu carro rodando devagar , acho que a mistura estaba ruim , ao acelerar a luz desligo , ando meio sem tempo mais quando tenha um tempinho libre vou ter que ver os bicos , vou ver se consigo ligar o scanner para checar a leitura da sonda lambda , se não de com scanner vai ser no multimetro mesmo midindo a resistencia dela , deveria ficar perto de 750 ohms com o carro quente

Com certeza tudo é economia, besta quem pensa que a TV de led é melhor que a LCD, sim é melhor para eles, um TV de 50 kilos passou a pesar 10, ganham até no frete. Por isto que não acredito no óleo sintético, baixam o custo de fabricação e aumentam o preço.
Esta esponja dentro do catch can não dá certo, lá dará água e oxidará, mas me deu a ideia de fazer uma com tela inox, tipo mais de uma com separação etc.

No caso da lambda no multimetro ele varia de até 900 ou um pouco mais, porem não fixa, é constante 300, 400, 800, 500, mas sempre indo acima de 750. Detalhe o cara acelerou por isto desce muito e sobe e nçao era para acelerar, mas tens ai um exemplo para comparar a sua com o multimetro depois que sai do azul ali no painel.

https://www.youtube.com/shorts/hPl7bN0cvzk
Imagem

1410 mensagens