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Vectra ABomba de combustível ligação direta

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João Antonio de Cristo
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Bomba de combustível ligação direta

por João Antonio de Cristo » 19 Jan 2021, 21:10

Boa noite pessoal, eu adquiri um Vectra gsi, percebi que no primeiro estágio da chave (sem ligar o carro), a bomba de combustível aciona e nunca desliga, um amigo me disse que o vectra só liga a bomba de combustível quando o carro liga, que eu o meu estava assim pois tinha uma ligação direta na bomba,,,,, bom alguém pode me confirmar isso? e se possível me falar o porquê alguém faria isso? (que dai fica mais fácil eu conseguir arrumar e deixar padrão original. Desde já grato.

Almeidão
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Bomba de combustível ligação direta

por Almeidão » 20 Jan 2021, 09:17

Tens que confirmar o ano correto do carro. O Vectra teve mudanças de acordo com uns modelos, o meu 97 só liga a bomba assim que liga o carro, uns liga e injeta combustível e desliga e volta a ligar quando liga o carro. Eu desconheço um que liga a chave e a bomba fica ligada, e se alguém fez isto, com certeza estragou algo no carro e para economizar fez esta loucura. Um exemplo, o próprio comutador se não for o do carro pode não ligar a bomba ou pode ligar ela direto ao ligar a chave.
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danrmp
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Bomba de combustível ligação direta

por danrmp » 20 Jan 2021, 22:29

Vectra A é igual ao Omega, só aciona a bomba de combustível ao receber sinal de rotação. A ECU aterra o terminal de controle do rele para acionar.

No seu caso fizeram um gato alimentando a bomba pela linha 15 (pós-chave).

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chirola
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Bomba de combustível ligação direta

por chirola » 21 Jan 2021, 13:56

no meu cd 97 mesma coisa so liga bomba com sinal de rotaçao , lembro porque cuando troquei ela para testar tinha que facer o motor girar para que de sinal .
imagino que seja um modo de proteçao e segurança.

Almeidão
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Bomba de combustível ligação direta

por Almeidão » 21 Jan 2021, 14:08

chirola escreveu:Fuente del Mensaje no meu cd 97 mesma coisa so liga bomba com sinal de rotaçao , lembro porque cuando troquei ela para testar tinha que facer o motor girar para que de sinal .
imagino que seja um modo de proteçao e segurança.


Sim, segurança em acidentes onde o carro morre e a bomba desliga para evitar incêndio.
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Bomba de combustível ligação direta

por vinicius.santos » 09 Jul 2021, 21:14

O meu 94 CD tinha uma gambiarra dessas com um rele auxiliar.. o "eletricista" fez uma gato dentro da caixa de fusíveis conectando a linha 15 (fio preto, quando gira o comutador) na linha que enviava energia para a bomba, através da ligação do pisca-alertas. Inclusive, quando ligava apenas o pisca, o carro se comportava como se a chave estivesse no primeiro estágio.

Desfiz todo esse rolo e hoje o sistema está como deveria ser, ou seja, acionando a bomba apenas quando há sinal de rotação.

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Bomba de combustível ligação direta

por vinicius.santos » 10 Jul 2021, 15:44

Só pra ilustrar o que escrevi no post anterior, segue um esquema parecido que fizeram em outro vectra que acabei de comprar... agora tenho que investigar o motivo.. eletricista cortou a fiação na caixa de fusíveis e colocou um relé auxiliar usando a linha 15 (fio preto) pra ativar o relé e ligar a bomba. Imagem

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Almeidão
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Bomba de combustível ligação direta

por Almeidão » 10 Jul 2021, 20:38

Infelizmente não saberei lhe dizer daqui o que pode ser, mas vou te dar uma dica, quando você usar um relê sem o alojamento dele procure usar isolante termo contrátil e soldar os fios nos terminais, use um soldador de 70 amperes para garantir o serviço. O termo contrátil se coloca antes no fio e é bom usar dois para relê, coloco eles no fio, faço uma solda bem feita no fio/terminal, espero esfriar, trago o termo contrátil para cima dele até no máximo, uso um isqueiro e faço ele fechar, depois desço o outro e fecho o segundo. Fica um serviço sem chance de dar erro e nunca falharão os contatos.
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Bomba de combustível ligação direta

por vinicius.santos » 10 Jul 2021, 21:48

Almeidão escreveu:Infelizmente não saberei lhe dizer daqui o que pode ser, mas vou te dar uma dica, quando você usar um relê sem o alojamento dele procure usar isolante termo contrátil e soldar os fios nos terminais, use um soldador de 70 amperes para garantir o serviço. O termo contrátil se coloca antes no fio e é bom usar dois para relê, coloco eles no fio, faço uma solda bem feita no fio/terminal, espero esfriar, trago o termo contrátil para cima dele até no máximo, uso um isqueiro e faço ele fechar, depois desço o outro e fecho o segundo. Fica um serviço sem chance de dar erro e nunca falharão os contatos.
Pois é.. na verdade, peguei o carro ontem e já estou descobrindo os pepinos.. agora é trabalhar pra desmontar essa bagunça. Um monte de fios cortados.. decepção e mto trabalho pela frente

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Bomba de combustível ligação direta

por Ericksson » 01 Set 2025, 13:15

Muito obrigado. Queria dizer que uma postagem sobre a bomba de combustível já me ajudou a resolver o problema do meu Vectra.

Espero poder contribuir com a galera do clube.

Valeu!!!!!

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Bomba de combustível ligação direta

por rodrigo286 » 24 Nov 2025, 18:17

Fiquei pensando agora ao ler isso, meu Vectra esta assim, ao virar a chave a bomba já começa a trabalhar e da para ouvir barulho na flauta, isso quer dizer que o meu deve ter essa ligação direta, mas abrindo a caixa de fusíveis e relés, não tem nada jampeado, alguém tem alguma dica de onde começar a procurar ?

Obrigado.
RODRIGO

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Bomba de combustível ligação direta

por Almeidão » 24 Nov 2025, 18:29

rodrigo286 escreveu:Fuente del Mensaje Fiquei pensando agora ao ler isso, meu Vectra esta assim, ao virar a chave a bomba já começa a trabalhar e da para ouvir barulho na flauta, isso quer dizer que o meu deve ter essa ligação direta, mas abrindo a caixa de fusíveis e relés, não tem nada jampeado, alguém tem alguma dica de onde começar a procurar ?

Obrigado.


Muito estranho e perigoso também, o Vectra B tem informações do sensor de rotação para começar a funcionar a bomba, sendo que slguns modelos injetam antes ao ligar a chave e outros como o meu 97 não. Mas a bomba começa a girar de verdade ao ligar o carro
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Ju_Bueno
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Bomba de combustível ligação direta

por Ju_Bueno » 25 Nov 2025, 12:52

rodrigo286 escreveu:Fuente del Mensaje ...meu Vectra esta assim, ao virar a chave a bomba já começa a trabalhar e da para ouvir barulho na flauta, isso quer dizer que o meu deve ter essa ligação direta?

Não é somente a pressurização, que para em alguns segundos?
JULIANO -
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Bomba de combustível ligação direta

por chirola » 25 Nov 2025, 14:05

rodrigo286 escreveu:Fuente del Mensaje Fiquei pensando agora ao ler isso, meu Vectra esta assim, ao virar a chave a bomba já começa a trabalhar e da para ouvir barulho na flauta, isso quer dizer que o meu deve ter essa ligação direta, mas abrindo a caixa de fusíveis e relés, não tem nada jampeado, alguém tem alguma dica de onde começar a procurar ?

oi o rele da bomba fica no cofre do motor , dentro da caixinha de reles logo acima do hidrovacuo .

o juliano esta certo , ao dar contsto a bomba liga uns segundos para presurizar a linea e desliga
o almeidão tambem ta certo depois de presurizar a linha a bomba so vai ligar de novo quando recibir sinal do sensor de rotação

esse seria o comportamento normal ou pelo menos o que eu conheço como normal

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Bomba de combustível ligação direta

por Almeidão » 25 Nov 2025, 14:49

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
rodrigo286 escreveu:Fuente del Mensaje Fiquei pensando agora ao ler isso, meu Vectra esta assim, ao virar a chave a bomba já começa a trabalhar e da para ouvir barulho na flauta, isso quer dizer que o meu deve ter essa ligação direta, mas abrindo a caixa de fusíveis e relés, não tem nada jampeado, alguém tem alguma dica de onde começar a procurar ?

oi o rele da bomba fica no cofre do motor , dentro da caixinha de reles logo acima do hidrovacuo .

o juliano esta certo , ao dar contsto a bomba liga uns segundos para presurizar a linea e desliga
o almeidão tambem ta certo depois de presurizar a linha a bomba so vai ligar de novo quando recibir sinal do sensor de rotação

esse seria o comportamento normal ou pelo menos o que eu conheço como normal


Só com um pequeno detalhe, alguns modelos nem pressoriza, o meu é um deles, liga o carro e ai sim começa mandar gasolina.

Este é o relê da bomba e do lado o da injeção e não posso descartar que eles possam ser mudados de posição tamanha mudanças fazem os mexanicos.

https://www.youtube.com/shorts/VSRiHBXGcYk
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Bomba de combustível ligação direta

por rodrigo286 » 25 Nov 2025, 16:29

Vocês fizeram eu achar mais gambiarras :52:

No meu modelo no compartimento do motor os relés são somente dos eletroventiladores e ar condicionado, então abri a caixa de fusíveis e relés internos e vejo isso:

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Eu sempre achei que era um espaço "sobrando", mas não...realmente tem terminais e deveria existir um relé ali...

:13:

Então soltei a caixinha e atrás dela estava assim, uma linda gambiarra aparece, os cabos do relé original parecem ainda estar intactos:

Imagem

Pensei que teria que fazer algum teste para certificar que essa gambiarra era na bomba de combustível, mas não precisei:

Imagem

E atrás dentro das entranhas vectrais, tinha mais relés:

Imagem

Soltando essa moldura principal eu consigo acesso a esses relés extras, certo ?

Será que na época a pessoa não achou o relé correto e fez essa gambiarra ou algo está danificado fazendo o relé padrão não funcionar ?

Vocês sabem por onde começar a testar, eu pensei em pegar minha caneta de testes e ligar nos terminais do compartimento de relé original e testar cada terminal com o carro desligado, comutador ligado, carro dando partida e carro ligado.

E se possível, sabem para que serve os outros relés ? Estou sem buzina por exemplo...

Obrigado.
RODRIGO

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por rodrigo286 » 25 Nov 2025, 22:01

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
rodrigo286 escreveu:Fuente del Mensaje ...meu Vectra esta assim, ao virar a chave a bomba já começa a trabalhar e da para ouvir barulho na flauta, isso quer dizer que o meu deve ter essa ligação direta?

Não é somente a pressurização, que para em alguns segundos?


Boa noite amigo, com a ignição ligada a bomba faz um barulho mais forte como se estivesse funcionando e consigo ouvir líquido em movimento dentro da flauta, mas ao ligar o carro a bomba fica bem mais silenciosa como não estivesse funcionando mais, quer dizer, mais silenciosa que com o carro desligado com a ignição ativa.

Essa semana talvez eu só consiga voltar a mexer no carro na sexta-feira, pois estou sem tempo, mas não em aguentei e agora a noite fui fazer uns testes...

Coloquei a caneta de testes e obtive os seguintes resultados:

O primeiro pino que teoricamente seria um pino 30 / 86 (fonte), simplesmente não existe, foi arrancado, inclusive se alguém souber que tipo de pino tenho que comprar para colocar no lugar, eu agradeço.

O pino 87 (consumidor) com o carro desligado, ignição ligada ou motor funcionando aparece com referência de terra, seria esse relé o responsável por aterrar a bomba de combustível ?

O pino que seria o 86 / 30, mesma coisa, referência de terra em todos testes.

E o pino que seria 85, com a ignição ligada ou motor em funcionamento, ele tem uma tensão de 12v.

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Ainda vou testar para ver se os terminais são padrão ou invertidos (30, 86).

Penso que deve ser o relé 90244312 com terminais invertidos (30, 86).

O que acham?

Obrigado.

#EDITADO

Descobri que neste lugar na verdade vai um relé de aviso sonoro (90464777), que pode ser substituído por outro como o DNI Dni0410.

Então quer dizer...o relé da bomba é interno mesmo.
RODRIGO

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Bomba de combustível ligação direta

por Almeidão » 26 Nov 2025, 10:25

rodrigo286 escreveu:Fuente del Mensaje 90464777)


Este relê é um relê de 3 terminais que sinaliza o farol aceso. Esta luta eu tive no meu carro 22 anos atrás, aliás muitos eletricistas colocam reles auxiliares que tiver em mãos, são quadrados com 4 terminais é este mesmo. O Vectra usa todos os relês verdes como auxiliar invertido e o meu tinha um auxiliar normal e apesar que são diferentes eles funcionam se a instalação for feita de forma correta e lógico nos carros vem de fábrica corretas, porem a base vai sofrer e derreter porque os fios que acionam os relês são finos para economizar e ao colocar invertido ele será usado um fino e um grosso e ai derrete tudo. Pelo menos nçao pega fogo, não de imediato kakakka
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