O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra ABomba de combustível ligação direta

18 mensagens   •   Página 1 de 1
João Antonio de Cristo
Member
Member
Nome Completo: João Antonio de Cristo
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Bomba de combustível ligação direta

por João Antonio de Cristo » 19 Jan 2021, 21:10

Boa noite pessoal, eu adquiri um Vectra gsi, percebi que no primeiro estágio da chave (sem ligar o carro), a bomba de combustível aciona e nunca desliga, um amigo me disse que o vectra só liga a bomba de combustível quando o carro liga, que eu o meu estava assim pois tinha uma ligação direta na bomba,,,,, bom alguém pode me confirmar isso? e se possível me falar o porquê alguém faria isso? (que dai fica mais fácil eu conseguir arrumar e deixar padrão original. Desde já grato.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 20 Jan 2021, 09:17

Tens que confirmar o ano correto do carro. O Vectra teve mudanças de acordo com uns modelos, o meu 97 só liga a bomba assim que liga o carro, uns liga e injeta combustível e desliga e volta a ligar quando liga o carro. Eu desconheço um que liga a chave e a bomba fica ligada, e se alguém fez isto, com certeza estragou algo no carro e para economizar fez esta loucura. Um exemplo, o próprio comutador se não for o do carro pode não ligar a bomba ou pode ligar ela direto ao ligar a chave.
Imagem

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Danniel
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

por danrmp » 20 Jan 2021, 22:29

Vectra A é igual ao Omega, só aciona a bomba de combustível ao receber sinal de rotação. A ECU aterra o terminal de controle do rele para acionar.

No seu caso fizeram um gato alimentando a bomba pela linha 15 (pós-chave).

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 21 Jan 2021, 13:56

no meu cd 97 mesma coisa so liga bomba com sinal de rotaçao , lembro porque cuando troquei ela para testar tinha que facer o motor girar para que de sinal .
imagino que seja um modo de proteçao e segurança.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Jan 2021, 14:08

chirola escreveu:Fuente del Mensaje no meu cd 97 mesma coisa so liga bomba com sinal de rotaçao , lembro porque cuando troquei ela para testar tinha que facer o motor girar para que de sinal .
imagino que seja um modo de proteçao e segurança.

Sim, segurança em acidentes onde o carro morre e a bomba desliga para evitar incêndio.
Imagem

vinicius.santos
Member
Member
Nome Completo: Vinicius Barbosa Teixeira Machado dos Santos
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)

por vinicius.santos » 09 Jul 2021, 21:14

O meu 94 CD tinha uma gambiarra dessas com um rele auxiliar.. o "eletricista" fez uma gato dentro da caixa de fusíveis conectando a linha 15 (fio preto, quando gira o comutador) na linha que enviava energia para a bomba, através da ligação do pisca-alertas. Inclusive, quando ligava apenas o pisca, o carro se comportava como se a chave estivesse no primeiro estágio.

Desfiz todo esse rolo e hoje o sistema está como deveria ser, ou seja, acionando a bomba apenas quando há sinal de rotação.

vinicius.santos
Member
Member

por vinicius.santos » 10 Jul 2021, 15:44

Só pra ilustrar o que escrevi no post anterior, segue um esquema parecido que fizeram em outro vectra que acabei de comprar... agora tenho que investigar o motivo.. eletricista cortou a fiação na caixa de fusíveis e colocou um relé auxiliar usando a linha 15 (fio preto) pra ativar o relé e ligar a bomba. Imagem

Enviado de meu SM-G980F usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Jul 2021, 20:38

Infelizmente não saberei lhe dizer daqui o que pode ser, mas vou te dar uma dica, quando você usar um relê sem o alojamento dele procure usar isolante termo contrátil e soldar os fios nos terminais, use um soldador de 70 amperes para garantir o serviço. O termo contrátil se coloca antes no fio e é bom usar dois para relê, coloco eles no fio, faço uma solda bem feita no fio/terminal, espero esfriar, trago o termo contrátil para cima dele até no máximo, uso um isqueiro e faço ele fechar, depois desço o outro e fecho o segundo. Fica um serviço sem chance de dar erro e nunca falharão os contatos.
Imagem

vinicius.santos
Member
Member

por vinicius.santos » 10 Jul 2021, 21:48

Almeidão escreveu:Infelizmente não saberei lhe dizer daqui o que pode ser, mas vou te dar uma dica, quando você usar um relê sem o alojamento dele procure usar isolante termo contrátil e soldar os fios nos terminais, use um soldador de 70 amperes para garantir o serviço. O termo contrátil se coloca antes no fio e é bom usar dois para relê, coloco eles no fio, faço uma solda bem feita no fio/terminal, espero esfriar, trago o termo contrátil para cima dele até no máximo, uso um isqueiro e faço ele fechar, depois desço o outro e fecho o segundo. Fica um serviço sem chance de dar erro e nunca falharão os contatos.
Pois é.. na verdade, peguei o carro ontem e já estou descobrindo os pepinos.. agora é trabalhar pra desmontar essa bagunça. Um monte de fios cortados.. decepção e mto trabalho pela frente

Enviado de meu SM-G980F usando o Tapatalk

Ericksson
Member
Member
Nome Completo: Ericksson Basilio
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por Ericksson » 01 Set 2025, 13:15

Muito obrigado. Queria dizer que uma postagem sobre a bomba de combustível já me ajudou a resolver o problema do meu Vectra.

Espero poder contribuir com a galera do clube.

Valeu!!!!!

rodrigo286
Member
Member
Nome Completo: Rodrigo Ventura

por rodrigo286 » 24 Nov 2025, 18:17

Fiquei pensando agora ao ler isso, meu Vectra esta assim, ao virar a chave a bomba já começa a trabalhar e da para ouvir barulho na flauta, isso quer dizer que o meu deve ter essa ligação direta, mas abrindo a caixa de fusíveis e relés, não tem nada jampeado, alguém tem alguma dica de onde começar a procurar ?

Obrigado.
RODRIGO

Vectra CD 1994 - Automático
Fox Comfortline 2015/2016 - Manual

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 24 Nov 2025, 18:29

rodrigo286 escreveu:Fuente del Mensaje Fiquei pensando agora ao ler isso, meu Vectra esta assim, ao virar a chave a bomba já começa a trabalhar e da para ouvir barulho na flauta, isso quer dizer que o meu deve ter essa ligação direta, mas abrindo a caixa de fusíveis e relés, não tem nada jampeado, alguém tem alguma dica de onde começar a procurar ?

Obrigado.

Muito estranho e perigoso também, o Vectra B tem informações do sensor de rotação para começar a funcionar a bomba, sendo que slguns modelos injetam antes ao ligar a chave e outros como o meu 97 não. Mas a bomba começa a girar de verdade ao ligar o carro
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

por Ju_Bueno » 25 Nov 2025, 12:52

rodrigo286 escreveu:Fuente del Mensaje ...meu Vectra esta assim, ao virar a chave a bomba já começa a trabalhar e da para ouvir barulho na flauta, isso quer dizer que o meu deve ter essa ligação direta?

Não é somente a pressurização, que para em alguns segundos?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 25 Nov 2025, 14:05

rodrigo286 escreveu:Fuente del Mensaje Fiquei pensando agora ao ler isso, meu Vectra esta assim, ao virar a chave a bomba já começa a trabalhar e da para ouvir barulho na flauta, isso quer dizer que o meu deve ter essa ligação direta, mas abrindo a caixa de fusíveis e relés, não tem nada jampeado, alguém tem alguma dica de onde começar a procurar ?

oi o rele da bomba fica no cofre do motor , dentro da caixinha de reles logo acima do hidrovacuo .

o juliano esta certo , ao dar contsto a bomba liga uns segundos para presurizar a linea e desliga
o almeidão tambem ta certo depois de presurizar a linha a bomba so vai ligar de novo quando recibir sinal do sensor de rotação

esse seria o comportamento normal ou pelo menos o que eu conheço como normal

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Nov 2025, 14:49

chirola escreveu:Fuente del Mensaje

oi o rele da bomba fica no cofre do motor , dentro da caixinha de reles logo acima do hidrovacuo .

o juliano esta certo , ao dar contsto a bomba liga uns segundos para presurizar a linea e desliga
o almeidão tambem ta certo depois de presurizar a linha a bomba so vai ligar de novo quando recibir sinal do sensor de rotação

esse seria o comportamento normal ou pelo menos o que eu conheço como normal

Só com um pequeno detalhe, alguns modelos nem pressoriza, o meu é um deles, liga o carro e ai sim começa mandar gasolina.

Este é o relê da bomba e do lado o da injeção e não posso descartar que eles possam ser mudados de posição tamanha mudanças fazem os mexanicos.

https://www.youtube.com/shorts/VSRiHBXGcYk
Imagem

rodrigo286
Member
Member

por rodrigo286 » 25 Nov 2025, 16:29

Vocês fizeram eu achar mais gambiarras :52:

No meu modelo no compartimento do motor os relés são somente dos eletroventiladores e ar condicionado, então abri a caixa de fusíveis e relés internos e vejo isso:

Imagem

Eu sempre achei que era um espaço "sobrando", mas não...realmente tem terminais e deveria existir um relé ali...

:13:

Então soltei a caixinha e atrás dela estava assim, uma linda gambiarra aparece, os cabos do relé original parecem ainda estar intactos:

Imagem

Pensei que teria que fazer algum teste para certificar que essa gambiarra era na bomba de combustível, mas não precisei:

Imagem

E atrás dentro das entranhas vectrais, tinha mais relés:

Imagem

Soltando essa moldura principal eu consigo acesso a esses relés extras, certo ?

Será que na época a pessoa não achou o relé correto e fez essa gambiarra ou algo está danificado fazendo o relé padrão não funcionar ?

Vocês sabem por onde começar a testar, eu pensei em pegar minha caneta de testes e ligar nos terminais do compartimento de relé original e testar cada terminal com o carro desligado, comutador ligado, carro dando partida e carro ligado.

E se possível, sabem para que serve os outros relés ? Estou sem buzina por exemplo...

Obrigado.
RODRIGO

Imagem

rodrigo286
Member
Member

por rodrigo286 » 25 Nov 2025, 22:01

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
rodrigo286 escreveu:Fuente del Mensaje ...meu Vectra esta assim, ao virar a chave a bomba já começa a trabalhar e da para ouvir barulho na flauta, isso quer dizer que o meu deve ter essa ligação direta?

Não é somente a pressurização, que para em alguns segundos?

Boa noite amigo, com a ignição ligada a bomba faz um barulho mais forte como se estivesse funcionando e consigo ouvir líquido em movimento dentro da flauta, mas ao ligar o carro a bomba fica bem mais silenciosa como não estivesse funcionando mais, quer dizer, mais silenciosa que com o carro desligado com a ignição ativa.

Essa semana talvez eu só consiga voltar a mexer no carro na sexta-feira, pois estou sem tempo, mas não em aguentei e agora a noite fui fazer uns testes...

Coloquei a caneta de testes e obtive os seguintes resultados:

O primeiro pino que teoricamente seria um pino 30 / 86 (fonte), simplesmente não existe, foi arrancado, inclusive se alguém souber que tipo de pino tenho que comprar para colocar no lugar, eu agradeço.

O pino 87 (consumidor) com o carro desligado, ignição ligada ou motor funcionando aparece com referência de terra, seria esse relé o responsável por aterrar a bomba de combustível ?

O pino que seria o 86 / 30, mesma coisa, referência de terra em todos testes.

E o pino que seria 85, com a ignição ligada ou motor em funcionamento, ele tem uma tensão de 12v.

Imagem

Ainda vou testar para ver se os terminais são padrão ou invertidos (30, 86).

Penso que deve ser o relé 90244312 com terminais invertidos (30, 86).

O que acham?

Obrigado.

#EDITADO

Descobri que neste lugar na verdade vai um relé de aviso sonoro (90464777), que pode ser substituído por outro como o DNI Dni0410.

Então quer dizer...o relé da bomba é interno mesmo.
RODRIGO

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Nov 2025, 10:25

rodrigo286 escreveu:Fuente del Mensaje 90464777)

Este relê é um relê de 3 terminais que sinaliza o farol aceso. Esta luta eu tive no meu carro 22 anos atrás, aliás muitos eletricistas colocam reles auxiliares que tiver em mãos, são quadrados com 4 terminais é este mesmo. O Vectra usa todos os relês verdes como auxiliar invertido e o meu tinha um auxiliar normal e apesar que são diferentes eles funcionam se a instalação for feita de forma correta e lógico nos carros vem de fábrica corretas, porem a base vai sofrer e derreter porque os fios que acionam os relês são finos para economizar e ao colocar invertido ele será usado um fino e um grosso e ai derrete tudo. Pelo menos nçao pega fogo, não de imediato kakakka
Imagem

18 mensagens   •   Página 1 de 1