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Equipe - Clube do Vectra

Vectra Bsonda lambda - Vectra b

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leandro brigagao
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sonda lambda - Vectra b

por leandro brigagao » 22 Abr 2015, 22:36

pessoal gostaria de saber qual sonda lambda é a do vectra 2001 2.2 8v?

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Alcir Andreoni
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Re: sonda lambda

por Alcir Andreoni » 23 Abr 2015, 08:57

Pode comprar Bosch... :88:
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Isso deixa marcas profundas!

leandro brigagao
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Re: sonda lambda

por leandro brigagao » 23 Abr 2015, 10:34

quantos fios ? 1 ou 3? posso por uma sonda planar para melhor consumo?

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Alcir Andreoni
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Re: sonda lambda

por Alcir Andreoni » 23 Abr 2015, 11:16

leandro brigagao escreveu:quantos fios ? 1 ou 3? posso por uma sonda planar para melhor consumo?

Aí você fez um perguntaço! :38:

Eu acho que a sonda do Vectra é de 1 fio...

http://www.cate-mte.com.br/produto/deta ... rid-page=2

Quanto à sonda Planar nunca vi relatos de melhora no consumo! :52:
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ricardo.baptista
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Re: sonda lambda

por ricardo.baptista » 27 Abr 2015, 07:31

1 fio.
Att.

Ricardo Baptista
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José Leal
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Re: sonda lambda

por José Leal » 27 Abr 2015, 16:15

Provavelmente por ser 8V, a sonda é de 1 fio. Se fosse 16V, a sonda era de 3 fios.

Mas nada impede de vc instalar a sonda de 3 fios. Aliás, seria muito benéfico para seu carro. A instalação dos outros dois fios é bem simples: 1 para aterramento e outro ligado em um relé temporizador (pode ser igual ao do desembaçador traseiro), que fica ligado por uns 15 min., que é ativado ao girar a chave para a posição II. Deste modo, vc ativa a resistência interna da sonda, fazendo com que ela comece a fazer leitura bem mais cedo.
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Thiago Menezes
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Re: sonda lambda

por Thiago Menezes » 04 Mai 2015, 15:02

José Leal escreveu:Provavelmente por ser 8V, a sonda é de 1 fio. Se fosse 16V, a sonda era de 3 fios.

Mas nada impede de vc instalar a sonda de 3 fios. Aliás, seria muito benéfico para seu carro. A instalação dos outros dois fios é bem simples: 1 para aterramento e outro ligado em um relé temporizador (pode ser igual ao do desembaçador traseiro), que fica ligado por uns 15 min., que é ativado ao girar a chave para a posição II. Deste modo, vc ativa a resistência interna da sonda, fazendo com que ela comece a fazer leitura bem mais cedo.


Do Vectra B não sei dizer José Leal, mas no meu 2.4 16v são 4 fios :88:
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José Leal
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Re: sonda lambda

por José Leal » 04 Mai 2015, 16:45

O meu CD era de 3 fios.
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Almeidão
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sonda lambda - Vectra b

por Almeidão » 22 Set 2025, 10:06

Boa esta, gostei da ideia e preciso de algumas respostas por favor caso alguem saiba penso em uma de 4 fios.
1 - Qual tipo se sonda usa no Vectra 97 sendo marca Bosch?
2 - Todas elas ligam e desligam deixando o funcionamento normal do aquecimento pelo motor?
3 - Que diferença tem uma de 3 para 4 fios?
4 - Quase que espondendo a pergunta numero 3. A que tem 4 fios é porque usa um negativo por um fio e não ela própria?
5 - Qual seria a melhor opção, a de 3 ou 4 fios?
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chirola
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sonda lambda - Vectra b

por chirola » 23 Set 2025, 13:29

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Boa esta, gostei da ideia e preciso de algumas respostas por favor caso alguem saiba penso em uma de 4 fios.
1 - Qual tipo se sonda usa no Vectra 97 sendo marca Bosch?
2 - Todas elas ligam e desligam deixando o funcionamento normal do aquecimento pelo motor?
3 - Que diferença tem uma de 3 para 4 fios?
4 - Quase que espondendo a pergunta numero 3. A que tem 4 fios é porque usa um negativo por um fio e não ela própria?
5 - Qual seria a melhor opção, a de 3 ou 4 fios?

oi meuamigo .
1- o meu vectra 97 16v usa uma de 3 fios original de fabrica
2- imagino que vc pergunta se o aquecimento desliga ao atingir temperatura de trabaho e eu acho que não , nunca estudei o funcionamento do aquecimento da sonda .
3-a diferença e so o fio terra da sonda
4- imagino que um aterramnto direto na sonda por fio e não pela carcaça da sonda pode ser para garantizar um aterramento bom sem risco de que corroção ou ferrugem de mal contato , teria que ver como faz a leitura a sonda de 4 fios para confirmar que é so um aterramento ou se vai ligado no modulo por algum motivo
o que achei é que no modelo de 3 fios o aquecimento da sonda e ligado junto com o rele da bomba de gasolina , então o aquecimento não desliga fica direto
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Almeidão
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sonda lambda - Vectra b

por Almeidão » 23 Set 2025, 14:14

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Boa esta, gostei da ideia e preciso de algumas respostas por favor caso alguem saiba penso em uma de 4 fios.
1 - Qual tipo se sonda usa no Vectra 97 sendo marca Bosch?
2 - Todas elas ligam e desligam deixando o funcionamento normal do aquecimento pelo motor?
3 - Que diferença tem uma de 3 para 4 fios?
4 - Quase que espondendo a pergunta numero 3. A que tem 4 fios é porque usa um negativo por um fio e não ela própria?
5 - Qual seria a melhor opção, a de 3 ou 4 fios?

oi meuamigo .
1- o meu vectra 97 16v usa uma de 3 fios original de fabrica
2- imagino que vc pergunta se o aquecimento desliga ao atingir temperatura de trabaho e eu acho que não , nunca estudei o funcionamento do aquecimento da sonda .
3-a diferença e so o fio terra da sonda
4- imagino que um aterramnto direto na sonda por fio e não pela carcaça da sonda pode ser para garantizar um aterramento bom sem risco de que corroção ou ferrugem de mal contato , teria que ver como faz a leitura a sonda de 4 fios para confirmar que é so um aterramento ou se vai ligado no modulo por algum motivo
o que achei é que no modelo de 3 fios o aquecimento da sonda e ligado junto com o rele da bomba de gasolina , então o aquecimento não desliga fica direto
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Chirola, muito obrigado e eu acabei achando umas informações importante sobre esta sonda e não é tao simples assim colocar ela no carro. Veja o ue eu achei
1 - um fio é o sinal que ja tenho para a central
2 - sonda de 3 fios, ela mesmo faz o aterramento um outro fio é positivo assim que a bomba liga e o outro recebe sinal pulsante negativo da central
3 - A diferença de 4 fios é que um dos fios é o negativo não usando ela como terra o restante fica igual a de 3 fios.

O pessoal faz a ligação bem simples, liga o negativo dela junto com um dos fios brancos e aterra os dois juntos o outro é o sinal da sonda e sobra o 4º fio para ligar na saida 87 do relê da bomba. MAS, NÃO SERIA CONFIÁVEL, porque o fio que foi aterrado recebe sinal negativo
pulsante da central, ao aterrar este fio além de diminuir a vida útil da sonda, haverá momentos que ela pode ultrapassar a temperatura e ter a leitura pobre exigindo da central mais combustível.

Solução seria arrumar um pulsador para mandar este sinal negativo, até um relê de seta piscando rápido daria, MAS VEM AQUELA PERGUNTA. Quanto tempo vai durar este relê? Talvez pegando um fio do pulsador do bico daria certo, mas isto é talvez.

Resumo geral, sem este pulso negativo para acionar esta sonda não tem como eu confiar e colocar no carro e muito menos no canal. Vou ver se acho algo eletronico que possa pulsar com saida negativa para esta adaptação, vou pesquisar mais e ver até onde eu psso chegar.

Sim Chirola, elas não trabalham com a temperatura da descarga, usam sempre a resistencia como temperatura.
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chirola
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sonda lambda - Vectra b

por chirola » 23 Set 2025, 15:05

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje elas não trabalham com a temperatura da descarga, usam sempre a resistencia como temperatura.

procure alguma informação so que em este pc so acha em espanhol pela configuração kakakakak
quando troquei a sonda do meu caroo não tinha original com o plug então comprei a sonda e ela tem um conetor para enmendar os fios que vinha junto com a sonda na caixa , lembro que tem um fio preto e dois brancos , na epoca perguntei se tinha importacia a ordem que ligava os fios brancos e o da autoeletrica falo que não que os dois brancos e so do aquecimento .
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tem que procar mais ,
na de 4 fios sim o fio negativo pode ser mais complicado . mais a de 3 fios acho que não e muito complicado ligar , aqui ajuda um pouco no inverno frio para o carro estavilizar a lenta mais rapido pq olha e ruim esquentar o carro quando da aqueles dias de menos de 8 graus kakakakka

Almeidão
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sonda lambda - Vectra b

por Almeidão » 23 Set 2025, 17:28

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje elas não trabalham com a temperatura da descarga, usam sempre a resistencia como temperatura.

procure alguma informação so que em este pc so acha em espanhol pela configuração kakakakak
quando troquei a sonda do meu caroo não tinha original com o plug então comprei a sonda e ela tem um conetor para enmendar os fios que vinha junto com a sonda na caixa , lembro que tem um fio preto e dois brancos , na epoca perguntei se tinha importacia a ordem que ligava os fios brancos e o da autoeletrica falo que não que os dois brancos e so do aquecimento .
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tem que procar mais ,
na de 4 fios sim o fio negativo pode ser mais complicado . mais a de 3 fios acho que não e muito complicado ligar , aqui ajuda um pouco no inverno frio para o carro estavilizar a lenta mais rapido pq olha e ruim esquentar o carro quando da aqueles dias de menos de 8 graus kakakakka


Sem duvida nenhuma que ajuda muito mesmo em locais quente, eu ando 5 minutos pela manhã e a tarde para chegar em temperatura de trabalho, parece pouco, sim seria nada se eu andasse só final de semana, mas sendo todos os dias no minimo meu carro anda 5 horas 100% frio consumindo além do normal dele.

Sim Chirola, o mecanico está certo dois fios branco não importa, um é positivo depois do relê da bomba e o outro é negativo pulsante vindo da central, o preto leva o sinal da sonda para central e o cinza é negativo. Se a sonda for 3 fios, esqueça o cinza e ela fará o terra igual uma de um fio e o resto é igual.
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