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Carros dos Membros (Vectra)LSK Garage by Lucas Silva
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LuskaSRS
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LSK Garage by Lucas Silva

por LuskaSRS » 24 Set 2025, 13:28

Boa tarde a todos!

Há um pouco mais de 1 ano atrás iniciei minhas buscas por um Vectra, um sonho que vinha desde de criança. Logo neste começo, reencontrei depois de muito tempo, um amigo de infância meu, que havia acabado de comprar um Vectra exatamente da forma como eu imaginava o meu: modelo GLS 2002 Preto Lizst com motor 2.2 8V e câmbio F23. Um exemplar com pouco mais de 100 mil km rodados, que pertenceu à Polícia Federal, um dos únicos ou se não o único da frota. Extremamente íntegro, com ótima mecânica, interior sem detalhes e com marcas do uso policial. Foi o pontapé inicial para eu me envolver mais com o carro e me interessar por ele. Vamos à saga!

O primeiro pretendente foi um modelo Expression 2002 Cinza Nobre, com motor 2.2 8V e câmbio F23, porém, estava em busca de um carro íntegro e original, o que não era o caso. Os bancos haviam sido trocados por tecidos de couro sintético, além de o painel ter sido alterado para o encaixe de uma tela multimídia (desconsiderando os milhares de problemas elétricos que o carro tinha).

No mesmo dia, dei uma olhada já no segundo pretendente, um modelo GL 2000 Azul Darsena, também com motor 2.2 8V, porém com câmbio F18. Apesar de ser um exemplar bem íntegro, ainda não era o que eu queria. Por se tratar da versão GL, obviamente era um carro básico, sem conta-giros, apenas com o relógio digital no painel, sem retrovisores elétricos, forração das portas simples, e também com a mesma alteração no painel, para o encaixe de uma central multimídia.

O em maio de 2024, o terceiro pretendente surgiu, um modelo CD 1999 Branco Mahler, motor 2.0 16V e câmbio F18. Logo de cara já não me pareceu um carro promissor, estava com as molas cortadas, o que deixou ele um pouco mais baixo e diversos detalhes na lataria. O interior inteiro em couro, com os bancos já bem detonados e rachados pelo uso. Na companhia de um amigo mecânico, percebemos um certo barulho estranho vindo do cofre, algo batendo. Foi apenas mais um motivo para desistir deste e pular para o próximo.

Um tempo depois, chegou a vez do quarto pretendente: um modelo GLS 1998 Azul Enseada, motor 2.2 8V, câmbio F18. Por mais que estivesse muito conservado por fora, tinha sido recém pintado, o interior já estava bem complicado de se defender. Bancos rasgados com as famosas capas para disfarçar, painel ressecado e rachado devido ao sol, e havia um sério problema no câmbio, onde era extremamente difícil de engatar as marchas. Também não me agradou.

O quinto pretendente: um modelo GLS 2000 Prata Escuna, motor 2.2 8V e câmbio F23. Apesar de ser um carro íntegro, mais uma vez, rebaixado com as molas cortadas. Apesar de ter a mecânica que eu buscava de preferência, era um carro já bastante mexido, com sistema de som instalado com usina, rodas R17 com pneus de perfil baixo, bem distante do que eu procurava.

O sexto pretendente apareceu poucos dias depois, outro modelo Expression 2002, desta vez também na cor Prata Escuna, motor 2.2 8V e câmbio F23. Mas, nem sempre aquilo que vemos nas fotos é o que realmente parece. O carro estava bem diferente, com outras rodas (R15 do Astra GSi pintadas de preto), bancos rasgados, o tampão do porta-malas infelizmente cortado para instalação de som e mais outros diversos detalhes.

O sétimo e último pretendente: um modelo GLS 2000 Cinza Pontal, motor 2.2 8V e câmbio F18. Um carro muito íntegro, com uma interna impecável, porém, com freios a tambor na traseira, sem faróis de milha e rodas R15 da Scorro. Pertencia a um mecânico, o que já me deu certa confiança para comprar. Depois de alguns dias de negociação, finalmente fechamos negócio e o carro passou a ser meu.

Enfim comprado, só me faltava me restava aproveitar o carro e me divertir. Quem diria, o meu primeiro carro ser um Vectra? Porém, foi uma diversão que durou cerca de 20 dias. Na minha primeira viagem com o carro (uma cidade a cerca de 40 km de distância), uma das bielas infelizmente quebrou e destruiu o motor completamente por dentro. Como havia comprado o carro à vista, não tinha dinheiro para consertar, o que me obrigou a deixar o carro por diversos meses parado.

5 meses depois, após muita dor de cabeça tentando encontrar peças novas (minha falta de conhecimento na área colaborou um pouco para esta demora), finalmente consegui consertar ele e colocar o bichão para andar novamente! Desde então, venho realizando mais algumas manutenções que já precisavam ter sido feitas antes (já que o carro aparentemente só era usado, quase nada foi revisado ou teve manutenção feita corretamente).

Minha ideia agora é deixá-lo no padrão original de fábrica, com algumas alterações do meu gosto, claro, coisa que pouco a pouco estarei fazendo e irei mostrando aqui.

Agradeço a todos que leram até aqui, espero poder compartilhar mais histórias deste carro que ultimamente vem me dando muita alegria!

Fiquem com algumas fotos dele!

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Lucas Silva (Luska)
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por chirola » 24 Set 2025, 18:57

LuskaSRS escreveu:Fuente del Mensaje 5 meses depois, após muita dor de cabeça tentando encontrar peças novas (minha falta de conhecimento na área colaborou um pouco para esta demora), finalmente consegui consertar ele e colocar o bichão para andar novamente! Desde então, venho realizando mais algumas manutenções que já precisavam ter sido feitas antes (já que o carro aparentemente só era usado, quase nada foi revisado ou teve manutenção feita corretamente).

o carro e bonito mesmo , o do motor quebrar foi azar mesmo , meu carro tambem quebro viela mais não foi uma foi duas logo kakakakakak
e ja vi astra tambem entortar viela , eu pessoalmente acho mais facil trocar um motor do que ter que arrumar lataria e pintura e que fique bom .
no meu carro troquei logo o motor so fico os coletor e cabeçote do original , e olha que o carro estava com a manutenção em dia , realmente levei azar tambem , na epoca do covid o carro ficou muito tempo parado mesmo e tomei kakakaakka.
legal que vc arrumo e esta curtindo .
a os poucos vai arrumando as coisas que vc gosta , por exemplo farol de milha não e dificil de instalar , ou ate freio a disco na traseira e bem facil de adaptar mais vou faar para vc que o mais caro do vectra hoje em dia não é ummotor e sim acabamentos externos e internos que não ta facil de achar e pelo que vi nas fotos o carro esta bem cuidado parabens tomara vc curta muito o carro e goste dele , o vectra e top e tem uma puta conforto para um carro de essa epoca ate na verção basica ja era um baita carro .

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por Ju_Bueno » 25 Set 2025, 10:46

Uma postagem digna dos tempos de outrora neste fórum!!!! Há tempos não via uma assim... eu curto demais esses relatos com textões (vide meus tópicos)!

Com paciência vamos acertando as coisas - desde a compra até à manutenção. Seu relato exemplifica a dificuldade que é encontrar um Vectra decente para adquirir. Os bons sobreviventes são poucos e quando estão à venda, já é com preço da raridade e paixão. Para muitos fica inviável e torna-se uma compra não racional.

Conte com a gente para o que estiver ao nosso alcance e vai mostrando as atualizações!
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por Almeidão » 25 Set 2025, 13:55

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
LuskaSRS escreveu:Fuente del Mensaje 5 meses depois, após muita dor de cabeça tentando encontrar peças novas (minha falta de conhecimento na área colaborou um pouco para esta demora), finalmente consegui consertar ele e colocar o bichão para andar novamente! Desde então, venho realizando mais algumas manutenções que já precisavam ter sido feitas antes (já que o carro aparentemente só era usado, quase nada foi revisado ou teve manutenção feita corretamente).

o carro e bonito mesmo , o do motor quebrar foi azar mesmo , meu carro tambem quebro viela mais não foi uma foi duas logo kakakakakak
e ja vi astra tambem entortar viela , eu pessoalmente acho mais facil trocar um motor do que ter que arrumar lataria e pintura e que fique bom .
no meu carro troquei logo o motor so fico os coletor e cabeçote do original , e olha que o carro estava com a manutenção em dia , realmente levei azar tambem , na epoca do covid o carro ficou muito tempo parado mesmo e tomei kakakaakka.
legal que vc arrumo e esta curtindo .
a os poucos vai arrumando as coisas que vc gosta , por exemplo farol de milha não e dificil de instalar , ou ate freio a disco na traseira e bem facil de adaptar mais vou faar para vc que o mais caro do vectra hoje em dia não é ummotor e sim acabamentos externos e internos que não ta facil de achar e pelo que vi nas fotos o carro esta bem cuidado parabens tomara vc curta muito o carro e goste dele , o vectra e top e tem uma puta conforto para um carro de essa epoca ate na verção basica ja era um baita carro .


Esses azares pode aparecer e apesar de não ser nada bom, mas no fim tiramos de letra, agora veja este caso recente de um que mora 80Km da minha cidade, Vectra 2.2 8V 99 quebrou o comando, levou pro mecanico e não conforme com o que viu pediu pra fazer o motor e colocou, virabrequim novo, pistões e aneis e um cabeçote. Montou o motor e o carro aquecia demais, niguem dava jeito e tinha um funcionamento com ruidos estranhos. Ele não satisfeito comprou um radiador tubo expanido achando que iria melhorar e lógico piorou. Ele entrou em contato com um mecanico na capital Vitória,ES e da ciade dele até lá algo de 100 km cologou em um guincho e assim o carro foi e o mecanico tirou o cabeçote fora e de imediato viu os pistões virado (eu tenho estas fotos) crente que tinha achado o problema desmontou tudo, levou pra retifica, colocou outros pistões e mandou o video com carro funcionando e comentou que não tinha encontrado o problema da alta temperatura (tenho isto em video também) No mínimo ele deveria ver que o radiador estava errado por ser um mecanico de nome e disse que mandaria o carro de volta desistindo de tentar resolver e pelo menos nem cobrou a mão de obra. Neste momento o proprietário me achou e queria enviar o carro pra mim e eu disse que não tinha tempo de ver, mas ajudaria ela por WhatsApp e foi a primeira coisa que perguntei se o radiador era brasado e ele contou a história que não, mas estava aquecendo mesmo quando era. Eu perguntei se estava com a termostática e ele disse que sim, mas tinha tirado e tinha ficado igual e ele voltou com ela. Matei a charada ai mesmo, inverteram as duas mangueiras, a do ar quente com o retorno da termostática, pedi a foto e não deu outra, estavam invertidas.
No sábado passado dia 20 ele colocou um radiador novo Visconde RV12570, acertou as duas mangueiras e o carro ficou perfeito.

Esta suinagem de inverter os pistões só acontece invertendo as bielas também, sinceramente não sei nem como ele funcionou sem estragar mais peças, mas é algo raro de um mecanico errar e foi feito aqui na minha cidade em uma retífica. Porem estas duas mangueiras ali atras ninguem acerta por saber, se deu certo pra um foi pura sorte na montagem em escolher sem conhecimento uma certa no local certo e a outra não dará errado porque a maioria não sabe que esta peça tem dois tubos juntos, porem em caminhos diferentes. Fiz outro video explicando melhor esta peça e logo postarei pra ver se o pessoal para de errar.

Talvez este relato ajuda o ânimo do LuskaSRS a não ficar tão triste com o acontecimento no carro dele, porque o prejuizo do cara foi mais de 20 mil, tudo porque quebrou o comando de válvula. Com certeza quem gasta isto fica com um carro invendível

A resposta se ele vai receber algo da retífica pelo erro. NÃO.
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LSK Garage by Lucas Silva

por LuskaSRS » 26 Set 2025, 15:33

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
LuskaSRS escreveu:Fuente del Mensaje 5 meses depois, após muita dor de cabeça tentando encontrar peças novas (minha falta de conhecimento na área colaborou um pouco para esta demora), finalmente consegui consertar ele e colocar o bichão para andar novamente! Desde então, venho realizando mais algumas manutenções que já precisavam ter sido feitas antes (já que o carro aparentemente só era usado, quase nada foi revisado ou teve manutenção feita corretamente).

o carro e bonito mesmo , o do motor quebrar foi azar mesmo , meu carro tambem quebro viela mais não foi uma foi duas logo kakakakakak
e ja vi astra tambem entortar viela , eu pessoalmente acho mais facil trocar um motor do que ter que arrumar lataria e pintura e que fique bom .
no meu carro troquei logo o motor so fico os coletor e cabeçote do original , e olha que o carro estava com a manutenção em dia , realmente levei azar tambem , na epoca do covid o carro ficou muito tempo parado mesmo e tomei kakakaakka.
legal que vc arrumo e esta curtindo .
a os poucos vai arrumando as coisas que vc gosta , por exemplo farol de milha não e dificil de instalar , ou ate freio a disco na traseira e bem facil de adaptar mais vou faar para vc que o mais caro do vectra hoje em dia não é ummotor e sim acabamentos externos e internos que não ta facil de achar e pelo que vi nas fotos o carro esta bem cuidado parabens tomara vc curta muito o carro e goste dele , o vectra e top e tem uma puta conforto para um carro de essa epoca ate na verção basica ja era um baita carro .

Muito obrigado, meu amigo! Acho que a questão que mais me decepcionou foi o fato deste carro ter passado pela mão de um mecânico e vir a dar este problema justo comigo... mas, as coisas infelizmente acontecem! Hahahahahaha!

No meu caso, o estrago foi tão grande, que acabou entortando os mancais, fazendo um buraco gigante no bloco, o virabrequim ficou travado com os pedaços da biela que ficaram presos, então minha opção foi comprar outro motor de outro Vectra e substituir. Consegui encontrar um 2.2 8V quase 100% STD, o que me permitiu retificar ele inteiro sem dor de cabeça. Mas agora o carro está tomando forma aos poucos, foi um prejuízo bem grande, mas valeu a pena cada centavo gasto, pois é um carro que me surpreende a cada dia.

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Uma postagem digna dos tempos de outrora neste fórum!!!! Há tempos não via uma assim... eu curto demais esses relatos com textões (vide meus tópicos)!

Com paciência vamos acertando as coisas - desde a compra até à manutenção. Seu relato exemplifica a dificuldade que é encontrar um Vectra decente para adquirir. Os bons sobreviventes são poucos e quando estão à venda, já é com preço da raridade e paixão. Para muitos fica inviável e torna-se uma compra não racional.

Conte com a gente para o que estiver ao nosso alcance e vai mostrando as atualizações!

É uma história bem longa mas que vale a pena ser contada, meu amigo!

E como é difícil encontrar um Vectra íntegro! Moro no interior, na divisa entre os estados de MG/SP, e é extremamente difícil encontrar um. Os modelos B1 são bem comuns, mas extremamente surrados e que levariam muito tempo e dinheiro para serem recuperados. O que costumamos fazer por aqui é buscar carros distantes, já que se tornam mais fáceis de encontrar em bom estado.

Com certeza irei tirar diversas dúvidas aqui ainda, pode ter certeza disso. E irei postando as atualizações que eu for fazendo nele aos poucos. Ontem mesmo chegaram as rodas originais R14 que comprei pra ele, espero conseguir comprar os pneus e instalar elas ainda este ano!

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
LuskaSRS escreveu:Fuente del Mensaje 5 meses depois, após muita dor de cabeça tentando encontrar peças novas (minha falta de conhecimento na área colaborou um pouco para esta demora), finalmente consegui consertar ele e colocar o bichão para andar novamente! Desde então, venho realizando mais algumas manutenções que já precisavam ter sido feitas antes (já que o carro aparentemente só era usado, quase nada foi revisado ou teve manutenção feita corretamente).

o carro e bonito mesmo , o do motor quebrar foi azar mesmo , meu carro tambem quebro viela mais não foi uma foi duas logo kakakakakak
e ja vi astra tambem entortar viela , eu pessoalmente acho mais facil trocar um motor do que ter que arrumar lataria e pintura e que fique bom .
no meu carro troquei logo o motor so fico os coletor e cabeçote do original , e olha que o carro estava com a manutenção em dia , realmente levei azar tambem , na epoca do covid o carro ficou muito tempo parado mesmo e tomei kakakaakka.
legal que vc arrumo e esta curtindo .
a os poucos vai arrumando as coisas que vc gosta , por exemplo farol de milha não e dificil de instalar , ou ate freio a disco na traseira e bem facil de adaptar mais vou faar para vc que o mais caro do vectra hoje em dia não é ummotor e sim acabamentos externos e internos que não ta facil de achar e pelo que vi nas fotos o carro esta bem cuidado parabens tomara vc curta muito o carro e goste dele , o vectra e top e tem uma puta conforto para um carro de essa epoca ate na verção basica ja era um baita carro .


Esses azares pode aparecer e apesar de não ser nada bom, mas no fim tiramos de letra, agora veja este caso recente de um que mora 80Km da minha cidade, Vectra 2.2 8V 99 quebrou o comando, levou pro mecanico e não conforme com o que viu pediu pra fazer o motor e colocou, virabrequim novo, pistões e aneis e um cabeçote. Montou o motor e o carro aquecia demais, niguem dava jeito e tinha um funcionamento com ruidos estranhos. Ele não satisfeito comprou um radiador tubo expanido achando que iria melhorar e lógico piorou. Ele entrou em contato com um mecanico na capital Vitória,ES e da ciade dele até lá algo de 100 km cologou em um guincho e assim o carro foi e o mecanico tirou o cabeçote fora e de imediato viu os pistões virado (eu tenho estas fotos) crente que tinha achado o problema desmontou tudo, levou pra retifica, colocou outros pistões e mandou o video com carro funcionando e comentou que não tinha encontrado o problema da alta temperatura (tenho isto em video também) No mínimo ele deveria ver que o radiador estava errado por ser um mecanico de nome e disse que mandaria o carro de volta desistindo de tentar resolver e pelo menos nem cobrou a mão de obra. Neste momento o proprietário me achou e queria enviar o carro pra mim e eu disse que não tinha tempo de ver, mas ajudaria ela por WhatsApp e foi a primeira coisa que perguntei se o radiador era brasado e ele contou a história que não, mas estava aquecendo mesmo quando era. Eu perguntei se estava com a termostática e ele disse que sim, mas tinha tirado e tinha ficado igual e ele voltou com ela. Matei a charada ai mesmo, inverteram as duas mangueiras, a do ar quente com o retorno da termostática, pedi a foto e não deu outra, estavam invertidas.
No sábado passado dia 20 ele colocou um radiador novo Visconde RV12570, acertou as duas mangueiras e o carro ficou perfeito.

Esta suinagem de inverter os pistões só acontece invertendo as bielas também, sinceramente não sei nem como ele funcionou sem estragar mais peças, mas é algo raro de um mecanico errar e foi feito aqui na minha cidade em uma retífica. Porem estas duas mangueiras ali atras ninguem acerta por saber, se deu certo pra um foi pura sorte na montagem em escolher sem conhecimento uma certa no local certo e a outra não dará errado porque a maioria não sabe que esta peça tem dois tubos juntos, porem em caminhos diferentes. Fiz outro video explicando melhor esta peça e logo postarei pra ver se o pessoal para de errar.

Talvez este relato ajuda o ânimo do LuskaSRS a não ficar tão triste com o acontecimento no carro dele, porque o prejuizo do cara foi mais de 20 mil, tudo porque quebrou o comando de válvula. Com certeza quem gasta isto fica com um carro invendível

A resposta se ele vai receber algo da retífica pelo erro. NÃO.


Com muito custo consegui achar outro motor para colocar nele. Depois de comprado já, percebi que o bloco tinha um início de trincado na parte inferior, então tive que desembolsar mais uma boa grana para fazer um serviço de qualidade nele e ter confiança nele. Mas agora, em questões de mecânica, está impecável, já fiz algumas viagens com ele, não decepciona na estrada!
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por LuskaSRS » 29 Set 2025, 08:38

Aqui estão as novas rodas que futuramente serão instaladas no meu Vectra! Ainda não estavam nos planos, mas percebi que esta roda é um pouco difícil de se encontrar no mercado, e considerando o estado de conservação, não pude deixar passar a oportunidade!

Agora é juntar mais uma graninha pra poder pegar um jogo de pneus. Inclusive, gostaria se saber opiniões sobre qual marca comprar, qual tem compensado mais, etc. Estava pensando em Goodyear, na medida original do carro, 185/70 R14.

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por Almeidão » 29 Set 2025, 13:09

LuskaSRS escreveu:Fuente del Mensaje Aqui estão as novas rodas que futuramente serão instaladas no meu Vectra! Ainda não estavam nos planos, mas percebi que esta roda é um pouco difícil de se encontrar no mercado, e considerando o estado de conservação, não pude deixar passar a oportunidade!

Agora é juntar mais uma graninha pra poder pegar um jogo de pneus. Inclusive, gostaria se saber opiniões sobre qual marca comprar, qual tem compensado mais, etc. Estava pensando em Goodyear, na medida original do carro, 185/70 R14.

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O pneu 14 é bem complicado de achar e piora mais quando usa algo diferente como o meu que é 185x65x14 - Eu quando acho uso o BF Goodrich, muito bom e quando deixo pra ultima hora e pra não ficar a pé uso o Firestone. Aqui onde moro tem muito tempo que não aparece Goodyear e os ultimos que usei eram inferiores a estes que comentei em desgaste, mas eram mais macíos. O BF Goodrich é fabricado pela Michelin
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por LuskaSRS » 29 Set 2025, 20:47

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
LuskaSRS escreveu:Fuente del Mensaje Aqui estão as novas rodas que futuramente serão instaladas no meu Vectra! Ainda não estavam nos planos, mas percebi que esta roda é um pouco difícil de se encontrar no mercado, e considerando o estado de conservação, não pude deixar passar a oportunidade!

Agora é juntar mais uma graninha pra poder pegar um jogo de pneus. Inclusive, gostaria se saber opiniões sobre qual marca comprar, qual tem compensado mais, etc. Estava pensando em Goodyear, na medida original do carro, 185/70 R14.

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O pneu 14 é bem complicado de achar e piora mais quando usa algo diferente como o meu que é 185x65x14 - Eu quando acho uso o BF Goodrich, muito bom e quando deixo pra ultima hora e pra não ficar a pé uso o Firestone. Aqui onde moro tem muito tempo que não aparece Goodyear e os ultimos que usei eram inferiores a estes que comentei em desgaste, mas eram mais macíos. O BF Goodrich é fabricado pela Michelin


Por aqui nunca encontrei pneus assim da BF Goodrich, é novidade pra mim. Procurei por modelos da Michelin, porém parece que não fabricam mais R14, somente aros maiores. Por aqui tem lojas revendedoras da Goodyear, Pirelli, Bridgestone e Firestone, então provavelmente vou acabar pegando uma dessas. Acredito que todas tenham um bom padrão de qualidade, divergindo apenas no valor. Na internet encontrei até pneus MOMO, que é uma marca bem conhecida, mas nunca vi por aqui, então não sei se são se qualidade ou não.

O que tem a dizer sobre os pneus Firestone?
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por Ju_Bueno » 30 Set 2025, 08:25

Maravilha!! Isso vai mudar totalmente o visual do carro. Como diz o AG Badolato: "O carro cresce com as rodas originais!"

Há rodas genéricas que, na minha opinião, matam o carro. Eu sou apreciador de originalidade, mas não que eu não goste de nenhuma modificação...
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por Almeidão » 30 Set 2025, 10:43

Eu sou oposto, sou favorável a mudar, fazer ele ficar diferente, ficar mais apresentável, rodas mais largas, mas nada que mude a segurança e por isto jamais rebaixaria o meu ou qualquer um outro que venha a ser meu e sair criando costelas no meio do asfalto atrapalhando o transito.
Oposto, mas não totalmente kakakakka
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por chirola » 30 Set 2025, 13:35

LuskaSRS escreveu:Fuente del Mensaje Aqui estão as novas rodas que futuramente serão instaladas no meu Vectra!

roda bonita vai ficar bem legal no cao.
no meu vectra eu coloquei ano passado pneus firestone firehawk , estou satisfeito com a qualidade grip e pra falar verdade o desgaste foi quase nada , o jogo de pneus anterior foi bridgestone e tambem foi bom rodo no carro ate a marca de desgaste e sem mentira rodo uns 4 anos e mais de 60 mil kilometros de boa .
Ju_Bueno escreveu:
Fuente del Mensaje Maravilha!! Isso vai mudar totalmente o visual do carro. Como diz o AG Badolato: "O carro cresce com as rodas originais!"

verdade , tem rodas que mata o carro , roda preta eu acho que mata o carro mais e gosto ,
tem roda que na epoca era vista como feia e agora é super procurada como as catavento do vectra A , eu acho bonita essa roda bonita kakakakak

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu sou oposto, sou favorável a mudar

adaptar coisas funcionais acho legal se for bem feito e de bom gosto , a maioria das modificação que vc faz no carro são feitas para melhorar alguma coisa nele e não de gosto duvidoso kakakakak

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por LuskaSRS » 30 Set 2025, 15:38

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Maravilha!! Isso vai mudar totalmente o visual do carro. Como diz o AG Badolato: "O carro cresce com as rodas originais!"

Há rodas genéricas que, na minha opinião, matam o carro. Eu sou apreciador de originalidade, mas não que eu não goste de nenhuma modificação...

Na minha humilde opinião, essas rodas que estão nele agora, estão matando ele, sem dúvidas. Apesar de eu já não ser muito fã deste design, elas já estão bem arranhadas, faltando pedaços e não estão me agradando nem um pouco (foram instaladas por um proprietário anterior). Sou muito mais adepto da originalidade também (Badola com certeza influenciou muito nesse gosto, pode ter certaza), porém quero fazer algumas pequenas modificações nele que são coisas do meu gosto pessoal. Resumindo, vai ser um original com um toque de modernidade hahahaha!

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu sou oposto, sou favorável a mudar, fazer ele ficar diferente, ficar mais apresentável, rodas mais largas, mas nada que mude a segurança e por isto jamais rebaixaria o meu ou qualquer um outro que venha a ser meu e sair criando costelas no meio do asfalto atrapalhando o transito.
Oposto, mas não totalmente kakakakka

Não que eu seja muito mais velho hoje em dia, mas quando eu tinha meus 17/18 anos, o meu sonho era ter um Vectra rebaixado, com rodas R17, pneu perfil baixo, mas a gente amadurece e percebe o quão bom é um carro original. Mas, eu também acho que todo carro deve ter um toque do dono, que fique do gosto e agrado dele, com toda certeza!

chirola escreveu:Fuente del Mensaje roda bonita vai ficar bem legal no cao.
no meu vectra eu coloquei ano passado pneus firestone firehawk , estou satisfeito com a qualidade grip e pra falar verdade o desgaste foi quase nada , o jogo de pneus anterior foi bridgestone e tambem foi bom rodo no carro ate a marca de desgaste e sem mentira rodo uns 4 anos e mais de 60 mil kilometros de boa .

Estou seriamente pensando em colocar FIrestone mesmo, viu? Sempre ouvi falar bem desta marca, e considerando valores, é a que está saindo mais em conta. Sabe me dizer a medida deles? No meu estou pensando em colocar 185/65 R14.
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por chirola » 30 Set 2025, 16:31

LuskaSRS escreveu:Fuente del Mensaje Estou seriamente pensando em colocar FIrestone mesmo, viu? Sempre ouvi falar bem desta marca, e considerando valores, é a que está saindo mais em conta. Sabe me dizer a medida deles? No meu estou pensando em colocar 185/65 R14.

no meu carro que é um cd a roda é 15" e coloque as medidas que fala no manual 195 \65\15 e o carro melhoro o grip e conforto comparado com o jogo de pneus anterior que era 195\60\15 , a medida do pneu original das rodas 14" se não me engano era 185\70\14 teria que olhar no manual para ver se tem a medida dos pneus 14 , o almeidão usa roda 14" a muito tempo e pode dar alguma dica boa porque ele tem o vectra a muitos anos mesmo e ja tetou de tudo no carro dele

eu concordo que tem coisas que pode colocar no carro para personalizar ele , como por exemplo a grade que o almeidão fabrico parao carro dele que fico bem legal e de bom gosto , mais acho que tem um limite sabe , uma coisa e colocar sei la um som ou slgom detalhe , seja farol de milha em carro que não tinha mais era opcional mais tem gente que pira e quer transformar um vectra em uma mercedes amg kakakakakak e dai acho que não rola akkakaka
pessoalmente calha de chuva e roda preta matao carro e não colocaria no meucaro

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por Almeidão » 01 Out 2025, 09:00

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
LuskaSRS escreveu:Fuente del Mensaje Estou seriamente pensando em colocar FIrestone mesmo, viu? Sempre ouvi falar bem desta marca, e considerando valores, é a que está saindo mais em conta. Sabe me dizer a medida deles? No meu estou pensando em colocar 185/65 R14.

no meu carro que é um cd a roda é 15" e coloque as medidas que fala no manual 195 \65\15 e o carro melhoro o grip e conforto comparado com o jogo de pneus anterior que era 195\60\15 , a medida do pneu original das rodas 14" se não me engano era 185\70\14 teria que olhar no manual para ver se tem a medida dos pneus 14 , o almeidão usa roda 14" a muito tempo e pode dar alguma dica boa porque ele tem o vectra a muitos anos mesmo e ja tetou de tudo no carro dele

eu concordo que tem coisas que pode colocar no carro para personalizar ele , como por exemplo a grade que o almeidão fabrico parao carro dele que fico bem legal e de bom gosto , mais acho que tem um limite sabe , uma coisa e colocar sei la um som ou slgom detalhe , seja farol de milha em carro que não tinha mais era opcional mais tem gente que pira e quer transformar um vectra em uma mercedes amg kakakakakak e dai acho que não rola akkakaka
pessoalmente calha de chuva e roda preta matao carro e não colocaria no meucaro


kakaka, Calha de chuva eu não coloco mesmo, o carro tem ar e dias de chuva não precisa ficar aberto, mas nunca discordo de quem quer colocar, igual baixar vidro pelo controle não vejo a minima vantagem disto e acho algo fácil de fazer. Mas em compensação minha antena baixa quando tranco o carro e sobre quando destranco e abro qualquer porta e praticamente nunca ligo o rádio e com certeza tem gente que nem se importa com isto, é muito louco isto Chirola. Uma coisa é certa, eu tenho a certeza que se eu comprar um TYPE R, minha esposa vai falar que eu coioquei um Aerofolio grande demais.

Sobre os pneus, o original do Vectra que usa roda 14 é 185x70x14 se for usar o 185x65x14 que é um pouco menor voce perde em velocida final e ganha torque inicial, pra mim que moro em uma cidade cheia de morros e tenho a caixa F18 ficou muito bom e as rodas que uso são mais largas engorda os pneus um pouco mais e pra mim ficou legal sem ter quele carrão com canelas finas e sem abusar muito do perfil dos pneus. Uma perca quando os pneus estão novos seria andar em media 900 a 950 metros e computar 1000, mas tem uma retomada violenta e um pouco mais de giro se não me engano 3.000 giro 100 km/h em quinta. Este sim caberia aquela quinta diferenciada e eu achei as rodas que estão no carro nas fotos acima muito bonitas, melhor nem ver as minhas kakakakkakaak
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por LuskaSRS » 01 Out 2025, 12:36

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
no meu carro que é um cd a roda é 15" e coloque as medidas que fala no manual 195 \65\15 e o carro melhoro o grip e conforto comparado com o jogo de pneus anterior que era 195\60\15 , a medida do pneu original das rodas 14" se não me engano era 185\70\14 teria que olhar no manual para ver se tem a medida dos pneus 14 , o almeidão usa roda 14" a muito tempo e pode dar alguma dica boa porque ele tem o vectra a muitos anos mesmo e ja tetou de tudo no carro dele

eu concordo que tem coisas que pode colocar no carro para personalizar ele , como por exemplo a grade que o almeidão fabrico parao carro dele que fico bem legal e de bom gosto , mais acho que tem um limite sabe , uma coisa e colocar sei la um som ou slgom detalhe , seja farol de milha em carro que não tinha mais era opcional mais tem gente que pira e quer transformar um vectra em uma mercedes amg kakakakakak e dai acho que não rola akkakaka
pessoalmente calha de chuva e roda preta matao carro e não colocaria no meucaro

Entendi, na versão CD realmente as rodas são R15. Essas que estão no meu tbm são R15, com pneus 195/55 R15, mas eu não gosto desse design dela nem um pouco. A medida original das rodas R14 é essa mesmo, 185/70 R14, mas estava pensando em colocar o 185/65 R14 mais por questão de preço. Achei aqui na região da marca Firestone, R$465,00 cada pneu. Goodyear também achei por essa faixa, mas já é aquela segunda linha, Kelly, se não me engano.

Sobre as rodas pretas, eu concordo plenamente, o carro perde totalmente o destaque. Já vi diversos Vectras no Intagram, na mesma cor do meu, Cinza Pontal e com as rodas pintadas pretas, na versão Challenge ou GLS mesmo, o carro fica totalmente apagado. As calhas de chuva já vieram no carro quando eu comprei, foram instaladas por algum proprietário anterior também, mas pretendo tirar também, só não fiz isso ainda porque o ar condicionado do meu está com problema, então não funciona o desembaçador, mas corrigindo esse problema vou arrancar elas.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

kakaka, Calha de chuva eu não coloco mesmo, o carro tem ar e dias de chuva não precisa ficar aberto, mas nunca discordo de quem quer colocar, igual baixar vidro pelo controle não vejo a minima vantagem disto e acho algo fácil de fazer. Mas em compensação minha antena baixa quando tranco o carro e sobre quando destranco e abro qualquer porta e praticamente nunca ligo o rádio e com certeza tem gente que nem se importa com isto, é muito louco isto Chirola. Uma coisa é certa, eu tenho a certeza que se eu comprar um TYPE R, minha esposa vai falar que eu coioquei um Aerofolio grande demais.

Sobre os pneus, o original do Vectra que usa roda 14 é 185x70x14 se for usar o 185x65x14 que é um pouco menor voce perde em velocida final e ganha torque inicial, pra mim que moro em uma cidade cheia de morros e tenho a caixa F18 ficou muito bom e as rodas que uso são mais largas engorda os pneus um pouco mais e pra mim ficou legal sem ter quele carrão com canelas finas e sem abusar muito do perfil dos pneus. Uma perca quando os pneus estão novos seria andar em media 900 a 950 metros e computar 1000, mas tem uma retomada violenta e um pouco mais de giro se não me engano 3.000 giro 100 km/h em quinta. Este sim caberia aquela quinta diferenciada e eu achei as rodas que estão no carro nas fotos acima muito bonitas, melhor nem ver as minhas kakakakkakaak

Eu acredito que o 185/65 R14 vai ser um pouco melhor aqui também, justamente pelo terreno da cidade. Assim como qualquer lugar em MG, aqui é só morro e barranco hahahahaha! Sobre as rodas, muita gente veio falar comigo delas, elogiando, mas eu não consigo gostar delas, pra mim estão matando o carro. Fora que os donos anteriores não ligavam muito pra elas, e deram uns beijos nas guias umas boas vezes.

Muito obrigado pelas respostas, provavelmente minha decisão vai acabar sendo o Firestone mesmo, na medida 185/65 R14.
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por chirola » 01 Out 2025, 14:17

LuskaSRS escreveu:Fuente del Mensaje Muito obrigado pelas respostas, provavelmente minha decisão vai acabar sendo o Firestone mesmo, na medida 185/65 R14.

paguei mais ou menos isso mesmo nos pneus do meu carro , uns 100 dolar cada um . amedida que vc fala acho uma boa pneu mais gordinho da um pouco mais de grip o que é bom se tem muito morro , quando conseguir trocar comparte fotos para ver como fico o carro con as rodas novas .
se o pessoal gosta das rodas vende depois de trocar as do seu carro , seu carro com roda mais clara vai ficar legal .
o ar condicionado do meu carro tambem esta sem funcionar vou ter que arrumar algum dia kakakak mais dificil achar tempo para parar o carro e arrumar
tem algumas coisas baratas que acho legal como o porta objetos com tampa para colocar no lugar do airbag do passageiro mais o carro pelo que se ve nas fotos esta bem cuidado e não tem muito para fazer so detalhes para ficar do seu gosto e curtir

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por Almeidão » 01 Out 2025, 14:36

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
LuskaSRS escreveu:Fuente del Mensaje Muito obrigado pelas respostas, provavelmente minha decisão vai acabar sendo o Firestone mesmo, na medida 185/65 R14.

paguei mais ou menos isso mesmo nos pneus do meu carro , uns 100 dolar cada um . amedida que vc fala acho uma boa pneu mais gordinho da um pouco mais de grip o que é bom se tem muito morro , quando conseguir trocar comparte fotos para ver como fico o carro con as rodas novas .
se o pessoal gosta das rodas vende depois de trocar as do seu carro , seu carro com roda mais clara vai ficar legal .
o ar condicionado do meu carro tambem esta sem funcionar vou ter que arrumar algum dia kakakak mais dificil achar tempo para parar o carro e arrumar
tem algumas coisas baratas que acho legal como o porta objetos com tampa para colocar no lugar do airbag do passageiro mais o carro pelo que se ve nas fotos esta bem cuidado e não tem muito para fazer so detalhes para ficar do seu gosto e curtir


LuskaSRS escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
no meu carro que é um cd a roda é 15" e coloque as medidas que fala no manual 195 \65\15 e o carro melhoro o grip e conforto comparado com o jogo de pneus anterior que era 195\60\15 , a medida do pneu original das rodas 14" se não me engano era 185\70\14 teria que olhar no manual para ver se tem a medida dos pneus 14 , o almeidão usa roda 14" a muito tempo e pode dar alguma dica boa porque ele tem o vectra a muitos anos mesmo e ja tetou de tudo no carro dele

eu concordo que tem coisas que pode colocar no carro para personalizar ele , como por exemplo a grade que o almeidão fabrico parao carro dele que fico bem legal e de bom gosto , mais acho que tem um limite sabe , uma coisa e colocar sei la um som ou slgom detalhe , seja farol de milha em carro que não tinha mais era opcional mais tem gente que pira e quer transformar um vectra em uma mercedes amg kakakakakak e dai acho que não rola akkakaka
pessoalmente calha de chuva e roda preta matao carro e não colocaria no meucaro

Entendi, na versão CD realmente as rodas são R15. Essas que estão no meu tbm são R15, com pneus 195/55 R15, mas eu não gosto desse design dela nem um pouco. A medida original das rodas R14 é essa mesmo, 185/70 R14, mas estava pensando em colocar o 185/65 R14 mais por questão de preço. Achei aqui na região da marca Firestone, R$465,00 cada pneu. Goodyear também achei por essa faixa, mas já é aquela segunda linha, Kelly, se não me engano.

Sobre as rodas pretas, eu concordo plenamente, o carro perde totalmente o destaque. Já vi diversos Vectras no Intagram, na mesma cor do meu, Cinza Pontal e com as rodas pintadas pretas, na versão Challenge ou GLS mesmo, o carro fica totalmente apagado. As calhas de chuva já vieram no carro quando eu comprei, foram instaladas por algum proprietário anterior também, mas pretendo tirar também, só não fiz isso ainda porque o ar condicionado do meu está com problema, então não funciona o desembaçador, mas corrigindo esse problema vou arrancar elas.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

kakaka, Calha de chuva eu não coloco mesmo, o carro tem ar e dias de chuva não precisa ficar aberto, mas nunca discordo de quem quer colocar, igual baixar vidro pelo controle não vejo a minima vantagem disto e acho algo fácil de fazer. Mas em compensação minha antena baixa quando tranco o carro e sobre quando destranco e abro qualquer porta e praticamente nunca ligo o rádio e com certeza tem gente que nem se importa com isto, é muito louco isto Chirola. Uma coisa é certa, eu tenho a certeza que se eu comprar um TYPE R, minha esposa vai falar que eu coioquei um Aerofolio grande demais.

Sobre os pneus, o original do Vectra que usa roda 14 é 185x70x14 se for usar o 185x65x14 que é um pouco menor voce perde em velocida final e ganha torque inicial, pra mim que moro em uma cidade cheia de morros e tenho a caixa F18 ficou muito bom e as rodas que uso são mais largas engorda os pneus um pouco mais e pra mim ficou legal sem ter quele carrão com canelas finas e sem abusar muito do perfil dos pneus. Uma perca quando os pneus estão novos seria andar em media 900 a 950 metros e computar 1000, mas tem uma retomada violenta e um pouco mais de giro se não me engano 3.000 giro 100 km/h em quinta. Este sim caberia aquela quinta diferenciada e eu achei as rodas que estão no carro nas fotos acima muito bonitas, melhor nem ver as minhas kakakakkakaak

Eu acredito que o 185/65 R14 vai ser um pouco melhor aqui também, justamente pelo terreno da cidade. Assim como qualquer lugar em MG, aqui é só morro e barranco hahahahaha! Sobre as rodas, muita gente veio falar comigo delas, elogiando, mas eu não consigo gostar delas, pra mim estão matando o carro. Fora que os donos anteriores não ligavam muito pra elas, e deram uns beijos nas guias umas boas vezes.

Muito obrigado pelas respostas, provavelmente minha decisão vai acabar sendo o Firestone mesmo, na medida 185/65 R14.


Só uma correção, meu carro em 100 KM/h fica entre 2.700 a 2800 giros com estes pneus quando novo ´para meia vida. O chirola comenteou sobre a tampa no lado do carona, eu uso desde que comprei o carro, nem lembro mais como ele é sem ela e é uma ótima ideia. Sobre a cidade aqui é tão complicado que não tem descidas, só tem subidas kakakakkak
Sobre gostos podem esquecer, o meu começa no volante 28 cm de diametro totalmente ao contrário de quase todos, mas quando páro o carro e abro aporta perto de crianças, elas se encantam com ele e eu prefiro encantar elas e eu que vocês kakakakka

Olha ele ai! E no final do video eu disse que tive que pensar um pouco, este é o meu problema, não posso pensar porque surge algo sempre que penso kkakkakak

https://www.youtube.com/watch?v=Q_XtK5jHEA0
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por LuskaSRS » 02 Out 2025, 08:35

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
paguei mais ou menos isso mesmo nos pneus do meu carro , uns 100 dolar cada um . amedida que vc fala acho uma boa pneu mais gordinho da um pouco mais de grip o que é bom se tem muito morro , quando conseguir trocar comparte fotos para ver como fico o carro con as rodas novas .
se o pessoal gosta das rodas vende depois de trocar as do seu carro , seu carro com roda mais clara vai ficar legal .
o ar condicionado do meu carro tambem esta sem funcionar vou ter que arrumar algum dia kakakak mais dificil achar tempo para parar o carro e arrumar
tem algumas coisas baratas que acho legal como o porta objetos com tampa para colocar no lugar do airbag do passageiro mais o carro pelo que se ve nas fotos esta bem cuidado e não tem muito para fazer so detalhes para ficar do seu gosto e curtir

Provavelmente até o final do ano já vou estar com as rodas e pneus novos instalados, com certeza vou compartilhar as fotos com vocês! No interior dele não tem muitas coisas que eu quero mexer, mas tem alguns plásticos que eu vou precisar trocar porque racharam e quebraram, depois vou postar as fotos aqui. Fora isso, a única coisa que quero modificar é a questão do som, pretendo colocar os autofalantes da JBL.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Só uma correção, meu carro em 100 KM/h fica entre 2.700 a 2800 giros com estes pneus quando novo ´para meia vida. O chirola comenteou sobre a tampa no lado do carona, eu uso desde que comprei o carro, nem lembro mais como ele é sem ela e é uma ótima ideia. Sobre a cidade aqui é tão complicado que não tem descidas, só tem subidas kakakakkak
Sobre gostos podem esquecer, o meu começa no volante 28 cm de diametro totalmente ao contrário de quase todos, mas quando páro o carro e abro aporta perto de crianças, elas se encantam com ele e eu prefiro encantar elas e eu que vocês kakakakka

Olha ele ai! E no final do video eu disse que tive que pensar um pouco, este é o meu problema, não posso pensar porque surge algo sempre que penso kkakkakak

https://www.youtube.com/watch?v=Q_XtK5jHEA0


Gostei demais dessas rodas, me lembram bastante os modelos Opel. Qual a medida desses pneus que você usa?

Gosto realmente vai de cada um mesmo, o meu por exemplo eu acho bastante específico, porque gosto de preservar a história do carro, mas ao mesmo tempo gosto de dar um toque de modernidade, mas sem tirar a essência original do carro.
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por chirola » 02 Out 2025, 13:16

LuskaSRS escreveu:Fuente del Mensaje Fora isso, a única coisa que quero modificar é a questão do som,

deveria caber um kit duas vias nas portas dianteirs tranquilo pq a verção com sompremium tinha na porta dianteira twiter ,falante eum mid de 6" e tem kit duas vias que toca legal pracas , uma coisa que tem que olhar na hora da instalação e a vedação que tem entre o flante e a lata da porta porque um dos dramas do vectra B é entrar agua pelos alto falantes das portas , ja mais carros ter esse problema e de outras marcas tambem mais sabendoisso deantemano ja pode montar e cuidar da vedação para não se estressar .
plasticos do interior tem alguns que esta ficando dificil de achar e quando acha é caro de mais tomara seja coisa facil de achar

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por LuskaSRS » 05 Out 2025, 11:09

chirola escreveu:Fuente del Mensajedeveria caber um kit duas vias nas portas dianteirs tranquilo pq a verção com sompremium tinha na porta dianteira twiter ,falante eum mid de 6" e tem kit duas vias que toca legal pracas , uma coisa que tem que olhar na hora da instalação e a vedação que tem entre o flante e a lata da porta porque um dos dramas do vectra B é entrar agua pelos alto falantes das portas , ja mais carros ter esse problema e de outras marcas tambem mais sabendoisso deantemano ja pode montar e cuidar da vedação para não se estressar .
plasticos do interior tem alguns que esta ficando dificil de achar e quando acha é caro de mais tomara seja coisa facil de achar

Sobre a questão do som premium, não sei te dizer se meu carro tem, pois é a versão GLS, mas qualquer dia vou ver isso pra descobrir. Os plásticos do interior até que não são difíceis de encontrar, porém o preço é bem salgado.
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