O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BRetentor comando vazando --8v -- recorrente

16 mensagens   •   Página 1 de 1
jm_vectrab
GL Member
GL Member
Nome Completo: JM
Estado: Paraiba
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por jm_vectrab » 04 Set 2025, 22:32

Buenas turma,

ele estava vazando, troquei por um sabo, deu pouco tempo e voltou a vazar...

na segunda troca, fui na css, comprei um original veio na embalagem GM mas era o mesmo sabo laranja.. limpei bem a area e sequei livre de oleo, usei silicone na parte externa dele.. mas o bixo continua a vazar...

quando fiz esse servico, acho q 1 ano atras, troquei varias coisas juntos, retentor do vira, junta do carter e subcarter, junta da bomba de oleo. olhei tudo pensei que devia ser algo ali embaixo desses outros mas estao secos... o problemas esta vindo la de cima mesmo

vejam nas fotos que vaza por tras da capa da correia (menos mal) a area interna dela ali ainda esta seco mas uma meleca de oleo entrando vindo de fora...

meu comando nao é oco, ja olhei isso e mesmo assim usei silicone no parafuso por precaucao...

vcs tem alguma dica? sera que o retentor ficou muito pra fora ou p dentro? desde ja agradeco!

Imagem
Imagem
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 05 Set 2025, 09:15

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Buenas turma,

ele estava vazando, troquei por um sabo, deu pouco tempo e voltou a vazar...

na segunda troca, fui na css, comprei um original veio na embalagem GM mas era o mesmo sabo laranja.. limpei bem a area e sequei livre de oleo, usei silicone na parte externa dele.. mas o bixo continua a vazar...

quando fiz esse servico, acho q 1 ano atras, troquei varias coisas juntos, retentor do vira, junta do carter e subcarter, junta da bomba de oleo. olhei tudo pensei que devia ser algo ali embaixo desses outros mas estao secos... o problemas esta vindo la de cima mesmo

vejam nas fotos que vaza por tras da capa da correia (menos mal) a area interna dela ali ainda esta seco mas uma meleca de oleo entrando vindo de fora...

meu comando nao é oco, ja olhei isso e mesmo assim usei silicone no parafuso por precaucao...

vcs tem alguma dica? sera que o retentor ficou muito pra fora ou p dentro? desde ja agradeco!

Imagem
Imagem
Imagem

O Eixo deve está arranhado, muitos tiram este retentor e arranha o eixo se tiver assim nada dará jeito e eu comento isto em um video e mostro como trocar sem arranhar e mostro um arranhado que vaza. De qualquer maneira você pode apertar um pouco mais este retentor e ainda não fiz um video mostrando isto, mas é simples, tire a molinha fora, voce vai ver a emenda ela é como uma rosca, gira para esquerda a que entra no momento que voce segura a outra parte, na parte que voce segurou que é onde entrará a outra corte entre 3 a 5 mm, não mais que isto e volte a emendar da mesma forma que saiu, coloca no retentor e monta ele que poderá ajudar na vedação. Veja o video abaixo como tirar sem arranhar o eixo e por incrivel que pareça este eisxo arranha com uma facilidade imensa, fuja de chave de fendas na hora de tirar.

https://www.youtube.com/watch?v=n86ra5UDjIg
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 05 Set 2025, 10:21

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
O Eixo deve está arranhado, muitos tiram este retentor e arranha o eixo se tiver assim nada dará jeito e eu comento isto em um video e mostro como trocar sem arranhar e mostro um arranhado que vaza. De qualquer maneira você pode apertar um pouco mais este retentor e ainda não fiz um video mostrando isto, mas é simples, tire a molinha fora, voce vai ver a emenda ela é como uma rosca, gira para esquerda a que entra no momento que voce segura a outra parte, na parte que voce segurou que é onde entrará a outra corte entre 3 a 5 mm, não mais que isto e volte a emendar da mesma forma que saiu, coloca no retentor e monta ele que poderá ajudar na vedação. Veja o video abaixo como tirar sem arranhar o eixo e por incrivel que pareça este eisxo arranha com uma facilidade imensa, fuja de chave de fendas na hora de tirar.

Perfeito Almeidao, nao queria mas pensei exatamente isso depois que postei hahah

lembro de ter olhado com o retentor fora e nao tinha riscos, mas nao girei o comando todo pra ver como estava embaixo/outro lado dele..

e excelente dica da mola! se eu for fazer vou ate comprar um segundo retentor caso nao consiga ser ninja suficiente no primeiro heheh mas sim troquei nesse metedo dos parafusos sem apoiar nada ali, da pra usar dois tb e puxar por igual fica ate mais facil

mas confesso que estou desanimado em desmotnar e descobrir q e isso mesmo, pois da um trabalho.. e se for trocar esse comando vixe.. sem tempo e espaço p um serviço desses agora, fora a dificuldade de achar um integro

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Set 2025, 14:14

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Perfeito Almeidao, nao queria mas pensei exatamente isso depois que postei hahah

lembro de ter olhado com o retentor fora e nao tinha riscos, mas nao girei o comando todo pra ver como estava embaixo/outro lado dele..

e excelente dica da mola! se eu for fazer vou ate comprar um segundo retentor caso nao consiga ser ninja suficiente no primeiro heheh mas sim troquei nesse metedo dos parafusos sem apoiar nada ali, da pra usar dois tb e puxar por igual fica ate mais facil

mas confesso que estou desanimado em desmotnar e descobrir q e isso mesmo, pois da um trabalho.. e se for trocar esse comando vixe.. sem tempo e espaço p um serviço desses agora, fora a dificuldade de achar um integro

compre uma lixa bem fina, tipo 800 a 1000, desmonta e lixa ali por inteiro, e com o retentor velho voce treina cortar a mola, o novo podes comprar sabó é o melhor para este local. Vou aproveitar e fazer um video, eu tenho um retentor do virabrequim guardado, não usarei ele por ser de outra marca, vou mostrar no video como fazer com a mola.
Detalhe: As vezes o comando nem está arranhado, mas deixa uma trilha do retentor muito funda, a solução é apertar ou colocar ele um pouquinho antes de passar da trilha e com cuidado para ele não ficar torto, se não facear corretamente, ele vaza mesmo sem ter marca no comando.
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 05 Set 2025, 21:44

Muito obrigado novamente Almeidao, sempre trazendo dicas valiosas a esse forum heheh

quando for mexer com isso posto aqui os achados, mas pelo andar da carruagem nao vai ser agora, talvez prox mes se sobrar um fds e o clima ajudar, ta me fazendo falta uma garagem...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 06 Set 2025, 13:10

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Muito obrigado novamente Almeidao, sempre trazendo dicas valiosas a esse forum heheh

quando for mexer com isso posto aqui os achados, mas pelo andar da carruagem nao vai ser agora, talvez prox mes se sobrar um fds e o clima ajudar, ta me fazendo falta uma garagem...

Até lá já fiz o video da mola do retentor kakakkaka
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 07 Out 2025, 07:14

Almeidao muito obrigado pela dica, removi ali umas semanas atras e vi isso de apertar a mola no retentor antigo, comprei um novo na gm veio na cor preta dessa vez nao sei se atualizaram o material ou so mudou a cor mesmo, mas resolvi nao mexer na mola nao apenas lixei bem oq deu ali no comando realmente fica uma sujeira onde ele caminha; instalei o novo, rodei uns 500km e tudo seco aparentemente resolvido!

estou com 3 duvidas aqui talvez vc possa me ajudar, arumei uma mangueira do ac (aquela q passa perto do escape) troquei os o-rings e nova carga de gas, esta gelando perfeito mas o botao do recirculador nao funciona, quer dizer, hora funciona e hora nao.... achei que ele era acionado por vacuo naquela caixinha preta q fica fora na churrasqueira, mas parece ser eletrico? sbe dizer? sera que o botao que esta com problema? tirei aqui e vou desmotnar jogar um limpa contatos nele

meu carro continua entrando agua no porta-malas, ja troquei a borracha limpei bem ali e usei silicone entra borracha e a lata, mas mesmo assim entra agua.. vi que existe uma peca adicional , parece um friso que vai na rebeta ali na tampa isso e verdade? da pra adaptar algo ali o meu nao tem essa peca...

quando fui trocar o retentor abri a tampa pra ver o comando e parece ter alguns riscos, rodei todo ele e nao senti nenhuma varicacao nos lobes estao perfeitos mas acho que nao esta com boa pressao de oleo em baixa.. vou trocar aquelas duas valvulas de alivio na bomba de oleo e no cabecote.. me preocupa a do cabecote por ser um servico delicado, vc acha que da pra puxar ela com um alicate de bico longo? a tampa tb nao achei na css aqui vou tentar bater ela pra dentro e puxar pelo buraco do comando ali pra nao perder... esse servico vai ser tipo aquele do bujao da galeria na bobma dagua hahah

abs

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Out 2025, 09:23

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Almeidao muito obrigado pela dica, removi ali umas semanas atras e vi isso de apertar a mola no retentor antigo, comprei um novo na gm veio na cor preta dessa vez nao sei se atualizaram o material ou so mudou a cor mesmo, mas resolvi nao mexer na mola nao apenas lixei bem oq deu ali no comando realmente fica uma sujeira onde ele caminha; instalei o novo, rodei uns 500km e tudo seco aparentemente resolvido!

estou com 3 duvidas aqui talvez vc possa me ajudar, arumei uma mangueira do ac (aquela q passa perto do escape) troquei os o-rings e nova carga de gas, esta gelando perfeito mas o botao do recirculador nao funciona, quer dizer, hora funciona e hora nao.... achei que ele era acionado por vacuo naquela caixinha preta q fica fora na churrasqueira, mas parece ser eletrico? sbe dizer? sera que o botao que esta com problema? tirei aqui e vou desmotnar jogar um limpa contatos nele

meu carro continua entrando agua no porta-malas, ja troquei a borracha limpei bem ali e usei silicone entra borracha e a lata, mas mesmo assim entra agua.. vi que existe uma peca adicional , parece um friso que vai na rebeta ali na tampa isso e verdade? da pra adaptar algo ali o meu nao tem essa peca...

quando fui trocar o retentor abri a tampa pra ver o comando e parece ter alguns riscos, rodei todo ele e nao senti nenhuma varicacao nos lobes estao perfeitos mas acho que nao esta com boa pressao de oleo em baixa.. vou trocar aquelas duas valvulas de alivio na bomba de oleo e no cabecote.. me preocupa a do cabecote por ser um servico delicado, vc acha que da pra puxar ela com um alicate de bico longo? a tampa tb nao achei na css aqui vou tentar bater ela pra dentro e puxar pelo buraco do comando ali pra nao perder... esse servico vai ser tipo aquele do bujao da galeria na bobma dagua hahah

abs

Tudo isto que voce precisa eu tenho video mostrando como fazer, Aliás já postei como fechar o retentor caso voce precisar vou deixar o video abaixo e no seu caso seria apertar 3 mm sendo o máximo 5.

Duvida um. Sim, o circulador funciona com com vácuo e a bomba de vácuo fica ali no pé esquerdo do carona, só desmontando pra ver e ATENTAR PARA quando voce está direcionando o ar para o para-brisas ele não aciona, até liga o botão mas não funciona neste momento para vir ar diretamente de fora. Outro detalhe, existe dois tipos de botões e para trocar tem que saber qual está no seu carro, ar digital usa um de pulso, ar analógico usa um liga e desliga. O processo de funcionamento existe uma solenóide perto da tomada da central e do lado um reservatório de vácuo e apesar de não ter um video sobre isto, tenho alguma coisa sobre este reservatório, deixarei mais abaixo.

Duvida 2 Sobre o porta malas, não sei se voce vai achar, mas original vem com uma peça plastica envolvendo a parte de trás ali naque vão depois da borracha, pelo menos em alguns eu vi, mas o meu não tinha.

duvifa 3 Sobre o comando, infelzmente não sei o que possa ser, mas esqueça a valvula no filtro ela não tem nada a ver com a vedação de dentro pra fora ela veda de fora pra dentro, totalmente ao contrário do cabeçote, lá sim é importante acertar e não sai assim puxando, a armação dela não aguenta tirar, mas tem o video abaixo lhe mostrando também como fazer e como fazer a ferramenta. Ainda sobre comando eu não sei o que voce usa, e nem sei o que é este risco, mas o óleo semi sintético estragrou o meu com um ano e tinha 20 usando oleo mineral e já tem video vindo por ai com o novo óleo que estou usando. Está quase pronto

Apertar Retentor:
https://www.youtube.com/shorts/l6QhT2RfIwA
Reservatório vácuo:
https://youtu.be/zoiiaLGPoYg
Trocar válvula do cabeçote
https://www.youtube.com/watch?v=Fyan1p_CvdE

Não precisa trocar esta, não por este motivo, entenda que não tem nada a ver com a peressão ou vedação de retorno no cabeçote.
https://youtu.be/UZRa0bXFloA
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 07 Out 2025, 10:30

vc é o cara, muito obrigado

eu entendo que essas valvulas sao de alivio, quer dizer, se estiverem fracas as molas, a pressao do oleo nao sobe como deveria, pois passa mais cedo pela valvula

eu fiz um video do comando mas fica muito grande postar, salvei as fotos em sequencia pra ter uma ideia
Imagem

so nao me lembro agora se ja estava assim quando peguei o carro ou apareceu agora, certas coisas so reparamos quando estamos procurando algo pra fazer rsrsrs

so uso oleo mineral, 20w50 castrol, antes usava 10w40 semi sintetico mas consumia muito oleo, com o 20w50 nao consome nada, motor quase 200k originais parte de baixo, so plainei o cabecote, acento e retentor valvulas com 160k km e foi isso

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Out 2025, 11:04

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje vc é o cara, muito obrigado

eu entendo que essas valvulas sao de alivio, quer dizer, se estiverem fracas as molas, a pressao do oleo nao sobe como deveria, pois passa mais cedo pela valvula

eu fiz um video do comando mas fica muito grande postar, salvei as fotos em sequencia pra ter uma ideia
Imagem

so nao me lembro agora se ja estava assim quando peguei o carro ou apareceu agora, certas coisas so reparamos quando estamos procurando algo pra fazer rsrsrs

so uso oleo mineral, 20w50 castrol, antes usava 10w40 semi sintetico mas consumia muito oleo, com o 20w50 nao consome nada, motor quase 200k originais parte de baixo, so plainei o cabecote, acento e retentor valvulas com 160k km e foi isso

Sobre o comando seu, esquece, está 100% perfeito é nas pontas dos cames que voce tem que ver, sobre a válvula embaixo se ela abrir ou ficar mais fraca o oleo sobe igual. A diferença que subirá sujo, sim é viável trocar por segurança, mas não afeta no quesito retenção de baixo para cima, aliás não existe válvula de retenção na linha, mas sim a de alivio do cabeçote depois do comando que se abrir ou enfraquecer pode causar problemas.
Daqui uns dias, falta eu andar 400 km e isto é rápido e postarei usando o 15W40 SL mineral Top Turbo Petrobrás.

Veja este video o que seria um comando ruim, é diferente do seu, este riscos são normais, o problema quando começa perder o cimento (uma proteção do aço do comando. O segundo video é o mesmo comando 8 meses depois que troquei e usando o mineral, inicialmente 20W50 por 1500 km e estava perfeito, depois 20W50 com bardhal B12 500km, sim ao colocar o bardhal engrosou muito e tirei ele e coloquei o 15W40 top turbo + 300 ML de B12 e andei 5000 km. Hoje coloquei ele puro e logo postarei o video sobre isto.

Compara o seu e veja o que é ruim no meu.
https://www.youtube.com/watch?v=KPq468nO6wc

8 meses depois.
https://www.youtube.com/shorts/BjmAIKCxN_4
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 07 Out 2025, 12:58

entendi Almeidao, faz sentido mesmo vi que entra pelo furo do filtro vai pro girabrequim;mancais talvez ali no comeco da bomba de oleo mesmo ou aquela galeria atras da bomba dagua, e depois sobe la pra cima no cabeçote, tuchos e comando, essa valvula no cabeçote seria o final da linha

realmente no seu video do comando ruim parece que perdeu uma camada, os lobes ainda estavam bons mas ja mostrando outra tonalidade no material, comendo ali

so vou trocar a do filtro por ser fácil acesso e treinar passar rosca ali embaixo pois gravidade não deixa cair fiascos, ja la em cima vai ser a cirurgia mais complicada nele hehehe

bom de ter um Vectra q vc ja fez video pra praticamente tudo, não passa nada sempre nos salvando

sobre o oleo estava pensando em voltar pro 40, 10w40 100% sintético tem uma especificação europeia a3;b4 e acho q algo nesse oleo fez consumir demais, tem muito aditivo, talvez o 15w40 mineral fique por igual por ser um oleo mais simples, vou ter que testar pois pulei direto pro 20w50. mas 20w50 dizem proteger melhor por ser mais grosso em alto giro; temperatura não afina tanto

sobre aditivos nunca usei nada, penso q fabricante ja deixa a formula balanceada, se tu adiciona coisa a mais pode estar alterando a formula original, não que va prejudicar muita gente faz isso, mas sei la frescura minha, prefiro trocar mais cedo o oleo, a cada 5k km ou menos sempre com filtro e era isso, esse castrol vem mantendo o motor limpinho pelo q vi.

PS: e tu conseguiu essa peca do porta malas? pensei em comprar uma borracha e colar ali pra dar mais expessura e nao passar agua ali, meu macaco vive enfurrando hahah

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Out 2025, 14:15

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje entendi Almeidao, faz sentido mesmo vi que entra pelo furo do filtro vai pro girabrequim;mancais talvez ali no comeco da bomba de oleo mesmo ou aquela galeria atras da bomba dagua, e depois sobe la pra cima no cabeçote, tuchos e comando, essa valvula no cabeçote seria o final da linha

realmente no seu video do comando ruim parece que perdeu uma camada, os lobes ainda estavam bons mas ja mostrando outra tonalidade no material, comendo ali

so vou trocar a do filtro por ser fácil acesso e treinar passar rosca ali embaixo pois gravidade não deixa cair fiascos, ja la em cima vai ser a cirurgia mais complicada nele hehehe

bom de ter um Vectra q vc ja fez video pra praticamente tudo, não passa nada sempre nos salvando

sobre o oleo estava pensando em voltar pro 40, 10w40 100% sintético tem uma especificação europeia a3;b4 e acho q algo nesse oleo fez consumir demais, tem muito aditivo, talvez o 15w40 mineral fique por igual por ser um oleo mais simples, vou ter que testar pois pulei direto pro 20w50. mas 20w50 dizem proteger melhor por ser mais grosso em alto giro; temperatura não afina tanto

sobre aditivos nunca usei nada, penso q fabricante ja deixa a formula balanceada, se tu adiciona coisa a mais pode estar alterando a formula original, não que va prejudicar muita gente faz isso, mas sei la frescura minha, prefiro trocar mais cedo o oleo, a cada 5k km ou menos sempre com filtro e era isso, esse castrol vem mantendo o motor limpinho pelo q vi.

PS: e tu conseguiu essa peca do porta malas? pensei em comprar uma borracha e colar ali pra dar mais expessura e nao passar agua ali, meu macaco vive enfurrando hahah

Sobre o porta malas nem fui atrás, vi em um Vectra de um amigo um 16V inclusive aqui do Clube do Vectra.
Trocar qualquer peça no carro é simples, o difícil é destapar e chegar nela, esta do filtro é bem simples e a dica sempre usa um imã bom para catar tudo de ferro que possa está ali. Principalmente esta do filtro que está entrando e não pode deixar fagulhas passar para frente, acredito também que ao tirar ela vai está com alguma borra ali, limpar bem e com uns cotonetes e sempre bem concentrado para não falhar. Jà a do cabeçõte tampar ali com um pano simples para não cair nada no carte e é bem simples tampar como fiz e sempre usando o temível imã para limpeza geral.

Óleo semi sintético neste motor não entra mais e eu duvido que ele seja melhor que o mineral em qualquer situação, basta ver os carros mais novos que não alcançam tanta kilometragem como um antigo.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 07 Out 2025, 16:03

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje entendi Almeidao, faz sentido mesmo vi que entra pelo furo do filtro vai pro girabrequim;mancais talvez ali no comeco da bomba de oleo mesmo ou aquela galeria atras da bomba dagua, e depois sobe la pra cima no cabeçote, tuchos e comando, essa valvula no cabeçote seria o final da linha

oi , é isso mesmo com a kilometragem dos nossos carros se a bomba estava fraca ja estaria batendo a parte de baixo quando (nos 8V) falha a valvula de pressão do cabeçote o mancal continua lubrificando mais falta pressão la em cima , a valvula de pressão da bomba que fica atrais do filtro e um by-pass caso o filtro fique entupido deixa passar oleo direto sem passar pelo filtro se não me engano , se me engano podem me corregir.

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje realmente no seu video do comando ruim parece que perdeu uma camada, os lobes ainda estavam bons mas ja mostrando outra tonalidade no material, comendo ali

o comando do almeidão fico em ruina mesmo , as peças tem uma camada de proteção que se faz com um tratamento no metal , quando gasta essa camada a peça gasta rapidinho , por isso muitas peças como o virabrequim ate pode retificar ate 1mm mais essa camadafica fina de mais e tem risco de gastar de forma prematura ,

meu carro fez 200 mil KM faz pouco tempo e sempre desde que peguei ele coloco oleo 15w40 mineral mesmo os 16v não sofre tanto nos comandos como os 8v e tambem não coloco aditivo , troco a cada 5 mil KM junto com o filtro e não consome oleo , fiz cabeçote tambem completo com uns 175 mil KM e os pistão e camisas estabamem bom estado como desgaste normal de um carro com mas de 170 mil km

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje PS: e tu conseguiu essa peca do porta malas? pensei em comprar uma borracha e colar ali pra dar mais expessura e nao passar agua ali, meu macaco vive enfurrando hahah

a peça essa e uma peça sem vergonha de um plastico bem vagabundo fino e fragil , meu carro ainda tem ela lembra o material de aquelas mascaras baratinhas de carnaval kakakaka aquele platico fininho sabe , ate pode achar mais sabe como que é peça de carro antigo achar acha mais nunca é barata.
acho que vc fala de esta peça , fica na parte inferior do vidro traseiro do lado de fora , pode ver no anuncoi o preço ridiculo e que tem um quebradinho , no anuncio tem o numero de peça para vc procurar mais acho dificil de achar uma em bom estado pela sua fragilidade .
https://www.zkmshop.com.br/produtos/cal ... -90545878/
ainfiltração de agua e foda demorei pra achar uma no meu carro e era no interior dele , a agua filtrava pelo altofalante dereito traseiro e acumulava uma quantidade de agua ridicula dentro do carro pqp .
no portamalas se vc troco a borracha e colo ela na lata não acredito que entr pela borracha , tem alguns pontos que é normal etrar agua nas malas dos carros ,
procura na parte inferior do parabrisas traseiro as enmendas das lataria nas fabrica eles colocam kpo nas soldaduras que e como uma borracha dura que com o tempo pode rachar e deixar passar agua , vc vai ver aonde enmenda as peças de lataria facil se esta rachada a vedação .
as lanternas tem a vedação delas isso e masi facil de checar porque so tacando agua com a mangueira na lantera e olhando do lado de dentro se passa agua ,
se tem teto solar pode checar se os drenos traseiros estão bem engatadas as mangueiras e desentupidos , as mangueiras de dreno traseiras tem uma enmenda no portamalas antes de sair pra baixo do carro .
dos lados da mala embaixo do bocal de abastecer tem aquelas janelinhas de aliviar pressão quando vc fecha a tampa , se os plasticos internos do paralamas não estão colocados pode entrar agua .
algum ponto de ferrugem embaixo do parabrisas que não da pra ver isso e dificil , um amigo tinha e ele teve que tirar as molduras limpar bem e coloco silicone em volta de novo e as molduras praticamente ficaram coladas , se era algum podrinho pode ajudar .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 08 Out 2025, 09:29

chirola escreveu:Fuente del Mensaje

oi , é isso mesmo com a kilometragem dos nossos carros se a bomba estava fraca ja estaria batendo a parte de baixo quando (nos 8V) falha a valvula de pressão do cabeçote o mancal continua lubrificando mais falta pressão la em cima , a valvula de pressão da bomba que fica atrais do filtro e um by-pass caso o filtro fique entupido deixa passar oleo direto sem passar pelo filtro se não me engano , se me engano podem me corregir.

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje realmente no seu video do comando ruim parece que perdeu uma camada, os lobes ainda estavam bons mas ja mostrando outra tonalidade no material, comendo ali

o comando do almeidão fico em ruina mesmo , as peças tem uma camada de proteção que se faz com um tratamento no metal , quando gasta essa camada a peça gasta rapidinho , por isso muitas peças como o virabrequim ate pode retificar ate 1mm mais essa camadafica fina de mais e tem risco de gastar de forma prematura ,

meu carro fez 200 mil KM faz pouco tempo e sempre desde que peguei ele coloco oleo 15w40 mineral mesmo os 16v não sofre tanto nos comandos como os 8v e tambem não coloco aditivo , troco a cada 5 mil KM junto com o filtro e não consome oleo , fiz cabeçote tambem completo com uns 175 mil KM e os pistão e camisas estabamem bom estado como desgaste normal de um carro com mas de 170 mil km

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje PS: e tu conseguiu essa peca do porta malas? pensei em comprar uma borracha e colar ali pra dar mais expessura e nao passar agua ali, meu macaco vive enfurrando hahah

a peça essa e uma peça sem vergonha de um plastico bem vagabundo fino e fragil , meu carro ainda tem ela lembra o material de aquelas mascaras baratinhas de carnaval kakakaka aquele platico fininho sabe , ate pode achar mais sabe como que é peça de carro antigo achar acha mais nunca é barata.
acho que vc fala de esta peça , fica na parte inferior do vidro traseiro do lado de fora , pode ver no anuncoi o preço ridiculo e que tem um quebradinho , no anuncio tem o numero de peça para vc procurar mais acho dificil de achar uma em bom estado pela sua fragilidade .
https://www.zkmshop.com.br/produtos/cal ... -90545878/
ainfiltração de agua e foda demorei pra achar uma no meu carro e era no interior dele , a agua filtrava pelo altofalante dereito traseiro e acumulava uma quantidade de agua ridicula dentro do carro pqp .
no portamalas se vc troco a borracha e colo ela na lata não acredito que entr pela borracha , tem alguns pontos que é normal etrar agua nas malas dos carros ,
procura na parte inferior do parabrisas traseiro as enmendas das lataria nas fabrica eles colocam kpo nas soldaduras que e como uma borracha dura que com o tempo pode rachar e deixar passar agua , vc vai ver aonde enmenda as peças de lataria facil se esta rachada a vedação .
as lanternas tem a vedação delas isso e masi facil de checar porque so tacando agua com a mangueira na lantera e olhando do lado de dentro se passa agua ,
se tem teto solar pode checar se os drenos traseiros estão bem engatadas as mangueiras e desentupidos , as mangueiras de dreno traseiras tem uma enmenda no portamalas antes de sair pra baixo do carro .
dos lados da mala embaixo do bocal de abastecer tem aquelas janelinhas de aliviar pressão quando vc fecha a tampa , se os plasticos internos do paralamas não estão colocados pode entrar agua .
algum ponto de ferrugem embaixo do parabrisas que não da pra ver isso e dificil , um amigo tinha e ele teve que tirar as molduras limpar bem e coloco silicone em volta de novo e as molduras praticamente ficaram coladas , se era algum podrinho pode ajudar .

100% correto em tudo Chirola, aliás sobre o filtro um lembrete a mais, aquele pessoal que gosta de colocar um oleo mais grosso tipo um prolonga da vida, nem precisa estourar o filtro para esta válvula abrir.
O porta malas do meu carro eu resolvi, mas as estrutura dele não está preparada para deixar ele em um morro com a frente virada para baixo, não dá vazão principalmente em chuvas mais forte.

Resolvi assim:
https://youtu.be/FtimYAFcBGg
Nesta tempestade que durou umas 2 horas com chuva fortíssima me deixou bem feliz ao abrir o porta malas e não ter nem uma gota de água depois que acertei como o video acima. E vazava entre a borracha e o friso e não entdre a borracha eo capô.
https://www.youtube.com/shorts/Lv8DQ9cv5h0
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 08 Out 2025, 13:17

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O porta malas do meu carro eu resolvi, mas as estrutura dele não está preparada para deixar ele em um morro com a frente virada para baixo, não dá vazão principalmente em chuvas mais forte.

verdade , o carro ta desenhado para não entrar agua andando isso é para todos os carros, se procurar na internet vai ver que e algo ate normal entrar agua em porta malas de muitas marcas e modelos de carros ate novos e caros , mesma coisa entrar agua pelos altofalantes das portas andando não vai entrar agua mais ficando parado na chuva pode sim entrar e aplica tambem a muitas marcas e modelos novos e mais velhos .
é algo ate normal ainda bem que existe o silicone kakakakakakak

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 08 Out 2025, 16:30

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje limpar bem e com uns cotonetes e sempre bem concentrado para não falhar. Jà a do cabeçõte tampar ali com um pano simples para não cair nada no carte e é bem simples tampar como fiz e sempre usando o temível imã para limpeza geral.

Óleo semi sintético neste motor não entra mais e eu duvido que ele seja melhor que o mineral em qualquer situação, basta ver os carros mais novos que não alcançam tanta kilometragem como um antigo.

perfeito Alemidao, vou seguir essas dicas bem nas linhas que estava pensando mesmo !

vlw turma, chirola esses pontos do chassis onde juntam ali ja passei silicone em todos, se alguem abrir o porta malas vai pensar q o carro sofreu um acidente e foi remendado com silicone kkkk

meu carro fica em superficie plana e molha parado sem rodar entao ja da pra descartar os para-barros laterais, a agua parece escorrer bem por ali na tampa ao final do vidro traseiro mesmo, onde iria essa peca q ngm tem, so isso que consegui identificar... nao vem das lanternas tb.

o mais estranho é q ja joguei agua com mangueira em varios pontos, inclusive deixei no teto um tempo jogando agua ali pra tras e olhando dentro... tudo seco! a agua so entra com a chuva mesmo... de certo vai acumulando e desce ali mas é cabuloso, parece aqueles misterios do sobrenatural hahah

vou tentar achar uma borracha e colar pra pressionar melhor vamos ver se resolve... me recuso a pagar caro em uma peca tranqueira dessas...e se nao resolver so pode ser a borracha do vidro traseiro mesmo...

aproveitando, Almeidao, conseguiu alguma atualizacao no catchcan? olhando ali o sistema e oq comentou da ultima vez pensei o seguinte, talvez deixar a parte de cima original com as mangueiras do antichamas e outra do respiro pro mangote do jeito que estao, e modificar apenas a maior que vem debaixo la do carter, ligar essa no catchcan e deixar catch can pra atmosfera... e um tampao na tampa valvulas ali.

pode dar um fedor de oleo mas pelo menos nao compromete nada e na teoria nao vai gerar mais pressao nenhuma ali em cima.... se subir algo o sistema original segura tranquilo.. pois aquela mangueira do mangote ajuda a puchar esses gases de volta pra admissao devido ao vacuo que gera ali da borboleta e isolar ela nao seria uma boa opcao, como 90% dos gases vem de baixo fazendo assim ja diminuiria quase por completo qualquer sujeira recirculacao desses vapores no intake. (talvez ate uma mangueira longa e jogar la pra tras igual tu comentou)

o certo que penso mesmo era usar o catchcan saindo ali da mangueira do carter e deixar ele proximo no cofre mesmo, e dele voltando limpo no intake por aquela mangueria do mangote, pulando toda galeria interna da tampa de valvulas e deixar o antichamas original ou ate isolar se for o caso (pois no fim das contas compartilha a mesma saida da tampa de valvulas so um pouco menor) como vimos que gera uma pressao meio alta saindo ali de baixo e tbm esquenta , teria que ser um catch can apropriado maior volume pra passar esses gases sem dificuldade.

mais pra frente quando me sobrar um tempo;grana vou ver se pego um desses no ML e fazer uns testes tambem.. minha tbi esta tudo limpo mas vejo oleo correndo por ali no mangote...

Imagem

16 mensagens   •   Página 1 de 1