O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Atenção! Necessário efetuar a troca da senha de acesso para continuar usando o fórum!

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem

~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1488 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 15 Fev 2026, 13:28

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje TROCAR JUNTA TAMPA DE VÁLVULAS DO VECTRA 16V, estaé a forma correta
essa tampa e uma desgrama , voce mexeu e deve ter visto o problema de estrutura da mesma tampa ,

Imagem
olha que legal a ideia de colocar os parafusos de um lado no meio dos nervos de reforço , esse é o lado que fica para o lado dos bicos , o que nunca vaza oleo
do outro lado que é o lado mais quente por ficar em cima da descarga os parafusos apertam no meio do nada e é o lado que vaza muito escorre no coletos de escape e cheira oleo queimado
com o tempo os parafusos da frente fazem que a tampa plastica ceda um puco e como faz tope do lado interno não consegue apertar a junta
a mesma merds acontecia nos motores cht que so tunham 2 parafusos para apertar a tampa so que a junta de rolha segurbaais
ja tentei de tudo e na ultima mexida que fiz ja cansado de trocar junta a cada seis meses o a cada um ano mandei uma de mexanico
vi que entre a junta e a calha da tampa tinha resto de bafo de oleo limpei igual vc limpo e pasei um fio de silicone pela calha antes de collocar a junta
ta la ne kakakakakakak vamos ver quanto dura a gambiarra , ja tem quase um ano e ainda ta segurando a onda kakakakakakak

Um fio de silicone ali resolve bem, só tomar cuidado de não passar muito porque depois só sai quebraamdo a tampa. Com ceteza tendo uma tampa desta nova como esta está só vai vazar com erro mecanico na limpeza ou na junta não apropriada e é dificil limpar óleo principalmente para os mecanicos que querem economizar produtos e ganhar tempo.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Mar 2026, 10:35

CHIPAR O VECTRA, muitos me perguntam o resutado de ter colocado um chip no meu Vectra e eu fiz este video dando uma boa dica antes de chipar. Com certeza a troca dos bicos e a bomba dá uma mudança clara de funcionamento e lógico para melhor e talvez se fizerem este trabalho nem irão querer colocar o chip que com certeza irá melhorar ainda mais

https://www.youtube.com/shorts/yTad97VG6qI
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 01 Abr 2026, 10:36

DICAS PRA QUEM QUER COMPRAR NO EBAY E NÃO SABE QUE MARCA COMPRAR, eu tenho um bom estoque kakkakak

https://www.youtube.com/watch?v=F09Y8tOy3xA
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 08 Abr 2026, 12:58

USAR GRAXA NOS CONTATOS, RELÊS, TOMADAS E FUSÍVEIS, antes de mais nada lembrem se eu não exponho nada que eu não tenha testato pelo menos 2 a 3 anos no mesmo carro e para aqueles eletricístas céticos, eu lembro que estou falando de energia continua e não alternada a continua com o tempo cria zinabre branco, depois verde e tudo para e lá no painel mais escondido a tomada dele e os pinos dos motores dos instrumentos se oxidam com uma crosta de oxidação tipo alumínio e ai vai morrendo as passagens elétrica. Solução graxa e eu prefiso usar de silicone, mas qualquer uma funciona, mesnos cobreada. Aprendi isto em uma oficina elétrica há muitos anos atrás, lá em 1975, bastante tempo e naquela época tinha o tal do FUSÍVEL ENCANTADO e a graxa eliminava o encanto dele.

Em 2012 meu ar condicionado começou a falhar, não ligava com o carro na lenta, e na rua ficava aquele liga e desliga, só quando acelerava ele firmava, tipo rodovia tranquilo, cidade nada, troquei até compressor pensando ser ele e o problema era uma tomada que fica do lado do servo freio, fiquei triste em desconectar ela por ser a ultima do carro isto porque por dentro estava brilhando como nova, mesmo assim coloquei limpa contato e BINGO, achei o problema, porem 15 dias depois começou outra vez, desconectei ela e coloquei WD 40, durou o tempo do numero dele, 40 dias, Desconectei mais uma vez e coloquei graxa de silicone, isto em 2012. Nunca mais deu problema.

Se você tem dúvidas, fica com o problema e usando limpa contato toda semana, mas cuido para não esquecer, mas quer eliminar o problema de vez ou evitar ter ele use gráxa. Tomadas das ventoinhas sem graxa sofrem as vezes até queimam

GRAXA COBREADA NÃO SERVE, TESTEI E NÃO APROVEI

https://www.youtube.com/shorts/nlg9NbA146U
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Abr 2026, 11:06

BOTAO DO CIRCULADOR DO AR DO VECTRA, Como funciona este botão? E as vezes este botão ou o do ar condicionado do seu Vectra estraga, você vai na internet e compra um igual coloca no carro e continua sem funcionar. Será que você comprou o botão certo? Você sabia que o botão do ar digital tem a mesma aparencia do botão do ar analógico? E o mesmo acontece com o botão do circulador do ar. Será que você sabe que o analogico nao serve no ar digital e vice versa? Veja o video e entenda mais sobre este botão.

https://www.youtube.com/shorts/mXGQH0KGbcg
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Abr 2026, 12:07

COLOCAR CEBLÃO NO VECTRA DE 98/9 ATÉ 2005, Este trabalho não é tão simples assim, alguns mãos suina faz este trablaho usando os dois fios das central, um branco para o segundo e um verde para o primeiro estágio, porem ao acionar as ventoinhas a luz da injeção acende e fica ai com este ciclo de erro no acende e apaga. Acontece que o Vectra deste ano é diferente do 97. No 99 até 2005 o 85 dos relês verde do primeiro e segundo estagio tem ali com a chave ligada um positivo de baixa amperage e ao colocar um fio negativo vai acionar as ventoinhas e a central recebe este sinal como curto ao contrario do 97 que o 85 dos mesmos relês é um negativo sempre, este curto vai ferrando a central. Comento isto no video a seguir e mostro como fazer da forma correta.
Muitos acham este trabalho difícil, mas no pain no gain.

https://www.youtube.com/watch?v=VZckbzt-Ljk
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Mai 2026, 10:38

REGULAR FAROL QUE USA DUAS LÂMPADAS se o farol não for original, as vezes não se consegue um bom ajuste, todos os faróis são regulado no baixo e o alto automaticamente fica regulado, no meu caso que comprei os faróis na internet ajusta o baixo e o alto fica em cima do baixo. SOLUÇÃO, mexer nas lampadas para levantar os alto mais que o baixo, ou caso o alto ficar torto mexer em uma para acertar e alinhar corretamente. VEJA O VIDEO ABAIXO como que eu faço.
Alguns faróis antigos também se perde este ajuste e a dica serve para eles também

https://www.youtube.com/shorts/iMKlQVYivXY
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » Hoje, 10:38

COLOQUEI DOIS CEBOLÕES NO MEU VECTRA 97 e ficou muito bom. Lembrem se isto não é kit verão, só mudei o cebolão de lugar usando um apropriado para o primeiro estagio e outro continua no radiador como segundo estagio. Aliás vejo muitos tendando este tipo de adaptaçao e não usam o cebolão correto e ali jamais pode ser usado o segundo estagio porque ele iria desligar muito rápido, tipo 5 a 10 segundos e testei isto no meu carro tambem, pra fazer algo bem feito é assim usando peças de qualidade, serviço bem feito não se pode economizar afinal serviço bem feito não tem preço.
Nunca use adaptador ali que seja de plastico ou borracha, tem que ser de meta.

https://www.youtube.com/shorts/PW08e8QsJig
Imagem

1488 mensagens