O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Atenção! Necessário efetuar a troca da senha de acesso para continuar usando o fórum!

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem

~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1532 mensagens
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Ju_Bueno » 17 Jul 2026, 09:00

Eita... corri olhar no Astra e não tem. Agora vou ficar procurando uma forma de colocar isso kkk... estou começando a me aventurar em mexer em elétrica.

Neste fim de semana creio que finalizo aquele upgrade das lanternas!!!
JULIANO -
ago/2008 à set/2011: Gol LS 1986
set/2011 à set/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
out/2017 à hoje: Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 17 Jul 2026, 10:16

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Eita... corri olhar no Astra e não tem. Agora vou ficar procurando uma forma de colocar isso kkk... estou começando a me aventurar em mexer em elétrica.

Neste fim de semana creio que finalizo aquele upgrade das lanternas!!!

Do Astra não tem não, só do Vectra mesmo, uma dica é usar esta fita e nem precisa usar resistor, ela vem com eles e se usa multiplos de 3 leds para ter eles ali, tem marcado o local que se pode cortar, soldar os fios sem não errar. Inclusive fiz no porta luvas usando fita de leds, no teto também porque esta lampada torpedo é fraca e se for de led queima com menos de 3 meses se tiver sorte alcança 6 kakakakka. Estas fitas são ótimas, forte e com uma ótima durabilidade tem uns 1t anos que coloqeui uma dentro da peça que tem os botões do ar condicionado analógico e permanece perfeita
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 17 Jul 2026, 17:01

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje nunca tinha reparado que o Vectra B já não tinha isso.

meu carro ao menos não tem e pelo ano e ser un cd era dos mais completo na epoca (cd 2.0 16v 97)
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O Vecra B tem no capô um quadradinho para colocar esta luz e cabe exatamente uma igual do porta-malas.

vou dar uma olhada porque acho legal esse tipo detalhe
uma besteira mais eu gosto kakakakaak

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Jul 2026, 17:23

chirola escreveu:
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje nunca tinha reparado que o Vectra B já não tinha isso.

meu carro ao menos não tem e pelo ano e ser un cd era dos mais completo na epoca (cd 2.0 16v 97)
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O Vecra B tem no capô um quadradinho para colocar esta luz e cabe exatamente uma igual do porta-malas.

vou dar uma olhada porque acho legal esse tipo detalhe
uma besteira mais eu gosto kakakakaak

Ju_bueno olha este link abaixo, segunda foto a perna do X lado direito subindo e verás o quadrado para colocar a luz. Talvez você não tinha reparado caso tinha o forro tapando.

https://www.mercadolivre.com.br/capo-di ... ikQAvD_BwE
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 18 Jul 2026, 10:00

É... a posição é bem similar onde fica no Vectra A e no Monza.
JULIANO -

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Jul 2026, 11:40

Esta semana troquei a junta da tampa das válvulas, meu carro que anda todos os dias dura em média 2,5 a 3 anos e começa melejar. Resolvi testar uma de silicone bem mais cara que a Sabó. Mas vai que dá certo e dura um pouco mais?
Minha surpresa é que não tive surpresa com o comando de válvulas depois de andar 18 mil km com ele só usando oleo mineral, sendo 12 mil com o Top Turbo 15W40 SL. Está alí tudo brilhando e sem desgaste,
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » Ontem, 13:51

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Minha surpresa é que não tive surpresa com o comando de válvulas depois de andar 18 mil km com ele só usando oleo mineral, sendo 12 mil com o Top Turbo 15W40 SL. Está alí tudo brilhando e sem desgaste,

acredito , meu carro temmais de 200 mil kilometros e sempe foi colocado oleo mineral 15w40 nos ultimos 4 anos ao menos , antes usava 20w50 e pode tirar a tampa de valvulas evai ver os dois comandos brilhando , sem borra sem desgaste mesmo depois de quase 30 anos de uso emasi de 220 mil kilometros rodando todo santo dia e no inverno rodando maior parte do tempo frio porque não chega a esquentar o motor de casa ao trabalho
geralmente nem olho muito a marca do oleo e coloco sempre na mesma loja desde que comprei o carro mis geralmente vai castrol ou um da ypf que não são muito caros so olho a especificação SL que é a indicada pela gm parao motor e mais nada
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Eita... corri olhar no Astra e não tem. Agora vou ficar procurando uma forma de colocar isso kkk.

kakakakaak rolei de rir porque foi a mesma coisa comigo foi la ver o buraco no capo e pede a gritos uma luz ali kakakakakakak

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » Ontem, 14:36

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Esta semana troquei a junta da tampa das válvulas, meu carro que anda todos os dias dura em média 2,5 a 3 anos e começa melejar. Resolvi testar uma de silicone bem mais cara que a Sabó. Mas vai que dá certo e dura um pouco mais?

eu desisti das juntas da tampa de valvulas ate pensei na proxima vez que troque nem colocar junta e colar a tampa no cabeçote kakakakakaka sempre tem um bafo de oleo em algum lugar , a tampa ja esta deformada pelo tempo de uso mais a do 16v e cara para ficar trocando

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » Ontem, 15:20

chirola escreveu:
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Esta semana troquei a junta da tampa das válvulas, meu carro que anda todos os dias dura em média 2,5 a 3 anos e começa melejar. Resolvi testar uma de silicone bem mais cara que a Sabó. Mas vai que dá certo e dura um pouco mais?

eu desisti das juntas da tampa de valvulas ate pensei na proxima vez que troque nem colocar junta e colar a tampa no cabeçote kakakakakaka sempre tem um bafo de oleo em algum lugar , a tampa ja esta deformada pelo tempo de uso mais a do 16v e cara para ficar trocando

O 16V é bem complicado, o 8V também é se fizer mau feito, mas usando a sabó aqui no meu e bem trabalhado dura em média 2,5 a 3 anos e eu andando todos os dias com o carro. Com o tempo ela seca e fica dura, no caso do silicone é possivel que dure mais porque suporta melhor o calor sem se deformar. Normalmente quando ruim já vaza no outro dia e aqui está perfeito, vou deixar passar uns 20 dias e postar um video.
Usar um silicone black é uma super solução, mas se precisar tirar a tampa é terrivel, eu já pequei um Omega 2.2 8V colada com silicone e só saiu no martelo, o dono tentou tirar e não conseguiu, ele disse que só faltou colocar uma chave de fendas para fazer uma alavanca e por sorte ele não fez isto porque iria marcar a gaiola. Peguei pra tirar porque ele já ia colocar uma nova ai foi fácil martelar ela e arrancar na marra e com certeza não serviu para mais nada depois. Eu ainda acho que mesmo no 16V usar silicone somente na valeta dela onde entra a junta pode resolver e não atrapalha tirar se precisar e depois levar um dia limpando o local da junta para colocar outra. É um achometro, é possivel que dá certo e um de 8V seria ainda mais fácil, mas nada de colocar na giola de aluminio, só na tampa.
Imagem

jm_vectrab
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: JM
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

por jm_vectrab » Ontem, 23:43

vcs devem saber mais vou deixar a dica, deve funcionar pro 16v tb (apesar do trabalhao q da..) no 8v é moleza.
essas juntas vazam entre a borracha e a tampa plastica por cima.. solução usar uma camada fina de silicone ali, fina, pouco e repito apenas ali! a parte da junta com a gaiola metal nao passa nada pois essa parte veda sem problemas e nao vai grudar se precisar desmontar depois.

instala no carro aperta e nao liga! espera 24h ate secar, demsonta uma seg vez remove as rebarbas internas e pronto, nunca mais ira vazar rsrs --gosto do silicone cinza elring (dirkoHT).

comeco do ano notei um vazamento nela prox a termnsotatica e pensei poha como assim o metodo é infalivel ...esses dias q fui ver de trocar e ficou na mesma.. fui analisar melhor e vazava pelo anel oring da tampinha mesmo (de abastecer oleo) q virou uma pedra e quebrou toda.. resumindo troquei a junta atoa; podem fazer q funciona alias ja tinha desmotnando e montando umas 10x sempre reusando (pq sai grudada na tampa e bem conveniente) e nao vaza.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje só usando oleo mineral,

da uma satisfacao ver tudo brilhando ali dentro. curto castrol pelos aditivos detergentes q colocam e ajuda nisso (maioria dos oleos bons tem) mentendo as trocas em dia ja e suficiente prefiro mil vezes usar mineral e trocar mais cedo doq esses sinteticos q prometem 10-15k kms.

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » Hoje, 08:04

chirola escreveu:Fuente del Mensaje eu desisti das juntas da tampa de valvulas

Somos 2

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje solução usar uma camada fina de silicone ali, fina, pouco e repito apenas ali! a parte da junta com a gaiola metal nao passa nada pois essa parte veda sem problemas e nao vai grudar se precisar desmontar depois.

instala no carro aperta e nao liga! espera 24h ate secar, demsonta uma seg vez remove as rebarbas internas e pronto, nunca mais ira vazar rsrs --gosto do silicone cinza elring (dirkoHT).

Quem sabe um dia bate disposição de tentar... já perdi as contas de quantas juntas já troquei no meu carro.
JULIANO -

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » Hoje, 08:57

jm_vectrab escreveu:vcs devem saber mais vou deixar a dica, deve funcionar pro 16v tb (apesar do trabalhao q da..) no 8v é moleza.
essas juntas vazam entre a borracha e a tampa plastica por cima.. solução usar uma camada fina de silicone ali, fina, pouco e repito apenas ali! a parte da junta com a gaiola metal nao passa nada pois essa parte veda sem problemas e nao vai grudar se precisar desmontar depois.

comeco do ano notei um vazamento nela prox a termnsotatica e pensei poha como assim o metodo é infalivel ...esses dias q fui ver de trocar e ficou na mesma.. fui analisar melhor e vazava pelo anel oring da tampinha mesmo (de abastecer oleo) q virou uma pedra e quebrou toda.. resumindo troquei a junta atoa; podem fazer q funciona alias ja tinha desmotnando e montando umas 10x sempre reusando (pq sai grudada na tampa e bem conveniente) e nao vaza.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje só usando oleo mineral,

da uma satisfacao ver tudo brilhando ali dentro. curto castrol pelos aditivos detergentes q colocam e ajuda nisso (maioria dos oleos bons tem) mentendo as trocas em dia ja e suficiente prefiro mil vezes usar mineral e trocar mais cedo doq esses sinteticos q prometem 10-15k kms.

O meu está brilhando, mas bastou eu me bestar e usar em 2023 oleo semisitético e destruiu meu comando de válvulas em um ano e não é fácil achar um comando original e eu achei em um desmanche e tive que levar na retífica para polir.

O problema deste vazamento começa no 8V na tampa que tem que ser original e piora nas mãos dos mecanico que lava a tampa e não observa que depois de seca fica o óleo encrostado esperando ser aquecido para já começar a sair e é ali que se usa o limpa contato. Sim ela vaza por cima e é fácil de explicar a borracha resseca com o tempo pelo calor e a parte de cima é mais fina e sofre mais rápido com esta deformação. Bem comigo é assim e da forma que eu faço com limpeza especial com limpa contato uma sabó comigo dura entre 2 a 3 anos andando todos os dias, tanto a sabó como original GM, fui tentar outra marca e coloquei de manhã e vazou pela tarde. Por isto acho que a de silicone pode durar um pouco mais, aqui nas primeiras semana está perfeito.

Detalhe, se não usar esta limpeza que faço, pode ser original que nem vai esperar o ressecamento para vazar, talvez dure uns 6 meses, mas vazará antes da hora. Se trabalhar bem, dura pelo menos comigo 2 a 3 anos. Uso depois de limpar com querosene um tubo de limpa contato na trilha até não ter mais vestígio de óleo seco.
Imagem

1532 mensagens