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Re: | Mudança de Lubrificante

por Almeidão » 06 Out 2013, 19:01

Não tem nada a ver o tipo de óleo, ou combustível. Isto suja mesmo, afinal ali é o suspiro são jogado para fora o vapor (vira agua) e a pressão feita no carter (,isturada com óleo) e por isto fica assim. Este tubo bem como a tampa das válvula, mais as magueiras que saem da tampa devem ser bem cuidado. Eu limpo o meu a cada 2 anos e lógico com este tempo ainda não encrustou muita coisa, mas há caso de gente que nunca limpou e muitas vezes vaza óleo nos retentores volante ou Virabrequim, o mecanico troca e nem busca saber o motivo do vazamento e logo começa a vazar outra vez e encuca mais ainda a cabeça do dono do carro achando que o mecanico fez algo errado na troca do retentor, aliás fez, mas não na troca, faltou o complemento que é esta limpeza.
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Bruno Cesário
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Bruno Cesário » 06 Out 2013, 19:36

Almeidão escreveu: Este tubo bem como a tampa das válvula, mais as magueiras que saem da tampa devem ser bem cuidado.

Como você limpou esse tubo que desce pro carter ? Vi que tem 2 parafusos no final dele, tenho que tirar eles e ali ele vai sair ? Ou tem algo mais ?
A tampa de valvula tá limpa, semana retrasada tive que trocar a junta, aí limpei mais ou menos, já que não estava muito suja. A mangueira eu fiz o seguinte, como não tinha nenhum produto para jogar por dentro para limpar, eu enfiei um pano véio e fiquei puxando até sair tudo, sem forçar muito para as mangueiras não arrebentarem, só que é chato demais abrir aquelas presilhas pretas, tem que fazer um esforço danado.
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Almeidão
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Almeidão » 07 Out 2013, 08:51

Este tubo, é só tirar os dois parafusos e ele já sai e embaixo dele tem uma junta que deve ser trocada ao retirar ou usar o silicone negro que por si proprio formará a junta de borracha.
As mangueiras, voce tira tudo e coloca querosene dentro dela e pra ajudar, fazer isto que voce fez com estoba passando por dentro dela sendo empurrada por algo.
A tampa, também deve ser limpa com querosene jogando dentro dela e ira balançando e tirando a sujeira, este processo é mais demorado porque deve ser repetido várias vezes já que não tem como esfregar dentro dela.

As presilhas, são fáceis demais para tirar tendo a ferramenta certa. Existe um alicate próprio pra tirar las e tem como preparar um alicate caseiro para tirar estas presilhas e eu até prefiro o caseiro, e serve para todas. Aliás sou fan destas presilhas, achei uma invenção fantástica para proteger as mangueiras que com ela não tem aperto demais pra cortar as mangueiras e nem de menos para deixar vazar. Ou seja, é medida certa, nasceu pra isto.
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Bruno Cesário » 07 Out 2013, 09:06

Vou fazer isso mais tarde e posto as fotos aqui.
Eu custei a tirar essas presilhas, até esfolei meus dedos de tanto tentar tirar uma e não sair, que por fim achei um alicate de pressão e consegui tirar. rs
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Alez » 07 Out 2013, 09:29

Esse tópico ficou melhor do que eu esperava. Quanta aula boa.

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Re: | Mudança de Lubrificante

por Alez » 07 Out 2013, 09:30

Uma coisa que reparei com o uso do 15W40 é que não está vazando mais na tampa do cabeçote.

Já rodei 1000km desde a última troca e está limpo.

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Re: | Mudança de Lubrificante

por Bruno Cesário » 07 Out 2013, 10:16

Alez escreveu:Uma coisa que reparei com o uso do 15W40 é que não está vazando mais na tampa do cabeçote.

Já rodei 1000km desde a última troca e está limpo.

Você fala a tampa de valvulas que fica junto aquela preta escrita 2.2 chevrolet 16v ? O meu tinha vazamento ali, até postei fotos aqui no fórum e eu mesmo arrumei...2 vazamentos, tampa de reservatório de óleo e na junta.
:52:

Alez
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Alez » 07 Out 2013, 18:37

Bruno Cesário escreveu:
Alez escreveu:Uma coisa que reparei com o uso do 15W40 é que não está vazando mais na tampa do cabeçote.

Já rodei 1000km desde a última troca e está limpo.

Você fala a tampa de valvulas que fica junto aquela preta escrita 2.2 chevrolet 16v ? O meu tinha vazamento ali, até postei fotos aqui no fórum e eu mesmo arrumei...2 vazamentos, tampa de reservatório de óleo e na junta.


Exato. A tampa que tem o logo e o nome chevrolet escrito. E não efetuei a troca da junta.

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Re: | Mudança de Lubrificante

por Bruno Cesário » 08 Out 2013, 00:35

Alez escreveu:
Bruno Cesário escreveu:
Alez escreveu:Uma coisa que reparei com o uso do 15W40 é que não está vazando mais na tampa do cabeçote.

Já rodei 1000km desde a última troca e está limpo.

Você fala a tampa de valvulas que fica junto aquela preta escrita 2.2 chevrolet 16v ? O meu tinha vazamento ali, até postei fotos aqui no fórum e eu mesmo arrumei...2 vazamentos, tampa de reservatório de óleo e na junta.


Exato. A tampa que tem o logo e o nome chevrolet escrito. E não efetuei a troca da junta.

viewtopic.php?f=39&t=1928
confere ae
:52:

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Re: | Mudança de Lubrificante

por Last_Warrior » 08 Out 2013, 04:51

Quanto ao óleo do motor, realmente, se o motor, independente da KM não estiver muito gasto, vá usando os óleos mais finos recomendados pelo manual. A medida em que for notar um consumo de óleo maior, vá colocando os óleos mais grossos sempre dentro da faixa recomendada pelo manual.

Sobre o câmbio e engatar marchas, no caso dos Vectra B a partir de 2001 a ré passou a ser sincronizada, eliminando os trancos e arranhadas ao engatar a mesma.

No caso dos que não tem ré sincronizada, tem que pisar na embreagem, esperar 2 segundos, e engatar a ré devagar, se mexer a alavanca muito rápido vai arranhar, é normal.
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Almeidão » 08 Out 2013, 09:07

Last_Warrior escreveu:Quanto ao óleo do motor, realmente, se o motor, independente da KM não estiver muito gasto, vá usando os óleos mais finos recomendados pelo manual. A medida em que for notar um consumo de óleo maior, vá colocando os óleos mais grossos sempre dentro da faixa recomendada pelo manual.

Sobre o câmbio e engatar marchas, no caso dos Vectra B a partir de 2001 a ré passou a ser sincronizada, eliminando os trancos e arranhadas ao engatar a mesma.

No caso dos que não tem ré sincronizada, tem que pisar na embreagem, esperar 2 segundos, e engatar a ré devagar, se mexer a alavanca muito rápido vai arranhar, é normal.


Outra coisa que eu achei errado neste cambio ou em todos que vi Chevrolet, é que existe um trilho na gaiola (peça onde fica alavanca) e a alavanca com a entrada para este trilho e somente para passar a ré e assim que voce puxa a ré ele trepa neste trilho. Neste caso, o sistema seja ele varão ou cabo eles não lhe dão a chance de trazer um pouco mais ou menos e sim é ali e pronto sem chance um pouquinho mais para direita ou esquerda. Então, qualquer folga já vai lhe trazer problemas ao passar a ré e talvez por isto pode arranhar mais que o normal. Digo isto porque o meu pisando embreagem, colocando primeira e imediatamente ré, entra igual mantega sendo rápido ou devagar. MENINOS, NÃO FAÇAM ISTO EM CASA, mas eu tirei este trilho fora, não vi nele nada que poderia ajudar, e mesmo sem colocar a primeira que tanto falo e depois ré ele ainda entra fácil.

Outra coisa que o pessoal deve ter notado ou se não notou ainda, notarão agora. A ré é bem mais pesada que outras machas e isto sim é impossivel de acertar. Isto se deve pela parte final do trambulador que fica dentro da caixa e para explicar melhor para os leigos, é igual a um sapado, e a haste entra dentro dele como se fosse um pé, e o alcanhar girando para direita passa as primeira, terceira e quinta, girando para esquerda passa segunda e quarta.

A ré, vai ser a ponta do sapato girando para direita. Então imaginamos uma barra de ferro como alavanca de força, voce coloca a ponta dela embaixo de algo pesado de movimenta segurando a parte maior, isto multiplicará sua força, ao contrário disto, sua força será diminuida em várias vezes. Como a ponda do sapato é está mais longa que o calcanhar, NESTE CASO VOCE FAZ MAIS FORÇA PARA PASSAR ELA, está ai a explicação porque a ré já vem de berço com problemas. SÓ ACHO QUE O TRILHO AUMENTOU O PROBLEMA POR ISTO EU TIREI ELE FORA

COMO EU JÁ INFORMEI, EU MUDEI ELE TODO. E NÃO FICOU NADA BARATO Devido a várias tentativas, até cruzeta eu cheguei a colocar no varão com mudanças antes de chegar nos cabos que hoje ele tem. Acho que tenho até as fotos da tentavia de mudanças com esta cruzeta. Na verdade tenho inveja do cara que inventou estes cabos hahhaha. Acho que a distancia dele pelo varão é mesmo que a idade do Gelo para as praias kakkaka

Sds
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Last_Warrior » 08 Out 2013, 20:04

Interessante essas informações, Almeidão. Acho que quem tem uma tocada muito esportiva sempre vai passar alguma raiva com o engate de marchas, acho que vale para todos os GM...
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Kaduskate » 11 Out 2013, 09:46

muito bom o topico vou trocar meu oleo do 20w50 para um menor
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Kaduskate » 11 Out 2013, 09:48

Alez escreveu:
Rafael Gouveia escreveu:Alez, nao acho bom usar 5w30 no Vectra B seja 8 ou 16v não recomendo, esse óleo atende melhor os motores mais novos de 140cv que possui menos folgas... para o vectra B vai de 10w40 e seja feliz, vai estar bem atendido...pode usar tbm o 15w40, difetença é que o 10w atende um pouco melhor nas partidas no frio do que o 15w.


Isso que queria confirmar com os mais entendidos aqui no Clube. Porque tava usando o mineral 20W50 API-SM fui pesquisar mais a fundo e descobri que o motor tava pesando por conta do óleo ser mais grosso. Fui convencido a usar o 20W50 por causa da alta km, mas depois descobri que pela maneira que o carro sempre foi usado isso nem é fator preocupante.

Então, mudei pra 15W40 semi-sintético API-SN e já percebi melhora na primeira partida e no funcionamento do motor.

Na próxima troca vou de sintético 100% 10W40 API-SN.

Valeu.


estou usando o 20w50, qual vc me recomenda trocar?
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Alez » 11 Out 2013, 10:13

Kaduskate escreveu:
estou usando o 20w50, qual vc me recomenda trocar?


MP.

Avalie todos os aspectos antes de trocar as especificações do óleo do teu carro.

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Re: | Mudança de Lubrificante

por Alcir Andreoni » 11 Out 2013, 10:34

Kaduskate escreveu:
estou usando o 20w50, qual vc me recomenda trocar?

Eu ficaria no 20w50 mesmo...
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Bruno Cesário » 18 Out 2013, 17:11

Galera...amanha vou viajar e ontem troquei o óleo denovo...dessa vez fui no Selenia 5w30 API SL 100% Sintético mesmo, mas não quis colocar os 4,5l, coloquei 4litros mesmo com o filtro de óleo. Hoje quando fui ver a vareta ( o motor estava um pouco quente ) e a marca de óleo estava baixa, pouco acima do primeiro traço. Será que é pq não coloquei os 0.5L do filtro ? Ou tem algo de errado ? Desconfio da vareta, vejo muita gente reclamando dela.
:52:

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Re: | Mudança de Lubrificante

por Bruno Cesário » 19 Out 2013, 15:07

Ninguém ? Comprei mais 1 litro do mesmo óleo, vou colocar os 0,5l que nao coloquei...mas não sei se vai mudar.
:52:

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Re: | Mudança de Lubrificante

por Pedro Josino » 19 Out 2013, 16:25

Se o carro requer 4,5L e você só colocou 4,0L, provavelmente vai ficar baixo, assim eu imagino.

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Re: | Mudança de Lubrificante

por Bruno Cesário » 20 Out 2013, 14:16

Pedro Josino escreveu:Se o carro requer 4,5L e você só colocou 4,0L, provavelmente vai ficar baixo, assim eu imagino.

Sim, mas a questão é que ficou no primeiro traço, aquele do mínimo...ontem completei os 0,5l...e está marcando agora no segundo traço, um mais alto, onde fica escrito 1oil
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