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Vectra B(RESOLVIDO) CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

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Paty1521
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(RESOLVIDO) CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

por Paty1521 » 21 Out 2013, 10:34

Pessoal bom dia!

Bem, desde o encontro de São Lourenço que estou notando algo de estranho no meu Vectra.

Ele é um Automatico 2.2 16v 2002 CD

Bem, Na volta de São lourenço senti ele dando umas engasgadinhas de leve ao retomar as marchas. Por exemplo, ao andar constante a 80 km nao da para sentir mas se preciso acelerar para chegar rapidamente aos 120 para ultrapassagem por exemplo, ai na hora que acelero ele engasga, quando a velocidade volta ao constante para.Achei que era gasolina por isso nao liguei muito ( apesar de so abastecer em posto bandeirado).

Ontem, na estrada a mesma coisa ocorreu porem mais vezes e dava para sentir mais forte inclusive senti um pouco mais em velocidades constantes. A sensação é que o carro ficava engasgando, fraco..... Na cidade quase nao se nota .. apenas se a pessoa for muito observadora...

Agora sinceramente nao sei se e cambio ou motor pois nunca tive problema no AT. A rotação fica constante e a troca aparentemente esta normal...só o carro que fica pipocando.. engasgando...

Ontem a temperatura aumentou muito duas vezes... quase ate o vermelho mas depois baixou. Uma com ar ligado outra sem. Não sei se tem ligação com o fato por forçar o motor de repente. MAs depois ficou normal.Como ja fiz umas dez revisoes no sistema de arrefecimento dele e toda parte de ar condicionado e quente ja nem sei o que pode ser :55:


Sei que é horrivel essa sensação do carro engasgar e pipocar pois parece que forço o motor dele...

Ontem olhando o motor percebi que a junta que troquei recentemte pois estava vazando oleo na bobina babou um pouco na frente do motor.. pouquissima coisa mesmo heheheh


Alguem consegue me dizer se é algo no motor ou cambio e o que pode ser? :62:


Obrigada!!
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Re: CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

por rgapski » 21 Out 2013, 10:41

Paty,

Você não tinha me contado esse detalhe da temperatura! rs
Antes de verificar qualquer coisa, meça a compressão dos cilindros.
Se estiver vazando compressão, o motor falha e sobre um pouco a temperatura.

Se os cilindros estiverem com a compressão em valores próximos, verifique as velas e cabos de vela.

Abs!
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Re: CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

por Paty1521 » 21 Out 2013, 10:44

rgapski escreveu:Paty,

Você não tinha me contado esse detalhe da temperatura! rs
Antes de verificar qualquer coisa, meça a compressão dos cilindros.
Se estiver vazando compressão, o motor falha e sobre um pouco a temperatura.

Se os cilindros estiverem com a compressão em valores próximos, verifique as velas e cabos de vela.

Abs!



Oi Rapha! O pior é que isso da temperatura ocorreu na volta..... e na ida assim que parei no estacionamento ela subiu pra cima do meio.. ai desceu.. e na volta liguei o ar e ela foi para as alturas.. desliguei e voltou ao meio.. :62:

Se estiver vazando compressao nos cilindros, teria que retificar? :61:

Cambio eu excluo? :62:
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Re: CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

por Almeidão » 21 Out 2013, 10:46

Antes de trocar cabos e velas, já que foi mexido ali, veja se não tem nenhum cabo solto, mal encaixado na vela, parece ser isto. Depois de checado, avise pra gente por favor
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Re: CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

por Paty1521 » 21 Out 2013, 10:53

Almeidão escreveu:Antes de trocar cabos e velas, já que foi mexido ali, veja se não tem nenhum cabo solto, mal encaixado na vela, parece ser isto. Depois de checado, avise pra gente por favor


Almeidao, eu chequei ontem e estavam todos bem encaixados... e ja fazia uns 15 dias que voltou do mecanico.. la ele mexeu no arrefecimento e trocou a junta..

Cambio nao é? Porque sei que pra arruma-lo e super caro :62:
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Re: CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

por rgapski » 21 Out 2013, 11:12

Paty,

Pode descartar problema no cambio (ufa!).

É alguma coisa no motor e de fácil resolução.
A junta que você se refere é a junta do cabeçote (que vai entre o bloco e o cabeçote), ou a junta da tampa de válvulas (aquela de borracha preta)?
Se trocou a junta do cabeçote, pergunto: foi feito alguma retifica no cabeçote?

O certo é, quando retirar o cabeçote, levar a alguma retifica para verificar se existe empenamento, fuga de compressão, etc, até mesmo para poupar a mão de obra de ter que retirar a peça novamente porque alguma coisa não estava 100%.
As vezes, até uma fuga de compressão através da sede de válvula causa falhamento.

Abs!
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Re: CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

por Paty1521 » 21 Out 2013, 11:14

rgapski escreveu:Paty,

Pode descartar problema no cambio (ufa!).

É alguma coisa no motor e de fácil resolução.
A junta que você se refere é a junta do cabeçote (que vai entre o bloco e o cabeçote), ou a junta da tampa de válvulas (aquela de borracha preta)?
Se trocou a junta do cabeçote, pergunto: foi feito alguma retifica no cabeçote?

O certo é, quando retirar o cabeçote, levar a alguma retifica para verificar se existe empenamento, fuga de compressão, etc, até mesmo para poupar a mão de obra de ter que retirar a peça novamente porque alguma coisa não estava 100%.
As vezes, até uma fuga de compressão através da sede de válvula causa falhamento.

Abs!


Entao, foi a troca da junta da tampa de valvulas pois estava vazando...... eu mesma desde que peguei o vectra ha 2 anos nunca abri o cabeçote ...

Todos mecanicos disseram que estava redondo .. rs Peguei com 110 mil e hoje esta com 10 mil km...

E agora? rs
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Re: CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

por rgapski » 21 Out 2013, 11:26

Paty,

Seu carro baixa água ou "borbulha" quando o motor esta quente?
Existe alguma contaminação no óleo (óleo com cor de café-com-leite)?
Isso é sinal óbvio que temos problemas de vedação da câmara de combustão, a qual é feita pela junta do cabeçote.

Outro sinal, porém mais sutil, é diferença na compressão dos cilindros.
A diferença denuncia alguma irregularidade na junta, ou até mesmo nas válvulas.
E isso, sem dúvidas, causa falhamento.

Outra coisa que as vezes causa falha é vazamento na junta do coletor de escape, porém é uma falha bem sutil, sendo que o que incomoda mais é o barulho que faz de escapamento furado.

Se nada do que mencionei acima acontecer e a compressão estiver idêntica, tem que se verificar a parte de injeção/ignição.

Abs
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Re: CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

por Bruno Cesário » 21 Out 2013, 11:36

Motor falhando/engasgando, fraco, bebendo muito = velas/cabos ruins.
:52:

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Re: CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

por Paty1521 » 21 Out 2013, 14:34

rgapski escreveu:Paty,

Seu carro baixa água ou "borbulha" quando o motor esta quente?
Existe alguma contaminação no óleo (óleo com cor de café-com-leite)?
Isso é sinal óbvio que temos problemas de vedação da câmara de combustão, a qual é feita pela junta do cabeçote.

Outro sinal, porém mais sutil, é diferença na compressão dos cilindros.
A diferença denuncia alguma irregularidade na junta, ou até mesmo nas válvulas.
E isso, sem dúvidas, causa falhamento.

Outra coisa que as vezes causa falha é vazamento na junta do coletor de escape, porém é uma falha bem sutil, sendo que o que incomoda mais é o barulho que faz de escapamento furado.

Se nada do que mencionei acima acontecer e a compressão estiver idêntica, tem que se verificar a parte de injeção/ignição.

Abs



Bem, rsrsrs a parte de arrefecimento acreditei ter resolvido semana passada com a nolada de 1300 reais hahahahahha. Ja revisei ela inteirinha!!!!!! ate ar quente e ar condicionado... estava tudo ok ate ontem subir 2 vezes acima da parte media... mas principalemnte ao ligar ao ar. Mas vou testar de novo depois pra ver se foi algo pontual rs.

O Oleo é de cor normal... sem mistura....

Dierença na compressao dos cilindros meu mecanico disse que o carro tem que estar frio para nao danificar o aparelho dele rs.

Realmente ate hoje o que nunca fiz foi limpeza de bicos e ou tbi. Vi que a minha estava imunda rs. So troquei velas e Cabo de vela..... pode ser isso?
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Re: CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

por Luiz Antunes » 21 Out 2013, 16:07

Peça para verificar o regulador de pressão da flauta , ele trabalha com 2,5 Bar ( kg ) com velocidade constante , ou em lenta , e quando vc pisa levemente no acelerador, o tubo de vacuo dele manda informação p/ o diafragma, e ele passa para 3,0 bar ( Kg ) . Se ele estiver ruim , pode dar engasgadas nas retomadas .

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Re: CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

por Arquiteto » 21 Out 2013, 23:19

testa a bobina ...

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Re: CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

por Alcir Andreoni » 22 Out 2013, 08:01

Arquiteto escreveu:testa a bobina ...

Como a gente pode fazer o teste da bobina?
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Re: CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

por Luccas » 22 Out 2013, 09:02

Paty,

meu Vectra é um GLS AT. Quando ligo o ar, a temperatura também sobe muito. Já foi tudo verificado, tanto arrefecimento quanto parte elétrica e está tudo OK. Ninguém sabe dizer o que está acontecendo. Quanto às falhas, o meu da última vez, começou a acusar erro na transmissão. Foi descoberto que era oxidação no chicote do seletor.

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Re: CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

por Alcir Andreoni » 22 Out 2013, 09:11

Luccas escreveu:Paty,

meu Vectra é um GLS AT. Quando ligo o ar, a temperatura também sobe muito. Já foi tudo verificado, tanto arrefecimento quanto parte elétrica e está tudo OK. Ninguém sabe dizer o que está acontecendo. Quanto às falhas, o meu da última vez, começou a acusar erro na transmissão. Foi descoberto que era oxidação no chicote do seletor.

Quando liga o AC não deveria resfriar mais o sistema, já que a velocidade da ventoinha é maior?
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Re: CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

por Ricardo Crispim » 22 Out 2013, 10:43

O fórum estava instável ontem a tarde aqui pára mim e não consegui postar uma mensagem, mas as observações que eu iria fazer, o rafael, o leo e o luiz antunes já puseram, vai ter que começar uma caça ao problema que pode ter várias origens...

Forte abraço!!!!!!!!!!

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Re: CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

por Arquiteto » 22 Out 2013, 12:47

Alcir Andreoni escreveu:
Arquiteto escreveu:testa a bobina ...

Como a gente pode fazer o teste da bobina?


Como testar a bobina de ignição.

TESTANDO A BOBINA >>> quatro opçoes ..

1 - COM CENTELHADOR ...
colocado em cada saida da bobina. Dar partida no motor > Centelha forte (Minimo 2 cm) durante a partida.

2 - COM UM MULTÍMETRO ...
2.1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio da bobina que vem da chave de ignição(terminal B do conector) > Positivo (+) (12V).

2.2 - PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 1 e 20 da Centralina (terminais A e C do conector) Dar partida no motor > Led Verde deve piscar durante a partida.

3- MULTIMETRO no modo Ohmimetro.
Medir resitência do primário e do secundário da bobina Primário: 0,7 OHMS ± 10%; Secundário: 12K OHMS ± 10%.

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Re: CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

por Alcir Andreoni » 22 Out 2013, 13:15

Arquiteto escreveu:Como testar a bobina de ignição.

TESTANDO A BOBINA >>> quatro opçoes ..

1 - COM CENTELHADOR ...
colocado em cada saida da bobina. Dar partida no motor > Centelha forte (Minimo 2 cm) durante a partida.

2 - COM UM MULTÍMETRO ...
2.1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio da bobina que vem da chave de ignição(terminal B do conector) > Positivo (+) (12V).

2.2 - PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 1 e 20 da Centralina (terminais A e C do conector) Dar partida no motor > Led Verde deve piscar durante a partida.

3- MULTIMETRO no modo Ohmimetro.
Medir resitência do primário e do secundário da bobina Primário: 0,7 OHMS ± 10%; Secundário: 12K OHMS ± 10%.

O que a falta de conhecimento não faz!

Me senti um completo ignorante! :61:

Quase não entendi nada. Isso é português?
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Re: CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

por Ricardo Pinto » 22 Out 2013, 14:02

Bruno Cesário escreveu:Motor falhando/engasgando, fraco, bebendo muito = velas/cabos ruins.


Concordo tem que começar a "busca" por ai...

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Re: CARRO ENGASGANDO. CAMBIO OU MOTOR?

por Almeidão » 22 Out 2013, 14:49

Alcir Andreoni escreveu:
Luccas escreveu:Paty,

meu Vectra é um GLS AT. Quando ligo o ar, a temperatura também sobe muito. Já foi tudo verificado, tanto arrefecimento quanto parte elétrica e está tudo OK. Ninguém sabe dizer o que está acontecendo. Quanto às falhas, o meu da última vez, começou a acusar erro na transmissão. Foi descoberto que era oxidação no chicote do seletor.

Quando liga o AC não deveria resfriar mais o sistema, já que a velocidade da ventoinha é maior?


Pois bem, muitos confudem sobre as ventuinhas. Quando voce liga o ar, não aumenta a potencia da ventuinha, na verdade quando o motor esquenta muito entra o segundo estágio para refrescar ele porque o primeiro estágio não deu conta. Só que este segundo estágio somente entra com o ar ligado estando o carro em perfeita condição e pode entrar também caso o primeiro estágio não funcionar, ai não é em perfeita condição.

Quando voce liga o ar, as ventuiinhas entram em funcionamento normal de primeiro estágio e não importa como está a temperatuda do carro, podendo estar em zero, isto porque neste caso as ventuinhas estão resfriando o sistema do ar e dando a vez para o segundo estágio a tomar conta do motor e por isto este segundo estágio não pode ser lá para cima como muitos informam. Ele é acionado logo depois do ponto do primeiro estágio, ou seja se o primeiro aciona no painel em 90, o segundo entrará em 93 caso o primeiro não entrar e sempre leva ela lá para baixo. Acionando em 95, algo está errado embora o motor aceite.

Se a ventuinha estiver trabalhando normal e a temperatura não baixar, é porque o radiador está entupido e o sensor que está ali na entrada do radiador (carros mais antigos) e como a agua não vai circular como devia, ele irá receber agua cada vez mais quente e a ventuinha como louca que são, irão cada vez mais se enlouquecer tentando refrescar a agua e não conseguirão.

Ao contrário de uma valvula travada, a agua não passa para checar no cebolão e por isto a ventuinha não arma e a temperatura vai as alturas.

A manutenção no sistema de arrefecimento é necessária tanto como pôr gasolina para o carro funcionar. E ele é muito amplo e fica caro deixando estragar ou não usando o aditivo correto.

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