O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

457 mensagens
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: bruno c
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: | Mudança de Lubrificante

por Bruno Cesário » 25 Out 2013, 14:32

Alez escreveu:Outra coisa fui checar a foto novamente e você falou que o nível tem que estar no ponto A perto do 1.0 mas o manual diz que se estiver ali tem que completar o óleo. Ou não foi isso?

No manual diz que não deve ficar acima do B e nem abaixo do A. Ou estou interpretando errado?

Tem que fica no segundo traço, aquele depois de 1ol..passou dali tá em excesso, e abaixo do primeio traço, tem que completar.
:52:

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por Ricardo Crispim » 25 Out 2013, 14:35

Alez, você escreveu uma coisa que realmente me impressiona até hoje, quando o vectra está "redondo", quanto mais a gente roda, mais a gente gosta..

Você fez a combinação que eu diria perfeita, um bom óleo lubrificante e um bom aditivo para sistema de arrefecimento. Pouco gente sabe, mas os dois sistemas (arrefecimento e lubrificação) dependem muito um do outro e quando os dois estão em harmonia acontece a perfeição..

Forte abraço!!!!!!!!

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Estado: Distrito Federal

por Alez » 25 Out 2013, 14:35

Estando em excesso o que fazer?

Colocar menos na próxima troca?

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Estado: Distrito Federal

por Alez » 25 Out 2013, 14:37

Ricardo Crispim escreveu:Alez, você escreveu uma coisa que realmente me impressiona até hoje, quando o vectra está "redondo", quanto mais a gente roda, mais a gente gosta..

Você fez a combinação que eu diria perfeita, um bom óleo lubrificante e um bom aditivo para sistema de arrefecimento. Pouco gente sabe, mas os dois sistemas (arrefecimento e lubrificação) dependem muito um do outro e quando os dois estão em harmonia acontece a perfeição..

Forte abraço!!!!!!!!

Pode até parecer mentira. Porque a tendência é ir perdendo a graça no carro quanto mais o tempo passa. Comigo acontece diferente com esse carro.

Quanto mais ando e aprendo sobre ele. Mais gosto dele.

Graças a ajuda dos amigos do Clube que cheguei a esta combinação ideal. E foi justamente com o relato dos amigos daqui que aprendi a importância disso.

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 25 Out 2013, 14:42

Eu tenho em casa 1 litro do liquido de arrefecimento, um laranjado indo pro vermelho. rs
Mas estou com receio de efetuar a troca do mesmo, pq ainda não encontrei alguém que possa ver se há algum furo no sistema, e eu colocar o líquido e depois vazar é osso. Pensei em até tirar um pouco de água e colocar somente 500ml do líquido, compensa alguma coisa ? Não vaza e nem baixa água, apenas queria colocar o líquido de arrefecimento pra ficar bacana.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 25 Out 2013, 14:46

Bruno Cesário escreveu:Eu tenho em casa 1 litro do liquido de arrefecimento, um laranjado indo pro vermelho. rs
Mas estou com receio de efetuar a troca do mesmo, pq ainda não encontrei alguém que possa ver se há algum furo no sistema, e eu colocar o líquido e depois vazar é osso. Pensei em até tirar um pouco de água e colocar somente 500ml do líquido, compensa alguma coisa ? Não vaza e nem baixa água, apenas queria colocar o líquido de arrefecimento pra ficar bacana.

Falo por experiência (e que experiência).

O Raphael (rgapski) recomendou não fazer a troca por máquina, dada a falta de pessoas competentes para fazer o serviço. Na emergência, não tinha outra solução então eu fiz.

Se o seu carro não está baixando, por que você mesmo não faz a troca e coloca o aditivo na quantidade correta?

Colocar somente um litro acho que não é recomendado.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 25 Out 2013, 14:56

Alcir Andreoni escreveu:
Bruno Cesário escreveu:Eu tenho em casa 1 litro do liquido de arrefecimento, um laranjado indo pro vermelho. rs

Falo por experiência (e que experiência).

O Raphael (rgapski) recomendou não fazer a troca por máquina, dada a falta de pessoas competentes para fazer o serviço. Na emergência, não tinha outra solução então eu fiz.

Se o seu carro não está baixando, por que você mesmo não faz a troca e coloca o aditivo na quantidade correta?

Colocar somente um litro acho que não é recomendado.

A minha ídeia é, enfiar uma mangueirinha dentro do reservatório de água e ir tirando uma certa quantidade, depois colocar o aditivo..mas ae tem que ver, pq pelo que li no manual são 50% pra cada, água e aditivo. Mas o meu medo é se tiver algum furo tampado por sujeira, começar a vazar depois que o aditivo ir limpando, esse é meu medo de eu mesmo fazer.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 25 Out 2013, 15:26

Troca uma idéia com o Almeidão.

Veja o que ela te aconselha. Seu sistema está muuuuuito sujo?
Imagem

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 25 Out 2013, 15:55

Alcir Andreoni escreveu:Troca uma idéia com o Almeidão.

vc diz ali no reservatório ? vou tirar fotos ali e posto aqui pra vc ver.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 25 Out 2013, 15:57

Bruno Cesário escreveu:

vc diz ali no reservatório ? vou tirar fotos ali e posto aqui pra vc ver.

Serve de base.
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Estado: Mato Grosso do Sul
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por Ricardo Crispim » 25 Out 2013, 16:12

Isso mesmo, se não me engano, o Almeidão já deu uma boa explicação sobre fazer isso manualmente e sem sustos..
Quanto ao aditivo, isso dele limpar, tirar sujeira,esquece. O produto que faz isso é um produto para limpeza de radiadors, ou seja um corretivo. O aditivo após se misturar a águas, damos o nome de solução, ou mais comumente chamado de fluido de arrefecimento, que é um produto para manutenção do msistema.
O sistema de arrefecimento bem como o de lubrificação é cercado de lendas e essa é mais uma delas. Aditivo não limpa, mantém o sistema nas condições ideais de funcionamento...

Forte abraço!!!!!!!!

davicola
Member
Member
Nome Completo: Davi Cola de Melo
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2007/2007

por davicola » 25 Out 2013, 16:34

Cara, você abaixou a viscosidade do óleo.

Nunca faça isso. Sempre use o lubrificante recomendado pelo fabricante do equipamento mecânico.
Você pode ter causado/ causar danos irreversíveis a sua máquina.
Imagina a quantidade de engenheiros que pensaram com qual lubrificante seu carro teria a melhor relação vida útil/ desempenho...

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 25 Out 2013, 17:34

Ricardo Crispim escreveu: O produto que faz isso é um produto para limpeza de radiadors, ou seja um corretivo. O aditivo após se misturar a águas, damos o nome de solução, ou mais comumente chamado de fluido de arrefecimento, que é um produto para manutenção do msistema.
O sistema de arrefecimento bem como o de lubrificação é cercado de lendas e essa é mais uma delas. Aditivo não limpa, mantém o sistema nas condições ideais de funcionamento...

Forte abraço!!!!!!!!

Mais uma anotada aqui. :103:
Segue fotos do reservatório.
Imagem
Imagem

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 25 Out 2013, 17:36

davicola escreveu:Cara, você abaixou a viscosidade do óleo.

Nunca faça isso. Sempre use o lubrificante recomendado pelo fabricante do equipamento mecânico.
Você pode ter causado/ causar danos irreversíveis a sua máquina.
Imagina a quantidade de engenheiros que pensaram com qual lubrificante seu carro teria a melhor relação vida útil/ desempenho...

Retirado do Manual de instruções do Vectra CD

========================================
Óleo de especificação API-SJ ou
superior e viscosidade SAE 5W30,
15W40, 15W50, 20W40 ou 20W50

O seu veículo sai de fábrica abastecido com
óleo de classificação API-SL e viscosidade
SAE 5W30.
========================================

Eu uso este...Selenia 5W30 API SL 100% Sintético.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 25 Out 2013, 18:05

Bruno Cesário. Voce não usa aditivo? Então tens sorte em manter esta temperatura que voce postou e pelo jeito ainda não está sujo seu sistema apesar que possa aparece agua enferrujada no seu resrvatório.
Outra coisa, se voce colocar até um litro de aditivo, não vai acontecer nada ou até ajudaria por uns meses. O correto no Vetra são 2,8 litros e até acho que 2 litros redsolva, mas como eu em particular sou meio enjodado eu coloco os 3 litro. Na verdade uso um para 5 anos e para isto tenho que usar 2,8 ou 3 litros acredito que se eu usar 2 também funciona porque eu troco a cada 2 anos, mas nem todos são como eu e para os 5 anos os 3 litros são viáveis. Eu só uso Havoline long life, pra mim não tem outro melhor embora exista e se fosse eu de voce não ia na conversa de vendedor ou mecanico. O Val indica outros e eu acredito nele por conhecer, então se voce for usar use de alguem que lhe indique e que seja confiável e que esteja usando, não comprar porque é bonito. Porque se colocar errado fica pior que a agua marron que lá está

Quer abrir este reservatório depois de 5 anos e vê a mesma coisa que voce colocou lá? É isto que vejo.

Trocar agua do radiador ou óleo de motor por máquina eu não faço isto nunca, não porque não acredito no sistema, na verdade eu não acredito nos operadores das máquinas.

COMO TROCAR AGUA RADIADOR VECTRA. PRA MIM SUPER FÁCIL.
1 - comprar um anel de borracha para vedar o bico termostática.
2 - Com o carro totalmente frio, soltar as mangueiras da saida do radiador, esta que fica do lado do motorista.
3 - Soltar a mangueira entrada do radiador, lado do carona
4 - chave 10mm L, soltar os 3 parafuso bico termostática, fica no motor onde entra radiador, lado carona.
5 - Com uma mangueira de água com boa força, colocar no lado radiador e deixar ela fluir para sair a que está la dentro suja. Pode colocar em um lado e depois do outro, sendo que no mais baixo, segura com a mão até a agua sair em cima e depois solte. neste caso a agua suja do radiador já vai ficar limpa.
6 - Reservatório tampado, vai na entra da agua no motor, mangueira do lado do carona e coloca a mangueira de agua ali e observe que ela vai sair do outro lado, deixa fuir um pouco.
7 - ainda com a mangueira de agua fluindo, ligue o ar quente, e ligue o carro. Fica tranquilo que a agua fria entrando não vai deichar ele esquentar.
8 - Com o carro ligado e a agua saindo do outro lado onde estava a termostática, tape com a mão e acelere um pouco, não precisda ter medo que ali não tem tanta pressão e certamente estará frio. dá umas acelerada e solte a mão, repita isto uma 5 a 10 vezes para que troque realmente toda a agua que ali estava.
9 - deslique o carro e comece a montar tudo e se voce usa abraçadeiras elásticas, continue com ela e se não usas acharia melhor usar. Para mim são as melhores, embora que para tirar ela precisa de um alicate especial. Eu fiz um e ficou bom demais e fiz com um alicate comum.
No bico da saida da agua onde está a termostática, limpe bem a valetinha onde entra o anel de borracha, e no lado do motor se tiver sujeira passe de leve uma lixa 400 para limpar, coloque um pouco de graxa no anel de borracha e não coloque mais nada, nada de cola, silicone ou qualquer outra coisa que ficará dificil remoção para uma futura manutenção e aperte os parafuso com calma sem muito aperto. Onde se usa anel de borracha, não se deve usar nada porque nada veda iguais estes anéis e o que for usar ali só vai prejudicar o sistema.

VAMOS COLOCAR O LÍQUIDO AGORA.
1 - coloque um litro de aditivo e bem devagar, deixa ele ir descendo normal e não deixe ele ir até no meio do reservatório, coloque o segundo e sempre um pouco abaixo do meio reservatório. Quando não ir mais nada, e estando no meio, ligue o carro e com o ar quente ligado, vai observando se a agua está baixando e vai completando e tampando o reservatório até a ventuinha armar e desarmar. Na hora que ela armar, o reservatório deve estar tampado.
2 - desligue ele e espere esfriar um pouco e veja se cabe mais liquido caso não caber mais, ou se já foi os 3 litros e caber algo, coloque agua até no meio e voce já pode andar com o carro, porem na manhã seguinte antes de ligar ele olhe o reservatório e se for precio complete o.

Eu não acho este serviço difícil, apesar que a explicação seja longa.

Sds
Imagem

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 25 Out 2013, 18:22

Vixi...achei complicado, vc poderia morar aqui perto viu. rsrs
Como só tenho 1 litro, vou comprar mais 1 e ver o que consigo fazer...eu peguei este carro tem quase 2 meses, porém já rodei mais de 15mil km nele, troquei apenas óleo, filtros, pastilhas, discos, correia, tensor, coxim, amortecedor e tal, menos o líquido de arrefecimento. Este carro tava parado, sem ninguém andar nele, aí eu peguei.

Confesso que estou com medo de eu mesmo fazer, mas amanha vou tirar o dia pra mecher e vou postando aqui as dúvidas e resuldado.

Edit...Almeidão, tem fotos do seu serviço ?

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V

por rgapski » 25 Out 2013, 18:31

Bruno,

Se você não quiser trocar o reservatório, recomendo tirá-lo dali e lavar.
Tenho uma receita ótima que melhora uns 70% do visual da peça.

1) Tire o reservatório do lugar e lave muito bem com água para retirar o máximo de sujeira que puder.
2) Depois de lavado, tampe as saídas de água, se modo que assim que tampado, não vaze.
3) Coloque dentro do reservatório água (de preferencia quente) e semorim (tira ferrugem que vende em mercado).
4) Agite por uns 2 minutos e deixe de molho por mais 10, repita o mesmo passo novamente.
5) Enxague bem novamente.

Eu não precisei fazer isso no meu porque não tenho nem sinais de ferrugem, já que o antigo dono sempre trocava o aditivo.
Mas fiz isso em um ford ka que tive e ficou muito bom! Praticamente 70% melhor, só não ficou 100% porque o próprio plastico amarela com o tempo, por causa da temperatura.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 25 Out 2013, 18:36

Almeidao, aula dada com categoria... :88:
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 25 Out 2013, 19:46

É isto ai alcir.

e para o Bruno, acho que tenho algumas fotos, tenho que checar, mas não consigo postar daqui da empresa e confesso para voces que quando chego em casa vou para o meu segundo hobby que é ver TV e ajustar os 1000 canais que tenho kakakkak.
Assim que vi as fotos do Reservatório, tirei uma do meu na hora e enviei para o Ricardo Crispim e pedi a ele a postar para mim, não lavei não fiz nada, só destampei e fotografei, verão ele com 8 anos de uso.

Mas pelo jeito que está o seu reservatório e a temperatura que postaste, não é desesperador, o sistema deve estar realmente limpo, mas precisa de cuidados porque está indo para o caminho errado. Outra coisa voce disse que vai comprar mais um litro de aditivo, mas o que voce tem será que é bom? Cuidado e se for bom, não pode misturar precisa ser outro da mesma marca. Bem, depois que voce ver a foto que tirei, talvez mude de idéia sobre o Havoline.

Minha receita para limpar o reservatório é diferente desta do rgapski e não tenho nda contra porque nem testei para saber se funciona, e nem preciso limpar o meu. Mas já limpei antes de trocar este com areia. Coloquei um pouco de areia dentro e com agua fui balançando até sair e misturei no final arei com sabão em pó. Depois deixei muita agua passando por ele para tirar a areia e ficou pefeito. Bem, ai comprei este com sensor e tive que dispensar o outro.

Pedi o Ricardo também a postar o alicate que preparei para tirar as abraçadeiras elásticas. Assim que ele postar eu comento como fazer o que fiz.

BRUNO, pode ter certeza, se voce tiver um pouquinho de experiencia com parafusos e braçadeiras, FICA FÁCIL DEMAIS FAZER ESTE SERVIÇO que não é tão rápido, mas não passa de 2 horas e voce não vê as duas hors passando.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 25 Out 2013, 21:25

Boa noite pessoal

Verifiquei agora o óleo que coloquei no meu Vectra e reparei que coloquei o Helix 10w40. No manual fala o 5w30 ou 5w40 no caso para o 2.4 16v.
o anterior ao que eu coloquei nem deu para ver, pois o mascador estava sem a opção selecionada -.-
Na próxima troca vocês acham que eu deveria permanecer nesse ou colocar o 5w30?
Meu carro está com 58 mil km.

Abraços
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

457 mensagens