por Almeidão »
02 Dez 2013, 13:03
lucas edson escreveu:Ola pessoal tenho um vectra cd 97. mas surgiu um problema, pra engatar primeira e quinta estou tendo que fazer força, cheguei a conclusão de que é uma bucha redonda que fica naquela gaiola de plastico no pé da alavanca. Porem eis que surge a duvida, como troco ela? como solto a alavanca? abraços
.png)
Não acredito que seja somente esta bucha, é o conjunto todo, ou melhor na pior das hipóteses esta bucha pode ser a ultima a ser trocada. Tem outra que fica no meio da bola da alavanca, que é um anel de borracha, esta sim deve ser trocada. Bem, ao abriri ali deve se trocar todas.
Para trocar esta que voce pede, é preciso soltar o varão lá na parede de fogo do motor e depois soltar os 4 parafuso da gaiola e tirar o conjunto fora, com ele nas mãos, solta a alavanca e tira o varão da gaiola, tira a bucha e coloca uma nova e refaça o serviço de volta. Eu já tirei esta gaiola somente tirando os bancos e sem desmontar o console, mas o correto é soltar o console também. Sem tirar os bancos é impossivel, se bem que os bancos saem fáceis.
Com certeza, seu problema está lá perto da caixa, que é o conjunto inteiro do trambulador, bem como as duas buchas tipo copinho e borracha que ficam por baixo dele, haste de plastico em cima, garfo que entra na tampa (trambulador da caixa) e o acoplamento com o outro garfo que fica no trabulador. Estes garfos tem um pino que gasta muito e com tempo folga alem do normal e esta peça não sendo original é uma verdadeira porcaria. Ou voce fáz uma mudança ali abrindo o furo e colocando outro pino preparado para ele com trava ou porca ou comprar o conjunto original.
Soltar esta peça de cima da caixa é relativamente fácil, basta soltar os 4 parafusos e em ponto morto puxar para cima, pode ficar tranquilo que não solta nada la pra dentro. Assim não fica difícil abrir um novo furo para o pino e se for trocar o retentor dele, também é fácil desmontar, só tomar cuidado para pater dolado certo do pino trava.
Sds
