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Vectra BMe ajudem por favor!! Motor 2.2 16v

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Fernandorednuh
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Me ajudem por favor!! Motor 2.2 16v

por Fernandorednuh » 21 Jan 2014, 15:17

Fala Galera! Seguinte... Meu vectra 2.2 16v estava esquentando muito, dai troquei motor da ventoinha e verifiquei o radiador! Tudo ok mas continuava esquentando...
Troquei então válvula termostatica, mangueiras e bomba d'água, mas continuou esquentando...
Depois de verificar tudo... Faltava uma coisa, junta de cabeçote!!!
Sim, a junta estava queimada e aí começa a novela!!!
Pra trocar a junta, preciso retificar o cabeçote, ou dar um passe como dizem alguns...
Mas o cabeçote já está abaixo do limite, e não da pra retificar mais....
E o motor precisa ser feito, trocando inclusive pistões...
Será que vale a pena gastar 5 mil pra trocar cabeçote e pistões e fazer o trampo, ou vale mais a pena comprar um motor com nota e registrar no documento? Obs, não vendo o carro do jeito que está, a nao ser que o comprador assuma a buxa!

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Alcir Andreoni
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Re: Me ajudem por favor!! Motor 2.2 16v

por Alcir Andreoni » 21 Jan 2014, 15:32

Por quanto você crê que custará o motor novo?
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Isso deixa marcas profundas!

rgapski
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Re: Me ajudem por favor!! Motor 2.2 16v

por rgapski » 21 Jan 2014, 15:58

Fernando,

Primeiro vamos falar sobre o cabeçote.

Esse "passe" só é necessário se a base de apoio (onde vai a junta) estiver empenado ou com fissuras.
Ainda que exista alguma fissura ou cavitação (desgaste) nas galerias, dá pra preencher com solda.
Algumas retificas já fazem esse tipo de serviço, como a ProHeads, por exemplo.
Caso contrário, você precisará trocar a "base" do cabeçote, que custa uma verdadeira fortuna...

O mais preocupante em uma retifica de cabeçote é o assentamento das válvulas, condições dos retentores, tuchos, comandos, pastilhas, molas, etc... Isso influencia muito no resultado e durabilidade no motor novo.
Costumo dizer que o cabeçote é o "cérebro" do motor. Ele quem diz como o restante trabalha, logo, se ele não estiver 100%, o resto não vai ficar à contento.

Sobre a parte de baixo, você tem diversas opções.

O mais confiável é comprar um motor parcial (bloco, pistões, vira, bomba de óleo, etc) novo, pois é certeza de que tudo esta 100%, mas vai precisar alterar a documentação no Detran.
A documentação é sem segredo. Qquer despachante faz fácil.

Outra opção é reformar o seu, fazendo novo brunimento no bloco e trocando as partes móveis necessárias, como anéis, pistões, etc...
Acho que vai de custo. Se a reforma chegar perto do preço do parcial, não tenha dúvida: compra um novo.
Experimenta ligar na accioly e ver quanto custa um motor parcial, pois há certo tempo eles estavam com um preço bom.

Não aconselho comprar motor usado (desmanche), pois você estará jogando com a sorte. Pode ser que esteja bom, pode ser que não.
Eu não arriscaria.

Sobre os custos, acredito que fiquem na ordem de uns R$ 5.000,00, mais ou menos.
Tudo depende do que dá pra recuperar e o que precisa ser trocado.

Quando abrir o motor, aproveita pra trocar todas as mangueiras de água e fazer uma limpeza química das galerias do motor, pois de nada adianta tudo novinho se não for resfriado e lubrificado de acordo.

Abs!
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Re: Me ajudem por favor!! Motor 2.2 16v

por Arquiteto » 21 Jan 2014, 17:42

a parte de baixo do motor e melhor partir pra um parcial ...

concordo 100% ,

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Fernandorednuh
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Re: Me ajudem por favor!! Motor 2.2 16v

por Fernandorednuh » 21 Jan 2014, 19:38

Valeu por enquanto... Agradeço a atenção, agora preciso estudar a melhor opção!!!

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Re: Me ajudem por favor!! Motor 2.2 16v

por JoãodoValle » 21 Jan 2014, 21:25

Estou com o rgapski 200%.

Last_Warrior
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Re: Me ajudem por favor!! Motor 2.2 16v

por Last_Warrior » 21 Jan 2014, 22:47

Não quero desanimar mas BEM FEITO vc vai gastar uns 7 mil ou mais no 16v, pode até fazer por 5 mil mas vai ter que fuçar muito, pesquisar muito, sair à caça de muita peça por aí...

Quanto ao cabeçote estar no limite, tem solução, empresas que fazem solda em alumínio "soldam" um material adicional e posterior retífica pra voltar medida STD, meu primo já fez num Vectra 8v e ficou ótimo, rodou mais de 5 anos no carro sem problemas.

Agora, se quiser fazer o motor DECENTE, vai ter que colocar muitas peças novas... Na verdade vc vai aproveitar só o virabrequim que vai ser retificado, bielas, polia e volante, e as árvores de balanceamento. Já no cabeçote, seria mais prudente colocar válvulas novas, kit completo de comando de válvulas novo, incluindo as árvores do comando, e por aí vai. Se quiser deixar os originais, fica por sua conta, mas aquela história, parte debaixo tudo zero e parte de cima velha... Depois quando gastar a parte de cima, a parte debaixo vai estar "meia vida" e se fizer só a parte de cima logo depois estoura a debaixo... Por isso aconselho a fazer tudo novo, assim vc não entra naquele ciclo vicioso de "metade novo e metade velho", é por isso que motores retificados tem fama de durar menos que um original de fábrica, entre outras razões.

Acho que a melhor opção seria um meio termo... Achar um motor parcial novo por um preço bom, e retificar o cabeçote com tudo novo. Aí capaz de ficar uns 6 mil e a mão de obra vai ficar bem mais barata também.

Boa sorte!!
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Re: Me ajudem por favor!! Motor 2.2 16v

por oscarjlle » 02 Fev 2014, 01:54

Fiz o motor do meu 99 2.2 16v e gastei na faixa de 6500 reais... Voltando tudo pra STD... Valeu muito a penA...
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Alcir Andreoni
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Re: Me ajudem por favor!! Motor 2.2 16v

por Alcir Andreoni » 02 Fev 2014, 12:02

E aí?

Qual foi a decisão?
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Ricardo Crispim
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Re: Me ajudem por favor!! Motor 2.2 16v

por Ricardo Crispim » 02 Fev 2014, 13:00

Last_Warrior escreveu:Não quero desanimar mas BEM FEITO vc vai gastar uns 7 mil ou mais no 16v, pode até fazer por 5 mil mas vai ter que fuçar muito, pesquisar muito, sair à caça de muita peça por aí...

Quanto ao cabeçote estar no limite, tem solução, empresas que fazem solda em alumínio "soldam" um material adicional e posterior retífica pra voltar medida STD, meu primo já fez num Vectra 8v e ficou ótimo, rodou mais de 5 anos no carro sem problemas.

Agora, se quiser fazer o motor DECENTE, vai ter que colocar muitas peças novas... Na verdade vc vai aproveitar só o virabrequim que vai ser retificado, bielas, polia e volante, e as árvores de balanceamento. Já no cabeçote, seria mais prudente colocar válvulas novas, kit completo de comando de válvulas novo, incluindo as árvores do comando, e por aí vai. Se quiser deixar os originais, fica por sua conta, mas aquela história, parte debaixo tudo zero e parte de cima velha... Depois quando gastar a parte de cima, a parte debaixo vai estar "meia vida" e se fizer só a parte de cima logo depois estoura a debaixo... Por isso aconselho a fazer tudo novo, assim vc não entra naquele ciclo vicioso de "metade novo e metade velho", é por isso que motores retificados tem fama de durar menos que um original de fábrica, entre outras razões.

Acho que a melhor opção seria um meio termo... Achar um motor parcial novo por um preço bom, e retificar o cabeçote com tudo novo. Aí capaz de ficar uns 6 mil e a mão de obra vai ficar bem mais barata também.

Boa sorte!!



Foi por volta disso que eu gastei, para ser exato, no total foram R$ 7.500,00, fiz ele todo, cabeçote e bloco...
Para mim ficou inviável o parcial da GM, pois o ICMS de onde moro é 17%, então qualquer coisa que eu compre aqui é bem mais caro do que na maioria do país. Aqui as CSS estavam pedindo perto de R$ 6.000,00 no parcial...
Utilizei peças originais na montagem dele e estou bem satisfeito..

Forte abraço!!!!!!!!!

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joaopaulojpfm
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Re: Me ajudem por favor!! Motor 2.2 16v

por joaopaulojpfm » 27 Jan 2015, 19:47

Olá amigos, boa noite.

Estou com um problema parecido no meu vectra 2.2 8V. Preciso trocar a parte de baixo do bloco, pois quebrou uma biela e furou o bloco.

O mecânico me deu 2 opções, de acordo com o tempo que eu pretendo ficar com o carro.

A única loja que encontrei um bloco novo parcial é na Veibrás, por R$ 5800, com desconto de 10% à vista. Alguém sabe de algum lugar que eu possa encontrar outro bloco deste ou no meu caso vale a pena soldar ele? Não posso gastar muito, até uns 7 mil, no máximo, pois vou ter que fazer um empréstimo e além disso, não cabe no meu orçamento.

Agradeço qualquer dica ou sugestão.

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