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escapamento esportivo x perda de potencia

por marcusbatera1 » 10 Fev 2014, 23:05

e aew amigos, gente meu carro estava com um furo no escapamento no intermediário, então optei por tirá-lo fora e colocar tubo direto e no final um cano esportivo TURBÃO, veriqfiquei naum sei ae condiz mas acho q o carro perdeu potencia, parece q não ta desenvolvendo como antes, condiz isso ou é coisa da minha cabeça MSM...

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Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por marcusbatera1 » 10 Fev 2014, 23:07

meu carro é um 2.2 16v,

Almeidão
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Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por Almeidão » 11 Fev 2014, 07:49

Se voce não tirou o catalizador, não acredito que este seja o problema. Mas se o catalizador estiver fora pode mudar alguma coisa não só em potencia como em consumo também.
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rgapski
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Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por rgapski » 11 Fev 2014, 08:36

Marcus,

Como o Almeidão bem disse: se não tirou o catalizador, não tem porque perder potencia.
O catalisador cria uma restrição no sistema de escape, o que gera contrapressão dos gases, o que favorece o torque em baixa rotação e facilita a leitura dos gases pela sonda lambda.

Uma coisa que é psicológica é que, quando o carro fica mais barulhento, dá impressão de desempenho menor mesmo, pois a "pegada" do carro não acompanha o barulho que faz... rs

Agora, se realmente houve uma queda brusca de desempenho, existe a possibilidade de que, na troca dos canos, tenha ocorrido danos ao catalisador.
O catalisador é composto por uma espécie de filtro feito de cerâmica e metais nobres. Se ele quebra, descola, ou derrete, pode causar um entupimento da saída.

Para verificar se isso de fato ocorreu, precisa tirar o catalisador e chacoalhá-lo, se fizer barulho, a cerâmica quebrou/descolou.
O outro teste é colocar o catalisador contra a luz. Se passar luz para o outro lado, esta OK, se não, houve derretimento da cerâmica.

Veja que isso é um pouco difícil de ocorrer, mas não impossível.

Se ele estiver ruim, não tire ele fora!
Procure colocar outro catalisador, porém de alto fluxo, que ajuda a ganhar potencia e ainda faz a sua parte para emitir menos poluentes.
Tirar o catalisador e substituir por um cano reto, ou um abafador, vai, inevitavelmente, gerar falhas na leitura da sonda. É possível rodar sem ele, mas é necessário afinar o carro com um novo remapeamento do sistema de injeção.

Abs!
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Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por marcusbatera1 » 12 Fev 2014, 05:02

entendi, MT obrigado pelas informações, vo tentar fazer esse teste, e assim qua so a perda de potencia isso sim não parece ser psicológico, consegui reparar isso nas subidas e no tempo q o carro consegue atingir alta velocidade, e como isso e feito, antes o carro parecia andar mais solto, ele estava. mais lento... enfim alguem q conheça o desempenho de um 2.2 16V puder da uma volta para verificar pra mim ficaria agradecido....

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Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por marcusbatera1 » 12 Fev 2014, 05:05

to achando ele um carro fraco pra 2.2 e ainda mais um 16V....

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Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por José Leal » 12 Fev 2014, 08:01

O problema dos 16V é que o torque máximo aparece em rotações altas +4000RPM. Aliado ao câmbio XXL (double extra longo), fica parecendo que o carro é morto mesmo.

Sobre escapamento, mexer nele não tem nada de psicológico. Quando futriquei no meu motor, tinha deixado somente o primário original. Da casca do catalisador para trás, era tudo de 2,5 pol., e no final, um abafador inox. Realmente a curva de torque foi lá para cima, o motor precisava girar mais para atingir o pico de torque. Mas ficou mais divertido andar nele.
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Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por marcusbatera1 » 12 Fev 2014, 11:17

entendi, pow vou fikr profissional em vectraa com as expliçoes d vcs, eu tava ate pensando em ir em uma retifica pra verificar a saúde do motor, medir compressão, admissão e saída de ar, pow no gnv ele ta batendo uns 140, depois disso demora a desenvolver, pena no RJ não ter mt pista pa gente pisar e testar o carro, pow o marcador marca 260, eu queria conseguir levar ele a 220 ai eu jaa ficaria feliz, MaS na atual realidade nem sei se ele chega a 180, antes de eu instalar o turbão ele chegava a 160 facil agora e um custo, queria verificar isso com algum especialista q não fosse picareta... ver o q eu terei de fazer pra melhorar e resolver aparentemente esse problema... e nas subidas ele era um jato MSM com o intermediário furado depois q arranque e botei direto o diâmetro no sei qual é e instalei esse bendito esportivo ele perdeu potencia.... quero meu 2.2 de volta... :-( :-( snif.

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Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por Alcir Andreoni » 12 Fev 2014, 12:41

marcusbatera1 escreveu:entendi, pow vou fikr profissional em vectraa com as expliçoes d vcs, eu tava ate pensando em ir em uma retifica pra verificar a saúde do motor, medir compressão, admissão e saída de ar, pow no gnv ele ta batendo uns 140, depois disso demora a desenvolver, pena no RJ não ter mt pista pa gente pisar e testar o carro, pow o marcador marca 260, eu queria conseguir levar ele a 220 ai eu jaa ficaria feliz, MaS na atual realidade nem sei se ele chega a 180, antes de eu instalar o turbão ele chegava a 160 facil agora e um custo, queria verificar isso com algum especialista q não fosse picareta... ver o q eu terei de fazer pra melhorar e resolver aparentemente esse problema... e nas subidas ele era um jato MSM com o intermediário furado depois q arranque e botei direto o diâmetro no sei qual é e instalei esse bendito esportivo ele perdeu potencia.... quero meu 2.2 de volta... :-( :-( snif.

Tira o GNV!!! :52:
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Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por marcusbatera1 » 12 Fev 2014, 14:14

na gasolina naum ta MT diferente não....

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Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por Ricardo Pinto » 12 Fev 2014, 14:17

marcusbatera1 escreveu:e aew amigos, gente meu carro estava com um furo no escapamento no intermediário, então optei por tirá-lo fora e colocar tubo direto e no final um cano esportivo TURBÃO, veriqfiquei naum sei ae condiz mas acho q o carro perdeu potencia, parece q não ta desenvolvendo como antes, condiz isso ou é coisa da minha cabeça MSM...


"SE" vc tirou o catalizador, e não colocou nada la alem do tubo direto, vc descomprimiu o motor e sim tera perda de potencia.

Eu não uso catalizador, mas uso um "JK" no lugar, uso o intermediário original e um outro "JK" na ponteira

Os gases de exaustão passavam com uma velocidade melhor por todo o sistema mas sem descomprimir muito o motor, meu consumo não aumentou, pelo contrario gasto mais com o catalisador instalado para os dias de inspeção veicular do que sem ele... Então eu opto em colocar o catalisador so neste dia, pois meu carro reclama pra cacete com ele instalado, parece que tem uma ancora no carro :)

Seja direito como esta tudo instalado, se tirar um componente tem que por outro equivalente, ou prejudica o rendimento.

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Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por Alcir Andreoni » 12 Fev 2014, 20:12

Ricardo Pinto escreveu:
marcusbatera1 escreveu:e aew amigos, gente meu carro estava com um furo no escapamento no intermediário, então optei por tirá-lo fora e colocar tubo direto e no final um cano esportivo TURBÃO, veriqfiquei naum sei ae condiz mas acho q o carro perdeu potencia, parece q não ta desenvolvendo como antes, condiz isso ou é coisa da minha cabeça MSM...


"SE" vc tirou o catalizador, e não colocou nada la alem do tubo direto, vc descomprimiu o motor e sim tera perda de potencia.

Eu não uso catalizador, mas uso um "JK" no lugar, uso o intermediário original e um outro "JK" na ponteira

Os gases de exaustão passavam com uma velocidade melhor por todo o sistema mas sem descomprimir muito o motor, meu consumo não aumentou, pelo contrario gasto mais com o catalisador instalado para os dias de inspeção veicular do que sem ele... Então eu opto em colocar o catalisador so neste dia, pois meu carro reclama pra cacete com ele instalado, parece que tem uma ancora no carro :)

Seja direito como esta tudo instalado, se tirar um componente tem que por outro equivalente, ou prejudica o rendimento.

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Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por marcusbatera1 » 12 Fev 2014, 22:10

não rwtirei o catalisador nao, apenas o intermediario pois estava furado, ai arranquei ele fora, mais pra frente colocarei um intermediário pra ver se resolve....

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Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por marcusbatera1 » 17 Fev 2014, 06:32

um pequeno detalhe q eu não mencionei, foi q 2 dias antes eu troquei a correia dentada e do alternador e já tinha reparado q o carro havia ficado fraco mas so testifiquei MSM depois pois peguei a estrada e pisei firme, e vai q o carro tava uma tartaruga...

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Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por rgapski » 17 Fev 2014, 08:20

marcusbatera1 escreveu:um pequeno detalhe q eu não mencionei, foi q 2 dias antes eu troquei a correia dentada e do alternador e já tinha reparado q o carro havia ficado fraco mas so testifiquei MSM depois pois peguei a estrada e pisei firme, e vai q o carro tava uma tartaruga...


Ahh tah... Agora ficou mais facil! rs

Então provavelmente sua correia esta fora do ponto!
Peça para verificarem novamente.

Abs!
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Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por marcusbatera1 » 17 Fev 2014, 15:10

sabe me dizer a forma correta q se coloca tem algum link onde eu possa ver como se poe? to aguniado com esse 2.2 parecendo 1.0....

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Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por marcusbatera1 » 17 Fev 2014, 15:51

ate minha tipo 1.6 tava melhor...

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Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por rgapski » 17 Fev 2014, 15:54

marcusbatera1 escreveu:sabe me dizer a forma correta q se coloca tem algum link onde eu possa ver como se poe? to aguniado com esse 2.2 parecendo 1.0....


Marcus,

Pra colocar no ponto, tem que alinhar as marcações abaixo.

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Importante usar uma ferramenta especifica para travar os comandos, pois na hora de apertar o esticador, uma pode girar mais que a outra.

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Depois de instalada a correia e ajustado o tensionador, dê umas 3 voltas no virabrequim pra ver se não saiu do ponto.
Não tem muito mistério.
O que acontece é que, na hora de apertar o esticador, ela anda um dente pra frente ou pra trás, ai causa desordem... rs

Quando se troca a correia, verifica-se também se não há desgaste nas "cupilhas", que são aqueles pinos de ferro que servem para travar as engrenagens.
Com o tempo elas afinam e causam folga. Isso é difícil acontecer, mas não impossível, por isso deve-se verificar.

Abs!
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Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por Alcir Andreoni » 17 Fev 2014, 16:07

Rapha,

Você está se superando!!!
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Re: escapamento esportivo x perda de potencia

por rgapski » 17 Fev 2014, 16:16

Alcir Andreoni escreveu:Rapha,

Você está se superando!!!


Temos que ajudar, pô! :6:

Coloquei os desenhos aqui porque acontece muito de trocarem a correia sem travar os comandos.
Ai quando aperta o esticador, um dos comando das válvulas acaba voltando 1 dente.

Fora que quando isso acontece, sempre tem aquele mexânico que acha que o scanner resolve tudo!
Ai pimba: plugou o scanner começar acusar erro no sensor de fase... Ai cobra do cliente um sensor e não resolve nada...

Já vi gente vender o carro por causa de correia fora do ponto que mexânico não sabia resolver... kkkkk

Abs!
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