O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[Resolvido] Caixa de Marcha Vazando - Vectra B

32 mensagens
  • 1
  • 2
achagas
GL Member
GL Member
Nome Completo: Alexandre chagas
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

[Resolvido] Caixa de Marcha Vazando - Vectra B

por achagas » 06 Fev 2014, 18:10

Pessoal, boa tarde. Tô com um problema e preciso de orientação. ontém vi no chão da garagem um pouco de óleo vermelho e suspeitei da direção e da caixa, fui hj ao mecanico e ele observou que o vazamento vinha da caixa. Aproveitando que ele estava em baixo, pedi para tirar o carter pra ver como está de óleo, uma vez que o oleo não apareceu no bujão lateral. quando ele tirou o carter, constatamos que só tinha meio litro de oleo :13: . ele identificou o vazamento que fica na junta do carter de apoio, mas, pra chegar nele tem de tirar a carcaça trazeira. Pra facilitar a visualização minha caixa é manual F18 e tem duas juntas no final dela bem próximo a roda. pois bem, comprei 2 litros de oleo da texaco sae 80 e pedi que ele colocasse temporáriamente até eu resolver isso. saí de lá e passei em uma casa especializada, olhem o absurdo:
entrei na casa e fui atendido por um cara que perguntou qual o problema, disse que estava com vazamento na junta da caixa de marcha e ela na mesma hora, sem pensar e sem perguntar mais nada disse: "esse carro não tem junta na caixa, se tá vazando é porque ela tá RACHADA!!!!!" :11: :11: :11: . olhei pra ele e disse que o carro era manual e ele disse que mesmo assim e foi até o capô do carro querendo levanta-lo. minha vontade foi de ir embora, mas, o diabo atenta e não consegui resistir a vontade mostrar q ele tava errado. quando ele olhou, disse "ih, é, essa tem." e me cobrou a bagatela de 400,00 dilmas para trocar as duas juntas sem tirar a caixa do lugar. é isso mesmo ou eu to ficando louco? duas juntas que originais custam 15,00 e 25 dilmas? o que vcs me dizem?
Editado pela última vez por achagas em 18 Fev 2014, 12:09, em um total de 1 vez.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Caixa de Marcha Vazando

por Arquiteto » 06 Fev 2014, 18:18

se e um serviço que pode ser feito sem tirar a cx e assalto ...

achagas
GL Member
GL Member

por achagas » 06 Fev 2014, 18:32

pô Arquiteto, à mão armada véio!!!!! se tu olhar na pág 28 do manual mecanico, tu vê a junta e vê que o trabalho é minimo. será que alguém tem alguma casa responsável e honesta aqui no Rio pra recomendar?
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 06 Fev 2014, 19:51

Cara dá vontade de bater num jumento desses... :23:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 07 Fev 2014, 00:15

O problema nem é este, a caixa costuma vazar nos retentores do diferencial e não sei que junta é esta que voce trocou que antes tinha vazado 1,3 litros de óleo. Fique de olho e faça um testes deixando o carro em uma situação que o semi-eixo fique pendurado e observe se vai vazar nesses retentores que ficam exatamente do lado da homocinética interna, ou seja as duas do lado da caixa.

Cuidado com óleo de caixa errado, o correto custa 100 mangos cada um, mas é um super óleo e sintético.
Imagem

achagas
GL Member
GL Member

Re: Caixa de Marcha Vazando - RESOLVIDO

por achagas » 18 Fev 2014, 12:11

Pessoal, Resolvido.
Almeidão, não tinha vazamento no diferencial e na hora que o mecânico viu, eu não cheguei a trocar a junta.
Mas acabou q EU MESMO FIZ O SERVIÇO!!!!! Me chamem de maluco, sei que sou, mas, dei uma estudada antes de fazer e vi que era totalmente possível. Explico.
Quando vc abre o CEPCHEV no item “controle da transmissão mecânica mg4/m79/m39 vc localiza três juntas, a de numero 37 que é a junta de metal da tampa do diferencial, estava com vazamento, depois, a 10 que é a junta da tampa retentora da carcaça é de papel (original), não tinha vazamento, e depois a 12, junta de metal da tampa da placa retentora, tinha vazamento.
Peguei o manual de serviços que o arquiteto disponibilizou pra galera e lá é mais claro, vi que não pegava nada na tampa.
Comprei todas as juntas pra trocar mas acabei não trocando nenhuma porque os parafusos estavam frouxos!!!! Não dá pra entender!!!! Mas o que fiz?
A junta da tampa do diferencial acabou o vazamento quando o mecânico a colocou no lugar depois que vimos o nível baixo de óleo. Ele pegou silicone de alta temperatura, passou na junta de metal e a colocou no lugar. Isso zerou o vazamento lá mas, permaneceu na outra, a da tampa retentora.
Depois de ser assaltado por três vezes, nos valores de avaliação do serviço de 400,00, 350,00 e 320,00, peguei durante a semana, levantei o carro, tirei a roda esquerda, botei no cavalete e meti a cara, comecei soltando os parafusos da parte de cima e quando cheguei na parte de baixo, constatei que 4 estavam frouxos, por isso, nem botei a junta nova, tirei a tampa com um cagaço do cacete de ter algo preso nela, mas, pra minha sorte, ela nada mais é do que tampa mesmo, tirei a junta que estava perfeita, limpei as bordas, passei um pouco do mesmo silicone que ele usou dos dois lados da junta – sem excessos para não correr riscos de entrar na caixa -, e coloquei no lugar. Deixei o mesmo óleo pra ver se o vazamento continuaria.
Constatado que parou, no final de semana sai com o carro de manha e na volta eu levantei o carro quente, tirei a tampa do diferencial para arriar todo o óleo da Texaco, deixei ele aberto pingando e fui fazer outras coisas, depois voltei, passei silicone na outra face da junta que o mecânico ñao havia passado, coloquei no lugar, fechei, coloquei o óleo AC delco 75/85w que segundo informação substituiu o antigo, paguei 70,00 dilmas o litro na accioli e fui pro abraço.
No mesmo dia fui a Petrópolis e já fiz duas viagens à região dos lagos. Nem babar baba. Acabou que fiquei com três juntas novas na embalagem que vou devolver na accioli e pegar outra coisa.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

achagas
GL Member
GL Member

por achagas » 18 Fev 2014, 12:30

Alcir Andreoni escreveu:Cara dá vontade de bater num jumento desses... :23:

Alcir, é verdade, mas com o ocorrido, pude constatar que esses caras de casas especializadasem caixa de marcha, acham q vc é um alienado e q vc não conhece nada - como na verdade muita gente é, só sabe sentar e dirigir -, e assim se fazem nas costas dos outros. perguntei para saber se alguém conhecia uma casa de confiança aqui no Rio mas ninguém respondeu. precisamos de um cadastro de lugares especificos de caixa, de direção, bomba hidrualica. vejam, o nivel de trabalho não justificaria a cobrança nem de 100,00 dilmas, e se não fosse deixar a caixa escorrendo, eu não gastaria nem 20 min. soltei parafuso, limpei bordas, passei silicone e apertei parafusos. Mas é claro que vc tem de pagar o quanto o profissional vale, o tempo, o local, entre outras coisas.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por JoãodoValle » 18 Fev 2014, 12:55

achagas escreveu:Peguei o manual de serviços que o arquiteto disponibilizou pra galera.

Essa informação muitíssimo me interessa rsrsrsrs, cadê????? :38:

Também ja me aventurei de mexer no óleo da caixa, troquei logo que comprei o vecão, e tinha vazamento na tampa de baixo, que trocando a junta resolveu (junta de ferro), mas coloquei uma de feltro junto ela,ficou uma maravilha, não pinga 1ml a mais de um ano, toda vez que lavo o carro lavo por baixo do motor com querosene, por isso sei que não vaza.

Abraço

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 18 Fev 2014, 14:42

Alexandre primeiramente parabéns por ter conseguido resolver seu problema. sobre as oficinas (mecânicos) é complicado não é mesmo? Não tem jeito se você não tem um de confiança você corre sério risco de receber um assalto desses no dia a dia sem perceber, isso se torna mais propicio quando a pessoa é leiga no assunto.

Acho isso uma tremenda sacanagem e desonestidade total, sabemos que o cara tem que viver e ele vive do serviço dele mas pó pera-la agir de má fé é sacanagem com o consumidor, aposto que nunca mais vai voltar nesse oficina. Os caras não pensam nisso, enfim ta cheio de gente assim por aí então eu prefiro fazer o que você fez COLOCAR A MÃO NA MASSA, assim você faz um serviço de qualidade com tranquilidade e sem ser roubado com preços abusivos.

Mais uma vez parabéns, forte abraço!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

achagas
GL Member
GL Member

por achagas » 18 Fev 2014, 16:19

JoãodoValle, é o seguinte, baixei o manual de serviço no site antigo, mas acredito que neste tenha no link de manuais, vou verficar e se tiver eu coloco o atalho pra vc.
Thiago.onacto, eu tenho um mecanico de extrema confiança que infelizmente não mexe em caixa e nem quiz se arriscar por desconhecer a matéria. ele não quis abrir a tampa porque ele disse que poderia ter alguma mola ou outra coisa que caisse ou pulasse e depois ele não saberia colocar no lugar. as vezes eu prefiro fazer mas quando dá tempo, só que dessa vez eu arrisquei e sacrifiquei meu tempo porque achei o cumulo pagar o absurdo que estavam me cobrando. quem tem um vectra seja ele de que ano for, não pode pensar em economizar na manutenção, mas, tudo tem limite, e o limite é jogar dinheiro fora, e isso acontece quando vc paga além do que a peça e ou o serviço realmente valem.
gostei da idéia do feltro do João, mas preferi o silicone preto de alta temperatura porque é mais pratico do que ficar cortando o feltro. até porque o prórpio manual diz que a caixa manual não precisa de troca de óleo ou manutenção e somente deve ser verificado o nivel através do bujão e completada caso haja necessidade. bom, veremos agora o q vai acontecer.
estou indo pra SP no final do mês, essa vai ser a prova de fogo do serviço hehehehe.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 18 Fev 2014, 16:32

Então foi como eu disse, o seu mecânico de confiança foi sincero com você e disse que não sabia realizar tal manutenção, porém se fosse um outro qualquer pra ele tanto ia fazer, você que ia pagar a conta mesmo se desse alguma zica, mecânicos adoram inventar desculpas para justificar seus erros.

No meu Corsa que no caso antes era do meu pai, o mecânico foi trocar um calço do motor e como teve que erguer o motor ele conseguiu quebrar o compressor de ar (trincou) e disse para meu pai que já estava assim (trincado), meu pai acabou deixando pra lá adivinha quem pagou a conta? Eu, pois como que eu ia vender o carro com ar estragado? Enfim, eu não deixo nada barato não, gosto de acompanhar tudo de perto é bom que intimida o cara a não querer da uma de espertão.

Algumas coisas sei que infelizmente não conseguimos fazer em casa, mas o que da para eu fazer eu me viro e faço. Por exemplo estou fazendo o isolamento térmico acústico no meu carro, sei que estou fazendo o serviço com qualidade e com produtos de qualidade também até agora gastei +/- R$ 250,00 já fiz três portas do carro, porta malas e teto agora falta o assoalho e o painel. Sabe quanto que uma oficina especializada aqui perto de casa me cobrou para fazer isso e tirar uns grilos? R$ 3.000,00 para fazer no carro todo, cada porta R$ 150,00 um absurdo. Eu já fiz o carro quase todo e consequentemente bem antes de acabar já desapareci com todos os grilos que tinha dentro do carro.

Enfim, prefiro ler e ganhar conhecimento e trocar ideias e opiniões com os mais experientes e tentar eu mesmo fazer o serviço quando da.

Abraços.
Imagem

Imagem

achagas
GL Member
GL Member

por achagas » 18 Fev 2014, 16:38

legal Thiago, penso assim tb. posso fazer uma pergunta: vc pode indicar para o pessoal, qual é o material necessário para fazer esse isolamento? melhores marcas?
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

diegoemmanuell
GL Member
GL Member
Nome Completo: Diego Emmanuell Soares de Farias
Estado: Paraiba
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por diegoemmanuell » 24 Mar 2014, 08:28

Estava com um vazamento na minha embreagem, porém só via o melado dentro do motor, não chegava a pingar no chão..
Ultimamente a embreagem estava alternando demais. Resolvi ir ao mecânico, achando que seria somento o autuador vazando, veio então a noticia: Eu havia trocado a caixa de marcha a um tempo atrás, mas o mecânico a colocou no lugar com o mesmo disco de antes. Dessa forma a embreagem estava trabalhando errado, porque o disco não era apropriado para a caixa de marcha que eu coloquei, pois coloquei a de um astra. Sendo assim, troquei a embreagem toda, e mais algumas peças, ao fim de tudo, gastei 1300,00 reais. Mas satisfeito com a embreagem do meu carro.
Imagem
TubarãoBranco
CAmpina Grande-PB
Vectra MPFI 2.2 99

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Kaduskate » 01 Mai 2014, 17:27

Chagas foi o mesmo problema?

quando fui troca o oleo vi mais um novo foco de oleo...alguem sabe oque pode ser?
Imagem
Imagem
Imagem

Esse foco proximo ao filtro eu ja nao sei mais oque é ou de onde vem, um mecanico disse ser da cebolinha de oleo, troquei nao demorou muito tava vazando, fui a outro mecanico falou que era no sub carter, trocamso a junta e novamente sujou, alguem ja passou por isso?
Imagem
Imagem

Como sempre eu deixo de bater algumas fotos... nao bati dele limpo rsrsr
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 01 Mai 2014, 18:11

Kaduskate escreveu:Chagas foi o mesmo problema?

quando fui troca o oleo vi mais um novo foco de oleo...alguem sabe oque pode ser?

Esse foco proximo ao filtro eu ja nao sei mais oque é ou de onde vem, um mecanico disse ser da cebolinha de oleo, troquei nao demorou muito tava vazando, fui a outro mecanico falou que era no sub carter, trocamso a junta e novamente sujou, alguem ja passou por isso?

Como sempre eu deixo de bater algumas fotos... nao bati dele limpo rsrsr

Vi suas fotos no face!!! :38: :38:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 02 Mai 2014, 09:10

Carlos estou com vazamento parecido no meu carro também.

Na verdade estava com quatro vazamentos e agora estou com três vazamentos de óleo no meu carro, tá um coco resolver esse problema :55:

Um eu consegui resolver trocando a junta da tampa do comando de válvulas ficou muito bom, motor sequinho novamente.

Porém no tirar a mangueira da tampa que vai no suspiro que liga a TBI ele rachou e está vazando um pouquinho por ali, tentei resolver com cola mas parou de vazar um tempo e ontem ao lavar o carro reparei que o vazamento voltou aff :13:

Então vou ter que comprar um suspiro inteiro só por causa de uma bosta de mangueira que vem acoplada nela.

O segundo vazamento vem do oring (anel de vedação) do sub carter esse é visível, o problema é achar esse oring encomendei na CSS inclusive vou dar uma olhada ver se chegou.

O terceiro vazamento é bem aí onde você está também, eu acredito que seja vazamento o cara que deu uma olhada no meu carro disse que é óleo velho, como vazou muito óleo da parte de cima quando não havia trocado a junta acumulou e toda vez que ligo carro esquenta esse óleo desce mas já descartei essa hipótese pois já tem bastante dias que troquei a junta e continua merejando óleo.

Mas primeiro vou tentar resolver o oring, acredito que nas suas fotos seja o retentor.

Boa sorte, abraços.
Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 02 Mai 2014, 09:14

achagas escreveu:legal Thiago, penso assim tb. posso fazer uma pergunta: vc pode indicar para o pessoal, qual é o material necessário para fazer esse isolamento? melhores marcas?

Amigo na minha garagem você vai encontrar tudo que fiz, material que utilizei e dicas de como manusear os materiais:

http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... 6&start=45

Começa na página 4 e vai até não sei a onde pois eu não acabei ainda hahahahahhaha

Qualquer dúvida só me mandar uma MP, forte abraço.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 02 Mai 2014, 10:16

Este vazament da foto, são os retentores do volante e Girabrequim ou seja de um lado vaza na caia dce marcha (retentor volante) do outro lado na polia do Girabrequim e costuma vazar também no etentor do comando que fica em cima da polia do Girabrequim.

Para trocar o retentor do volante que é grandão, só tirando o motor fora ou a caixa. Já os outros dois só demosntando a frente do motor, tirar polias e correias e logo fica fácil.

Prevenção para o Retendor do volante.

1 - nunca usar excesso de óleo, se no carro usa se 4,5 mas ao trocar não tirar o que fica no carter alem do parafuso,
então mlehor colocar 4 litros.

2 - atentar para tampa da válvula entupida, deve limpar esta tampa pelo menos a cada 30 mil km.

3 - Suspiro, deve estar limpo também, ou seja limpar tampa e suspiro do motor.

Sds
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 02 Mai 2014, 10:32

Almeidão escreveu:Este vazament da foto, são os retentores do volante e Girabrequim ou seja de um lado vaza na caia dce marcha (retentor volante) do outro lado na polia do Girabrequim e costuma vazar também no etentor do comando que fica em cima da polia do Girabrequim.

Para trocar o retentor do volante que é grandão, só tirando o motor fora ou a caixa. Já os outros dois só demosntando a frente do motor, tirar polias e correias e logo fica fácil.

Prevenção para o Retendor do volante.

1 - nunca usar excesso de óleo, se no carro usa se 4,5 mas ao trocar não tirar o que fica no carter alem do parafuso,
então mlehor colocar 4 litros.

2 - atentar para tampa da válvula entupida, deve limpar esta tampa pelo menos a cada 30 mil km.

3 - Suspiro, deve estar limpo também, ou seja limpar tampa e suspiro do motor.

Sds

Almeidão me tira uma dúvida por favor, no motor na parte de cima da tampa tem duas mangueiras uma minorzinha e uma um pouco mais grossa que fica acoplada no suspiro que liga o filtro de ar e a TBI, ali naquela mangueira vai óleo? Não to entendendo porque ali ta merejando óleo :47:
Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 02 Mai 2014, 10:40

Pra ajudar melhor a visualizar o que estou dizendo segue uma foto:

Imagem
Imagem

Imagem

32 mensagens
  • 1
  • 2