O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BCarro acelerado - Vectra B

26 mensagens
  • 1
  • 2
CaioMs
GLS member
GLS member
Nome Completo: Caio Stockmann
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Vectra acelerado - Vectra B

por CaioMs » 09 Jan 2014, 22:13

Procurei em todo lugar, mas não achei nenhuma resposta mais esclarecedora, resolvi criar este tópico. Ultimamente tenho notado o vectra acelerado, não muito, diria que uns 1100 RPM no máximo, mas encomoda demais. Somente quando piso na embreagem, andando, ou no ponto morto tbm. Parado ele fica com a marcha lenta normal.
Achei um video no youtube que ilustra perfeitamente meu problema: :56:
http://www.youtube.com/watch?v=cjVf1wVPd30

Oque será? Pode ser o atuador de marcha lenta? Uma limpada resolve ou tem que trocar?

Abraçoss

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Vectra acelerado!

por rgapski » 10 Jan 2014, 09:34

Caio,

A lenta ficar alta enquanto o carro esta andando, mesmo desengatado, é normal.
Essa é uma estratégia da injeção para que, quando você passe para a próxima marcha, a queda de RPM não seja tão brusca, facilitando o engate evitando trancos ao soltar a embreagem.

Lembre-se também que não é recomendável andar com o carro desengatado.
Essa pratica aumenta o consumo e impõe mais carga aos freios.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Nome Completo: Marco Souza
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

por mdemarquinho » 10 Jan 2014, 09:50

rgapski escreveu:Caio,

Essa é uma estratégia da injeção para que, quando você passe para a próxima marcha, a queda de RPM não seja tão brusca, facilitando o engate evitando trancos ao soltar a embreagem.

Abs!

Exato e sem falar que os freio perdem sua eficiência e nem tanto pelo calor gerado pelo excesso de uso mas por não bambar o óleo pelo sistema, ele perde a eficiência, pisando no freio em uma descida e desengatado, percebe-se que o pedal vai descendo e perdendo a eficiência da frenagem.

CaioMs
GLS member
GLS member
Nome Completo: Caio Stockmann

por CaioMs » 10 Jan 2014, 18:13

rgapski escreveu:Caio,

Abs!

Eu não ando desengatado, nunca, principalmente por causa do Cut off!! Mas em um transito pesado eu arranco com a primeira e deixo ele andar um pouco, a rotação demooora pra cair. Mas se é normal, tudo bem. Fico mais aliviado :40:

R.Mineiro
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Rodrigo josé oliveira de Lima
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

por R.Mineiro » 12 Jan 2014, 22:29

Pessoal

Aproveitando que nosso amigo caio abriu esse tópico aproveito para tirar minha duvida também.

Estava escutando um barulho estranho na direção do pé do passageiro e não sabia o que era ele vei o carro para trocar o rolamento traseiro e pastilha de freio, falei com ele sobre o barulho demos uma volta ele ficou de verificar, ele descobriu que a caixa onde fica o filtro de ar do motor estava solta ele colocou uma porca e pediu para verificar nesse final de semana se o problema tinha sido resolvido. resolveu em partes pois eu verifiquei que também estava sem a porca de traz tentei tirar a caixa para saber a medida da porca com isso desconectei a mangueira do filtro de ar não sei por qual motivo o carro quando esta parado esta bem acelerado veja foto essa aceleração só cai quando ligo ar-condicionado ou quando passo para gás.

Sera que fiz alguma coisa de errado? :47:

Imagem
Imagem

Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Marcio Gregolin
Estado: Minas Gerais

por Last_Warrior » 13 Jan 2014, 00:00

Agora que vi o video...

Isso aí tá com cara de servo freio (hidrovácuo) vazando...

Faz um teste:

Retira a mangueira do hidrovácuo, manda alguém segurar ali com um pano bem forte enquanto vc funciona o motor, e veja se para de oscilar...
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

R.Mineiro
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por R.Mineiro » 17 Jan 2014, 23:18

[quote="R.Mineiro"]Pessoal

Aproveitando que nosso amigo caio abriu esse tópico aproveito para tirar minha duvida também.

Estava escutando um barulho estranho na direção do pé do passageiro e não sabia o que era ele vei o carro para trocar o rolamento traseiro e pastilha de freio, falei com ele sobre o barulho demos uma volta ele ficou de verificar, ele descobriu que a caixa onde fica o filtro de ar do motor estava solta ele colocou uma porca e pediu para verificar nesse final de semana se o problema tinha sido resolvido. resolveu em partes pois eu verifiquei que também estava sem a porca de traz tentei tirar a caixa para saber a medida da porca com isso desconectei a mangueira do filtro de ar não sei por qual motivo o carro quando esta parado esta bem acelerado veja foto essa aceleração só cai quando ligo ar-condicionado ou quando passo para gás.

Amigos!

Hoje passei o dia inteiro na oficina tentando resolver meu problema e nada, o carro continua acelerado na gasolina e quando ando com ele fica falhando dando trancos :62:

O Mecânico trocou para testes as seguintes peças abaixo

Atuador de marcha lenta - A aceleração voltou ao normal porem as falhas ao andar com carro continuaram.
Sensor map - Os problemas persistem
Cabos de velas
troca da bomba de combustível
Limpeza dos bicos

o problema persiste o mecânico colocou todas as peças que estavam no carro e pediu para voltar na terça feira dia 21/1 e deixar o carro para uma melhor investigação do problema alguém tem ideia do que pode estar acontecendo?
Ele passou o Scanner e não da nenhuma informação que possa indicar o real problema no GNV ele esta andado direitinho mas na gasolina :62:
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 18 Jan 2014, 11:18

R. Mineiro eu não gosto muito de opnar nos carros com GNV e é uma opção minha. Mas no seu caso já que voce trocou tudo, aliás faltou a lambda que pode até ser ela. Ou pode ser os bicos ou um bico que hora funciona bem e hora mau e possa ser que na limpeza ele passou bem, mas no carro não, aliás sempre digo que bicos não sujam eles estragam e por serem elétricos as vezes meio estraga e meio não, tipo funcionam um tempo e depois para.

Eu iria direto na Lambda, se não fosse ela, tentaria arrumar uns bicos para testar o carro, isto aconteceu recente comigo em um Agiles, e no aparelho acusou sonda Lambda nº 2 e eu troquei a sonda e nada. E o pior de tudo, funcionava bem uma hora e tal, depois começava falhar. Arrumei um bico e troquei um e nada, na segunda trocada já achei o defeito que era o bico do 3º cilindro que funcionava bem e derrepente começava a falhar.

Mas não descarto ser a Lambda mesmo ele funcionando bem no Gas. Aliás nem sei se a Lambda é desligada quando passam para gás.
Imagem

R.Mineiro
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por R.Mineiro » 18 Jan 2014, 15:00

Almeidão escreveu:R. Mineiro eu não gosto muito de opnar nos carros com GNV e é uma opção minha. Mas no seu caso já que você trocou tudo, aliás faltou a lambda que pode até ser ela. Ou pode ser os bicos ou um bico que hora funciona bem e hora mau e possa ser que na limpeza ele passou bem, mas no carro não, aliás sempre digo que bicos não sujam eles estragam e por serem elétricos as vezes meio estraga e meio não, tipo funcionam um tempo e depois para.

Eu iria direto na Lambda, se não fosse ela, tentaria arrumar uns bicos para testar o carro, isto aconteceu recente comigo em um Agiles, e no aparelho acusou sonda Lambda nº 2 e eu troquei a sonda e nada. E o pior de tudo, funcionava bem uma hora e tal, depois começava falhar. Arrumei um bico e troquei um e nada, na segunda trocada já achei o defeito que era o bico do 3º cilindro que funcionava bem e de repente começava a falhar.

Mas não descarto ser a Lambda mesmo ele funcionando bem no Gás. Aliás nem sei se a Lambda é desligada quando passam para gás.

Almeidão

Na terça feira o carro vai voltar para oficina para tentarem descobrir o que esta acontecendo essas informações devem ajudar o mecânico.

No scanner a sonda Lambda apresenta funcionamento normal.

Já o bico as vezes o carro faz barulho apresentando falha em algum cilindro mas não posso confirmar isso, mas esta complicado andar com carro na gasolina. :62:
Imagem

Imagem

R.Mineiro
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por R.Mineiro » 24 Jan 2014, 23:32

R.Mineiro escreveu:
Almeidão escreveu:R. Mineiro eu não gosto muito de opnar nos carros com GNV e é uma opção minha. Mas no seu caso já que você trocou tudo, aliás faltou a lambda que pode até ser ela. Ou pode ser os bicos ou um bico que hora funciona bem e hora mau e possa ser que na limpeza ele passou bem, mas no carro não, aliás sempre digo que bicos não sujam eles estragam e por serem elétricos as vezes meio estraga e meio não, tipo funcionam um tempo e depois para.

Eu iria direto na Lambda, se não fosse ela, tentaria arrumar uns bicos para testar o carro, isto aconteceu recente comigo em um Agiles, e no aparelho acusou sonda Lambda nº 2 e eu troquei a sonda e nada. E o pior de tudo, funcionava bem uma hora e tal, depois começava falhar. Arrumei um bico e troquei um e nada, na segunda trocada já achei o defeito que era o bico do 3º cilindro que funcionava bem e de repente começava a falhar.

Mas não descarto ser a Lambda mesmo ele funcionando bem no Gás. Aliás nem sei se a Lambda é desligada quando passam para gás.

Almeidão

Na terça feira o carro vai voltar para oficina para tentarem descobrir o que esta acontecendo essas informações devem ajudar o mecânico.

Já o bico as vezes o carro faz barulho apresentando falha em algum cilindro mas não posso confirmar isso, mas esta complicado andar com carro na gasolina. :62:

Amigos!

Acredito que o problema do carro tenha sido resolvido :47:

Hoje peguei o carro na oficina deu uma boa volta com ele e os problemas apresentados anteriormente não voltaram acontecer, alta aceleração e o carro engasgando na 1° e 2° marcha, mas vou aguardar mais um tempo para ter certeza.

Segundo Informações passada pela oficina, o problema maior do carro era o alternador. :47:

explicação dada pelo mecânico: o carro ligado sem a ar-condicionado e farol desligado tem que ter uma recarga( acho que essa seria a palavra correta) na bateria de 14.01 e com ar e farol ligados não pode ficar abaixo de 13.6.

Meu carro ligado sem a ar-condicionado e farol marcava 13.8 quando ligava o ar- e a ventoinha ligava 2° estagio caia para 12.0 mais farol e radio cai mais ainda com isso todo sistema de injeção entrava em pane por isso o carro engasgava, morria etc.

Providencias tomadas: troca do alternador por um remano bem mais em conta com garantia de 6 meses, reforço nos cabos da bateria, troca da sonda, troca dos cabos de vela que estava dando fuga de corrente e troca do sensor posição da borboleta.

Problema da alta aceleração: troca do atuador da marcha lenta.

Valor total da brincadeira R$ 1.460,00

Essa oficina foi indicada pelo mecânico que sempre faz manutenção dos meus carros que eu confio que só não fez o esse serviço pois esta com a oficina lotada e não teria previsão de quando poderia me atender mesmo assim foi na oficina saber o andamento do serviço e conversar com dono da loja.

espero que essas informações possa ajudar alguém futuramente. :88:
Imagem

Imagem

R.Mineiro
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por R.Mineiro » 15 Mar 2014, 14:46

R.Mineiro escreveu:
R.Mineiro escreveu:

Almeidão

Amigos!

Acredito que o problema do carro tenha sido resolvido :47:

Hoje peguei o carro na oficina deu uma boa volta com ele e os problemas apresentados anteriormente não voltaram acontecer, alta aceleração e o carro engasgando na 1° e 2° marcha, mas vou aguardar mais um tempo para ter certeza.

Segundo Informações passada pela oficina, o problema maior do carro era o alternador. :47:

explicação dada pelo mecânico: o carro ligado sem a ar-condicionado e farol desligado tem que ter uma recarga( acho que essa seria a palavra correta) na bateria de 14.01 e com ar e farol ligados não pode ficar abaixo de 13.6.

Meu carro ligado sem a ar-condicionado e farol marcava 13.8 quando ligava o ar- e a ventoinha ligava 2° estagio caia para 12.0 mais farol e radio cai mais ainda com isso todo sistema de injeção entrava em pane por isso o carro engasgava, morria etc.

Providencias tomadas: troca do alternador por um remano bem mais em conta com garantia de 6 meses, reforço nos cabos da bateria, troca da sonda, troca dos cabos de vela que estava dando fuga de corrente e troca do sensor posição da borboleta.

Problema da alta aceleração: troca do atuador da marcha lenta.

Valor total da brincadeira R$ 1.460,00

Essa oficina foi indicada pelo mecânico que sempre faz manutenção dos meus carros que eu confio que só não fez o esse serviço pois esta com a oficina lotada e não teria previsão de quando poderia me atender mesmo assim foi na oficina saber o andamento do serviço e conversar com dono da loja.

espero que essas informações possa ajudar alguém futuramente. :88:

Caros amigos!

Segunda feira dia 17/03/14 Meu carro voltara para oficina :62:
Deixei essa semana o carro parado, ontem anoite precisava sair com carro quando fui ligar o carro sem bateria :61:
Acabei tendo que sair de moto mesmo. Hoje na parte da manhã dei uma carga na bateria e voltei na oficina para saber por qual motivo a luz da injeção voltou a acender e também saber porque descarregou a bateria já que as peças e o serviço ainda estão na garantia a informação foi simples, o Alternador foi para espaço por isso que e o sistema voltou a dar pane esta louco :62:
Imagem

Imagem

Bacana
GL Member
GL Member
Nome Completo: Gil da silva
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2004/2004

por Bacana » 15 Mar 2014, 23:42

Mineiro ele chegou a trocar o regulador de tensão do alternador ?

a manutenção normal do alternador seria a troca das escovas mais o regulador de tensão que coordena carga gerada para o sistema
também a ponte de safena como falamos aqui que seria refazer o chicote do motor de arranque,alternador e bateria isso dá o maior ânimo para o carro

Logo se o sistema de carga não está sendo bem alimentado pode gerar algumas falhas como foi relatado por você
Vectra elegance 07/08 com pacote PDW
Ex-Vectra milenium 2.2 8v
Ex-Gol ap 1987

R.Mineiro
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por R.Mineiro » 16 Mar 2014, 00:34

Bacana escreveu:Mineiro ele chegou a trocar o regulador de tensão do alternador ?

a manutenção normal do alternador seria a troca das escovas mais o regulador de tensão que coordena carga gerada para o sistema
também a ponte de safena como falamos aqui que seria refazer o chicote do motor de arranque,alternador e bateria isso dá o maior ânimo para o carro

Logo se o sistema de carga não está sendo bem alimentado pode gerar algumas falhas como foi relatado por você

Bacana

A ponte de safena eu sei que foi feita, foi a 1°coisa a ser feita antes da trocado alternador.

Já trocado o regulador de tensão não tenho como afirmar mas acredito que também tenha sido feita sim.
Imagem

Imagem

Romulo Bueno
Member
Member
Nome Completo: Romulo Bueno dos Santos
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Romulo Bueno » 11 Jul 2014, 11:43

ola sou novato aqui
Eu tenho um vectra CD 97 16V e ele ficou muito acelerado chegando a 2000rpm na gasolina no gás ele roda normal
alguem pode me ajudar??
oq devo fazer?? :62:

AssisV1997
Member
Member
Nome Completo: Francisco de Assis
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por AssisV1997 » 30 Abr 2015, 11:40

Uma vez tive o mesmo problema. Na lenta o carro normal, passando as marchas o carro não caía quase nada a rotação e apenas quando eu parava mesmo com ele que a rotação normalizava. Levei onde fazem regulagem eletrônica e segundo o cara ele REPROGRAMOU O MODULO. Resolveu o problema, porém passados alguns meses, o problema voltou :61:

Agora eu pergunto a vocês: Existe algum fator que faça com que o modulo do carro perca sempre a mesma programação, onde faça apresentar sempre esse mesmo defeito???? :13:

Pelo jeito terei que levar para reprogramar novamente :23:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 30 Abr 2015, 12:37

Não acredito que tenha sido o módulo, foi outra coisa e o mecanico inventou esta. Nos modelos B, tem muita coisa que influencia a lenta, pode ser sonda lambda muito antiga, sensor de temperatura da agua, motor de passo, sensor da posição da borboleta, valvula do canister muito velha e aberta e por fim filtro de ar.

Nada disso deve ser trocado antes de uma boa limpeza na TBI, em volta da borboleta que é difícil de limpar mas deve ser limpa e eu não acredito em milagres não, só desmontando para limpar e com um bom WD40, limpar bem o motor de passo. Acredito que já escrevi ai para trás, mas atento para a regulagem do parafuso batente do acelerador que deve está no máximo aberto para que a borboleta em descanso esteja no máximo fechada. Para isto, com a TBI nas mãos deve ser feito isto.
1 - afrouxe o máximo o parafuso até a borboleta agarrar ao começar a acelerar
2 - começar a acelerar com as mão e sentir que a borboleta esteja agarrando embaixo ou em cima.
3 - aperte o parafuso aos poucos e ir testando na aceleragem até não sentir mais ela agarrando
4 - desta forma ela ficará o máximo fechada em descanso.

Bem, eu disse para não trocar nada até limpar, mas ao montar precisa ser com filtro novo e lógico compre as juntas antes de desmontar porque as velhas não servirão mais e para manter a junta mais tempo com segurança, passe graxa nelas. Outra coisa que deve comprar para montar junto, é o sensor de temperatura da água.

Depois de feito isto, ai sim iremos descobrir a causa do problema, se é que depois de uma boa limpeza desta, troca do filtro de ar e sensor de temperatura da agua o problema irá persistir.

Seu carro deve usar o sensor MTE4051, custa uns 20 reais.

Já para o nosso amigo que comenta sobre o carro com GNV, eu prefiro não opnar sobre este combustível, mas esta limpeza serve para todos.
Imagem

AdrianoFerro
Member
Member
Nome Completo: Adriano jose ferro
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra acelerado - Vectra B

por AdrianoFerro » 15 Mai 2015, 19:10

BOa noite seguinte hoje efetuei uma limpeza de bicos no meu vectra pois ele estava álcool e voltei a gasolina é um 2.2 8v milenium, ai apos efetuar a colocação dos bicos algumas mangueirinhas escaparam de seus encaixes (MARCADO EM VERMELHO ) ai coloquei na posição da foto e a tomada do atuador de marcha lenta estava desconectado ai quando conectei e dei a partida o carro ficou acelerado nos 2000 RPM e nao baixava de jeito nenhum e não sei o que fazer nao mexi em mais nada alem dos bicos fiz a limpeza em uma maquina própria de oficina e quando retirei a tomada do atuador de marcha lenta a rotação caiu pra 1500 RPM alguem me ajuda por favor!!!Imagem

AdrianoFerro
Member
Member
Nome Completo: Adriano jose ferro
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vectra acelerado

por AdrianoFerro » 16 Mai 2015, 01:46

AJUDEM AEWWW POR FAVOR

MatheusMfaria
Member