O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaTroca óleo Cambio Automático [Dúvidas/Oficinas/Valores]
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

422 mensagens
lugier
GLS member
GLS member
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Troca óleo Cambio Automático [Dúvidas/Oficinas/Valores]

por lugier » 13 Jan 2014, 02:10

Marcatto escreveu:
lugier escreveu:Olha, Eu mal pude pegar o carro ainda, fiquei só 3 dias com ele, comprei sábado dia 04, do dia 06 ficou até o dia 08 na pintura para fazer uns detalhes nos parachoques e dia 09 de manhã já foi para oficina, por isso não vi um monte de coisas ainda.

Sobre o óleo, só disse o que o mecânico da automatic tinha dito, que usaria o Dexron 4 pois suportava maiores temperaturas e era mais recente tecnologicamente do que o Dexron 3 e que não havia problemas de misturar pois eram compatíveis, mas to achando que ele não tem essa máquina de diálise e nem na CSS teria, então vou ter que pegar o Dexron 3 mesmo.

Mas só uma opinião pessoal, se eu estiver errado aceito, fazendo-se de exemplo de comparação com o motor, o tipo de óleo que o nosso vectra pede, seria partir do SJ, que é um óleo antigo, criado em 1996, do tipo mineral. mas veja que no manual pede, "A Partir", acima seriam os SH, SL, SM e o atual SN da castrol, que são todos sintéticos, ou seja, acredito que a mesma regra vale para o câmbio, de ser até melhor colocar um óleo mais avançado e ir acompanhando a tecnologia.

Eu também fico P da vída quando o cara da revenda disse para mim que isso é coisa que não se mexe, vai etender...

esse aqui também serve? parece que o é dexron III E
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -e-1-l-_JM

Esse dexron III deve ser o mesmo original AC Delco (serve sim!). Muitos produtos vendidos sob a marca AC Delco são produzidos pelo mesmo fabricante desse óleo hidráulico (Chevron/Texaco).

Quanto ao óleo do motor recomendado p/ o seu Vectra, o correto eu creio que seria a partir do SL, e não do SJ.

Agora, sobre a troca parcial do óleo do câmbio automático, uma opção que eu li no Clube do Civic, e achei válida, a partir da primeira troca, ao invés de fazer de 03 ou 04 trocas parciais seguidas, é passar a fazer as trocas parciais a cada 10 ou 20 mil km (fazer as trocas em intervalos menores ao recomendado pelo manual).

Se os dois únicos lugares aqui da minha cidade não tiver a máquina de diálise acho que vou seguir essa dica, mas primeiramente farei as 3 trocas seguidas pelo bujão, mas as outras encurtarei o espaço de tempo. Como eu não rodo mais que 5 mil Km por ano,gostei da idéia de todo o ano fazer pelo menos 1x troca pelo bujão de 3,5L junto com a troca anual do óleo ou a cada 2 anos.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 13 Jan 2014, 09:46

lugier escreveu:Olha, Eu mal pude pegar o carro ainda, fiquei só 3 dias com ele, comprei sábado dia 04, do dia 06 ficou até o dia 08 na pintura para fazer uns detalhes nos parachoques e dia 09 de manhã já foi para oficina, por isso não vi um monte de coisas ainda.

Sobre o óleo, só disse o que o mecânico da automatic tinha dito, que usaria o Dexron 4 pois suportava maiores temperaturas e era mais recente tecnologicamente do que o Dexron 3 e que não havia problemas de misturar pois eram compatíveis, mas to achando que ele não tem essa máquina de diálise e nem na CSS teria, então vou ter que pegar o Dexron 3 mesmo.

Mas só uma opinião pessoal, se eu estiver errado aceito, fazendo-se de exemplo de comparação com o motor, o tipo de óleo que o nosso vectra pede, seria partir do SJ, que é um óleo antigo, criado em 1996, do tipo mineral. mas veja que no manual pede, "A Partir", acima seriam os SH, SL, SM e o atual SN da castrol, que são todos sintéticos, ou seja, acredito que a mesma regra vale para o câmbio, de ser até melhor colocar um óleo mais avançado e ir acompanhando a tecnologia.

Eu também fico P da vída quando o cara da revenda disse para mim que isso é coisa que não se mexe, vai etender...

Sei como é Lugier.

Desculpe, mas estou encucado com esse DEXRON 4 que você está falando, será que ele não está te passando informação errada não? Qual é o fabricante desse Dexron 4? Sabe porque estou insistindo na pergunta? Pois pode procurar aí na internet, Mercado livre, aqui nas CSS da minha cidade nunca ví esse tipo de especificação, eu sei que tem o DEXRON VI inclusive a venda no mercado livre.

Lá em cima quando eu disse sobre misturar o óleo eu quis dizer sobre óleo velho com óleo novo fazendo a troca pelo bujão, já que não é 100% pura.

Esse Texaco você pode utilizar também, inclusive quando fui correr atrás de preço eu vi esse no mercado livre e ia comprar, mas acabei achando o ACDELCO na CSS que comprando todos ia sair a mesma coisa que comprando esse da texaco e tendo que pagar frete.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 13 Jan 2014, 09:56

Marcatto escreveu:

Esse dexron III deve ser o mesmo original AC Delco (serve sim!). Muitos produtos vendidos sob a marca AC Delco são produzidos pelo mesmo fabricante desse óleo hidráulico (Chevron/Texaco).

Quanto ao óleo do motor recomendado p/ o seu Vectra, o correto eu creio que seria a partir do SL, e não do SJ.

Agora, sobre a troca parcial do óleo do câmbio automático, uma opção que eu li no Clube do Civic, e achei válida, a partir da primeira troca, ao invés de fazer de 03 ou 04 trocas parciais seguidas, é passar a fazer as trocas parciais a cada 10 ou 20 mil km (fazer as trocas em intervalos menores ao recomendado pelo manual).

Eu sinceramente não aconselho a troca com esse espaço de tempo, inclusive já vi essas orientações de troca pelo Rafael Gouveia que já tem experiência sobre essas trocas inclusive ele realiza em casa mesmo, ficando entre 100 a 150 km pelo menos. O óleo velho precisa descer para que seja colocado um percentual de óleo novo no câmbio, porém o carro do amigo Lugier já atingiu o limite da troca, portanto esperar mais 10 mil ou 20 mil km para fazer as outras trocas poderia comprometer o funcionamento do câmbio. Minha humilde opinião é a seguinte: 3 a 4 trocas para ficar belezinha, com espaços de quilometragem entre 100 a 150. Com 4 trocas em 150 km com total de 600 km você já vai ter feito uma bela troca de óleo ficando com uma pureza aí em torno de 95%.
Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 13 Jan 2014, 10:03

Lugier

Veja o tutorial de troca do óleo feito pelo Rafael Gouveia!

viewtopic.php?f=49&t=2294

Abração!
Imagem

Imagem

Marcatto
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Renato Gobato
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por Marcatto » 13 Jan 2014, 11:58

lugier escreveu:
Marcatto escreveu:

Se os dois únicos lugares aqui da minha cidade não tiver a máquina de diálise acho que vou seguir essa dica, mas primeiramente farei as 3 trocas seguidas pelo bujão, mas as outras encurtarei o espaço de tempo. Como eu não rodo mais que 5 mil Km por ano,gostei da idéia de todo o ano fazer pelo menos 1x troca pelo bujão de 3,5L junto com a troca anual do óleo ou a cada 2 anos.

Meu Vectra está com apenas 28 mil km rodados. Aqui onde eu resido também não há esta máquina de diálise.

Estou pensando em fazer a troca parcial no meu Vectra a partir dos 40 mil (talvez eu faça umas duas de uma vez), e as próximas fazer a cada 10 mil, junto com a troca do óleo do motor, que eu troco a cada 05 mil.

Uma dica: caixa de óleo dexron III-G, Lubrax, com 20 litros, por menos de 300,00 (menos de R$15,00 o litro), em 10 vezes no cartão: http://www.efacil.com.br/DetalheProduto.aspx?CodMer=2100133

E ainda: Óleo Lubrificante Lubrax Valora SAE 5W30, caixa com 24 litros, por menos de R$420,00 (R$17,50 o litro), em 10 vezes no cartão: http://www.efacil.com.br/DetalheProduto.aspx?CodMer=2100152

E também o Óleo Lubrificante Sintético SAE 5W40 Supera Lubrax, caixa com 24 litros, por menos de R$560,00 (R$23,34 o litro), em 10 vezes no cartão: http://www.efacil.com.br/DetalheProduto ... er=2100154

Uma curiosidade: qual óleo hidráulico é mais evoluído, o dexron III-G ou o dexron III-E (o recomendado pela GM)?
Pacote R6N (quase um GT-X)

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por Ricardo Crispim » 13 Jan 2014, 14:57

Marcatto escreveu:Uma curiosidade: qual óleo hidráulico é mais evoluído, o dexron III-G ou o dexron III-E (o recomendado pela GM)?

Dexron é uma padronização da Chevrolet que tem uma evolução:

Dexron A, Sufixo A
Especificação introduzida em 1957.

Dexron IID
General Motors Dexron ®-IID especificação. ATF emitido em 1975. Atende requisitos de corrosão mais não mencionados Dexron ® - II.

Dexron IIE
Especificação de 1991 que exige uma melhor desempenho em baixas temperaturas em comparação com Dexron ®-IID, 20 000 cP a menos 40 ° C.

Dexron IIIF
Especificação GM para óleo de transmissão automática introduzida em 1994. Sucessor de Dexron IID e IIE.

Dexron IIIG
Este tem as mesmas características de baixa temperatura como Dexron IIE, mas com modificações para anti-fricção do material e oxidação. Introduzido em 1997.

Dexron IIIH
Introduzido em Junho de 2003 para substituir o fluido Dexron III G. Fabricado com óleos básicos que resistem melhor à oxidação. Óleos de acordo com esta especificação tem mais a manutenção de propriedades de atrito e as propriedades anti-impacto, melhor controle da espuma e uma vida mais longa do fluido.

Ainda tem o Dexron VI, que pode ser sintético ou mesmo semissintético. É superior a todos os anteriores, mas de custo muito elevado e sua grande diferença está em poder ser utilizado em temperaturas muito baixas entre - 54 e -65 °C, portanto um exagero para nossos carros.

O importante é saber que mesmo um vectra que foi fabricado por exemplo em 2005, em seu manual a GM instrui a utilizar um Dexron II no câmbio e o mesmo manual manda utilizar um Dexron III E na caixa de direção hidráulica....Como pode, se o carro é 2005 e já existia o Dexron III H, muito mais moderno.

É simples, a caixa dos vectras AT é antiga, então um Dexron II atende perfeitamente. Mas se utilizar um Dexron III H, certamente vai dar maior vida útil a ela...

Quando você tem dois óleos semelhantes tipo Dexron III G e H, o mais evoluido sempre vai ser o que a letra for mais adiante no alfabeto, então o H é superior...

Mesma regra para o óleo de motor..SJ é inferior a SL que é inferior a SM, que é inferior a SN. Iso não que dizer que o SJ seja ruim, mas sim que o SN é melhor, mais evoluidos..

Forte abraço!!!!!!

lugier
GLS member
GLS member

por lugier » 13 Jan 2014, 17:10

Muito boa essa listagem dos Dexron Ricardo Crispim, eu sabia da regra dos APN que quanto maior a letra do alfabeto é mais evoluído.
O original da GM ACDELCO seria um Dexron III G ou E? do tipo mineral.

Puxa achava que era só a castrol que tinha óleos N para motor, lubrax também, mas eu já comprei na promoção R$21,00 reais o litro do Selenia 5w30 SL, o que o ADG da hightorque recomenda, mas eu queria ter colocado o 5w40 se não fosse por mais que o dobro do preço.

Alguém poderia postar mais alguns sites que vendam óleos? e se recomendam aquele Lubrax Dexron III G, teoricamente então deve ser melhor que o recomendado pela GM, que seria o E.

thiago.onacto, Obrigado pelas dicas, vou confirmar esse óleo que o mecânico da automatic me passou, porque eu também só estou vendo 6 (VI) e não IV (4), acho que o mecânico deve ter se confundidos nos romanos hehe.

Complementando o post acima:

"A especificação de fluido para Dexron -VI foi introduzido em 2005, e foi usado pela primeira vez como na fábrica de transmissão automática GM para o ano modelo 2006. Todas as licenças Dexron -III expiraram permanentemente no final de 2006, e a GM agora suporta apenas Dexron -VI para uso em suas transmissões automáticas, embora afirmados pelos fabricantes para atender aos padrões de Dexron -III continuará a ser vendida sob nomes tal como Dex / Merc . Estes não são regulados ou endossado pela GM .
Dexron VI é de uma viscosidade ligeiramente inferior quando comparado com os novos fluidos anteriores Dexron (máximo de 6,4 cSt a 100 ° C por Dexron VI e 7,5 cSt para Dexron III). A viscosidade inferior destina-se a obter melhoramentos na economia de combustível , diminuindo o atrito parasita na transmissão."

PS.: Liguei agora para CSS e fazem 24 litros de Dexron III acdelco por R$576,00 ou seja, R$24,00 por litro. o preço individual seria R$41,60. e infelizmente eles não fazem a Diálise.

também achei esse, Dexron III H, que é o melhor de todos, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... estionText
Imagem

Anderson Vectra
Member
Member
Nome Completo: ANDERSON CHARLES ALVES DA SILVA
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Anderson Vectra » 14 Jan 2014, 00:12

Diego, boa noite.

Não posso te ajudar muito porque na minha cidade não tem muita opção de oficina especializada. Mas fiz uma troca recentemente e o óleo é realmente avermelhado. Se o seu está com outra cor, ou está errado ou está velho.

Aproveito para te fazer uma pergunta. Observei que embora seu carro seja mais novo que o meu o interior é bem parecido e o câmbio de marchas também. Acontece que o meu está com um pequeno barulho (estalo) no câmbio quando eu vou tirar da posição de estacionamento ao ligar o carro. Já troquei o óleo e não resolveu. Já aconteceu isso com o seu ou você tem alguma sugestão sobre isso?

Obrigado,

Anderson.

lugier
GLS member
GLS member

por lugier » 14 Jan 2014, 02:48

Anderson Vectra escreveu:Diego, boa noite.

Não posso te ajudar muito porque na minha cidade não tem muita opção de oficina especializada. Mas fiz uma troca recentemente e o óleo é realmente avermelhado. Se o seu está com outra cor, ou está errado ou está velho.

Aproveito para te fazer uma pergunta. Observei que embora seu carro seja mais novo que o meu o interior é bem parecido e o câmbio de marchas também. Acontece que o meu está com um pequeno barulho (estalo) no câmbio quando eu vou tirar da posição de estacionamento ao ligar o carro. Já troquei o óleo e não resolveu. Já aconteceu isso com o seu ou você tem alguma sugestão sobre isso?

Obrigado,

Anderson.

Você estaciona ele corretamente? digo, antes de desligar coloca em N, puxa o freio de mão, Solta o Pedal do freio para transferir o peso para o freio, depois pisa novamente no pedal para por em P e desliga?
É que esse tranco acontece quando o condutor não faz esse procedimento, pois o peso do carro fica sob o câmbio, aí dá aquele trancasso quando retira do P para o D.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 14 Jan 2014, 10:23

lugier escreveu:
Anderson Vectra escreveu:Diego, boa noite.

Obrigado,

Anderson.

Você estaciona ele corretamente? digo, antes de desligar coloca em N, puxa o freio de mão, Solta o Pedal do freio para transferir o peso para o freio, depois pisa novamente no pedal para por em P e desliga?
É que esse tranco acontece quando o condutor não faz esse procedimento, pois o peso do carro fica sob o câmbio, aí dá aquele trancasso quando retira do P para o D.

Não necessariamente precisa ser dessa forma, quando se para o carro continuando com o pé no freio puxe o freio de mão até travar as rodas, depois jogue o câmbio em P e tira o pé do freio simples. Não precisa jogar em N sem desligar, puxar depois volta com o pé no pedal e voltar para P e assim desligar, se o carro está dando tranco quando vai tirar do P para qualquer marcha é porque não acionou o freio de mão corretamente ou ele não está travando as rodas por completo aí entra o que você disse acima o peso do carro fica sobre o P, pois é como se a marcha estivesse engatada na primeira dai tem que fazer um força maior e o barulho de movimento do câmbio se torna maior.

De uma olhada no freio de mão, as vezes está precisando só de ajuste.
Imagem

Imagem

lugier
GLS member
GLS member

por lugier » 14 Jan 2014, 14:36

Liguei novamente para Automatic para ver essa questão do óleo que eles colocam e não era Dexron 4 e sim MERCON 4 da Mobil, que acredito que nada mais é que um Dexron III - H, comprando lá por R$45,00 o litro ele nem cobra mão de obra.

acho que é esse http://www.mobiloil.com/USA-English/Mot ... _ATF.aspx#

Mobil 1 Synthetic ATF meets or exceeds the requirements of:
JASO 1-A
Ford MERCON® V

According to ExxonMobil, Mobil 1 Synthetic ATF is of the following quality level:
Allison C4
GM DEXRON® IIIH
GM DEXRON® IIIG
GM DEXRON® IIE
GM DEXRON® IID
GM DEXRON® II
GM DEXRON®
Ford MERCON®
Voith H55.6335.3X
MAN 339 V1
Volvo 97340
Volvo 97341
Imagem

lugier
GLS member
GLS member

por lugier » 14 Jan 2014, 18:07

To pensando comprar esse, presta será => http://www.efacil.com.br/DetalheProduto ... er=2100133

Ou 12 litros de ACDELCO por R$360,00
Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 14 Jan 2014, 20:37

e exatamente este... mas vai comprar uma cx com 40 frascos de 500ml ?

lugier
GLS member
GLS member

por lugier » 15 Jan 2014, 00:18

Arquiteto escreveu:e exatamente este... mas vai comprar uma cx com 40 frascos de 500ml ?

Poisé daria 20 litros, daria para bons anos hehe, é que a promoção esta boa, sai por R$15,00 cada embalagem se comprar a caixa, dá até para vender por fora. A vísta com frete daria R$277,00 reais. só 7 litros individuais do Mobil ou outro comprando avulso daria mais que isso.
Imagem

Diego Perroni
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Diego Perroni
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Diego Perroni » 23 Mar 2014, 13:55

Fala Galera!

Resolvi fazer a troca parcial.
Registrei alguns momentos na minha garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=703&start=60

Fazendo as trocas e repondo a mesma quantidade, caí na dúvida quanto ao nivel do óleo estar correto, já que ao verificar a vareta, parecia estar muito acima do nível máximo.
Pois bem, havia me esquecido que a verificação desse fluído exige um ritual, conforme descrito no manual de instruções.

Somente para relembrar:

Imagem
Imagem
Imagem
Diego Perroni
Vectra Elite 2.2 16V Automatic - Cinza Trinidad (2005)
http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=703

"Em nome do vento, Parabéns!"

lugier
GLS member
GLS member

Dúvidas com tipo óleo e comportamento do câmbio

por lugier » 13 Abr 2014, 03:32

Boa noite,

Fiz a troca do óleo do câmbio AT do meu vectra elite 2.4 e a oficina automatik de Faxinal do Sorturno - RS colocou o óleo Castrol MULTI-VEHICLE ATF - Dexron VI, com duas lavagens. segundo o dono da oficina este é o melhor óleo e mais atual do que o antigo acdelco Dexron III mercon IV, pois é sintético e suporta temperaturas mais altas. Será que terei problemas?

Outra dúvida: :47:

Quando estou em um engarrafamento, e ando entre 10km/h á 20km/h no máximo, acontece a troca de marcha quando atinge os 20Km/h, da 1ª para 2ª. Então, mantendo essa velocidade lenta e leve toque no acelerador, devido ao engarrafamento, sinto a troca da marcha bem acentuada, mas isso só acontece da 1ª para 2ª, e quando estou muito lento. seria a mesma maneira de como se soltasse rapidamente a embreagem em um carro de cÂmbio manual. É normal esse tranquinho quando se está muito lento?

Eu acredito que, devido a aceleração elevada ainda em uma baixa velocidade (20km/h), entra a 2ª, e acaba dando o tranquinho. as vezes eu ligo o modo sport para esticar a 1ª, para não trocar tão cedo (se não me engano ele troca em 35km/h nesse modo, andando lentamente), mas ainda sim, sinto o tranco que acredito ser devido a velocidade baixa com a rotação elevada (2500rpm mais ou menos).

Quando ando normalmente no trânsito, isso não acontece.

obrigado!
Editado pela última vez por lugier em 14 Abr 2014, 13:12, em um total de 1 vez.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

Re: Dúvidas com tipo óleo e comportamento do câmbio

por Thiago Menezes » 14 Abr 2014, 09:40

lugier escreveu:Boa noite,

Fiz a troca do óleo do câmbio AT do meu vectra elite 2.4 e a oficina automatik de Faxinal do Sorturno - RS colocou o óleo Castrol MULTI-VEHICLE ATF - Dexron VI, com duas lavagens. segundo o dono da oficina este é o melhor óleo e mais atual do que o antigo acdelco Dexron III mercon IV, pois é sintético e suporta temperaturas mais altas. Será que terei problemas?

Outra dúvida: :47:

Quando estou em um engarrafamento, e ando entre 10km/h á 20km/h no máximo, acontece a troca de marcha quando atinge os 20Km/h, da 1ª para 2ª. Então, mantendo essa velocidade lenta e leve toque no acelerador, devido ao engarrafamento, sinto a troca da marcha bem acentuada, mas isso só acontece da 1ª para 2ª, e quando estou muito lento. seria a mesma maneira de como se soltasse rapidamente a embreagem em um carro de cÂmbio manual. É normal esse tranquinho quando se está muito lento?

Eu acredito que, devido a aceleração elevada ainda em uma baixa velocidade (20km/h), entra a 2ª, e acaba dando o tranquinho. as vezes eu ligo o modo sport para esticar a 1ª, para não trocar tão cedo (se não me engano ele troca em 35km/h nesse modo, andando lentamente), mas ainda sim, sinto o tranco que acredito ser devido a velocidade baixa com a rotação elevada (3000rpm mais ou menos).

Quando ando normalmente no trânsito, isso não acontece.

obrigado!

No meu marcha só é trocada aos 2 mil rpm, se eu esticar e permanecer acelerando e troca com giro bem mais alto, mas com aceleração normal ele troca em 2 mil.

No meu não tem tranquinho da 1º para a 2º, mas da para sentir a troca é isso que você quis dizer né? De sentir a troca? Pois depois da segunda nem sinto o câmbio fazendo a troca.

Se eu esticar eu sinto pouco da 1º para a 2º mas se estiver devagar sinto melhor a passagem.
Imagem

Imagem

lugier
GLS member
GLS member

por lugier » 14 Abr 2014, 13:10

Sim, o sentir a troca, pois o restante não sinto nada, parece CVT. mas como eu disse, é só quando estou devagar.
Eu precisava achar outro vectra para ver se também acontece isso.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 14 Abr 2014, 14:41

lugier escreveu:Sim, o sentir a troca, pois o restante não sinto nada, parece CVT. mas como eu disse, é só quando estou devagar.
Eu precisava achar outro vectra para ver se também acontece isso.

Sim é normal, porém o CVT em nenhuma marcha você sente as trocas!
Imagem

Imagem

lucasinfante
GL Member
GL Member
Nome Completo: Lucas Infante
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por lucasinfante » 15 Abr 2014, 11:07

Galera, bom dia!

Tô aproveitando o tópico para não abrir outro...

Meu Vecão é 2011/2011 (3 anos, portanto), e rodou só 14.500 km com o primeiro dono...
Com certeza, nenhuma troca de óleo do câmbio foi feita.

Estou com o carro a um mês, rodei só 500 km.

Minha dúvida é: devo esperar completar os 40.000 - 50.000 km para trocar, ou troco com 4 anos??? :2:

422 mensagens