O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BTensor da correia do Alternador Duvidas!!!

13 mensagens   •   Página 1 de 1
JapanSide
Member
Member
Nome Completo: Anderson Massao Ueda
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Tensor da correia do Alternador Duvidas!!!

por JapanSide » 20 Abr 2014, 00:24

Ola pessoal do Forum, hoje tive um grande problema com meu vecao, estava andando com ele quando derrepente o carro apaga e nao pega.
Um mecanico ajudou no reboque e disse que o problema era no tensor da correia do alternador, e realmente era pois olhando de cima dava pra ver ela torta e a correia meio comida mas nao arrebentada, ontem havia notado um barulho no motor pensei que era alguma polia bomba dagua mas acabei deixando pra ver dps e hoje ele me deixou na mao rss.
Pesquisando meio por cima agora vi que e meio dificcil de achar esse tensor e quando vi nao falava ser era pra motores 8 ou 16v. dai vem a duvida se é o msm nos dois motores ou se sao diferente.
Com o feriado prolongado so vou ver o preju na terca entao ja quero me preparar pra ver em que vou ter que gastar.
Amanha posto foto de como ficou o tensor e a correia...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Tensor da correia do Alternador Duvidas!!!

por Almeidão » 20 Abr 2014, 08:47

No Vectra B é igual e também pode ser trocado somente a polia com rolamento. Se for comprar inteiro, eu compraria na autorizada, choraria bem e pagaria a Vista. Com certezas ficaria bem proximo do preço de algumas auto peças.
Imagem

zau
GL Member
GL Member
Nome Completo: Diego Franco
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V

por zau » 20 Abr 2014, 11:59

Cara se a correia de acessórios não enrroscou na dentada vai ser mixaria, opte por tensor original mesmo se comprado fora de autorizada e correia, pode ser qualquer de boa qualidade que seu mecanico indicar, contitech, gates, etc...
Enfim, acredito que td se resolsa em r$ 300,00 +- e só não digo para vc tentar trocar pq a correia tem que entrar por dentro de um suporte do motor (puta erro de engenharia) ai só levantando o carro.

Ps.: se a correia de acessórios arrebentou, seria bom dar uma conferida na dentada tb.

[]'s
Zau

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 20 Abr 2014, 15:57

Liga na Accioly, 20206800...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

JapanSide
Member
Member
Nome Completo: Anderson Massao Ueda
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por JapanSide » 20 Abr 2014, 22:06

A correia nao arrebentou, o que parece foi que a polia meio entortou e a correia correu e ficou encostando na lateral do tensionador, nao sei explica direito rss.. fui tirar foto mas nao consegui focar o local certo tb..
Mas e bom saber que so da pra trocar a polia, pois ele inteiro o preco parece bem salgado.. mas vamos ver terca feira.

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.

por Ramon Neves » 21 Abr 2014, 00:07

zau escreveu:Cara se a correia de acessórios não enrroscou na dentada vai ser mixaria, opte por tensor original mesmo se comprado fora de autorizada e correia, pode ser qualquer de boa qualidade que seu mecanico indicar, contitech, gates, etc...
Enfim, acredito que td se resolsa em r$ 300,00 +- e só não digo para vc tentar trocar pq a correia tem que entrar por dentro de um suporte do motor (puta erro de engenharia) ai só levantando o carro.

Ps.: se a correia de acessórios arrebentou, seria bom dar uma conferida na dentada tb.

[]'s
Zau

Fiquei com uma dúvida, como que a correia de acessórios iria enroscar na correia dentada, visto que a correia dentada fica dentro da capa??
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Abr 2014, 09:48

Isto não procede, dentada não tem nada a ver com a externa e lembro que para trocar esta externa não precisa somente levantar o carro, precisa levantar o motor do local dele.

Sobre o esticador, acredito que tenha estragado o rolamento da polia dele e com isto arrebentou e saiu de lado. Só lembrando que para chegar a este ponto, teve aí bem uns 6 meses de ruido diferente avisando que deveria ser trocado e ninguem deu atenção.

Cuidado com ruídos diferente, pode ser algo simples até certo ponto barato que se não derem atenção pode estragar o motor, exemplo desta polia do esticador que custa R$ 30,00 se for trocada antes do problema.
Imagem

zau
GL Member
GL Member
Nome Completo: Diego Franco
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V

por zau » 22 Abr 2014, 08:48

Almeidão escreveu:Isto não procede, dentada não tem nada a ver com a externa e lembro que para trocar esta externa não precisa somente levantar o carro, precisa levantar o motor do local dele.

Talvez eu tenha escrito mal ou vc não tenha lido direito, mas veja que cito no meu post acima o suporte do motor, fica abaixo do farol dianteiro direito, fato é que para trocar precisa levantar o carro colocar um suporte sob o motor e descer de forma cautelosa, agora se tem jeito de trocar com o carro no chão, levantando somente o motor e desconheço e digo que não me arrisacaria.

Já para o colega que criou o post, sobre a correia erroscar na outra, a polia que tranfere força para a correia de acessórios é compartilhada com a dentada e caso a correia de acessorios desfie ela tem chances de enrroscar na dentada e fazer um dano de grandes proposções.
Sobre a capa, como eu disse acima existe uma polia que é compartilhada e por ali que o azar pode bater em sua porta.
Por fim, se uma correia estava mal, é melhor olhar as 2, aproveita que nos GM isso é mixaria, dureza era com meu Marea hehehehehe, que paulada.

[]`s
Zau

thidelmondes
Member
Member
Nome Completo: Thiago Guimaraes Delmondes Alves
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por thidelmondes » 22 Abr 2014, 21:33

O meu ta com um barulho parecendo lata batendo. Mas tentei procurar ai nao tou achando facil. Acho que vou ter que chorar na concessionaria. E eu tenho o 2.2 8v, e o tensor e o mesmo do 2.0 8v atual?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Abr 2014, 09:37

thidelmondes escreveu:O meu ta com um barulho parecendo lata batendo. Mas tentei procurar ai nao tou achando facil. Acho que vou ter que chorar na concessionaria. E eu tenho o 2.2 8v, e o tensor e o mesmo do 2.0 8v atual?

No seu caso, pode ser bomba dágua indo pro saco.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Abr 2014, 09:57

zau escreveu:
Almeidão escreveu:Isto não procede, dentada não tem nada a ver com a externa e lembro que para trocar esta externa não precisa somente levantar o carro, precisa levantar o motor do local dele.

Talvez eu tenha escrito mal ou vc não tenha lido direito, mas veja que cito no meu post acima o suporte do motor, fica abaixo do farol dianteiro direito, fato é que para trocar precisa levantar o carro colocar um suporte sob o motor e descer de forma cautelosa, agora se tem jeito de trocar com o carro no chão, levantando somente o motor e desconheço e digo que não me arrisacaria.

Já para o colega que criou o post, sobre a correia erroscar na outra, a polia que tranfere força para a correia de acessórios é compartilhada com a dentada e caso a correia de acessorios desfie ela tem chances de enrroscar na dentada e fazer um dano de grandes proposções.
Sobre a capa, como eu disse acima existe uma polia que é compartilhada e por ali que o azar pode bater em sua porta.
Por fim, se uma correia estava mal, é melhor olhar as 2, aproveita que nos GM isso é mixaria, dureza era com meu Marea hehehehehe, que paulada.

[]`s
Zau

Eu com mais de 10 anos que tenho este carro já troquei esta correia no minimo 5 vezes e troco com ele no chão soltando o parafuso do calço dianteiro lado do carona e empurrando ele para cima, coloco uma lamina de aço bem fina embaixo dele e passo a correia por baixo da lamina arrastando a. Já comentei isto aqui, e já comentei que é mais fácil trocar 5 dentada que uma desta e do jeito que voce fáz fica mais fácil trocar 10 dentadas ao invéz de uma desta. Posso usar tambem um cavalete para aumentar o angulo de trabalho, mas não altera nada ou seja levanto o motor por baixo como se ele tivesse no chão. O calço que comento é o primeiro dianteiro direito do motor.

Não dá para ler direito se voce escreveu mal, e não tem como eu ler mal se voce escreveu direito. Não sou adivinho, e as vezes acertamos uma virgula mal colocada que muda uma frase e imaginamos o que o escritor quiz dizer, mas não consigo mudar uma frase inteira ou imaginar uma frase inteira sendo outra coisa.

Vou apanhar meu pai no Aerporto é bem diferente de
Vou apanhar do meu pai no Aerporto.
Uma dói a outra não.
Imagem

azulaocd
Member
Member

por azulaocd » 22 Mar 2016, 19:35

Cara vou amargar o preju de mexer no tensor da correi. Mas se vou mexer na correia do tensor vou tambem da uma olhada na correia dentada. Valeu pela dica.

azulaocd
Member
Member

por azulaocd » 22 Mar 2016, 19:36

Cara vou amargar o preju de mexer no tensor da correi. Mas se vou mexer na correia do tensor vou tambem da uma olhada na correia dentada. Valeu pela dica.

13 mensagens   •   Página 1 de 1