O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BPequenos problemas.

14 mensagens   •   Página 1 de 1
Williams
GLS member
GLS member
Nome Completo: Cláudio Williams
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Pequenos problemas.

por Williams » 24 Abr 2014, 23:17

Olá pessoal, queria trocar uma ideia com vocês, meu carro começou a apresentar um problema chato todas as manhãs (principalmente de manhã) e quando ligo o carro depois de um tempo parado.

Tenho quase certeza que culpa seja da correia do Alternador, mas achei parecido demais com chiado de Direção Hidráulica, e por meu azar, a mecânica que eu levo o carro fica longe de casa, até eu chegar lá o barulho já parou (ele some após rodar 1 km no máximo). Mas gravei um vídeo com o barulho. (gravei de meio-dia, ao sair do emprego. Na primeira partida do dia o barulho é tão chato, que com o carro na lenta fica fazendo o barulho, no vídeo, só aparece quando eu acelero)

Meu mecânico apostou todas as fichas na correia, só que ela não aparenta nenhum sinal de desgaste (eu nunca troquei, apenas troquei a dentada quando comprei o carro), porém me falaram que se passa parafina (vela) na correia o barulho para, eu quase coloquei uma vela pra dentro da polia e nada. Dizem que se joga água, também, mas não teve diferença nenhuma. (Baixem o volume, ficou alto bagarai)

https://www.youtube.com/watch?v=WWBQcECxglg

Não queria trocar coisas que não precisam ainda, estou levantando o carro com coisas mais importantes, coisas que o antigo dono, super porco (normal), deixou pra trás.

Última duvida, a tampa do comando de válvulas (aquela preta que tem a tampa do óleo) tá vazando óleo pela junta é só trocar a junta ou tem que comprar uma tampa nova como me falaram? A minha parece que está levemente empenada (isso visualmente), não sei se isso é possível. (o motor nunca ferveu, nunca sequer passou dos 90ºC na vida, amém e que continue assim).

Rafael B.
Member
Member
Nome Completo: Rafael baldin
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Pequenos problemas.

por Rafael B. » 24 Abr 2014, 23:35

Chiado - Correia como você falou pode estar desgastada, ou a polia/rolamento do alternador tava roncando, testa ele fora que você ve, sobre o vazamento, tenta trocar a junta 1º, vai gastar em torno de 16 a no máximo 25 uma SABO. Se persistir, o negocio é trocar a tampa de válvulas, nova é acima de 200,00, agora usada deve encontrar na casa dos 100,00, ai so avaliar a qualidade da peça.

Williams
GLS member
GLS member

por Williams » 25 Abr 2014, 00:58

Rafael B. escreveu:Chiado - Correia como você falou pode estar desgastada, ou a polia/rolamento do alternador tava roncando, testa ele fora que você ve, sobre o vazamento, tenta trocar a junta 1º, vai gastar em torno de 16 a no máximo 25 uma SABO. Se persistir, o negocio é trocar a tampa de válvulas, nova é acima de 200,00, agora usada deve encontrar na casa dos 100,00, ai so avaliar a qualidade da peça.

Aí está meu medo, até porque eu sinto que o barulho é bem na área do Alternador (tenho a impressão, embora o barulho não seja fácil de encontrar), não sei se é ali que a correia patina mais, ou sei lá como funciona. Mas se fosse rolamento ou algo assim, não teria que ser constante o barulho? Se for rolamento, quanto custa a troca?

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 25 Abr 2014, 08:02

Faça um teste!

Antes de dar a partida, aplique um pouco de WD40 na correia do alternador, de preferência na região do tensionador e veja o que acontece.

Se não fizer o barulho, pronto!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Bacana
GL Member
GL Member
Nome Completo: Gil da silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2004/2004

por Bacana » 25 Abr 2014, 08:34

amigo isso dá pra matar o defeito rapidinho faça isso

um copinho de água pouquíssima coisa mesmo jogue em cima da correia do alternador

se parar de fazer barulho batata ai tá o defeito troque a correia

valeu abraço.
Vectra elegance 07/08 com pacote PDW
Ex-Vectra milenium 2.2 8v
Ex-Gol ap 1987

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 25 Abr 2014, 09:00

Isto ai que o Bacana falou, faça isto e se persistir solte os dois parafusos de cima da capa protetora e jogue agua ali também, poque dentada também faz barulho se estiver ruim ou com sujeiras do tempo.

Eu não vi o vídeo, aqui não abre. Mas estou prevendo bomba dágua em fim de vida, faça o teste com a agua e se continuar, pode trocar a bomba dágua porque no minimo é ela. A polia do esticador é intercambiável, e ele faz ruido também, o esticador da dentada também faz, mas não tanto como a bomba que ao ser trocada deve trocar estes outros comentado + correia dentada.
Imagem

Williams
GLS member
GLS member

por Williams » 25 Abr 2014, 21:40

Almeidão escreveu:Isto ai que o Bacana falou, faça isto e se persistir solte os dois parafusos de cima da capa protetora e jogue agua ali também, poque dentada também faz barulho se estiver ruim ou com sujeiras do tempo.

Eu não vi o vídeo, aqui não abre. Mas estou prevendo bomba dágua em fim de vida, faça o teste com a agua e se continuar, pode trocar a bomba dágua porque no minimo é ela. A polia do esticador é intercambiável, e ele faz ruido também, o esticador da dentada também faz, mas não tanto como a bomba que ao ser trocada deve trocar estes outros comentado + correia dentada.

Almeidão, com tantas possibilidades que você me passou, eu fui à procura. Com ajuda dos vídeos do Youtube, encontrei um barulho igualzinho ao que meu carro faz, cujo o autor, disse que era o rolamento do alternador. Que após a troca se resolveu o barulho. Como eu disse, eu sempre escutei o barulho meio próximo do alternador mesmo. Será que tem essa chance? Existe algum meio de testar isso ?

Procurei barulhos sobre a bomba d'água e tudo que encontrei foi barulhos como se fosse motor batendo ou grilos... O meu é constante, e não é nem agudo nem grave.

Janderson
Ouvidoria
Nome Completo: Janderson von Neumann
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por Janderson » 25 Abr 2014, 21:50

O certo mesmo é que é polia, meu amigo tinha um Corsa Sedan, daqueles 1.6 16V, com o mesmíssimo barulho, aumenta ao acelerar o carro, no início sumia como o teu ao esquentar o motor, depois disso começou a ficar constante até o ponto de encher o saco mesmo, ele trocou uma polia, se não me engano não chegou a ser do alternador, acho que foi a de baixo, a polia da correia de acessórios, a que fica mais embaixo, essa que falei, junta muita sujeira ali e estraga mais facilmente que a de cima do alternador, dá uma olhada primeiro nessa, se não me engano foi barata essa polia, não esqueça de trocar junto a correia, também é baratinha, já que vai estar mexendo ali mesmo já coloca tudo novo e na tensão correta, vai ficar tranquilo por um bom tempo.

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 26 Abr 2014, 10:43

Eu não tinha ouvido o vídeo antes.

Mudei minha opinião.

Seu problema pode ser tensionadores e, como o Almeidão citou, a bomba d'água.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 27 Abr 2014, 10:34

Williams escreveu:
Almeidão escreveu:Isto ai que o Bacana falou, faça isto e se persistir solte os dois parafusos de cima da capa protetora e jogue agua ali também, poque dentada também faz barulho se estiver ruim ou com sujeiras do tempo.

Almeidão, com tantas possibilidades que você me passou, eu fui à procura. Com ajuda dos vídeos do Youtube, encontrei um barulho igualzinho ao que meu carro faz, cujo o autor, disse que era o rolamento do alternador. Que após a troca se resolveu o barulho. Como eu disse, eu sempre escutei o barulho meio próximo do alternador mesmo. Será que tem essa chance? Existe algum meio de testar isso ?

Procurei barulhos sobre a bomba d'água e tudo que encontrei foi barulhos como se fosse motor batendo ou grilos... O meu é constante, e não é nem agudo nem grave.

Sim, tem possibilidade de ser o rolamento do alternador, mas este é o ultimo dos problemas e um bom mecanico com aquele aparelho que os médicos usam consegue identificar com sucesso qual é o problema ou quais são o problema porque pode ser uma sinfonia e voce ouve somente um instrumento.

Sobre a bomba dágua são vários diagnósticos e um deles realmente parece motor batendo, mas tem outros que aparecem antes, afinal ali tem um rolamento que sofre um regaço danado, é bem diferente do alternador que tem rolamento dos dois lados.

Lembro que ainda não vi o vídeo, estou passando o que faz ruido por ali, tentarei ver hoje mais tarde.
Imagem

Williams
GLS member
GLS member

por Williams » 28 Abr 2014, 00:38

Almeidão escreveu:
Williams escreveu:

Sim, tem possibilidade de ser o rolamento do alternador, mas este é o ultimo dos problemas e um bom mecanico com aquele aparelho que os médicos usam consegue identificar com sucesso qual é o problema ou quais são o problema porque pode ser uma sinfonia e voce ouve somente um instrumento.

Sobre a bomba dágua são vários diagnósticos e um deles realmente parece motor batendo, mas tem outros que aparecem antes, afinal ali tem um rolamento que sofre um regaço danado, é bem diferente do alternador que tem rolamento dos dois lados.

Lembro que ainda não vi o vídeo, estou passando o que faz ruido por ali, tentarei ver hoje mais tarde.

Ok, se você conseguir escutar o barulho Almeidão, te agradeço. Achei muito diferente o barulho de todos os vídeos que vi de bomba d'água com problemas. O único que eu achei o barulho sem nem tirar ou botar, foi o do problema nos rolamentos do Alternador. Só que queria ter uma segunda opinião, porque levei pra auto-elétrica que é de minha confiança e ele escutou o barulho por todo motor com o estetoscópio e não encontrou anormalidade nenhuma. E como ele mesmo disse pra mim "Eu não posso condenar nada se eu não escutar", aí vou deixar o carro de manhã lá pra arrumar umas coisinhas e de meio-dia ele da partida e escuta. Porque o barulho depois de alguns minutos de funcionamento desaparece.

diegoemmanuell
GL Member
GL Member
Nome Completo: Diego Emmanuell Soares de Farias
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por diegoemmanuell » 28 Abr 2014, 08:23

POde ser também ar junto com o fluído de direção. Faça o teste, abra o reservatório de óleo de direção, e acelere, caso espume, então tem ar. Deve-se acelerar até diminuir (com o reservatório aberto)
Imagem
TubarãoBranco
CAmpina Grande-PB
Vectra MPFI 2.2 99

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 28 Abr 2014, 19:10

Ouvi o video e é muito difícil determinar o que seja apesar que parece ser realmente um rolamento e parece muito com uma entrada falsa.

Se eu fosse por sequencia eu primeiro de tudo iria procurar uma entrada de ar falsa, se não tivesse eu partiria para os rolamentos e o primeiro deles e mais simples que é a polia do tensor da correia externa é muito fácil trocar ela e não precisa desmontar praticamente nada e é uma peça barata, algo entre 30 a 40 reais.

Entrada de ar faz um barulho muito parecido verifique ali na TBI se há algo meio preto entre a junta.

Depois da polia externa, eu trocaria a Bomba e o esticador interno, isto porque não é jogar dinheiro fora já que o ideal é trocar estas peças com 50 mil km.

Por fim eu iria no alternador e no rolamento do Compressor.
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Ives » 28 Abr 2014, 19:23

uma coisa q ja vi no passado relacionado a alternador, é quando a bateria ta ruim, ai o regulador libera bastante carga para o alternador, e ele pesa bastante a polia, chegando a dar uma sobrecarga consideravel...... nao sei se é o caso, e nao lembro se o sinal do alternador do vectra é com plug facil de retirar.....mas uma coisa q poderia tentar ao ligar de manha, retirar o sinal do alternador, pois ai ele nao carrega, e ver se dá o barulho....ai vc ja conseguiria eliminar ele como provavel fonte do barulho, ou identificar como sendo algum problema no sistema de alimentação da bateria/alternador.....

enfim. de longe assim é dificil acertar, mas é um palpite q me veio a cabeça agora assistindo o video......e creio q seja facil retirar o conector de sinal do alternador para um teste (fios finos, normalmente em alternador é um plug com 1 a 3 fios, e nao os grossos de potencia)
Imagem

14 mensagens   •   Página 1 de 1