O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BLimpeza de arrefecimento - Vectra B

174 mensagens
Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Limpeza de arrefecimento

por Adriano cruz » 13 Mai 2014, 20:26

Alez escreveu:Senhores, com o carro completamente aquecido, em quantos graus a temp tem que ficar?

Reparei que no marcador dá um valor e na leitura do scanner da outro.

Ai ontem acompanhei o procedimento e o mecânico me mostrou que para este motor é aceitável entre 97º - 105º.

O meu acusou 97º completamente quente e sem ar ligado. E na temp fica um pouco acima dos 90º, deduzindo que as marcações sejam [azul - 80º - 90º - 100º - vermelho]. No scanner ficou em 97º mas no marcador da temp não chegou perto do ponto de 100º. Dizendo ele que a montadora faz isto para não assustar o proprietário vendo a temp toda hora lá próximo no 100º a maior parte do tempo. A única ressalva que ele estava me explicando ontem é que se bater no vermelho alguma vez tem que encostar o carro na mecânica para conserto.

Achei muito alto ficar em 97º e cair de 3-4º quando arma a ventoinha ficando em 93º.

Ele disse estar normal meu carro! Que tem que trabalhar mais quente mesmo. Não passando de 105º.

Daí a importância e um bom aditivo!

É, realmente o painel não marca a temperatura real. No meu andando em pista livre fica na maior parte do tempo abaixo de 80, então a temperatura real deve ser de 82~85. Eu preferia que marcasse o real mesmo.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 14 Mai 2014, 10:07

Alez escreveu:Então, meu carro tá errado almeidão?

Tô confiando mais em você por ter e gostar do vectra e por saber cuidar!

Alez, eu estou achando que o seu esteja com a valvula termostática errada. Até comentei que no seu caso é fácil testar sem gastar nada, basta tirar ela e andar sem uns dias e comparar e se for confirmado isto, comprar um refil desta que eu sempre informo e colocar no lugar.

Eu queria realmente saber qual o grau tem a sua, mas sem abrir é impossivel.
Imagem

leandrofviana
GL Member
GL Member
Nome Completo: leandro ferreira viana
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por leandrofviana » 14 Mai 2014, 10:18

Descobri que no meu caso o compressor do ar estava armando junto com a ventoinha em 88 graus. Deve ter sido alguma burrice feita na elétrica do ar quando mandei dar uma revisada. Por via das dúvidas desliguei o compressor até eu levar no mecânico de ar que mexeu. Agora a temperatura fica ali em 85 graus na maior parte do tempo mas oscila de 82 a 88.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Mai 2014, 10:21

thiago.onacto escreveu:Almeidão uma dúvida por favor:

O marcador de temperatura do Vectra C e diferente do B isso todo mundo sabe, como não tem numerações no meu acho que você já chegou comentar isso comigo mas infelizmente esqueci pode me dizer nas marcações quais são as temperaturas por favor?

Imagem

No segundo traço, no meio, no terceiro e no final são quantos graus respectivamente?

Eu não sei o que seria depois do meio, mas com certeza no meio é 90º. Como a temperatura acima dos 90 os espaços são menores, é possivel que seja 80, 90, 95, 100.

Meu nome ficou cinza, agora sim tem marca de graxa kakkakakak
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Alez » 14 Mai 2014, 13:12

Almeidão escreveu:

Alez, eu estou achando que o seu esteja com a valvula termostática errada. Até comentei que no seu caso é fácil testar sem gastar nada, basta tirar ela e andar sem uns dias e comparar e se for confirmado isto, comprar um refil desta que eu sempre informo e colocar no lugar.

Ele me falou que colocou a 87º e disse ter certeza ser esta para o meu motor que foi uma geração antes da adoção dos flexpower.

Pior que já li isto na ficha técnica do Collection. Que o motor é o mesmo utilizado nos "flex" só que mono.

Até abri um tópico tempos atrás pensando na possibilidade de converter o meu mono pra flex devido este fato. Só que fui desencorajado por alguns membros que afirmaram não valer a pena tal investimento.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Mai 2014, 13:23

Alez escreveu:
Almeidão escreveu:

Ele me falou que colocou a 87º e disse ter certeza ser esta para o meu motor que foi uma geração antes da adoção dos flexpower.

Pior que já li isto na ficha técnica do Collection. Que o motor é o mesmo utilizado nos "flex" só que mono.

Até abri um tópico tempos atrás pensando na possibilidade de converter o meu mono pra flex devido este fato. Só que fui desencorajado por alguns membros que afirmaram não valer a pena tal investimento.

Então está comprovado o motivo dele chegar lá em cima e logo descer e não ficar como deveria nas estrada. 82º é o ideal para nossos carros e mesmo se o meu fosse flex eu ainda usaria 82.

Como já informei anteriormente, ela sendo com grau mais alto com certeza estraga antes e precisa tomar mais cuidado ainda com este ponto, isto porque ela tem mola mais forte e por isto tem durabilidade inferior que uma de 82° e com certeza, com o tempo de uso ela cada vez abrirá menos e isto acontece com a de 82º também, porem com menos frequencia.

Sds
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Alez » 14 Mai 2014, 13:25

Você venceu my friend.

Vou rasgar mais uma vez dinheiro e antecipar a troca do fluido de arrefecimento FINK pelo DEPLHI que já esta comprado.

Aproveito e troco logo o refil da termostática pela 82º. Osso vai ser se eu abrir e for a de 82º.

Farei o procedimento seguindo aquele teu How-To em vídeo.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Mai 2014, 13:30

Alez escreveu:Você venceu my friend.

Vou rasgar mais uma vez dinheiro e antecipar a troca do fluido de arrefecimento FINK pelo DEPLHI que já esta comprado.

Aproveito e troco logo o refil da termostática pela 82º. Osso vai ser se eu abrir e for a de 82º.

Farei o procedimento seguindo aquele teu How-To em vídeo.

Se for 82, voce já viu um filme em que eu testei uma e mostrei como fucniona, ai voce faz o mesmo teste e se tiver boa, o problema será o radiador ou sensor da agua. Mas tudo indica ser a valvula, como este teste é barato melhor começar nela.

Eu ainda farei um filme da temperatura do meu carro em movimento.
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Alez » 14 Mai 2014, 13:37

Vou aguardar este vídeo então.

O sensor da água. Aquele acima da termostática já foi trocado.

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 14 Mai 2014, 13:45

Curiosa essa explicação da sua ser a 87°, última produção antes dos flex. Qdo comprei minha termostática, pedi essa de 82° MTE, ainda peguei na mão pra conferir e perguntei se era do Vectra msm, no que o balconista confirmou e disse ser da mesma do Astra. Assim, de acordo com o que ele me disse, no Astra à gasolina tb se usa a de 82°. E não é o mesmo motor 2.0? Abs!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Mai 2014, 17:51

Para mim o Vectra, Monza, Kadete, Astra todos a Gasolina usam esta de 82º, não importa se ele é flex ou não e mesmo os carros antigos estavam perto disto. O Monza a Alcool usa uma mais alta ainda que esta 82, é a 92 e eu tinha um e passei ele para gasolina e quase ferrei o motor porque não sabia disto e pior que ninguem que eu conhecia na mecanica sabia.

Não podemos confundir carro somente Alcool com o Carro Flex.
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member

por Adriano cruz » 15 Mai 2014, 08:36

Eu só sei que a minha válvula é de 82 e o carro é econômico. O CB tá marcando média de 12,2 km/l, não está melhor porque de vez enquando tô pegando um pouco de trânsito perto de onde eu moro.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 15 Mai 2014, 09:58

Almeidão escreveu:
thiago.onacto escreveu:Almeidão uma dúvida por favor:

O marcador de temperatura do Vectra C e diferente do B isso todo mundo sabe, como não tem numerações no meu acho que você já chegou comentar isso comigo mas infelizmente esqueci pode me dizer nas marcações quais são as temperaturas por favor?

Imagem

No segundo traço, no meio, no terceiro e no final são quantos graus respectivamente?

Eu não sei o que seria depois do meio, mas com certeza no meio é 90º. Como a temperatura acima dos 90 os espaços são menores, é possivel que seja 80, 90, 95, 100.

Meu nome ficou cinza, agora sim tem marca de graxa kakkakakak

Então se no meio é 90 o meu sistema está trabalhando direitinho, pois mesmo com dia quente com motor quente nem quando tinha trocado o refil da válvula que estava errada e sem aditivo ideal já não passava do meio hoje em dia que não passa mesmo quando ta muito quente ele se aproxima do meio mas nunca passou :88:

Quando ta quente ele fica ali no segundo quadrado no meio ou as vezes um pouquinho acima aproximando do meio.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

jmaurin
Member
Member
Nome Completo: Jonis Maurin Ceará
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

por jmaurin » 18 Mai 2014, 22:45

Ai vai minha contribuição....
Vectra B, só nao sei se o acionamento é na velocidade 1 ou 2 da ventoinha....mas acredito que seja na 2, velocidade alta.

Imagem

jonas caruso
GL Member
GL Member
Nome Completo: jonas caruso
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001

por jonas caruso » 12 Set 2014, 16:15

Oi pessoal. Sou novo por aqui e to achando o forum incrivel.
Ja deixei meu mecanico grilado depois de debater sobre temperatura ideal do tubarão, apos ter lido alguns posts daqui.
Indo ao assunto: fiz uma limpeza de meu vectra recentemente, pois ele usava apenas agua no sistema. Tudo otimo, ate o dia seguinte quando fui ve-lo na garagem. Havia vasado fluido de arrefecimento embaixo dele(+/-200ml). Voltei na oficina e o "mexãnico" condenou o radiador, apos tentar "vareta-lo" sem sucesso. Aproveitei e troquei tbm a mangueira de engate da esquerda(aquela pequena em formato de "S") proximo ao sensor de temperatura, que tbm troquei.
O fato é que ele desde então em temperatura ambiente(25-27º) com a/c desligado, no transito medio/intenso, esta batendo 92º, ligando a ventoinha, reduzindo pra 86º ate a ventoinha desligar.
No entanto com o A/C ligado ele vai pra 92/94º e segura nisso.
Ainda não testei na estrada pois estou receoso de ficar na mão.
Alguem tem uma luz?
Desde ja muito grato a todos, vcs são feras.

Obs: no momento estou usando liq. de arrefecimento Bardhal(o da tampa laranja concentrado) na proporção 50/50.
Vá de Vectra!
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 12 Set 2014, 17:01

jonas caruso escreveu:Oi pessoal. Sou novo por aqui e to achando o forum incrivel.
Ja deixei meu mecanico grilado depois de debater sobre temperatura ideal do tubarão, apos ter lido alguns posts daqui.
Indo ao assunto: fiz uma limpeza de meu vectra recentemente, pois ele usava apenas agua no sistema. Tudo otimo, ate o dia seguinte quando fui ve-lo na garagem. Havia vasado fluido de arrefecimento embaixo dele(+/-200ml). Voltei na oficina e o "mexãnico" condenou o radiador, apos tentar "vareta-lo" sem sucesso. Aproveitei e troquei tbm a mangueira de engate da esquerda(aquela pequena em formato de "S") proximo ao sensor de temperatura, que tbm troquei.
O fato é que ele desde então em temperatura ambiente(25-27º) com a/c desligado, no transito medio/intenso, esta batendo 92º, ligando a ventoinha, reduzindo pra 86º ate a ventoinha desligar.
Alguem tem uma luz?

Obs: no momento estou usando liq. de arrefecimento Bardhal(o da tampa laranja concentrado) na proporção 50/50.

Jonas da um toque no Almeidão, não tem pessoa melhor para tirar sua dúvida!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

jonas caruso
GL Member
GL Member

por jonas caruso » 13 Set 2014, 09:44

Thiago Menezes escreveu:
Jonas da um toque no Almeidão, não tem pessoa melhor para tirar sua dúvida!

Ok Thiago.
Vc quer dizer por pm né?
Vá de Vectra!
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member

por Adriano cruz » 13 Set 2014, 10:04

No meu a temperatura em rodovia com A/C e sem A/C fica assim:
Imagem
OBS: As vezes com A/C fica um pouco acima disso 80 +-

Já em trânsito pesado ou andando devagar aqui perto de casa fica no máximo assim :
Imagem

OBS: O ponteiro chega perto dos 90 e já cai, mas "nunca" chega em 90 em qualquer condição de uso e nem cai pra faixa azul. "Acho" que meu sistema esteja arrefecendo muito bem porque normalmente o pessoal do clube diz que o ponteiro chega ou passa dos 90. Qual o segredo ? Manutenção correta. Se quiser detalhes do que eu uso é só dizer. :88:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 13 Set 2014, 10:27

jonas caruso escreveu:Oi pessoal. Sou novo por aqui e to achando o forum incrivel.
Alguem tem uma luz?

fiquei na dúvida. voce trocou o radiador ok? colocou o radiador dele ou um tubular?

Seu carro não usa cebolão, usa o sensor ok?

A temperatura sem o ar ligado está ok, o que está faltando é entrar o segundo estagio com ar ligado. Voce reparou se ele entra?

Eu sei que existe um sensor para a central que comanda estas ventoinhas um pouco mais baixo, sinceramente não sei qual. Responda isto ai acima e logo veremos o que posso lhe ajudar.
Imagem

jonas caruso
GL Member
GL Member

por jonas caruso » 13 Set 2014, 11:41

Almeidão escreveu:
fiquei na dúvida. voce trocou o radiador ok? colocou o radiador dele ou um tubular?

Sim troquei pelo mesmo, aquele afiletado/achatadinho(mas só encontrei da marca NODUS que pertence à REACH).

Almeidão escreveu:Seu carro não usa cebolão, usa o sensor ok?

sim, so não observei a marca(vacilei)...é daqueles com a "cabecinha" azul.

Almeidão escreveu:A temperatura sem o ar ligado está ok, o que está faltando é entrar o segundo estagio com ar ligado. Voce reparou se ele entra?

Eu sei que existe um sensor para a central que comanda estas ventoinhas um pouco mais baixo, sinceramente não sei qual. Responda isto ai acima e logo veremos o que posso lhe ajudar.

Não atentei pra isso.
Mas Almeidão, como posso saber se é o primeiro estagio ou o segundo? Muda muito de um pro outro?

Adriano cruz escreveu:
OBS: O ponteiro chega perto dos 90 e já cai, mas "nunca" chega em 90 em qualquer condição de uso e nem cai pra faixa azul. "Acho" que meu sistema esteja arrefecendo muito bem porque normalmente o pessoal do clube diz que o ponteiro chega ou passa dos 90. Qual o segredo ? Manutenção correta. Se quiser detalhes do que eu uso é só dizer

Poxa...quem dera aqui tivesse assim Adriano...

Grato a todos.
Vá de Vectra!
Imagem

174 mensagens