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Vectra BLimpeza de arrefecimento - Vectra B

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Adriano cruz
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Adriano cruz » 13 Mai 2014, 20:26

Alez escreveu:Senhores, com o carro completamente aquecido, em quantos graus a temp tem que ficar?

Reparei que no marcador dá um valor e na leitura do scanner da outro.

Ai ontem acompanhei o procedimento e o mecânico me mostrou que para este motor é aceitável entre 97º - 105º.

O meu acusou 97º completamente quente e sem ar ligado. E na temp fica um pouco acima dos 90º, deduzindo que as marcações sejam [azul - 80º - 90º - 100º - vermelho]. No scanner ficou em 97º mas no marcador da temp não chegou perto do ponto de 100º. Dizendo ele que a montadora faz isto para não assustar o proprietário vendo a temp toda hora lá próximo no 100º a maior parte do tempo. A única ressalva que ele estava me explicando ontem é que se bater no vermelho alguma vez tem que encostar o carro na mecânica para conserto.

Achei muito alto ficar em 97º e cair de 3-4º quando arma a ventoinha ficando em 93º.

Ele disse estar normal meu carro! Que tem que trabalhar mais quente mesmo. Não passando de 105º.

Daí a importância e um bom aditivo!


É, realmente o painel não marca a temperatura real. No meu andando em pista livre fica na maior parte do tempo abaixo de 80, então a temperatura real deve ser de 82~85. Eu preferia que marcasse o real mesmo.

Almeidão
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Almeidão » 14 Mai 2014, 10:07

Alez escreveu:Então, meu carro tá errado almeidão?

Tô confiando mais em você por ter e gostar do vectra e por saber cuidar!


Alez, eu estou achando que o seu esteja com a valvula termostática errada. Até comentei que no seu caso é fácil testar sem gastar nada, basta tirar ela e andar sem uns dias e comparar e se for confirmado isto, comprar um refil desta que eu sempre informo e colocar no lugar.

Eu queria realmente saber qual o grau tem a sua, mas sem abrir é impossivel.
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leandrofviana
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Re: Limpeza de arrefecimento

por leandrofviana » 14 Mai 2014, 10:18

Descobri que no meu caso o compressor do ar estava armando junto com a ventoinha em 88 graus. Deve ter sido alguma burrice feita na elétrica do ar quando mandei dar uma revisada. Por via das dúvidas desliguei o compressor até eu levar no mecânico de ar que mexeu. Agora a temperatura fica ali em 85 graus na maior parte do tempo mas oscila de 82 a 88.

Almeidão
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Almeidão » 14 Mai 2014, 10:21

thiago.onacto escreveu:Almeidão uma dúvida por favor:

O marcador de temperatura do Vectra C e diferente do B isso todo mundo sabe, como não tem numerações no meu acho que você já chegou comentar isso comigo mas infelizmente esqueci pode me dizer nas marcações quais são as temperaturas por favor?

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No segundo traço, no meio, no terceiro e no final são quantos graus respectivamente?


Eu não sei o que seria depois do meio, mas com certeza no meio é 90º. Como a temperatura acima dos 90 os espaços são menores, é possivel que seja 80, 90, 95, 100.

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Alez
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 14 Mai 2014, 13:12

Almeidão escreveu:
Alez escreveu:Então, meu carro tá errado almeidão?

Tô confiando mais em você por ter e gostar do vectra e por saber cuidar!


Alez, eu estou achando que o seu esteja com a valvula termostática errada. Até comentei que no seu caso é fácil testar sem gastar nada, basta tirar ela e andar sem uns dias e comparar e se for confirmado isto, comprar um refil desta que eu sempre informo e colocar no lugar.

Eu queria realmente saber qual o grau tem a sua, mas sem abrir é impossivel.


Ele me falou que colocou a 87º e disse ter certeza ser esta para o meu motor que foi uma geração antes da adoção dos flexpower.

Pior que já li isto na ficha técnica do Collection. Que o motor é o mesmo utilizado nos "flex" só que mono.

Até abri um tópico tempos atrás pensando na possibilidade de converter o meu mono pra flex devido este fato. Só que fui desencorajado por alguns membros que afirmaram não valer a pena tal investimento.

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Re: Limpeza de arrefecimento

por Almeidão » 14 Mai 2014, 13:23

Alez escreveu:
Almeidão escreveu:
Alez escreveu:Então, meu carro tá errado almeidão?

Tô confiando mais em você por ter e gostar do vectra e por saber cuidar!


Alez, eu estou achando que o seu esteja com a valvula termostática errada. Até comentei que no seu caso é fácil testar sem gastar nada, basta tirar ela e andar sem uns dias e comparar e se for confirmado isto, comprar um refil desta que eu sempre informo e colocar no lugar.

Eu queria realmente saber qual o grau tem a sua, mas sem abrir é impossivel.


Ele me falou que colocou a 87º e disse ter certeza ser esta para o meu motor que foi uma geração antes da adoção dos flexpower.

Pior que já li isto na ficha técnica do Collection. Que o motor é o mesmo utilizado nos "flex" só que mono.

Até abri um tópico tempos atrás pensando na possibilidade de converter o meu mono pra flex devido este fato. Só que fui desencorajado por alguns membros que afirmaram não valer a pena tal investimento.


Então está comprovado o motivo dele chegar lá em cima e logo descer e não ficar como deveria nas estrada. 82º é o ideal para nossos carros e mesmo se o meu fosse flex eu ainda usaria 82.

Como já informei anteriormente, ela sendo com grau mais alto com certeza estraga antes e precisa tomar mais cuidado ainda com este ponto, isto porque ela tem mola mais forte e por isto tem durabilidade inferior que uma de 82° e com certeza, com o tempo de uso ela cada vez abrirá menos e isto acontece com a de 82º também, porem com menos frequencia.

Sds
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 14 Mai 2014, 13:25

Você venceu my friend.

Vou rasgar mais uma vez dinheiro e antecipar a troca do fluido de arrefecimento FINK pelo DEPLHI que já esta comprado.

Aproveito e troco logo o refil da termostática pela 82º. Osso vai ser se eu abrir e for a de 82º.

Farei o procedimento seguindo aquele teu How-To em vídeo.

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Re: Limpeza de arrefecimento

por Almeidão » 14 Mai 2014, 13:30

Alez escreveu:Você venceu my friend.

Vou rasgar mais uma vez dinheiro e antecipar a troca do fluido de arrefecimento FINK pelo DEPLHI que já esta comprado.

Aproveito e troco logo o refil da termostática pela 82º. Osso vai ser se eu abrir e for a de 82º.

Farei o procedimento seguindo aquele teu How-To em vídeo.


Se for 82, voce já viu um filme em que eu testei uma e mostrei como fucniona, ai voce faz o mesmo teste e se tiver boa, o problema será o radiador ou sensor da agua. Mas tudo indica ser a valvula, como este teste é barato melhor começar nela.

Eu ainda farei um filme da temperatura do meu carro em movimento.
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 14 Mai 2014, 13:37

Vou aguardar este vídeo então.

O sensor da água. Aquele acima da termostática já foi trocado.

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Re: Limpeza de arrefecimento

por Ju_Bueno » 14 Mai 2014, 13:45

Curiosa essa explicação da sua ser a 87°, última produção antes dos flex. Qdo comprei minha termostática, pedi essa de 82° MTE, ainda peguei na mão pra conferir e perguntei se era do Vectra msm, no que o balconista confirmou e disse ser da mesma do Astra. Assim, de acordo com o que ele me disse, no Astra à gasolina tb se usa a de 82°. E não é o mesmo motor 2.0? Abs!
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Almeidão » 14 Mai 2014, 17:51

Para mim o Vectra, Monza, Kadete, Astra todos a Gasolina usam esta de 82º, não importa se ele é flex ou não e mesmo os carros antigos estavam perto disto. O Monza a Alcool usa uma mais alta ainda que esta 82, é a 92 e eu tinha um e passei ele para gasolina e quase ferrei o motor porque não sabia disto e pior que ninguem que eu conhecia na mecanica sabia.

Não podemos confundir carro somente Alcool com o Carro Flex.
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Adriano cruz » 15 Mai 2014, 08:36

Eu só sei que a minha válvula é de 82 e o carro é econômico. O CB tá marcando média de 12,2 km/l, não está melhor porque de vez enquando tô pegando um pouco de trânsito perto de onde eu moro.

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Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 15 Mai 2014, 09:58

Almeidão escreveu:
thiago.onacto escreveu:Almeidão uma dúvida por favor:

O marcador de temperatura do Vectra C e diferente do B isso todo mundo sabe, como não tem numerações no meu acho que você já chegou comentar isso comigo mas infelizmente esqueci pode me dizer nas marcações quais são as temperaturas por favor?

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No segundo traço, no meio, no terceiro e no final são quantos graus respectivamente?


Eu não sei o que seria depois do meio, mas com certeza no meio é 90º. Como a temperatura acima dos 90 os espaços são menores, é possivel que seja 80, 90, 95, 100.

Meu nome ficou cinza, agora sim tem marca de graxa kakkakakak


Então se no meio é 90 o meu sistema está trabalhando direitinho, pois mesmo com dia quente com motor quente nem quando tinha trocado o refil da válvula que estava errada e sem aditivo ideal já não passava do meio hoje em dia que não passa mesmo quando ta muito quente ele se aproxima do meio mas nunca passou :88:

Quando ta quente ele fica ali no segundo quadrado no meio ou as vezes um pouquinho acima aproximando do meio.
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Re: Limpeza de arrefecimento

por jmaurin » 18 Mai 2014, 22:45

Ai vai minha contribuição....
Vectra B, só nao sei se o acionamento é na velocidade 1 ou 2 da ventoinha....mas acredito que seja na 2, velocidade alta.

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Re: Limpeza de arrefecimento

por jonas caruso » 12 Set 2014, 16:15

Oi pessoal. Sou novo por aqui e to achando o forum incrivel.
Ja deixei meu mecanico grilado depois de debater sobre temperatura ideal do tubarão, apos ter lido alguns posts daqui.
Indo ao assunto: fiz uma limpeza de meu vectra recentemente, pois ele usava apenas agua no sistema. Tudo otimo, ate o dia seguinte quando fui ve-lo na garagem. Havia vasado fluido de arrefecimento embaixo dele(+/-200ml). Voltei na oficina e o "mexãnico" condenou o radiador, apos tentar "vareta-lo" sem sucesso. Aproveitei e troquei tbm a mangueira de engate da esquerda(aquela pequena em formato de "S") proximo ao sensor de temperatura, que tbm troquei.
O fato é que ele desde então em temperatura ambiente(25-27º) com a/c desligado, no transito medio/intenso, esta batendo 92º, ligando a ventoinha, reduzindo pra 86º ate a ventoinha desligar.
No entanto com o A/C ligado ele vai pra 92/94º e segura nisso.
Ainda não testei na estrada pois estou receoso de ficar na mão.
Alguem tem uma luz?
Desde ja muito grato a todos, vcs são feras.

Obs: no momento estou usando liq. de arrefecimento Bardhal(o da tampa laranja concentrado) na proporção 50/50.
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 12 Set 2014, 17:01

jonas caruso escreveu:Oi pessoal. Sou novo por aqui e to achando o forum incrivel.
Ja deixei meu mecanico grilado depois de debater sobre temperatura ideal do tubarão, apos ter lido alguns posts daqui.
Indo ao assunto: fiz uma limpeza de meu vectra recentemente, pois ele usava apenas agua no sistema. Tudo otimo, ate o dia seguinte quando fui ve-lo na garagem. Havia vasado fluido de arrefecimento embaixo dele(+/-200ml). Voltei na oficina e o "mexãnico" condenou o radiador, apos tentar "vareta-lo" sem sucesso. Aproveitei e troquei tbm a mangueira de engate da esquerda(aquela pequena em formato de "S") proximo ao sensor de temperatura, que tbm troquei.
O fato é que ele desde então em temperatura ambiente(25-27º) com a/c desligado, no transito medio/intenso, esta batendo 92º, ligando a ventoinha, reduzindo pra 86º ate a ventoinha desligar.
No entanto com o A/C ligado ele vai pra 92/94º e segura nisso.
Ainda não testei na estrada pois estou receoso de ficar na mão.
Alguem tem uma luz?
Desde ja muito grato a todos, vcs são feras.

Obs: no momento estou usando liq. de arrefecimento Bardhal(o da tampa laranja concentrado) na proporção 50/50.


Jonas da um toque no Almeidão, não tem pessoa melhor para tirar sua dúvida!
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Re: Limpeza de arrefecimento

por jonas caruso » 13 Set 2014, 09:44

Thiago Menezes escreveu:
Jonas da um toque no Almeidão, não tem pessoa melhor para tirar sua dúvida!


Ok Thiago.
Vc quer dizer por pm né?
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Adriano cruz » 13 Set 2014, 10:04

No meu a temperatura em rodovia com A/C e sem A/C fica assim:
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OBS: As vezes com A/C fica um pouco acima disso 80 +-


Já em trânsito pesado ou andando devagar aqui perto de casa fica no máximo assim :
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OBS: O ponteiro chega perto dos 90 e já cai, mas "nunca" chega em 90 em qualquer condição de uso e nem cai pra faixa azul. "Acho" que meu sistema esteja arrefecendo muito bem porque normalmente o pessoal do clube diz que o ponteiro chega ou passa dos 90. Qual o segredo ? Manutenção correta. Se quiser detalhes do que eu uso é só dizer. :88:

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Re: Limpeza de arrefecimento

por Almeidão » 13 Set 2014, 10:27

jonas caruso escreveu:Oi pessoal. Sou novo por aqui e to achando o forum incrivel.
Ja deixei meu mecanico grilado depois de debater sobre temperatura ideal do tubarão, apos ter lido alguns posts daqui.
Indo ao assunto: fiz uma limpeza de meu vectra recentemente, pois ele usava apenas agua no sistema. Tudo otimo, ate o dia seguinte quando fui ve-lo na garagem. Havia vasado fluido de arrefecimento embaixo dele(+/-200ml). Voltei na oficina e o "mexãnico" condenou o radiador, apos tentar "vareta-lo" sem sucesso. Aproveitei e troquei tbm a mangueira de engate da esquerda(aquela pequena em formato de "S") proximo ao sensor de temperatura, que tbm troquei.
O fato é que ele desde então em temperatura ambiente(25-27º) com a/c desligado, no transito medio/intenso, esta batendo 92º, ligando a ventoinha, reduzindo pra 86º ate a ventoinha desligar.
No entanto com o A/C ligado ele vai pra 92/94º e segura nisso.
Ainda não testei na estrada pois estou receoso de ficar na mão.
Alguem tem uma luz?
Desde ja muito grato a todos, vcs são feras.

Obs: no momento estou usando liq. de arrefecimento Bardhal(o da tampa laranja concentrado) na proporção 50/50.


fiquei na dúvida. voce trocou o radiador ok? colocou o radiador dele ou um tubular?

Seu carro não usa cebolão, usa o sensor ok?

A temperatura sem o ar ligado está ok, o que está faltando é entrar o segundo estagio com ar ligado. Voce reparou se ele entra?

Eu sei que existe um sensor para a central que comanda estas ventoinhas um pouco mais baixo, sinceramente não sei qual. Responda isto ai acima e logo veremos o que posso lhe ajudar.
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Re: Limpeza de arrefecimento

por jonas caruso » 13 Set 2014, 11:41

Almeidão escreveu:
fiquei na dúvida. voce trocou o radiador ok? colocou o radiador dele ou um tubular?

Sim troquei pelo mesmo, aquele afiletado/achatadinho(mas só encontrei da marca NODUS que pertence à REACH).

Almeidão escreveu:Seu carro não usa cebolão, usa o sensor ok?

sim, so não observei a marca(vacilei)...é daqueles com a "cabecinha" azul.

Almeidão escreveu:A temperatura sem o ar ligado está ok, o que está faltando é entrar o segundo estagio com ar ligado. Voce reparou se ele entra?

Eu sei que existe um sensor para a central que comanda estas ventoinhas um pouco mais baixo, sinceramente não sei qual. Responda isto ai acima e logo veremos o que posso lhe ajudar.

Não atentei pra isso.
Mas Almeidão, como posso saber se é o primeiro estagio ou o segundo? Muda muito de um pro outro?


Adriano cruz escreveu:
OBS: O ponteiro chega perto dos 90 e já cai, mas "nunca" chega em 90 em qualquer condição de uso e nem cai pra faixa azul. "Acho" que meu sistema esteja arrefecendo muito bem porque normalmente o pessoal do clube diz que o ponteiro chega ou passa dos 90. Qual o segredo ? Manutenção correta. Se quiser detalhes do que eu uso é só dizer


Poxa...quem dera aqui tivesse assim Adriano...

Grato a todos.
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