O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralIncêndios ocorridos nos primeiros modelos.
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

83 mensagens
Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Incêndios ocorridos nos primeiros modelos.

por Alez » 16 Mai 2014, 15:29

Voltei, reli e isto muito me preocupou!

“A explosão do salvado (carro) se deu no compartimento interno do veículo, acima do tanque de combustível e abaixo do banco traseiro, proporcionado por gases e vapores desprendidos através de vazamento na bomba de combustível.”

Alguém sabe dizer a vida útil (anos ou quilometragem rodada) de uma bomba de combustível do carro e quais falhas condenam esta?

Fiquei aqui pensando: Não seriam tais explosões, resultado de gambiarras feitas na bomba do carro? Afinal ela fica acima do tanque de combustível e ao lado do filtro de combustível. Combinação perigosa em caso de acidente ou falha mecânica!

:47:

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 16 Mai 2014, 15:33

Alez escreveu:Voltei, reli e isto muito me preocupou!

“A explosão do salvado (carro) se deu no compartimento interno do veículo, acima do tanque de combustível e abaixo do banco traseiro, proporcionado por gases e vapores desprendidos através de vazamento na bomba de combustível.”

Alguém sabe dizer a vida útil (anos ou quilometragem rodada) de uma bomba de combustível do carro e quais falhas condenam esta?

Fiquei aqui pensando: Não seriam tais explosões, resultado de gambiarras feitas na bomba do carro? Afinal ela fica acima do tanque de combustível e ao lado do filtro de combustível. Combinação perigosa em caso de acidente ou falha mecânica!

Ela fica dentro do tanque.

O que eu acredito que aconteceu foi vazamento de gases/gasolina pelo acesso à bomba, entrando em contato com uma fiação deficiente debaixo do banco traseiro.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 16 Mai 2014, 15:45

Alcir Andreoni escreveu:

O que eu acredito que aconteceu foi vazamento de gases/gasolina pelo acesso à bomba, entrando em contato com uma fiação deficiente debaixo do banco traseiro.

x2 eu também entendi dessa forma!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

El_Homer_SC
Member
Member
Nome Completo: Anderson César Gonçalves
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por El_Homer_SC » 16 Mai 2014, 20:51

thiago.onacto escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:

x2 eu também entendi dessa forma!

Vamos tentar apresentar soluções.

Pelo que entendi, seria:
1 - Desmontar o banco e verificar a situação dessa fiação e substituir/isolar/prender enfim fazer o que for necessário;
2 - "Desmontar" o tanque/bomba e verificar possíveis trincas, vazamentos, folgas e substituir se necessário? Mas como?
"Vectra não se explica! Se sente..."
El Homer é um CD 2.2 16V: Aut.+Couro+Teto+ABS+Ar.cond. digital+AirBag+DH+Contr.tração+Contr.veloc.+Comp.Bordo
Imagem

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por serginho_vectra A » 16 Mai 2014, 21:38

ao meu ver perigo de incêndio todo carro tem, se não fizer a manutenção correta até uma ferrari pega fogo...

nesse caso da matéria foi um vectra, mas poderia ser qualquer outro modelo de carro...
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 17 Mai 2014, 01:19

serginho_vectra A escreveu:ao meu ver perigo de incêndio todo carro tem, se não fizer a manutenção correta até uma ferrari pega fogo...

nesse caso da matéria foi um vectra, mas poderia ser qualquer outro modelo de carro...

Um não, vários casos com 5 fatalidades...
Imagem

Imagem

Janderson
Ouvidoria
Nome Completo: Janderson von Neumann
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por Janderson » 17 Mai 2014, 04:03

Estava "me segurando" aqui para não dar meus pitacos nesse tópico e ser visto como um cara que não acredita nas coisas, ou ser mal interpretado nas minhas colocações, porém é impossível ler esse tipo de coisa (e confesso que já havia lido a reportagem completa no mínimo 3 vezes antes de entrar aqui no CV hoje) e não se manifestar, principalmente pra mim que já tive a oportunidade de ter nas mãos diversos carros da linha GM incluindo nesse histórico 4 Vectras em sequência, sendo que um foi um CD ano 99 fabricado em janeiro de 99, portanto, não dos primeiros (já que o Vectra B foi lançado em abril de 96 no Brasil) mas também já tive contato e experiências com Vectras antes mesmo disso, já mesmo em maio de 96 um vizinho nosso comprou um GLS branco que eu ficava dia e noite babando nele e até mesmo manobrava ele na garagem do prédio, como era um senhor eu até lavava o carro dele, tive bastante contato com Vectras B desde o lançamento.

Pois bem, não quero defender a GM e nem dizer que essa história toda é mentirosa, porém, tem muita coisa nisso tudo que não tem fundamento, em certos casos me desculpem, mas parece aquelas histórias cabeludas que muita gente inventa pra "levantar algum $$$" de uma multinacional, vejam caso da Coca-Cola com um rato dentro que foi divulgado recentemente e que estavam enrolando desde ano 2000, deu simplesmente em nada, a farsa acabou.

Um carro quando é projetado é investido milhões de dinheiro já prevendo tudo ou praticamente tudo que possa ocorrer durante a vida toda do carro, lógico, dentro de um uso e condições ideais de manutenção e conservação, claro, saliento aqui que mesmo assim nenhum carro é imune a nada, nem mesmo fogo, é só ver casos de Ferraris e até mesmo Porsches que pegam fogo, ok, daí vcs. falam, se esses pegam fogo porque não um Vectra ?, claro, um Vectra pode pegar fogo, qualquer carro pode, mas nunca de forma espontãnea nem nada, um carro parado, estacionado e simplesmente pega fogo como o primeiro caso é um tanto estranho, tem algo a mais nisso.

Porque não temos relatos de Vectras pelo resto do mundo com esses problemas ?, Vectras portugueses, alemães, ingleses, etc...?não, o nosso não é diferente, o projeto é o mesmo, as peças em grande maioria são importadas, as mesmas usadas em outras partes do mundo, o nosso Vectra Brasil sofreu apenas pequenas depenações em um ou outro equipamento e acabamento, não em plataforma, estrutura, etc...tanto é que se alguém pegar um Vectra principalmente dos anos 96 a 99 e levantar ele em um elevacar vai se impressionar com a quantidade de peças com o simbolo da Opel embaixo dele, o meu 99 era quase tudo Opel embaixo, muitas peças com o raio aquele simbolo da Opel e gravadas Made in Germany, então, seria o nosso Vectra diferente ? não.

Tenho algumas hipóteses plausiveis para esses fatos:

Uma, infelizmente o que mais acontece, vejo isso aqui mesmo no fórum ,por isso peço desculpas antecipadas, me perdoem os colegas que possam ficar bravos comigo, não quero parecer arrogante nem dono da verdade, mas fico de cabelo em pé quando leio algum tópico onde vejo que tem pessoas que mexem muito em seus carros, fazem adaptações aqui ou ali, rola alguma gambiarra, sistemas de som em excesso, etc...se alguma coisa assim é feita por pessoas que tem alto conhecimento, capricho e que o próprio dono faça ainda vai ,mas muitos não tem tempo, largam o carro em oficinas, auto-elétricos , etc...muitas vezes saí um serviço meia-boca, e um ou outro detalhe pra desencadear uma tragedia é um passo, já fui magrão, quando mais jovem já inventei muita coisa, sei como é isso, carro vira uma febre, a mão coça, o bolso não pode ver dinheiro sobrando que vai tudo pro carro, eu era assim, vivia mexendo em som, toda semana não gostava de algo e lá ia eu largar carro num lugar pra mexer, ah, não tinha farol de neblina ?, sem problema, é só instalar, puxa um fio daqui e dali e pronto, já passei apuros certa vez, um Chevette zero km e que eu inventei pôr faróis de neblina, no meu de uma viagem do interior e o começou uma fumaça a sair debaixo do painel e eu parei a fiação pegando fogo derretendo, é de se borrar de medo, isso carro quase zero km, levei depois uma mijada enorme do meu tio que me falou, nunca me esqueço disso, Guri, para de inventar moda, ou compra um carro que já vem tudo de fábrica ou não faz essas experiências, na época a referencia era o Monza, e ele me falou, quer fazer do Chevette um Monza ?, esquece, isso ficou na memória até hoje, detalhe, meu tio é dono de uma auto-elétrica no interior e tem ainda uma loja de som e acessórios, imagina ele falando isso, e mais, me disse , nunca que uma coisa que a gente faz fica igual a um equipamento de fábrica , projetado para isso, testado para essa finalidade.

Então, quem garante que nesses casos não tinha algo oculto nisso tudo, algo mal feito, mal instalado, uma fiação de som passando perto da entrada da bomba de gasolina ali debaixo do banco traseiro ? o que pensar se não foi uma manutenção mal feita na bomba, até mesmo mal feita numa concessionária, porque não ?

Por isso que falo, carro muito mexido, muito fuçado não dá certo, eu procuro não mexer em carro quando não necessário, claro, cumpro a risca questões de manutenção, mas me dedico hoje a fazer meu hobby cuidando de parte estética, etc...já compro carro com som de fábrica, já com faróis de neblina, etc...parei a muitos anos de mergulhar nesse mar de adaptações, etc....como o nome mesmo diz, adaptar, não dá certo em 90 % dos casos, nunca subestimo o trabalho da engenharia da fábrica e seus milhares de kms rodados de testes.

Mas e aí, como de repente um carro de mulher pode ter pegado fogo ?, simples, e se ela comprou usado e o ex-dono havia feito umas gambis ?

Não estou isentando a GM, vejam bem, mas acredito que um carro comprado zero, mantido com manutenções corretas e uso correto, mesmo passando por outros proprietários que mantenham essa rotina de cuidado, acho muito difícil , pra não dizer impossível, que esse carro possa apresentar alguma anormalidade.

Tem gente que volta e meia vejo falar, ah , o carro engasgou, pronto, deu uma falhadinha e já vai mexer na bomba, em relé, etc...o chamado "achismo", ou mesmo tentar achar a causa e sem o conhecimento correto, só pensando na afobação em resolver aquilo já sai desmontando tudo pela frente, vai que alguma coisa não ficou bem encaixada, bem isolada, enfim, tem que ter cuidado, e não é só no carro, em casa mesmo, já cansei de ver gente fazer emendas mal feitas de fio elétrico e depois encher numa mesma tomada de aparelhos elétricos colocando aqueles "T" e depois superaquece tudo e a casa pega fogo, para né .

Estava pra contar uma história pra vcs. que aconteceu em fevereiro passado comigo aqui em Poa, mas acabei não postando e depois pensei como vcs. íam reagir, ou pensar que quero me sentir o herói, mas com esse negócio de fogo é propício contar agora. Não quero me gabar, até porque fiquei muito contente com o que fiz, salvar alguém não tem preço.

Estava uma tarde daquelas infernais de calor aqui em Porto Alegre nesse fevereiro, eram umas 14 hs, domingo, fui no Shopping e deixei o Vectra numa área totalmente coberta do sol, bem longe, vim a pé pra entrar no Shopping atravessando um estacionamento descoberto, tinha muita pouca gente naquela tarde, no estacionamento praticamente ninguém, quando estava andando fui surpreendido por uma mulher desesperada, chorando, totalmente fora de controle que me atacou quase arrancando meu braço e minha camisa, disse a ela, calma, e ela me disse , me ajuda , meu carro tá incendiando, minha filha tá lá dentro, fui correndo, minha mãe estava junto, saimos em disparada, achei um Prisma branco ano 2012 bem bonito saindo fumaça branca de todo lado, a porta dela estava aberta, ví que não tinha fogo aparente, mas muita fumaça branca, estalos, calor, por instinto e por conhecimento (tive um Prisma igualzinho) pensei, antes de tudo vou desligar a bateria, abri o capô e no Prisma a bateria tem cabos com engate rápido, soltei na hora os dois, estavam muito quentes, queimei parcialmente a ponta dos dedos, a bateria estava meio mole até, falei pra minha mãe acalmar a mulher e tentamos abrir as portas traseiras que ficaram trancadas , passei por dentro do carro e forcei a porta de dentro e minha mãe por fora e abrimos e tiramos a nenê que estava na cadeirinha, logo começou a parar a tal fumaça branca, abri a tampa da mala que no Prisma é por cabo de aço ao lado do banco do motorista, lá no porta malas muitaaa fumaça e fagulhas de fogo abaixo do tampão, peguei o extintor e dei uma baforada por baixo do tampão, sossegou tudo, apareceu mais gente para ajudar mas conseguimos controlar tudo, parti pra ver o que tinha acontecido, já que abrindo as portas traseiras essas estavam coladas nas borrachas de porta querendo derreter e ainda saindo fumaça branca debaixo delas, soltei uma borracha e me assustei, eram fios fininhos daqueles vermelho e preto, que estavam "mastigados" entre as soldas da lataria, a lataria cortante naquela área e a borracha da porta, depois da mulher se acalmar eu perguntei se ela havia feito alguma instalação, ela me disse que levou o carro numa loja de som e pediu pra pôr um rádio + alto falantes + trava elétricas + alarme, ai caiu a ficha, começei a seguir os fios, cheguei debaixo do painel (que ainda saia fumaça) e ali perto dos fusíveis estava tudo derretido, um emaranhado de fios tudo solto por baixo, cheguei depois no porta malas, lá também uma situação horrível, o serviço porco que fizeram era aterrorizante, pegaram fios de bitola inapropriada e passaram não pelo chão do carro, mas por volta da portas e esmagando entre a lataria e a borracha, coisa horrível de se ver, tudo emendado a mão com um pedacinho de fita isolante mal colocada, bom, esse episodio acabou bem, me senti num dia de herói, salvei um carro de pegar fogo (tá certo que estragou a fiação e uma ou outra coisa) , salvamos uma criança e outros dois carros estacionados ao lado que podiam ter pego fogo também, ganhei o dia, o mês, mas aquilo ficou na cabeça, a gambiarra feita, o que aquilo tudo podia ter acabado...daí lendo essas histórias do Vectra me veio essa lembrança na cabeça, não sou perito, não ví os casos de perto, não quero julgar nada, mas na minha cabeça, na minha forma de pensar esses Vectras não pegaram fogo assim, minha opinião.

Abraços
Janderson
Ps: desculpem o enorme texto :88:
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 17 Mai 2014, 13:50

Uffa janderson consegui ler tudo :13:

Brincadeira amigo, sempre que tem um comentário eu faço gosto de parar e ler com atenção, resumindo o problema pode ser a pessoa ou o carro 50 / 50 não sabemos como os carros estavam pode ser o que você disse mas pode ser problema do carro mesmo tem pessoas que querem se dar bem nas multinacionais mas tem multinacionais que não querem mostrar que erram e não querem indenizar as pessoas complicado...
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 19 Mai 2014, 09:06

Pessoal, pegar fogo dentro do tanque de gasolina é impossivel se ele estiver fechado mas não podemos esquecer que o banco é feito de espuma sintética, altamente inflamável e se ninguem viu ainda um fio elétrico encostar na lata, precisa ver. Não é encostar e tirar fora fazendo esta faisca não, é encostar e ficar encostado, ele sai incendiando tudo.

Agora se pegou fogo embaixo do banco e logo, sem demora pegou fogo no tanque, então ele estava aperto ou mal colocado. Muitos aqui vem as vezes perguntando sobre um cheiro de gasonlina no carro. Quantos voltam dizendo que consertou?

Sobre adapatções comentada acima, não é é isto o problema e não podemos confundir ADAPTAÇÃO com GAMBIÁRRA. Se voce for pegar um cabeçote de Astra e colocar no Vectra usando 8 parafusos para prender ele, ele ficará igual. O problema é que o pessoal quer colocar 6 parafusos só. E mais, nada pode ser começado para ser terminado depois, imaginamos começar instalar um alarme hoje, não deu certo saio com o carro para um festa e termino o serviço amanhã. ISTO SIM É GAMBIARRA, carro deve ser parado até o serviço ser concluido e bem concluido.

Para mim que conheço perfeitamente o poder da energia positiva ao encostar na negativa sem um fusível para proteger, afirmo com 99% de certeeza que estes incendios comentados na reportagem forom provocados por um mal contato por uma má instalação.

Sobre a companhia idenizar, o carro tem como fazer a manutenção sempre em uma concesionária, não é só no período de garantia, então se eles tiverem os carimbos das manutenções até a data do acidente, acredito que eles receberão um dia, caso contrário será difícil provar que o erro seja da marca.

Chevrolet não é igual Flamengo, Felipe erra e Mandam o Jaime embora.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 19 Mai 2014, 10:13

Almeidão escreveu:
Chevrolet não é igual Flamengo, Felipe erra e Mandam o Jaime embora.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :38: O assunto é sério mas tive que dar uma pausa e frisar a frase final do Almeidão.
Imagem

Imagem

El_Homer_SC
Member
Member

por El_Homer_SC » 20 Mai 2014, 10:07

Ta vendo isso Janderson? http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/05/gm-faz-recall-de-10-modelos-por-problemas-no-filtro-de-combustivel.html, a coisa é séria!

Por mais que a Chevrolet foi "desaprendendo" a fazer carros ao longo do tempo, na minha opinião o Vectra foi o último grande carro da montadora (Camaro não conta pois é reedição e também por ser outra classe de carro), por isso os carros antigos deles dão de 10 x 0 nos novos, acredito que devemos sim ficar atento a isso.

Tenho certeza que a maioria dos colegas do CV zelam muito bem de suas naves. E também sou resistente a alterações nos carros, principalmente num Vectra que é completo e não precisa mudar muita coisa. Mas NEM SEMPRE a situação pode ter sido originada de gambiarras ou serviços mal feitos.

Demorei 10 meses procurando até encontrar o meu, pois quando aparecia algum que eu gostava tinha um ou outro detalhe, até que encontrei El_Homer http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=3902 o qual faço de tudo para conservá-lo, pois ele merece. Mesmo assim me gela a espinha só de imaginar o meu ou qualquer outro Vectra pegando fogo.

Abraço
El Homer é um CD 2.2 16V: Aut.+Couro+Teto+ABS+Ar.cond. digital+AirBag+DH+Contr.tração+Contr.veloc.+Comp.Bordo
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 20 Mai 2014, 10:17

Por isso que eu disse tem que se avaliar tudo muito bem de perto para criticar eu acho 50/50 pode ter sido culpa dos proprietários como da montadora também. Acho um absurdo esse lance de Recall, parece que o carro foi feito nas coxas e estão chamando de volta para fazer com calma sei lá não gosto dessa palavra.
Imagem

Imagem

El_Homer_SC
Member
Member

por El_Homer_SC » 20 Mai 2014, 11:52

É verdade! Por isso que eu digo que a Chevrolet desaprendeu a fazer carros, hehe.
Imagem

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: denis silva
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

por dennis_suzano » 20 Mai 2014, 13:33

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 20 Mai 2014, 13:45

A GM desaprendeu a fazer carro!

Ou será que agora com tanta divulgação ela esta fazendo um "Mea Culpa"? :47:
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 20 Mai 2014, 13:54

É meu amigo o negócio ta brabo viu, ''recall'' é umas das coisas que mais vemos hoje em dia não é só com a chevrolet não, tem muitas montadoras por aí que estão fazendo isso, parece que fazem o carro correndo e depois percebem que fizeram alguma cagada :47:
Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 20 Mai 2014, 13:55

Alcir Andreoni escreveu:A GM desaprendeu a fazer carro!

Tiozão o seu ta nesse Recall aí? :47:
Imagem

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 20 Mai 2014, 13:59

thiago.onacto escreveu:

Não meu chassi é EB131 e começa a partir de EB18...
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 20 Mai 2014, 14:22

Alcir Andreoni escreveu:
thiago.onacto escreveu:

Não meu chassi é EB131 e começa a partir de EB18...

Então seu carro foi fabricado direito :38:
Imagem

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 20 Mai 2014, 14:25

thiago.onacto escreveu:Então seu carro foi fabricado direito :38:

Mais ou menos... :55:
Imagem

83 mensagens