O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralIncêndios ocorridos nos primeiros modelos.
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

83 mensagens
adriano-vrb
Member
Member
Nome Completo: Alexandre Vilas Boas
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Incêndios ocorridos nos primeiros modelos.

por adriano-vrb » 23 Mai 2014, 12:26

Olá amigos vectreiros, e bem claro que temos um puta carrão, mas a GM tem um histórico problemático em relação a incêndio em seus carros, não foi apenas um caso, foram varios envolvendo vitimas fatais e como foi citado ocorreu com veículos novos, isso ocorreu com o vectra B, vectra gt e gtx, no Brasil, omega, fora do Brasil, agora com cobalt, classic, onix, e o top cruze, e claro que houve um recall, mas sera que este não deveria ter sido feito no vectra?. \Devemos pensar que o vectra foi líder isolado em vendas, um recall nesta hora certamente elevaria as vendas do Santana e do Tempra que eram os concorrentes diretos do vectra, gerando uma marca ao nome do carro sedam médio mais vendido na década, somos tendenciosos a defender tudo que amamos, e não vamos falar mal do nossos carros, pois pra nos são como integrantes da família, não e que quero falar mal do carro, mas no meu carro anda minha família, e não devemos apenas dar possíveis culpas a gambiarras, e outros probleminhas, como curto circuito e outras coisas banais, Gente o carro foi feito por engenheiros, são passiveis de erros, explosão pode ocorrer sim, pois se houver pouco combustível no tanque pode ficar o comburente que e o oxigênio, se todos nos unirmos buscando informações concretas ao invés de tentar arrumar justificativas, podemos montar um tópico com possíveis problemas e possíveis concertos. Aconteceu varias vezes, pode acontecer novamente.... Vamos correr atras de informações. Somos consumidores e necessitamos de esclarecimentos....

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Alez » 23 Mai 2014, 12:38

Então dei sorte.

O Collection 2005 ainda tem bomba de combustível original de fábrica.

Filtro de combustível troco a cada 2 revisões.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 23 Mai 2014, 14:19

Penso da mesma forma que o Adriano, as vezes não queremos falar mal de nossos carros porém temos que deixar isso um pouco de lado e pensar na segurança, analisar o que pode e o que não pode acontecer.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Janderson
Ouvidoria
Nome Completo: Janderson von Neumann
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por Janderson » 23 Mai 2014, 14:33

Alez escreveu:Então dei sorte.

Mesma coisa por aqui, nunca precisei trocar uma bomba de gasolina em nenhum carro, isso que o VCD já está com 10 anos agora, acho que trocas prematuras de bomba ou outros componentes do sistema de alimentação em grande parte tem como culpados a qualidade (péssima) do combustível que se abastece, andar muito tempo na reserva, etc...

Volto a afirmar, um carro bem cuidado, dentro do uso normal, com manutenções corretas, sem gambiarras, peças originais, etc...acho difícil acontecer algo, deve ser uma probabilidade de menos de 1%.

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 23 Mai 2014, 14:41

Janderson escreveu:
Alez escreveu:Então dei sorte.

Mesma coisa por aqui, nunca precisei trocar uma bomba de gasolina em nenhum carro, isso que o VCD já está com 10 anos agora, acho que trocas prematuras de bomba ou outros componentes do sistema de alimentação em grande parte tem como culpados a qualidade (péssima) do combustível que se abastece, andar muito tempo na reserva, etc...

Volto a afirmar, um carro bem cuidado, dentro do uso normal, com manutenções corretas, sem gambiarras, peças originais, etc...acho difícil acontecer algo, deve ser uma probabilidade de menos de 1%.

Abraços
Janderson

Concordo com sua opinião!

Um carro com 11 anos de uso? Será que a dona fez as manutenções como devia?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Janderson
Ouvidoria

por Janderson » 23 Mai 2014, 15:20

Alcir Andreoni escreveu:
Um carro com 11 anos de uso? Será que a dona fez as manutenções como devia?

Pois é meu amigo Alcir, será que foi feito tudo como esperado ?

Brasileiro tem um costume de usar, usar e usar, só se lembra da coisa quando precisa, isso é questão nossa de cultura mesmo, deixa tudo pra última hora e só quando precisa mesmo é que faz algo, exemplos estão aí por toda a parte, veja bem o negócio da Copa, tudo na última hora, tem coisa que vão começar a fazer agora aqui em Poa, e quanto tempo antes se sabia da copa ?, será que falaram ontem que teria copa no Brasil ?

Mesmo caso se aplica a manutenção, sei de gente que só faz algo no carro quando o mesmo para por completo, daí faz uma meia -sola pra tirar ele do lugar (se ficou parado na rua por exemplo) , daí ainda diz, ah, o carro andou, tá andando, então deixa pra lá, nem verifica mais, tá andando...

Ih, tem um monte de coisas que já ví, já ví vizinho meu que deve estar com um furo no pneu, ou a válvula do pneu vazando, sei lá, mas todo dia o pneu tá murcho, sabe o que ele faz ?, ele todo dia pega aqueles aparelinhos de encher pneu e coloca ali pra encher, já falei pra ele, meu, vai arrumar isso, vai que um dia tu precisa sair com pressa, vai que fica na rua, na estrada...vai ali na DPaschoal que até consertam de graça (se fôr furo eles fecham com aquele macarrão), sabe o que o cara me falou ?, tá andando, tá bom assim.

Outro vizinho meu não pode me ver lavando o carro, ele sempre me fala a mesma frase, carro é pra usar, não tem que lavar, não se deve ser escravo do carro e sim o contrário, detalhe, nunca lavou o carro desde que comprou, nem mesmo mandou lavar, ele compra um carro e fica 3 anos com ele sem nunca lavar nem nada, imagina o resto :47:

Eu sou neurótico, já fui mais, hoje me controlo um pouco, tinha uma época que eu trocava tudo muito antes de precisar, mexia, fuçava, tentava achar pelo em ovo como se fala, hoje não, tô em cima também, fico de olho, gosto de "sentir" o carro, ver o que ele pode estar passando, gosto por exemplo de ir na garagem num horário sem nada de barulho, ligar o carro frio e ficar uns 10 minutos observando o comportamento, o barulho de funcionamento, ver se não tem nada anormal, gosto de pegar um dia por exemplo e dar uma geral minusciosa no carro, olhar todo ele, lataria, ver se apareceu um risquinho, ver as rodas, olhar tudo mesmo. Outra coisa é quando troco o óleo, fico junto, ponho a mão na massa, marco hora na concessionária, os caras já me conhecem, vou com roupa bem fuleira, fico por baixo analisando tudo, vejo se tá tudo certinho, se não caiu nada, vejo se tem vazamento, linhas de combustível, filtro, peça soltando, etc...troco as coisas quando tiver que trocar, coloco peça original, mesmo código que já saiu no carro na linha de montagem, fico junto nas trocas, confiro se ficou o serviço legal, etc...

Carro é assim mesmo, é como se fosse uma extensão do corpo da gente, tem gente que qualquer gripe já saí pro médico, já vai tomar remédio, etc...agora não sei porque não fazem o mesmo com carro, um pobre coitado que leva lambada todo dia, anda em ruas ruins, tem que beber essa mijolina toda hora, enfrenta sol, chuva, buraco, olho gordo dos outros, etc...porque não dar uma atenção ao coitado, depois acontece as coisas a culpa é sempre dele.

Abraços
Janderson

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 23 Mai 2014, 15:27

Existem proprietários e donos de carro!

Aí é que está a diferença... :88:
Imagem

Janderson
Ouvidoria

por Janderson » 23 Mai 2014, 15:40

Alcir Andreoni escreveu:Existem proprietários e donos de carro!

É bem por aí mesmo, e concorda comigo, é mesmo uma questão cultural, e tem mais, sabe porque acontece isso no Brasil, por diversos outros fatores, peças caras, difíceis de encontrar, mão de obra ruim, etc...criou-se uma cultura paralela de que fazer serviço com garantia na concessionária por exemplo é bem mais caro que no Zé da esquina que conserta Brasília, Corcel, Chevette, etc...daí o cara pega um Vectra uma vez na vida não entende nada e quer fazer a mesma coisa que faz nos carros citados, e o pior nem é culpa dele, culpa de quem levou o carro lá, o conhecimento do mexânico é aquele mesmo, não se atualizou nem nada, culpa de quem foi nele.

Peças nem sempre são mais caras as da autorizada, muitas vezes as paralelas são mais caras, claro, há excessões.

Tem gente que nunca saí de dentro do carro quando chega num posto de gasolina, só diz, coloca tanto ($$) aí de gasolina, daí já cansei de ver frentista dizendo, quer que olhe o óleo ?, pode olhar, daí ele diz, tá baixo doutô, o cara (anta) manda completar, nem sabe que óleo tá lá no motor, especificação, nem nada, e vai fazendo aquele mega coquetel de óleo misturado, acima do nível, coloca gasolina acima da linha do canister, quase transbordando no bocal (porque acha que vai andar uns 10 kms a mais) e manchando a pintura, manda frentista pôr o que ele acha que deve colocar de pressão nos pneus (e pneus já quentes depois de rodar uns 50 kms, o que é totalmente errado) e por aí vai, ou seja, ninguém cuida de nada, só sabem criticar quando acontece algo.

Abraços
Janderson

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 23 Mai 2014, 15:57

Janderson escreveu:

É bem por aí mesmo, e concorda comigo, é mesmo uma questão cultural, e tem mais, sabe porque acontece isso no Brasil, por diversos outros fatores, peças caras, difíceis de encontrar, mão de obra ruim, etc...criou-se uma cultura paralela de que fazer serviço com garantia na concessionária por exemplo é bem mais caro que no Zé da esquina que conserta Brasília, Corcel, Chevette, etc...daí o cara pega um Vectra uma vez na vida não entende nada e quer fazer a mesma coisa que faz nos carros citados, e o pior nem é culpa dele, culpa de quem levou o carro lá, o conhecimento do mexânico é aquele mesmo, não se atualizou nem nada, culpa de quem foi nele.

Peças nem sempre são mais caras as da autorizada, muitas vezes as paralelas são mais caras, claro, há excessões.

Tem gente que nunca saí de dentro do carro quando chega num posto de gasolina, só diz, coloca tanto ($$) aí de gasolina, daí já cansei de ver frentista dizendo, quer que olhe o óleo ?, pode olhar, daí ele diz, tá baixo doutô, o cara (anta) manda completar, nem sabe que óleo tá lá no motor, especificação, nem nada, e vai fazendo aquele mega coquetel de óleo misturado, acima do nível, coloca gasolina acima da linha do canister, quase transbordando no bocal (porque acha que vai andar uns 10 kms a mais) e manchando a pintura, manda frentista pôr o que ele acha que deve colocar de pressão nos pneus (e pneus já quentes depois de rodar uns 50 kms, o que é totalmente errado) e por aí vai, ou seja, ninguém cuida de nada, só sabem criticar quando acontece algo.

Abraços
Janderson

Putz!

Vi isso tudo no final de semana passado!

Uma dona chegou com o carro no posto e mandou completar óleo, água (já meteram um aditivo petroplus), pôs 35 libras no pneu, encheu o tanque até a boca.

Tava num Uno amarelo...
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por JoãodoValle » 23 Mai 2014, 17:40

E ai de vc se for la falar para a veia que não é assm que se faz, ai vem aquela velha frase "o que vc tem de idade eu tenho de habilitação" hahhahahahha

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 23 Mai 2014, 17:49

JoãodoValle escreveu:E ai de vc se for la falar para a veia que não é assm que se faz, ai vem aquela velha frase "o que vc tem de idade eu tenho de habilitação" hahhahahahha

Pior é que nem velha ela era!

Armou um carnaval no posto porque queria o tanque cheio até a boca... :54:
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por JoãodoValle » 23 Mai 2014, 19:18

Alcir Andreoni escreveu:
JoãodoValle escreveu:E ai de vc se for la falar para a veia que não é assm que se faz, ai vem aquela velha frase "o que vc tem de idade eu tenho de habilitação" hahhahahahha

Pior é que nem velha ela era!

Armou um carnaval no posto porque queria o tanque cheio até a boca... :54:

:94:

deciobebiano
Member
Member
Nome Completo: Decio Pereira Bebiano
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por deciobebiano » 28 Mai 2014, 13:42

Janderson escreveu:

Abraços
Janderson

Quer ver eu ficar doido é frentista medindo óleo em posto que tem o piso inclinado... Da uma tremenda diferença no nível do óleo, e mesmo que você acabou de completar pode acontecer de "ta baixo dotô"... :88:

Uma vez falei isso pra uma frentista, e ela ficou me olhando com cara de tipo assim: "esse cara é doido"... :13:

Decio Bebiano

Paty1521
Administradora
Administradora
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.

por Paty1521 » 30 Mai 2014, 09:30

Hoje saiu mais uma materia.... no UOL

http://carros.uol.com.br/noticias/redac ... ciacao.htm
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 30 Mai 2014, 09:47

Paty1521 escreveu:Hoje saiu mais uma materia.... no UOL

Na verdade Paty é a mesma matéria que estamos comentando já, eles apenas lançaram ele no portal inclusive está com a mesma foto do carro pegando fogo que já tem nas outras matérias.

Mas continua como aviso para os leitores!
Imagem

Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora

por Paty1521 » 30 Mai 2014, 09:55

thiago.onacto escreveu:

Na verdade Paty é a mesma matéria que estamos comentando já, eles apenas lançaram ele no portal inclusive está com a mesma foto do carro pegando fogo que já tem nas outras matérias.

heheheheheh

Entao ta espalhando! Por causa dos problemas la da GM EUA fogo!!! :52: :76:
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 30 Mai 2014, 10:04

Paty1521 escreveu:
thiago.onacto escreveu:

heheheheheh

Entao ta espalhando! Por causa dos problemas la da GM EUA fogo!!! :52: :76:

:88: :6:
Imagem

Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora

por Paty1521 » 30 Mai 2014, 10:22

MAs sabem que agora fiquei meio assim? Meu Vectra CD 2002 desd3 que comprei vem um cheiro de gasolina dentro do carro e parece ser de tras. Mandei arrumar o gargalo ( nao sei bem o nome acho que suspiro..) Atras na roda traseira TEM AQUELAS MANGUEIRA E a coneccao quebrou.. mandei o mecanico fazer uma conecção e colar porque parece que so trocando o tubo todo e e carissimo quefica zero...
acho que foi isso o: A mangueira do ladrão que conecta com o bocal quebrou na conexão com o mesmo... na epoca mandei colar e fazer um esquema que vi no outro forum e parou o cheiro. .agora ta voltando.. como arrumar de vez? a peça e cara memso? sera que isso da incendio?? MEDO!

eu ODEIOOO nada que nao seja original. Sera que essa peça realmnete tao cara? Tem algum lugar que eu compro original usada sei la? :47:
Imagem

diego rodrigues
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Diego Rodrigues de Sousa Silva
Estado: Distrito Federal
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por diego rodrigues » 30 Mai 2014, 22:04

eu estou de acordo com o Janderson. ainda estou lendo a matéria completa dos vários casos e cheguei nessa parte:

http://apublica.org/2014/05/defeitos-de ... no-brasil/

tem uns trechos estranhos citando a causa do curto circuito nos fios da bomba de combustível, dentro do tanque.

"Foi quando decidiram fundar a Associação Brasileira de Consumidores Automotivos (ABCAuto) e tiveram acesso a um boletim de informação técnica sobre o Vectra, datado de fevereiro de 1998. O documento, de autoria da General Motors do Brasil, foi distribuído a revendedoras e oficinas autorizadas para alertar sobre um problema no chicote da bomba de combustível do veículo. “A peça, em decorrência do comprimento dos cabos e do balanço do comburente (combustível) pode tocar os terminais elétricos, provocando o derretimento da proteção e, consequentemente, falha”, descreve.
“Em outras palavras, eles estão dizendo que pode ocorrer um curto-circuito dentro do tanque de combustível. O resultado disso é óbvio. Vapores e gases de combustível em contato com faíscas dão em explosão”, esclarece João Valentim Bin, engenheiro mecânico especializado em desenvolvimento e testes de motores a combustão interna e combustíveis alternativos, e ex- supervisor na Engenharia de Testes e Desenvolvimento da Detroit Diesel Allison do Brasil, divisão da General Motors para desenvolvimento de motores.
A recomendação do boletim era para que, caso os veículos dessem entrada com problema de queima de fusível da bomba de combustível, o chicote deveria ser verificado. No verso, há uma ilustração do procedimento para a correção do defeito e um aviso para que sejam atendidos apenas veículos dentro do período de garantia (veja abaixo o PDF do documento)."

achei estranho isso: A peça, em decorrência do comprimento dos cabos e do balanço do comburente (combustível) pode tocar os terminais elétricos, provocando o derretimento da proteção e, consequentemente, falha.

pra mim não ficou claro. a peça (bomba???) pode tocar os terminais elétricos? :2:

a não ser que estejam misturando as coisas e querendo dizer que com o balanço do combustível o fio pode soltar da bomba e assim entrar em curto caso o terminal toque a carcaça da bomba ou toque o outro terminal, mas até aí o carro já deu falha por falta de combustível e o caso do carro que pegou fogo e explodiu em plena BR estaria mal explicado já que o carro estava andando normalmente enquanto o fogo ia se alastrando.

e no caso de uma real explosão eu acho que os relatos dos que estavam no banco de trás já estão totalmente errados, de fogo se alastrando. o que ocorreria seria uma baita explosão, capaz de desgovernar o carro e com certeza retorceria toda aquela região do banco traseiro.

e como mostra o próprio Boletim de Informação Técnica a recomendação de verificar e prender os fios da bomba deveria ser feita em casos de queima recorrente do fusível da bomba (aliás, este mais um motivo pra desconfiar de um curto tão grande a ponto de incendiar, já que o fusível queimaria primeiro).

mas é bom verificarmos esses fios, né? só pra garantir.
Imagem
Atual BMW 340i E46 1996 preta
Garagem ex-Vectra: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 256#p57256

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por bruno241281 » 31 Mai 2014, 10:28

Acrescentando ao assunto, saiu também na revista Brasil.

http://www.redebrasilatual.com.br/revis ... -6699.html
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

83 mensagens