O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaDúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

111 mensagens
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Thiago Menezes » 30 Mai 2014, 16:36

Alcir Andreoni escreveu:
Ricardo Crispim escreveu:hehehehe...
Tiozão 3 entrando aqui em ação..
Eu faço da mesma forma que o Thiago. Ligo o carro, vou de P para a 1, deixando engatar, depois faço o caminho inverso. Só que desligo o motor para fazer a aferição da vareta...Tenho receio de fazer a medição com motor ligado, primeiro por causa da pressão e depois medo de lambuzar o cofre todo...
Procede ou faço super errado?
A medição que obtenho está semelhante á do Thiago (fotos)

Forte abraço!!!!!!!

Lambuzaria se você tivesse por exemplo um "Blow By" no câmbio o que eu acho impossível!

Todas as vezes que eu troco o óleo do motor eu confiro o câmbio e é assim que eu faço:

Motor quente, carro em D, tiro a vareta e não deixo limpar com estopa, volta a vareta e confiro o nível.

Nunca espirrou nada.

A borracha no meio da vareta é para evitar que ela se desvie no curso do tubo e desalinhe. Se fosse para vedar não desceria pelo tubo... :47:

Realmente não espirra meu medo era esse, isso o tiozão ta certo, mas sobre a ''borracha'' que eu disse fica no topo da vareta não tem nada no meio da minha não, ela fica na cabeça da vareta e age sobe pressão ali para fixar.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 30 Mai 2014, 16:37

thiago.onacto escreveu:
Realmente não espirra meu medo era esse, isso o tiozão ta certo, mas sobre a ''borracha'' que eu disse fica no topo da vareta não tem nada no meio da minha não, ela fica na cabeça da vareta e age sobe pressão ali para fixar.

Não é para vedação e sim para segurar a vareta no lugar.

Se assim fosse não teria respiro no câmbio e sairia óleo o tempo todo pelo respiro... :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 30 Mai 2014, 16:40

Alcir Andreoni escreveu:
thiago.onacto escreveu:Bom eu to falando com vocês (Alcir e Janderson) sobre esse lance de fazer a aferição com o carro ligado ser estranho e vocês estão aí falando que sim então por favor, agora me expliquem cade meu óleo??

Imagem

Aguardo respostas dos dois :52:

Vira a vareta do outro lado! :47:

Tem foto dela virada ta na mesma marcação, lembresse o teste foi feito com motor frio então a marcação correta é a de 20 graus, 80 graus é para o motor quente. :52:

Se fosse só pra segurar só a trava já daria jeito não precisaria da borracha, pra mim ela tem uma função maior do que apenas segurar a vareta como eu disse o gatilho já iria segurar ela no local.
Imagem

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 30 Mai 2014, 17:03

thiago.onacto escreveu:Tem foto dela virada ta na mesma marcação, lembresse o teste foi feito com motor frio então a marcação correta é a de 20 graus, 80 graus é para o motor quente. :52:

Se fosse só pra segurar só a trava já daria jeito não precisaria da borracha, pra mim ela tem uma função maior do que apenas segurar a vareta como eu disse o gatilho já iria segurar ela no local.

Vou pessoalmente à Volta Redonda dar um jeito em você! :105:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 31 Mai 2014, 10:49

Estou aguardando você tiozão (Alcir) e você tiozão 2 (Janderson) para uma breve explicação sobre a marcação do óleo e da forma de fazer o teste, pois vocês me chamaram de ''louco'' quando eu disse sobre fazer o aferição com o carro desligado, enquanto vocês pensam vou dar a minha opinião:

De acordo com meu manual, meu carro tem 7 litros de óleo no seu câmbio onde que 4 litros ficam no converso de torque e 3 litros no bujão (aqui eu já discordo do Janderson que diz que o câmbio não tem carter ou bujão, é por esse bujão que o pessoal faz a troca manualmente esgotando os 3 litros e fazendo as trocas em várias vezes para fazer o óleo circular trocando o que fica no converso de torque também).

Na minha opinião a vareta não vai dentro do converso de torque e nem muito menos fica em um local que o fluído vai passar, ela é bem cumprida e a posição dela fica diretamente direcionado ao bujão que contem os três litros (lembrando isso é minha opinião);

Na aferição com o motor frio fazendo o teste corretamente conforme o manual e logo após antes de 1 minuto desligado o motor e fazendo a aferição marcou o óleo um pouco acima entre máximo e minimo como pode ser observado que o óleo começa na palavra MAX, estando um pouco acima do que fala no manual.

Na aferição com o motor quente rodando pelo menos 20km fez a mesma coisa, desliguei o carro e fiz a aferição e pimba marcação quente no que diz o manual entre o minimo e o máximo a única coisa que me intrigou foi a marcação (\) conforme a foto por isso abrir o tópico e pelo fato dele marcar frio um pouco acima do normal.

Agora depois de vocês Alcir e Janderson disserem que tem que ser com o carro ligado eu pergunto a marcação então está totalmente errada, pois se for feito a aferição com ele ligado meu câmbio vai quebrar logo logo digo isso porque o óleo ta presente no bico da vareta muito, mas muito longe do que deveria ficar entre o máximo e o minimo.

Para finalizar meu pensamento é que como 4 litros ficam no conversor de troque, portanto a vareta vai aferir os 3 litros restantes no bujão, quando aciono o motor o óleo circula por isso a aferição fica totalmente incorreta pois o óleo tende a baixar para fazer circular no sistema por isso a marcação no bico da vareta.

Então é isso que eu penso sobre, se eu estiver errado em alguma coisa e me corrijam mas continuo falando que aferir com o carro ligado não tem lógica e a marcação que eu fiz com ele ligado ta aí pra provar.
Imagem

Imagem

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por bruno241281 » 31 Mai 2014, 14:22

Alcir Andreoni escreveu:
thiago.onacto escreveu:Ta difícil não to achando nada concreto dizendo que é para fazer a aferição com o carro ligado, só vejo comentários inclusive do vectra clube, mas isso não é base concreta pra mim preciso de comprovação de que é dessa forma que se aferia, alguém mais pode orientar com exatidão?

Vou te falar o que você vai fazer.

Com o motor quente, ponha em D e tire a vareta. Limpe a coitada sem usar estopa ou pano que solte linha, guardanapo de papel.

Retire a vareta e veja o nível!

Aí você vai sabe se está certo ou não!

Thiago,

primeiramente muito grato pela criação do topico, assim como todo membro do clube que tem carro automático, quando vejo essa menção nos assuntos fico ligado no desenrolar da história...

Coloquei a citação do Alcir, pois é assim que o pessoal da oficina que troco o óleo faz e me informa que esta no nível.

Pelo desenrolar do tópico creio que esta seja a terceira forma mencionada e a minha sujestão é que peça a ajuda de alguem para freiar o carro e engremar em D para que vc possa fazer essa aferição.

Quanto a espirrar óleo posso te garantir que não vai, pois ja foi feito assim no meu carro três vezes...E como o seu esta sendo o laboratório da vez, nenhum melhor para ser testado.

No aguardo de novos capitulos....
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Estado: Mato Grosso do Sul
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por Ricardo Crispim » 31 Mai 2014, 14:48

Vou lá conferir o meu agora..
Enquanto isso, boas dicas nesse vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=qI_TdeQp9VI

Forte abraço!!!!!!!!!!

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por renatovisk » 31 Mai 2014, 23:54

Eu faço a medição do nível como manda o manual, de P a 1 e de 1 a P deixando engrenar todas as marchas, e ao final meço com o carro em marcha lenta. Sempre deu dentro do min e max. Somente frio, nunca medi óleo do câmbio quente. Somente lado frio da vareta.

Janderson
Ouvidoria
Nome Completo: Janderson von Neumann
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.

por Janderson » 02 Jun 2014, 03:25

renatovisk escreveu:Eu faço a medição do nível como manda o manual, de P a 1 e de 1 a P deixando engrenar todas as marchas, e ao final meço com o carro em marcha lenta. Sempre deu dentro do min e max. Somente frio, nunca medi óleo do câmbio quente. Somente lado frio da vareta.

Exatamente como sempre fiz :88:

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 02 Jun 2014, 09:02

bruno241281 escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
thiago.onacto escreveu:Ta difícil não to achando nada concreto dizendo que é para fazer a aferição com o carro ligado, só vejo comentários inclusive do vectra clube, mas isso não é base concreta pra mim preciso de comprovação de que é dessa forma que se aferia, alguém mais pode orientar com exatidão?

Vou te falar o que você vai fazer.

Com o motor quente, ponha em D e tire a vareta. Limpe a coitada sem usar estopa ou pano que solte linha, guardanapo de papel.

Retire a vareta e veja o nível!

Aí você vai sabe se está certo ou não!

Thiago,

primeiramente muito grato pela criação do topico, assim como todo membro do clube que tem carro automático, quando vejo essa menção nos assuntos fico ligado no desenrolar da história...

Coloquei a citação do Alcir, pois é assim que o pessoal da oficina que troco o óleo faz e me informa que esta no nível.

Pelo desenrolar do tópico creio que esta seja a terceira forma mencionada e a minha sujestão é que peça a ajuda de alguem para freiar o carro e engremar em D para que vc possa fazer essa aferição.

Quanto a espirrar óleo posso te garantir que não vai, pois ja foi feito assim no meu carro três vezes...E como o seu esta sendo o laboratório da vez, nenhum melhor para ser testado.

No aguardo de novos capitulos....

Bruno, o Janderson disse que faz a aferição dele com o carro em marcha-lenta só o Alcir que disse que engate em D e agora você.

Sobre espirrar eu já fiz o teste, como eu disse anteriormente e realmente não vaza óleo na hora da conferência. :88:

Já fiz a aferição com o carro em marcha lenta e não deu ficou muito baixo, hoje estou sem meu carro pois deixei com o caroa para fazer uma viagem, amanhã eu faço engatando em D e vamos o que vai dar.
Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 02 Jun 2014, 09:08

Ricardo Crispim escreveu:Vou lá conferir o meu agora..
Enquanto isso, boas dicas nesse vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=qI_TdeQp9VI

Forte abraço!!!!!!!!!!

Já tinha visto esse vídeo...

E aí Crispim fez a aferição do seu ligado em marcha lenta? :47:
Imagem

Imagem

Julinho Viol
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Julio Viol
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.

por Julinho Viol » 02 Jun 2014, 09:15

Relendo o manual não me restou dúvidas que a forma que averiguar o nível é com o carro ligado, pois no início está claro, o carro deve estar plano e o motor em marcha lenta, e depois dos procedimentos o manual não fala, agora desligue o motor e faça a medição, pra mim ficou claro.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 02 Jun 2014, 09:46

Janderson escreveu:
renatovisk escreveu:Eu faço a medição do nível como manda o manual, de P a 1 e de 1 a P deixando engrenar todas as marchas, e ao final meço com o carro em marcha lenta. Sempre deu dentro do min e max. Somente frio, nunca medi óleo do câmbio quente. Somente lado frio da vareta.

Abraços
Janderson

Janderson você tinha falado para eu não me preocupar, mas agora vendo meu óleo baixo no bico da vareta com o carro em marcha lenta está me preocupando mais ainda.

Eu levei 10 litros de óleo na troca, o cara fez na máquina usou 3 pra limpar e colocou 7 litros (o que diz no manual) queria saber porque quando faço a aferição com o carro desligado o óleo está cobrindo a palavra máximo e com ele na lenta está no bico da vareta? Isso está me intrigando :47:
Imagem

Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 02 Jun 2014, 10:17

sidnei cbm escreveu:Só me tira uma dúvida, essa verificação não deveria ser feita com o carro ligado?

thiago o sidnei, janderson, renatovisk ja haviam cantado a jogada ...

o teste deve ser feito com o veiculo em marcha lenta ... ou seja ligado

ta no manual sim ... :52:

refaça as medições e se for tirar foto afaste mais a vareta, pra foto ficar mais nitida ...

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por bruno241281 » 02 Jun 2014, 10:20

thiago.onacto escreveu:
Janderson escreveu:

Abraços
Janderson

Janderson você tinha falado para eu não me preocupar, mas agora vendo meu óleo baixo no bico da vareta com o carro em marcha lenta está me preocupando mais ainda.

Eu levei 10 litros de óleo na troca, o cara fez na máquina usou 3 pra limpar e colocou 7 litros (o que diz no manual) queria saber porque quando faço a aferição com o carro desligado o óleo está cobrindo a palavra máximo e com ele na lenta está no bico da vareta? Isso está me intrigando :47:

Thiago,

tenho uma teoria a respeito, vou compartilhar aqui e peço aos conhecedores do assunto que a critiquem....assim todos aprendemos.

O cambio funciona de forma semelhante a um ventilador de frente para um cata vento, ou seja um assopra e o outro é movimentado, no caso do cambio o ventilador é o motor e o cata vento o eixo de transmissção para as rodas, e claro ao invés de massa de ar se trata de óleo.

Na verdade no cambio existem vários desses duplos ventilador/cata-vento que são acionados ou não de acordo com o comando do jogo de válvulas.

Sendo assim se o motor estiver parado todo o fluido irá descer, caso esteja rodando em ponto morto, uma parte do óleo irá ser jogado para cima por conta da força centripeta envolvida no movimento circular uniforme (MCV), que é o mesmo movimento que empurra a sua vitamina para cima e abre aquele vacuo no meio do copo do seu liquidificador.

Quando faz o teste com ele em D, acredito que a quantidade de óleo necessário para empurrar o carro já esta de certa forma "separada" e assim consegue ter uma noção mais apurada do nível.

Com relação ao procedimento do manual, acredito que uma vez que sirva para movimentar todas as válvulas do sistema, fazendo com que o máximo de óleo requerido seja "separado" em suas determinadas camaras.

Pelo exposto fica assim claro porque quando você fazia a medição com o motor parada ficava dentre as marcas da vareta e com ele ligado some o óleo.

Na minha opinião a sua caixa esta com nível baixo de óleo, mas creio que para validar essa ideia o ideal é postar o resultado com o D selecionado e o motor em lenta.

Critiquem por favor, sem reservas, pois aqui expus a forma como entendo o sistema.
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 02 Jun 2014, 10:30

Arquiteto escreveu:
sidnei cbm escreveu:Só me tira uma dúvida, essa verificação não deveria ser feita com o carro ligado?

thiago o sidnei, janderson, renatovisk ja haviam cantado a jogada ...

o teste deve ser feito com o veiculo em marcha lenta ... ou seja ligado

ta no manual sim ... :52:

refaça as medições e se for tirar foto afaste mais a vareta, pra foto ficar mais nitida ...

Sobre constar no manual foi interpretação!

Vou ver se tiro com a máquina!
Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 02 Jun 2014, 10:32

Vou fazer o teste novamente com ele frio, vou fazer em marcha lenta mais uma vez e com ele na posição D e vou bater fotos com a máquina assim fica melhor.

Mas sendo realmente dessa forma meu óleo está bem baixo, queria saber pra onde ele foi só isso! A marcação ta muito bizarra, depois de fazendo o teste com carro ligado passando por todas as posições e logo em seguida desligando o carro o óleo marca lá em cima cobrindo a palavra MAX, quando ligado em marcha lenta ta no bico da vareta a diferença é muito gritante!

Uma outra pergunta na vareta esse óleo não tinha que aparecer meio avermelhado? :47: To achando ele na cor do óleo do motor é assim mesmo?
Imagem

Imagem

Julinho Viol
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Julinho Viol » 02 Jun 2014, 11:11

Thiago, está havendo um engano, não é na posição D e sim na P, vamos interpretar o manual

Verifique o nível de acordo com o Plano de Manutenção Preventiva , no final desta seção. O veículo deve estar nivelado, o motor em marcha lenta e a alavanca seletora de mudanças na posição P, procedendo do seguinte modo:

1. Passe a alavanca de P para 1 e de 1 para P, passando por todas as posições intermediárias R, N, D, 3 e 2, esperando que a cada mudança de posição na alavanca, a marcha selecionada seja engatada / desengatada.
Ou seja, tem que mudar a alavanca do P para 1, mas neste processo é pra ir parando a alavanca em cada posição, R, N, D, 3 e 2 e aguardar a cada marcha engatar, quando chegar na 1 espera engatar, ai você volta pra posição P mas novamente passando posição por posição esperando a marcha engatar, até a posição P, onde diz que a medição tem q ser feita com a alavanca na posição P, se deixar em D, o óleo vai estar circulando, pois D é pro carro andar

2. Levante o capô do motor.
3. Puxe a alavanca de travamento da vareta medidora situada na sua extremidade, retire-a, limpe-a bem e a introduza novamente no tubo, até o seu limite.
4. Retire-a novamente e verifique o nível, que deve estar numa das condições abaixo:
Transmissão fria: entre as marcas MAX e MIN, do lado da vareta com a gravação “+20ºC”.
Transmissão quente: entre as marcas MAX e MIN, do lado da vareta com a gravação “+80ºC”.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 02 Jun 2014, 11:25

Julinho Viol escreveu:Thiago, está havendo um engano, não é na posição D e sim na P, vamos interpretar o manual

Verifique o nível de acordo com o Plano de Manutenção Preventiva , no final desta seção. O veículo deve estar nivelado, o motor em marcha lenta e a alavanca seletora de mudanças na posição P, procedendo do seguinte modo:

1. Passe a alavanca de P para 1 e de 1 para P, passando por todas as posições intermediárias R, N, D, 3 e 2, esperando que a cada mudança de posição na alavanca, a marcha selecionada seja engatada / desengatada.
Ou seja, tem que mudar a alavanca do P para 1, mas neste processo é pra ir parando a alavanca em cada posição, R, N, D, 3 e 2 e aguardar a cada marcha engatar, quando chegar na 1 espera engatar, ai você volta pra posição P mas novamente passando posição por posição esperando a marcha engatar, até a posição P, onde diz que a medição tem q ser feita com a alavanca na posição P, se deixar em D, o óleo vai estar circulando, pois D é pro carro andar

2. Levante o capô do motor.
3. Puxe a alavanca de travamento da vareta medidora situada na sua extremidade, retire-a, limpe-a bem e a introduza novamente no tubo, até o seu limite.
4. Retire-a novamente e verifique o nível, que deve estar numa das condições abaixo:
Transmissão fria: entre as marcas MAX e MIN, do lado da vareta com a gravação “+20ºC”.
Transmissão quente: entre as marcas MAX e MIN, do lado da vareta com a gravação “+80ºC”.

Amigo você leu todos os comentários do tópico ou só a parte final? Se você só leu a parte final não vai entender, eu não estou com problemas para entender o que fazer no teste, pelo contrário eu mesmo na página dois coloquei uma foto do próprio manual do carro aqui.

Não estou com dúvida como fazer o teste amigo, a dúvida surgiu lá no inicio se você ler todas as postagens vai entender o meu questionamento.

Quando a fazer a aferição com carro ligado e desligado pra mim eu achava quer era uma aferição como outra qualquer com carro DESLIGADO, e no manual eu interpretei assim que fala abrir o capô como desligando o mesmo e fazendo a aferição pois pra mim foi estranho pensar nisso no primeiro momento. Depois o tópico deu andamento e muitos estão dizendo que é com o carro ligado, porém uns dizendo na posição D e outros em marcha lenta daí eu disse que vou fazer nas duas posições e tirar foto entendeu?

Abraços!
Imagem

Imagem

Julinho Viol
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Julinho Viol » 02 Jun 2014, 12:05

thiago.onacto escreveu:Vou fazer o teste novamente com ele frio, vou fazer em marcha lenta mais uma vez e com ele na posição D e vou bater fotos com a máquina assim fica melhor.

Uma outra pergunta na vareta esse óleo não tinha que aparecer meio avermelhado? :47: To achando ele na cor do óleo do motor é assim mesmo?

thiago.onacto escreveu:Amigo você leu todos os comentários do tópico ou só a parte final? Se você só leu a parte final não vai entender, eu não estou com problemas para entender o que fazer no teste, pelo contrário eu mesmo na página dois coloquei uma foto do próprio manual do carro aqui.

Não estou com dúvida como fazer o teste amigo, a dúvida surgiu lá no inicio se você ler todas as postagens vai entender o meu questionamento.

Quando a fazer a aferição com carro ligado e desligado pra mim eu achava quer era uma aferição como outra qualquer com carro DESLIGADO, e no manual eu interpretei assim que fala abrir o capô como desligando o mesmo e fazendo a aferição pois pra mim foi estranho pensar nisso no primeiro momento. Depois o tópico deu andamento e muitos estão dizendo que é com o carro ligado, porém uns dizendo na posição D e outros em marcha lenta daí eu disse que vou fazer nas duas posições e tirar foto entendeu?
Abraços!

Educado você né, cheio de ficar tirando os outros, sim, li o tópico inteiro e estou acompanhando desde o início, como você mesmo disse antes do meu post, você ia fazer o teste na posíção D, pelo jeito vc realmente não sabe como fazer e nem como interpetrar textos, pois o manual é claro, faça em marcha lenta e na posição P, mas antes execute aqueles procedimentos descritos, estava apenas querendo ajudar na questão, e sobre a sua pergunta sobre a cor do óleo, sim, deveria estar avermelhado, já tive um civic AT e na verificação o óleo ficava avermelhado na vareta, boa sorte ai ..........

111 mensagens