O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaDúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

111 mensagens
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Dúvida: Óleo do câmbio = Teste/Nível

por Thiago Menezes » 02 Jun 2014, 13:05

Julinho Viol escreveu:
thiago.onacto escreveu:Vou fazer o teste novamente com ele frio, vou fazer em marcha lenta mais uma vez e com ele na posição D e vou bater fotos com a máquina assim fica melhor.

Uma outra pergunta na vareta esse óleo não tinha que aparecer meio avermelhado? :47: To achando ele na cor do óleo do motor é assim mesmo?

thiago.onacto escreveu:Amigo você leu todos os comentários do tópico ou só a parte final? Se você só leu a parte final não vai entender, eu não estou com problemas para entender o que fazer no teste, pelo contrário eu mesmo na página dois coloquei uma foto do próprio manual do carro aqui.

Não estou com dúvida como fazer o teste amigo, a dúvida surgiu lá no inicio se você ler todas as postagens vai entender o meu questionamento.

Quando a fazer a aferição com carro ligado e desligado pra mim eu achava quer era uma aferição como outra qualquer com carro DESLIGADO, e no manual eu interpretei assim que fala abrir o capô como desligando o mesmo e fazendo a aferição pois pra mim foi estranho pensar nisso no primeiro momento. Depois o tópico deu andamento e muitos estão dizendo que é com o carro ligado, porém uns dizendo na posição D e outros em marcha lenta daí eu disse que vou fazer nas duas posições e tirar foto entendeu?
Abraços!

Educado você né, cheio de ficar tirando os outros, sim, li o tópico inteiro e estou acompanhando desde o início, como você mesmo disse antes do meu post, você ia fazer o teste na posíção D, pelo jeito vc realmente não sabe como fazer e nem como interpetrar textos, pois o manual é claro, faça em marcha lenta e na posição P, mas antes execute aqueles procedimentos descritos, estava apenas querendo ajudar na questão, e sobre a sua pergunta sobre a cor do óleo, sim, deveria estar avermelhado, já tive um civic AT e na verificação o óleo ficava avermelhado na vareta, boa sorte ai ..........

Caro Julio

Primeiramente gostaria que soubesse que sou um membro ativo aqui do clube, não tenho problema com nenhum membro do mesmo, minha relação com todos é super saudável e entendo que temos que ter uma certa ''calma'' na hora de escrever as coisas para não ficar uma coisa ''chata'' e mal entendida.

Em nenhum momento eu fui mal educado com você e em nenhum momento ''estou te tirando'' se você leu algumas coisas anteriormente é porque eu tenho uma certa liberdade para brincar com certas pessoas, mas pessoas que são novas como você sem eu receber tal liberdade não faço o mesmo.

No meu comentário eu ainda escrevo ''amigo'' que é uma forma carinhosa que uso para falar com as pessoas, as vezes foi a forma que você leu que te incomodou peço desculpas a você ok amigo? Sei que você só quer ajudar e recebo sua ajuda com muito carinho ok?

Sobre seu comentário eu já havia lido o manual, inclusive postado foto da parte que mostra como fazer o teste. Já li que tem que fazer o mesmo em marcha lenta e em P, isso você está certo, o manual está, porém a dúvida foi sobre fazer a aferição com ele ligado ou desligado isso eu realmente não sabia.
Sobre fazer com ele engatado em ''D'' foram coisas ditas pelos amigos Alcir e Bruno que falando nisso deu uma bela explicação sobre o ponto de vista dele. Os outros, Arquiteto, Janderson disseram para fazer a aferição com ele em marcha-lente em P por isso eu disse VOU FAZER A AFERIÇÃO COM ELE EM (P) E (D) E TIRAR FOTOS E POSTAR AQUI AS AFERIÇÕES entendeu amigo?

Espero que sim, forte abraço e mais uma vez desculpe qualquer coisa :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Julinho Viol
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Julio Viol
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por Julinho Viol » 02 Jun 2014, 14:25

:84: :84:

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.

por renatovisk » 02 Jun 2014, 19:19

Thiago, acabei de ir verificar novamente o nível do câmbio do meu elite. Quanto a coloração do óleo, o meu ainda não foi trocado (está próximo) e a coloração é bem clarinho, praticamente transparente. Já o óleo do motor, pelo menos o meu, é bem avermelhado, é o sintético 5w30 da gm.

Quanto ao nível, fiz da mesma maneira que vc citou, com o motor desligado, e realmente o nível foi pra lá do máximo. Em marcha lenta, o meu se manteve no nível minimo, óleo frio.

Abraço!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 02 Jun 2014, 20:54

renatovisk escreveu:Thiago, acabei de ir verificar novamente o nível do câmbio do meu elite. Quanto a coloração do óleo, o meu ainda não foi trocado (está próximo) e a coloração é bem clarinho, praticamente transparente. Já o óleo do motor, pelo menos o meu, é bem avermelhado, é o sintético 5w30 da gm.

Quanto ao nível, fiz da mesma maneira que vc citou, com o motor desligado, e realmente o nível foi pra lá do máximo. Em marcha lenta, o meu se manteve no nível minimo, óleo frio.

Abraço!

Então se manteve no nível mínimo ou ficou entre o máximo e o minimo como diz no manual? :47:

Ia pedir para tirar uma foto e colocar aqui, mas acho que sua marcação deve está próxima da minha.

Amanhã eu vou levar a máquina digital, assim bato as fotos com maior nitidez já vou chegar na empresa com o motor quente e vou fazer o teste com ele quente na marcha lente e ver o que vai dar, logo após na hora do almoço com intervalo de 4 horas eu vou subir até o estacionamento e fazer a aferição com ele frio na marcha lenta e posto as fotos das aferições aqui depois e o pessoal da uma olhada e fala se vou precisar completar ou não.

O mais engraçado de tudo sabe o que é? Fiz a troca na diálise, entrou 7 litros e saiu 7 litros, meu carro não vazou óleo de câmbio, estou sem entender isso até agora!

Abraços!
Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 03 Jun 2014, 08:31

Teste feito hoje pela manhã: Carro nivelado em marcha lenta na posição (P) (fiz a passagem por todas as marchas saindo de P indo para cada uma e fazendo o processo inverso assim por diante)

MARCAÇÃO COM O CARRO QUENTE (tem que ficar entre o máximo e o minimo +80º):
Imagem

Pois é, pela marcação meu carro está com nível de óleo baixo! Isso que dá você não ter conhecimento e querer fazer algum serviço no carro, sem conhecimento algum inclusive nem tinha entrado aqui no clube mandei fazer o serviço, se na época eu tivesse o conhecimento que tenho hoje tinha conferido tudo na hora e inclusive mandado verificar com o carro ligado, pois me lembro disso não foi feito dessa forma o pessoal da automatik simplesmente levantou meu carro ligou ele deixou o câmbio em D por um tempo e depois desligou desceu o carro do macaco e o cara aferiu o óleo e me mostrou por isso fiquei achando que estava tudo bem.

Isso me revolva pois estou andando com o carro assim a quase 8 meses vou ligar pra lá hoje e reclamar mesmo que não de em nada é o minimo que tenho que fazer.

Sem falar dessa cor do óleo, queria saber se isto está certo com 8 meses de uso o óleo apresentar a cor do meu óleo de motor 5w40 (fino na cor marrom) será que com tão pouco tempo ele não deveria está avermelhado ainda na vareta? :47:

Depois mais tarde vou fazer o teste com ele frio e coloco aqui a aferição!
Imagem

Imagem

Julinho Viol
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Julinho Viol » 03 Jun 2014, 08:41

infelizmente aparenta estar baixo mesmo, o interessante seria levar o manual lá e mostrar pra eles como deve ser feita a medição, e tentar um acordo pra completar, ou fazer a troca total novamente

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 03 Jun 2014, 08:43

Acabei de ligar na Automatik, o responsável que me atendeu na troca disse o seguinte:

Se o óleo estivesse bem abaixo meu carro não funcionaria normal como está funcionando, o mesmo apresentaria trancos, patinação se não tivesse com nível normalizado.

Disse também que com 10 mil km o óleo já perde a coloração avermelhada, por isso meu óleo está apresentando a coloração de um óleo de motor novo ta igualzinho do meu 5w40 fino e clarinho como vocês podem ver na foto.

Ele disse que sem problemas, que é só eu levar o carro lá que ele verifica e completa se precisar mas tem que ver se vale a pena, pois estou em Volta Redonda acredito que a viagem até o local eu compro o óleo aqui e completo eu mesmo, mas precisaria de um parecer sobre as marcações de vocês amigos, depois mais tarde posto ele com motor frio.
Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 03 Jun 2014, 08:54

Julinho Viol escreveu:infelizmente aparenta estar baixo mesmo, o interessante seria levar o manual lá e mostrar pra eles como deve ser feita a medição, e tentar um acordo pra completar, ou fazer a troca total novamente

Pois é Julio, ele disse que não precisar trocar tudo novamente que é só completar pela vareta.

O problema é que eu teria um gasto pra ir lá, então acho melhor eu ficar por aqui e comprar o óleo e completar aqui mesmo.
Imagem

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 03 Jun 2014, 09:04

Sinceramente Thiago!

Óleo de câmbio não evapora.

Se o serviço feito pela Automatik seguiu os padrões da oficina, seu carro não está com o óleo baixo.

Faça da forma como eu te orientei.

Motor quente, alavanca na posição D e com alguém pisando no freio, pelamor!!!

Se mesmo assim o nível estiver baixo, você só completa. Não precisa vir a Sampa só para isso!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 03 Jun 2014, 09:20

Alcir Andreoni escreveu:Sinceramente Thiago!

Óleo de câmbio não evapora.

Se o serviço feito pela Automatik seguiu os padrões da oficina, seu carro não está com o óleo baixo.

Faça da forma como eu te orientei.

Motor quente, alavanca na posição D e com alguém pisando no freio, pelamor!!!

Se mesmo assim o nível estiver baixo, você só completa. Não precisa vir a Sampa só para isso!

Então tiozão, sinceramente não sei pra onde foi o óleo lembra que eu tive vazamento de óleo? Eu tinha dois pingos na garagem um ali no oring do sensor do óleo e o outro do lado direito ali próximo do bujão do câmbio eu até achei que o óleo seria do câmbio também, mas pensei não pode ser pois ele é avermelhado, mas olhando as verificações e o próprio relato do dono da automatik dizendo que com essa quilometragem que eu estou depois da troca óleo perde o avermelhado agora se você reparar ele está igual óleo do motor clarinho meio marrom, daí eu poderia até pensar que vazou óleo do câmbio, mas aí volta a estaca zero quando eu levei o carro no mecânico e trocou a junta do carter e subcarter e oring e parou vazamento de tudo, sinal que não era no câmbio não é verdade? Se não continuaria pingando do lado direito.

Posso fazer na posição em D tiozão eu só não fiz porque no manual não fala pra fazer isso e o Janderson e o Arquiteto disseram pra fazer em marcha lenta, mas posso fazer com ele em D também.

Pra mim pela vareta está claro o óleo ta baixo, não sei como, mas ta! :55:
Imagem

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 03 Jun 2014, 10:16

thiago.onacto escreveu:Então tiozão, sinceramente não sei pra onde foi o óleo lembra que eu tive vazamento de óleo? Eu tinha dois pingos na garagem um ali no oring do sensor do óleo e o outro do lado direito ali próximo do bujão do câmbio eu até achei que o óleo seria do câmbio também, mas pensei não pode ser pois ele é avermelhado, mas olhando as verificações e o próprio relato do dono da automatik dizendo que com essa quilometragem que eu estou depois da troca óleo perde o avermelhado agora se você reparar ele está igual óleo do motor clarinho meio marrom, daí eu poderia até pensar que vazou óleo do câmbio, mas aí volta a estaca zero quando eu levei o carro no mecânico e trocou a junta do carter e subcarter e oring e parou vazamento de tudo, sinal que não era no câmbio não é verdade? Se não continuaria pingando do lado direito.

Posso fazer na posição em D tiozão eu só não fiz porque no manual não fala pra fazer isso e o Janderson e o Arquiteto disseram pra fazer em marcha lenta, mas posso fazer com ele em D também.

Óleo de motor e de câmbio são bem diferentes inclusive no cheiro!

O seu vazamento não foi de câmbio.

Para tirar sua dúvida, quando você for conferir o nível use um guardanapo de papel, aí dá para ver a cor do óleo da transmissão!
Imagem

Julinho Viol
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Julinho Viol » 03 Jun 2014, 10:20

Sei lá, não entra na minha cabeça fazer na posição em D, nunca vi isso, se fosse assim estaria especificado no manual, sendo que fazendo assim pode até acontecer um acidente, e como eu disse, em D o óleo estará circulando e não em repouso, a medição sempre dará errado, mas é minha opinião.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 03 Jun 2014, 10:23

Julinho Viol escreveu:Sei lá, não entra na minha cabeça fazer na posição em D, nunca vi isso, se fosse assim estaria especificado no manual, sendo que fazendo assim pode até acontecer um acidente, e como eu disse, em D o óleo estará circulando e não em repouso, a medição sempre dará errado, mas é minha opinião.

Estou no meu terceiro automático, somente agora é que não tem a vareta de conferência, pois o Cobalt se faz por bujão espia!

Sempre, digo sempre, fiz a conferência assim, inclusive na Viamar, quando troquei o óleo do câmbio do meu VCD.

Vai por mim, risco de acidente é zero!
Imagem

Julinho Viol
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Julinho Viol » 03 Jun 2014, 10:32

Me desculpe amigo Alcir, não é por que é seu 3 automatico que o jeito é o correto, já ouviu um ditado assim, "O errado é errado mesmo que todos façam, e o certo é o certo mesmo que ninguém o faça", eu sigo o manual apenas, não invento jeito pra fazer as coisas, como disse, é apenas a minha opinião.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 03 Jun 2014, 10:33

Alcir Andreoni escreveu:
thiago.onacto escreveu:Então tiozão, sinceramente não sei pra onde foi o óleo lembra que eu tive vazamento de óleo? Eu tinha dois pingos na garagem um ali no oring do sensor do óleo e o outro do lado direito ali próximo do bujão do câmbio eu até achei que o óleo seria do câmbio também, mas pensei não pode ser pois ele é avermelhado, mas olhando as verificações e o próprio relato do dono da automatik dizendo que com essa quilometragem que eu estou depois da troca óleo perde o avermelhado agora se você reparar ele está igual óleo do motor clarinho meio marrom, daí eu poderia até pensar que vazou óleo do câmbio, mas aí volta a estaca zero quando eu levei o carro no mecânico e trocou a junta do carter e subcarter e oring e parou vazamento de tudo, sinal que não era no câmbio não é verdade? Se não continuaria pingando do lado direito.

Para tirar sua dúvida, quando você for conferir o nível use um guardanapo de papel, aí dá para ver a cor do óleo da transmissão!

não cheguei a cheirar a vareta, mas da para ver nitidamente que na vareta a coloração do óleo está marrom clarinha não é verdade ou estou com problema para definir? :38:

Então, no câmbio não vazou pois como eu disse troquei junta do carter e subcarter e resolveu o problema do vazamento.

vou levar uma folha de oficio e deixar pingar e tirar foto, mas como eu disse na vareta já da pra ver a cor, não está mais avermelhado.
Imagem

Imagem

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por bruno241281 » 03 Jun 2014, 13:42

thiago.onacto escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:

não cheguei a cheirar a vareta, mas da para ver nitidamente que na vareta a coloração do óleo está marrom clarinha não é verdade ou estou com problema para definir? :38:

Então, no câmbio não vazou pois como eu disse troquei junta do carter e subcarter e resolveu o problema do vazamento.

vou levar uma folha de oficio e deixar pingar e tirar foto, mas como eu disse na vareta já da pra ver a cor, não está mais avermelhado.

Thiago,

quando troquei o óleo do meu carro também tive essa duvida quanto a coloração, mas na hora da troca, recolhi um pouco num copo e pude verificar a coloração avermelhada. Creio que só vai conseguir definir a coloração quando pingar no papel branco pois a cor da vareta influencia na determinação a olho nu.

Quanto a verificar o nível com o carro FREADO, em marcha lenta e em D, foi o procedimento que o mecânico na troca de óleo adotou e me informou que estava no nível correto.

Pelo exposto que creio que agora quando fizer a medição dessa forma poderemos definiras diferenças de nível de acordo com a forma de realizar a medição. Se dessa forma apresentar nível baixo, concluo que se assemelha a forma indicada pelo manual, caso contrário, a primeira coisa que farei e medir conforme indica o manual.

Um abraço e aguardo a conclusão do teste.
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 03 Jun 2014, 14:23

Bruno estou com as fotos já da aferição, estou esperando a máquina carregar pois descarregou assim que bati várias vezes :55:
Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 03 Jun 2014, 15:23

Bom continuando essa saga do teste do nível do óleo do câmbio vou relatar por completo agora o que fiz:

1º AFERIÇÃO COM O CARRO FRIO (partida no carro, logo após saindo da posição P até a 1º e fazendo o processo inverso, fazendo dessa forma com todas as posições do câmbio, deixando em P abri o capô e verifiquei)

Resultado da aferição com carro LIGADO em marcha lenta:
Imagem

Como podem ver óleo presente no bico da vareta totalmente abaixo da marcação minima o porque disso? Não sei explicar, não sei o que está de errado fiz a troca pela máquina de diálise saiu 7 e entrou 7 e ponto final. Não vazou óleo do meu câmbio então simplesmente um mistério (claro lembrando que fazendo o teste com ele ligado, pois com ele desligado o óleo passa da palavra MAX uma diferença GIGANTESCA, mas isso não importa fiz o que mandaram eu fazer ta aí o resultado).

OBS: Carro engatado em D MESMA AFERIÇÃO.

2º AFERIÇÃO COM O CARRO QUENTE (rodei certa de 20 km e chegando na empresa, parei o carro passei por todas as marchas fazendo o mesmo processo dito anteriormente)

Resultado da aferição com o carro ligado em marcha lenta:
Imagem

Resultado bem abaixo da palavra MIN. (lembrando que com o carro desligado aferição foi exata, como podem ver nas páginas anteriores, o óleo ficou exatamente no meio entre o máximo e o minimo com o motor quente e desligando para fazer a aferição).

Para terminar sobre a coloração do óleo, verifiquei que ele está não totalmente tão avermelhado quando coloquei ele, até porque já rodei 10 mil km, mas na hora de ver ele pingando a gota aparece avermelhada, segue abaixo a foto do comparativo do óleo do câmbio com o do motor:

OBS: realmente o cheiro é diferente como o Alcir disse
Imagem

Portanto depois desse relato e das fotos e fazendo tudo que foi pedido ficamos da seguinte forma:

Carro quente e frio DESLIGADO para aferição = Nível do óleo normal
Carro quente e frio LIGADO para aferição = Nível absurdamente baixo

Agora eu pergunto para onde vai todo meu óleo?
Imagem

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 03 Jun 2014, 15:36

Eu vou até Volta Redonda, viu?

Você mediu ele em D?
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 03 Jun 2014, 15:41

Alcir Andreoni escreveu:Eu vou até Volta Redonda, viu?

Você mediu ele em D?

Não vou nem te responder Tiozão, você não leu o meu texto todo só pode :47:

Leia ele novamente por favor :88:
Imagem

Imagem

111 mensagens