O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BFumaça esporadicamente

26 mensagens
  • 1
  • 2
tedcavera
Member
Member
Nome Completo: Douglas Carneiro
Estado: Pará
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Fumaça esporadicamente

por tedcavera » 08 Jun 2014, 22:33

Boa noite!
Meu nome é Gabriel, sou novo aqui no forum, a 1 mês atras comprei um Vectra CD 2.2 16v 1998/99 de um membro do forum, o Guaracy (guarazk)

O carro está até bem conservado, nunca foi batido, pintura original, tudo funciona.... depois de uma semana usando o carro resolvi olhar o nivel do oleo, e nao consegui ver na vareta... fiquei assustado e corri para oficina, o mecanico também não conseguiu ver e acabou colocando 1,5L pra fazer um teste...

foi aí que começou o pesadelo, o carro começou a fumaçar (parece uma maria fumaça)

entrei em contato com o ex-dono, mas como ja suspeitava, falou que o problema é meu, que ele não tem nada haver com isso.... só consegui "arrancar' dele a informaçao que no inicio do ano ele fez a parte de cima do motor, junta, revisou o arrefecimento, etc...

estava pesquisando aqui no forum e vi pessoas falando em 6mil reais pra fazer o motor, é isso mesmo???????? se for prefiro tacar fogo no carro

se for fazer, tenho que fazer a parte de cima tudo denovo??? mesmo ja sendo feita no inicio do ano???

Sou do ES, alguem aqui me da uma ideia do que fazer...
Editado pela última vez por tedcavera em 14 Jun 2014, 17:36, em um total de 1 vez.

R.Mineiro
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Rodrigo josé oliveira de Lima
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: carro batendo motor

por R.Mineiro » 08 Jun 2014, 22:41

tedcavera escreveu:Boa noite!
Meu nome é Gabriel, sou novo aqui no forum, a 1 mês atras comprei um Vectra CD 2.2 16v 1998/99 de um membro do forum, o Guaracy (guarazk)

O carro está até bem conservado, nunca foi batido, pintura original, tudo funciona.... depois de uma semana usando o carro resolvi olhar o nivel do oleo, e nao consegui ver na vareta... fiquei assustado e corri para oficina, o mecanico também não conseguiu ver e acabou colocando 1,5L pra fazer um teste...

foi aí que começou o pesadelo, o carro começou a fumaçar (parece uma maria fumaça)

entrei em contato com o ex-dono, mas como ja suspeitava, falou que o problema é meu, que ele não tem nada haver com isso.... só consegui "arrancar' dele a informaçao que no inicio do ano ele fez a parte de cima do motor, junta, revisou o arrefecimento, etc...

estava pesquisando aqui no forum e vi pessoas falando em 6mil reais pra fazer o motor, é isso mesmo???????? se for prefiro tacar fogo no carro

se for fazer, tenho que fazer a parte de cima tudo denovo??? mesmo ja sendo feita no inicio do ano???

Gabriel!

Em breve alguém vai te ajudar de alguma, forma mas o que tenho para dizer para você agora e não colocar fogo no seu carro, isso não vai resolver nada se o carro esta em ótimo estado vale a pena investir :88:
Imagem

Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 08 Jun 2014, 22:48

tedcavera escreveu:Boa noite!

Leva em outro mecânico e vê direitinho que óleo colocou, acho que não vai te fazer mal outra opinião. Fica difícil opinar assim desse jeito porque qualquer motor pode dar problema à qualquer hora porque foi feito pelo homem.

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Ramon Neves » 09 Jun 2014, 00:08

Amigo eu tenho um Vectra 2.2 16v 98/98 e fiz o motor dele no inicio de Abril desse ano e gastei R$950,00 (R$800 do cabeçote que teve que levar uma cheia e deixar todo stander pois não aceitava mais retifica) R$120 da retifica do virabrequim e mais R$30 para tampar as galerias de óleo de dois mancais, pois tive que tirar o balancete que estava quebrado...
Agora a respeito do que aconteceu com vc eu faria o seguinte, trocava o óleo e colocava um 20w50 que é o mais grosso recomendado no manual e observaria se continuava queimando óleo, pois o mecânico pode ter colocado um óleo muito fino, e outra coisa, escute o barulho do motor e veja se está com algum ruído diferente como tuchos ou simplesmente com um ronco mais alto...
Imagem

Williams
GLS member
GLS member
Nome Completo: Cláudio Williams
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Williams » 09 Jun 2014, 00:58

Como já falaram, pode ter ocorrido do mecânico ter colocado óleo muito fino. Mas se começou fumaçar muito mesmo. Ao colocar um óleo mais grosso a situação não deve parar, apenas diminuir. Porém acho difícil ser óleo fino, porque o que esses mecânicos gostam de colocar um óleo 20W50 ou 25W60 nos carros não é fácil. Parecem que tão colocando óleo em um Agralle.

A situação desses motores na hora da retífica é complicada mesmo, uma boa retífica, que deixe o motor novo, mais a mão de obra do mecânico, juntamente com uma troca do sistema de embreagem que é recomendada. Não vai sair por menos de uns R$ 5.000 ~ 6.000 mesmo, mas não é caso pra colocar fogo, se não tiver condição, venda o carro no estado que está, vai conseguir um valor bem baixo de revenda, mas pelo menos tira um pouco do prejuízo.

Porém antes de tudo, faça uma analise mais detalhada do motor, as vezes até uma vareta com defeito ou de modelos errados marcam errado o nível de óleo e quem sabe com esse 1.5L a mais tenha extrapolado o nível máximo e aí começa sair óleo por tudo, é difícil, mas não é normal ao apenas completar o nível e começar a fumaçar, se fosse pra fumaçar ele faria isso antes. (Até porque o nível não deveria estão tão baixo, se não acusaria na luz do óleo). O que pode ter acontecido tb é ter um Bardahl na mistura, nesse caso, você está lascado.

tedcavera
Member
Member

por tedcavera » 09 Jun 2014, 07:41

A luz do óleo não tinha acendido, mas resolvi olhar o nível pq começou com um barulho no motor de "tec tec"
E quando tirei a vareta não consegui ver o nível, podia passar o dedo na vareta que fica limpo
Depois que colocou o óleo parou o barulho, e começou a fumaça

Vou fazer exatamente oq o ex-dono fez comigo, colocar um óleo grosso e vender

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 09 Jun 2014, 08:40

tedcavera escreveu:A luz do óleo não tinha acendido, mas resolvi olhar o nível pq começou com um barulho no motor de "tec tec"
E quando tirei a vareta não consegui ver o nível, podia passar o dedo na vareta que fica limpo

Antes disto voce tinha olhado a vareta? Tinha óleo? Quanto?

Nunca se deve colocar óleo em um motor sem saber como estava antes. Tem varetas menores e possa ser o seu caso de está com uma que não é do seu carro.

Para completar um óleo sem saber como está a vareta, precisa tirar ele todo e repôr depois com a quantidade certa.

Para completar sabendo como fica na vareta, é de 200ML por vez, e se estiver no meio da vareta, não completar, ou seja se estiver no minimo não completar nem com os 200ML

Se a luz do óleo estiver apagando com ele em funcionamento, então tem óleo suficiente para ele funcionar e não é para se desesperar, embora no seu caso mesmo sem desespero deveria ter mais cuidado e pesquisado mais. Óleo em excesso é pior que com a quantidade mínima.

SOBRE O VALOR EU NÃO SEI, mas se realmente foi feito o cabeçote no inicio do ano, voce só irá fazer a parte debaixo sendo que para o cabeçote voce precisará uma junta nova ao remontar.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 09 Jun 2014, 09:32

Olha quanto a valores depende muito do que vai fazer no carro, se vai fazer uma retifica completa (parte de cima e de baixo) vai ficar nessa faixa mesmo dito a cima, agora se for fazer só a parte de cima vai dar x valor menor, se for trocar só os retentores de válvulas (que eliminam a fumaça por um período) vai gastar menos.

Eu recomendo o seguinte:

*Vai ficar com o carro? retifica completa já (caso precise fazer o motor)

*Não pretende ficar com o carro? troca dos retentores de válvulas (vai te dar uns meses sem fumaça aí você coloca pra vender, só estará agindo de má fé se não comunicar isso ao comprador, sendo que o mesmo tem a obrigação de olhar o carro quando for comprar também).

*Se for deixar desse jeito, vai ter que dar quase de graça o carro pois quem vai querer comprar um carro fumando?

Abraços!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

tedcavera
Member
Member

por tedcavera » 09 Jun 2014, 13:40

estranho que não sai fumaça o tempo topo..... só algumas vezes... esporadicamente.....

vi no clube aqui alguem falando que o oleo dele não aparece na vareta... mas quando faz sangria tem oleo no motor...

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 09 Jun 2014, 13:48

tedcavera escreveu:estranho que não sai fumaça o tempo topo..... só algumas vezes... esporadicamente.....

vi no clube aqui alguem falando que o oleo dele não aparece na vareta... mas quando faz sangria tem oleo no motor...

Como já escreveram acima, você deve trocar de mecânico...

Nunca se coloca óleo em um motor sem saber o que tinha antes.

Deveria retirar todo o óleo do seu motor e colocar óleo novo!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Adriano cruz
GLS member
GLS member

por Adriano cruz » 09 Jun 2014, 19:33

Tá meio estranho esse caso porque fica difícil de dizer o que pode ser por isso que eu tinha dito pra procurar outro mecânico ou pelo menos mais 2 mecânicos de preferência por indicação de amigos para dar outras opiniões do que pode ser. Agora se fosse eu, esgotaria todo óleo e colocaria 4,5 l e olhava a vareta assim eu sabia que tava com a capacidade máxima de óleo e se não mostrasse na vareta eu saberia que ela não é do carro.

Renato Costa
GL Member
GL Member
Nome Completo: Renato domingos da costa
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por Renato Costa » 09 Jun 2014, 20:08

Almeidão escreveu:
tedcavera escreveu:A luz do óleo não tinha acendido, mas resolvi olhar o nível pq começou com um barulho no motor de "tec tec"

Antes disto voce tinha olhado a vareta? Tinha óleo? Quanto?

Nunca se deve colocar óleo em um motor sem saber como estava antes. Tem varetas menores e possa ser o seu caso de está com uma que não é do seu carro.

Para completar um óleo sem saber como está a vareta, precisa tirar ele todo e repôr depois com a quantidade certa.

Para completar sabendo como fica na vareta, é de 200ML por vez, e se estiver no meio da vareta, não completar, ou seja se estiver no minimo não completar nem com os 200ML

Se a luz do óleo estiver apagando com ele em funcionamento, então tem óleo suficiente para ele funcionar e não é para se desesperar, embora no seu caso mesmo sem desespero deveria ter mais cuidado e pesquisado mais. Óleo em excesso é pior que com a quantidade mínima.

SOBRE O VALOR EU NÃO SEI, mas se realmente foi feito o cabeçote no inicio do ano, voce só irá fazer a parte debaixo sendo que para o cabeçote voce precisará uma junta nova ao remontar.

Bem por ai mesmo almeidao, acho que aconteceu isso mesmo, um vizinho meu fez isso uma vez e foi quase a mesma coisa..
Vectra 1999 2.2 8V zerado.... Gl que já virou GLS, a caminho de virar CD
Anterior: Corsa wind
Anterior: Gol GL 1.8
:)

Renato Costa
GL Member
GL Member
Nome Completo: Renato domingos da costa
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por Renato Costa » 09 Jun 2014, 20:13

Na verdade amigo, se a luz do óleo não acendia e vc não sabia o quanto havia de óleo o mais correto era ter retirado ele todo e colocado de novo, 1,5 de óleo a mais é muita coisa, uma coisa que vc pode fazer é retirar todo o óleo dele pra fazer a real medida.. retirar as velas e ver se estão encharcadas, pois isso esta me cheirando a excesso de óleo, faça isso antes de mais nada...
Vectra 1999 2.2 8V zerado.... Gl que já virou GLS, a caminho de virar CD
Anterior: Corsa wind
Anterior: Gol GL 1.8
:)

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por JoãodoValle » 10 Jun 2014, 12:44

Alcir Andreoni escreveu:
tedcavera escreveu:estranho que não sai fumaça o tempo topo..... só algumas vezes... esporadicamente.....

Como já escreveram acima, você deve trocar de mecânico...

Nunca se coloca óleo em um motor sem saber o que tinha antes.

Deveria retirar todo o óleo do seu motor e colocar óleo novo!

1000000000x

Troca de mecânico, esgota esse óleo todo (desmontando o cárter) e coloca óleo novo recomendado para seu motor na quantidade CERTA!

Improvável ele rodar sem óleo sem acender a luz e ter danificado o motor.

E se for vender comunique o comprador independente do que fizer, seja honesto sempre!

tedcavera
Member
Member

por tedcavera » 11 Jun 2014, 06:12

O carro estava sem óleo mesmo...

Depois eu vi as postagens do ex dono aqui falando que o carro estava fumacento e baixando 400ml de óleo, não lembro se por semana ou por mes

Adriano cruz
GLS member
GLS member

por Adriano cruz » 12 Jun 2014, 17:40

Vai consertar ou vender ?

tedcavera
Member
Member

por tedcavera » 13 Jun 2014, 20:19

Ainda não sei amigo, meu carro não bateu o motor, ele só está baixando óleo,
Já li aqui no fórum alguém comentando que depois que trocou a junta e colocou uma paralela as vezes o carro saia fumaça que até dava vergonha,
Ainda não mandei verificar o meu motor, ele funciona normal, só tenho que prestar atenção no nível do óleo, o carro não faz barulho, não perdeu potência, estiu sem tempo de correr atrás disso, ele está em uma oficina desde semana passada por conta de um maldito hidrovacuo que não acha pro me carro, depois que eu resolver esse problema do freio vou atrás de resolver o do motor

Mas já procurei aqui na região e encontrei um motor de astra 2011 2.0 8v completo. Posso colocar esse motor no meu carro???? Lembrando q o meu e 2.2 16v, oq mais preciso mudar pra funcionar ????

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 13 Jun 2014, 22:25

Bom amigo poder colocar vc até pode mas acho inviavel, visto que terás que comprar vários sensores, linha de combustivel completa e toda a injeção eletrônica terá que ser adaptada... acho que seria melhor você checar os retentores de valvulas, junta do cabeçote e anéis de segmento do motor do vecão, com certeza sairá mais em conta...
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member

por Adriano cruz » 14 Jun 2014, 08:41

tedcavera escreveu:Ainda não sei amigo, meu carro não bateu o motor, ele só está baixando óleo,
Já li aqui no fórum alguém comentando que depois que trocou a junta e colocou uma paralela as vezes o carro saia fumaça que até dava vergonha,
Ainda não mandei verificar o meu motor, ele funciona normal, só tenho que prestar atenção no nível do óleo, o carro não faz barulho, não perdeu potência, estiu sem tempo de correr atrás disso, ele está em uma oficina desde semana passada por conta de um maldito hidrovacuo que não acha pro me carro, depois que eu resolver esse problema do freio vou atrás de resolver o do motor

Mas já procurei aqui na região e encontrei um motor de astra 2011 2.0 8v completo. Posso colocar esse motor no meu carro???? Lembrando q o meu e 2.2 16v, oq mais preciso mudar pra funcionar ????

Você pode até achar bobagem mas posso te garantir por experiência própria que o filtro de ar sujo também ajuda a baixar óleo, então troca ele se tiver sujo. :88:

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 14 Jun 2014, 13:45

Observe também se a mangueira que sai do cabeçote e vai para o TBI com os gases do óleo não está obstruída, pois quando está com problemas de obstrução aumenta muito a pressão do óleo fazendo vazar e baixar o nível...
Imagem

26 mensagens
  • 1
  • 2