Alcir Andreoni escreveu:Rods escreveu:Alcir e Thiago:
Ainda tenho dúvidas sobre os pontos de vista de vocês... veja parte de um artigo sobre octanagem:
"...A taxa de compressão de seu motor determina a octanagem da gasolina que você deve usar em seu carro, o que é indicado pelo fabricante. Uma das maneiras de se aumentar a potência do motor de uma determinada cilindrada é aumentar sua taxa de compressão. Portanto, um motor de alto desempenho geralmente possui uma maior taxa de compressão e requer uma gasolina de maior octanagem. A vantagem de uma alta taxa de compressão é que seu motor desenvolve mais potência para uma determinada cilindrada - isso é o que faz dele um motor de "alto desempenho". A desvantagem é que a gasolina para o seu motor custa mais. ..."
Abraços!
Rods,
O artigo requer de mais qualidade!
Em nenhum lugar do mundo você aumenta a taxa de compressão do motor com combustível!
Quando o artigo afirma que um motor de maior taxa de compressão requer uma gasolina de alta octanagem está correto, mas afirmar que a gasolina de alta octanagem aumenta a taxa de compressão está errado!
Realmente Alcir, não tem nada a ver. A taxa de compressão é medida entre uma quantidade de oxigenio que entra dentro da camara e lógico a quantidade de combustível para inflamar esta quantidade de oxigenio. O que pode aumentar a taxa de compressão é um turbo e óbvio que para isto deve aumentar a quantidade de combustível, mas ai não tem nada a ver com a qualidade do mesmo. Outra forma de aumentar a taxa de compressão é plainando o cabeçote e assim diminuindo a camara ou espaço onde comprime o oxigenio e gasolina.
Para o s leigos, a taxa de comperssão de um carro, digamos que seja 11:1. Isto siguinifica que a cada 11 parte de oxigenio, deve entgrar uma parte de gasolina e é exatamente por este motivo que quando se usa o alcool em um flex ele bebe demais, iso porque digamos que neste caso o alcool seria 10:1, mas o motor tem um pistão que entra 11 a cada puxada, e sendo que mudou para alcool o bico vai mandar injetar 1,alguma coisa, já que.
Sempre funciona assim, se é 11:1, então não muda, entra 11 ar, 1 de gasolina, se entrar 12 ar 1 gasolina o carro falha de uma maneira ou outra, se entrar 1,2 gasolina 11 de ar o carro falha também. Tem que ser medida certa e estas falhas que comento não é que o carro fique ruim, nada disto ele pode está normal para voce como motorista, mas pode está bebendo demais ou seja jogando combustível fora que é uma falha imperdoável e o rendimento final dele, péssimo.