Segue abaixo um passo a passo para medição da densidade do aditivo utilizado no fluido de arrefecimento.
É de suma importância esse controle, principalmente para podermos evitar a corrosão galvânica, mais conhecida como corrosão do alumínio, pois um fluido que não esteja nas proporções adequadas não irá dar a proteção adequada ao sistema.
Material necessário é um termodensímetro. Encontra-se facilmente na internet ou lojas do ramo e é relativamente barato, em torno R$ 80,00 a R$ 100,00. Quem tiver mais de um carro ou dependendo da turma da regional, podem comprar um e nos encontros fazer um confere.
Algumas pessoas costumam utilizar um refratômetro, porém, dependendo da água utilizada (se ela for quimicamente pesada), a leitura pela refração de luz irá levar a erros, pois às vezes o fluido está sem cor mas a aditivação estará funcional.
O termodensímetro tem duas leituras, feitas através de um termômetro e uma escala. Através dessas duas leituras chegamos ao percentual do aditivo presente no fluido.
O procedimento é o seguinte:
O termodensimetro tem duas leituras a serem seguidas para se chegar ao percentual de etilenoglicol
(ou monoetilenoglicol, é a mesma coisa), que esta presente na água.
1 - Primeiro deve-se coletar o fluido até no mãximo marcado na aparelho.
2 - Olhar o termometro e ver a temperatura em que o fluido se encontra (até 70 graus Celsius no máximo)
3 - Olhar no bulbo do termometro na parte superior qual marcação que vai estar na escala (que vai de -1 até 10)
4 - Na parte inferior do termodensimetro, há uma tabela com várias temperaturas, de 0 grau até 70 graus Celsius, ao lado dessa temperatura, vem o numero que você encontrou na parte supeior (de -1 até 10), no encontro desses dois na tabela, vc terá determinação do percentua.
Temperatura do fluido: 45 Graus Celsius - Número encontrado na parte superior: 5,2 = Na tabela vc irá ver que há 50% de etileno glicol no fluido.
Com a s fotos abaixo fica mais claro.
Aí vão as fotos:
Motor aberto e aparelho pronto:
![Imagem](http://i1209.photobucket.com/albums/cc383/ricardocrispim/GEDC0520.jpg)
Termodensímetro:
![Imagem](http://i1209.photobucket.com/albums/cc383/ricardocrispim/GEDC0521.jpg)
Termodensimetro + perto
![Imagem](http://i1209.photobucket.com/albums/cc383/ricardocrispim/GEDC0522.jpg)
Termometro do termodensimetro:
![Imagem](http://i1209.photobucket.com/albums/cc383/ricardocrispim/GEDC0524.jpg)
Escala a ser anotada
![Imagem](http://i1209.photobucket.com/albums/cc383/ricardocrispim/GEDC0523.jpg)
Retirar a tampa do vaso de expansão
![Imagem](http://i1209.photobucket.com/albums/cc383/ricardocrispim/GEDC0525.jpg)
Retirando o fluido para análise
![Imagem](http://i1209.photobucket.com/albums/cc383/ricardocrispim/GEDC0527.jpg)
![Imagem](http://i1209.photobucket.com/albums/cc383/ricardocrispim/GEDC0526.jpg)
Verifcando:
![Imagem](http://i1209.photobucket.com/albums/cc383/ricardocrispim/GEDC0528.jpg)
Temperatura (nesse caso, deu +- 30 graus C)
![Imagem](http://i1209.photobucket.com/albums/cc383/ricardocrispim/GEDC0524.jpg)
Escala (nesse caso, deu 4,0..O que no resultado me deu 35 % etileno glicol, que no caso é insuficiente para funcionar como um fluido arrefecedor, esta servindo apenas como anticorrosivo, terei de acertar isso...)
A concentração ideial deve ficar entre 40% mínimo e 60% máximo. Abaixo de 40 % estará atuando apenas como anticorrosivo e acima de 60% estará gerando atrito fluido porque aumenta muito a densidade da água e irá sacrificar a bomba d'água
![Imagem](http://i1209.photobucket.com/albums/cc383/ricardocrispim/GEDC0530.jpg)
É isso então, quem se interessar em de vez em quando verificar como anda o fluido de arrefecimento de seu carro, já tem a dica..
Aproveitando o how to aqui, eu peguei esse carro sem a tampa do reservatório de água do limpador de parabrisas, enaqunato não compro uma nova, adaptei uma tampa de desinfetante aqui de casa, ficou perfeito...
Tampado com a tampa do desinfetante
![Imagem](http://i1209.photobucket.com/albums/cc383/ricardocrispim/GEDC0531.jpg)
Desinfetante doador:
![Imagem](http://i1209.photobucket.com/albums/cc383/ricardocrispim/GEDC0532.jpg)
OBS. Fiz um outro post complementando este aqui, de como testar a condutividade do fluido arrefecedor:
viewtopic.php?f=49&t=296
Forte abraço!!!!!!!!!!