O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralTópico sobre consumo
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

1196 mensagens
Julinho Viol
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Julio Viol
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

por Julinho Viol » 26 Jun 2014, 10:33

CARDOLI escreveu:Boa noite

O meu é um 2.0 8v Modelo 2006 faz 7,5 as vezes 8 na cidade no alcool.pista nunca fiz a média.As vezes pode ser o posto de combustivel que abastece eu mesmo troquei de posto agora faz média boa...acredite se quiser só foi trocar de posto fez 1 quilometro a+.Estou abastecendo no posto universitario aqui Em Arapongas PR.Quando passarem por aqui abastecem nestekkkfiz teste com todos aquikkkk.

Sua cidade então tem o relevo bem plaino, não tem lombadas, obstaculos e semáforos, só assim pra chegar nessa média com etanol...se for verdade não venda esse carro nunca....se bem que acho dificil chegar nessa média com etanol.

RubaodeVectra
GL Member
GL Member
Nome Completo: Rubens Mesquita Rodrigues
País: Brasil
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por RubaodeVectra » 26 Jun 2014, 21:44

RicardoGLS escreveu:Essa média é no Álcool

Isso mesmo :88: o nosso Etanol

RubaodeVectra
GL Member
GL Member

por RubaodeVectra » 26 Jun 2014, 21:49

renatovisk escreveu:
250 km/h, com 4 adultos e ar ligado fazendo 13km/l.

Éhhh.... Só que não.....kkkkkk :38:

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: bruno c
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Bruno Cesário » 27 Jun 2014, 00:36

RubaodeVectra escreveu:
renatovisk escreveu:

Se você puder postar então o real consumo do carro e sua vasta experiência com o mesmo, provando o contrário, vou te agradecer o resto da minha vida e nunca mais vou querer carro acima de 8v, vou passar longe dos 20v e 24v. Irei abrir mão de tudo e comprar um Celta 1.0 8v Flex ( do mesmo que comprei esse ano ) leve igual papel e que se andar acima de 80km/h consome igual o GM 2.2 16v manual, cambio longo andando a 140km/h.

Nego anda 2 metros da casa até o trabalho e vem dizer que anda todo dia pra cima e pra baixo e que O CARRO é ruim e bebe demais...deve andar pra cima e pra baixo mesmo, trabalho na rua de cima e casa na de baixo. TA "SERTO". Assim meu colega, até mobilete bebe.

E outra, na mesma estrada e com as mesmas pessoas e condiçoes, meu outro Siena 1.4 teve o mesmo consumo, porém andando de mínima 80 e máxima 120, 80cv...engraçado não ? O vectra ser 2.2 16v e ainda poder andar em maior velocidade e ter o mesmo consumo..bom, vou ali tomar uma coca.
:52:

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Marcio Gregolin
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Last_Warrior » 27 Jun 2014, 00:45

Pessoal, vamos nos ater ao assunto original do tópico e tentar ajudar o colega que postou!!

As coisas que influenciam diretamente consumo

-Bomba
-Sensor de temperatura água, MAP
-Sonda lambda
-Válvula termostática
-Pinça de freio agarrando o tempo todo

Tem outras coisas, essas são as principais.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Murilo Sartori
Member
Member
Nome Completo: Murilo Sartori
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Consumo instantanio 2.2 16V

por Murilo Sartori » 27 Jun 2014, 16:00

Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por rgapski » 27 Jun 2014, 16:20

Murilo Sartori escreveu:Imagem

Esse da seta é o cabo do sensor de rotação.
Sem ele o carro não fica mais gastão... Simplesmente não pega... rs

O que me refiro é esse aqui:

Imagem

Tem que tirar aquela capa onde esta escrito 2.2 16v para poder acessá-lo.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 27 Jun 2014, 19:27

Eu só sei que eu mesmo troquei a correia dentada do meu sem a ferramenta de travar comando e o consumo instantâneo fica entre 0,9 ~ 1,1 sem ar, com ar fica em 1,3 ~ 1,4 e tem disposição pra acelerar em qualquer rotação. Consumo médio : já cheguei a 14,2(poderia ser melhor se não fosse o trânsito daqui de SUAPE e do CABO).
Editado pela última vez por Adriano cruz em 28 Jun 2014, 18:19, em um total de 1 vez.

CaioMs
GLS member
GLS member
Nome Completo: Caio Stockmann
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por CaioMs » 27 Jun 2014, 20:35

Arquiteto escreveu:sei la mas acho que isto pode variar um pouco de acordo com a pressão atmosferica ...

o Vinicius esta no nivel do mar ...

:47:

Pressão atmosférica não é, essa diferença só afetaria os carburados, eu acho.. E pela lógica o carro deveria ficar mais econômico perto do nível do mar

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 27 Jun 2014, 21:19

CaioMs escreveu:
Arquiteto escreveu:sei la mas acho que isto pode variar um pouco de acordo com a pressão atmosferica ...

o Vinicius esta no nivel do mar ...

Pressão atmosférica não é, essa diferença só afetaria os carburados, eu acho.. E pela lógica o carro deveria ficar mais econômico perto do nível do mar

agora que o vinicius vai ficar com a pulga atras da orelha :40:

RubaodeVectra
GL Member
GL Member

por RubaodeVectra » 28 Jun 2014, 01:30

Bruno Cesário escreveu:
RubaodeVectra escreveu:
renatovisk escreveu:

Se você puder postar então o real consumo do carro e sua vasta experiência com o mesmo, provando o contrário, vou te agradecer o resto da minha vida e nunca mais vou querer carro acima de 8v, vou passar longe dos 20v e 24v. Irei abrir mão de tudo e comprar um Celta 1.0 8v Flex ( do mesmo que comprei esse ano ) leve igual papel e que se andar acima de 80km/h consome igual o GM 2.2 16v manual, cambio longo andando a 140km/h.

Nego anda 2 metros da casa até o trabalho e vem dizer que anda todo dia pra cima e pra baixo e que O CARRO é ruim e bebe demais...deve andar pra cima e pra baixo mesmo, trabalho na rua de cima e casa na de baixo. TA "SERTO". Assim meu colega, até mobilete bebe.

E outra, na mesma estrada e com as mesmas pessoas e condiçoes, meu outro Siena 1.4 teve o mesmo consumo, porém andando de mínima 80 e máxima 120, 80cv...engraçado não ? O vectra ser 2.2 16v e ainda poder andar em maior velocidade e ter o mesmo consumo..bom, vou ali tomar uma coca.

Amigo, não estou aqui desmerecendo seus comentários. Só acho um absurdo vc falar que andou a 250km/h com 4 pessoas dentro mais ar condicionado ligado, e ainda fez uma média de 13km/L. Desculpa mas até onde sei o VCD 2.2 16V obteve em testes divulgados na época de seu lançamento uma velocidade final de 202,3 km/h.
Agora cá entre nós digamos que seu carro esteja com o motor tinindo como de fábrica então a velocidade máxima seria 202,3 km/h, mais o peso de 4 pessoas, mais o ar condicionado ligado roubando pelo menos 10% da potencia do seu motor. Seu carro ainda assim não atingiria os 250K, a não ser que fosse em uma descida empurrado por uma Ferrari. Também pode ser que seu carro estava turbinado, mas nesse caso o consumo ia ser de no máximo 3 km/l. Outra observação importante: motor 16V não é sinal de economia, mas de mais torque em altas rotações diferente dos 8V que o torque aparece em baixas rotações. É só fazer uma pesquisa e ler os artigos sobre veículos 8 e 16V.
Então amigo, pense bem antes de postar informações sem causa ou conhecimento. Como o Consultor disse: não vamos desvirtuar o tópico com informações que não vai ajudar a quem precisa, OK.

PS: A palavra "Certo" se escreve com "C" e não "S"

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Ramon Neves » 28 Jun 2014, 01:53

O meu fica entre 1.3 e 1.4 mesmo quente...
Imagem

Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Estado: Sergipe
Fabricação/Modelo: 1996/1996

por Rafael Mogli » 28 Jun 2014, 02:42

meu quante fica em 1.2 fixo . Ao ligar fica em 1.5 , com 5 minutos tempo gasto pra chemar no primeiro sinal já mantem 1.2 . Com cabo do sensor de rotação paralelo marcava 1.4 , n sei se influencia , mais depois que coloquei borsh ele marca 1.2 fixo . Moro em aracaju -se

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 28 Jun 2014, 02:47

RubaodeVectra escreveu:Amigo, não estou aqui desmerecendo seus comentários. Só acho um absurdo vc falar que andou a 250km/h com 4 pessoas dentro mais ar condicionado ligado, e ainda fez uma média de 13km/L. Desculpa mas até onde sei o VCD 2.2 16V obteve em testes divulgados na época de seu lançamento uma velocidade final de 202,3 km/h.
Agora cá entre nós digamos que seu carro esteja com o motor tinindo como de fábrica então a velocidade máxima seria 202,3 km/h, mais o peso de 4 pessoas, mais o ar condicionado ligado roubando pelo menos 10% da potencia do seu motor. Seu carro ainda assim não atingiria os 250K, a não ser que fosse em uma descida empurrado por uma Ferrari. Também pode ser que seu carro estava turbinado, mas nesse caso o consumo ia ser de no máximo 3 km/l. Outra observação importante: motor 16V não é sinal de economia, mas de mais torque em altas rotações diferente dos 8V que o torque aparece em baixas rotações. É só fazer uma pesquisa e ler os artigos sobre veículos 8 e 16V.
Então amigo, pense bem antes de postar informações sem causa ou conhecimento. Como o Consultor disse: não vamos desvirtuar o tópico com informações que não vai ajudar a quem precisa, OK.

PS: A palavra "Certo" se escreve com "C" e não "S"

Primeiro, desculpa se ofendi em algo, mas as vezes escuto tanta coisa que até apelo...como os donos de 1.0 da minha família que juram de pé junto que os deles são mais econômicos que os meus andando em alta velocidade e mesmas condições. Pô eu também já tive 1.0 e sei como bebe se forçar demais. 1.0 / 1.3 / 1.4 / 1.6 8v e 16v / 1.8 8v 16v e 20v / 2.0 / 2.2 / 2.3 / 2.5 / e um 3.3..sendo alguns Fléx e outros somente Gasolina, e em todos eu andei bastante em estradas, e sempre tinha um da família pra me dizer que o consumo dos carros estavam errados e que o deles estavam certos, era certo eu ficar P. rs

Segundo, como eu disse nesse ou outro tópico, a velocidade de 250km/h foi no painel, que na real é certo estar abaixo disso. A estrada em sua maior parte é reta com longas descidas.

E terceiro, o "ta Serto" eu sei que está escrito errado, foi uma forma de dizer que você está errado dizendo que está certo.kkkk. Tanto que coloquei " e em maiusculo.

No mais, te peço desculpas se ofendi.

leandro.anselmo
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Leandro Anselmo
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por leandro.anselmo » 28 Jun 2014, 07:48

Ontem a tarde com 26 graus...depois de 20 min rodando:

Imagem

Devo me orgulhar ou me preocupar?
Imagem
VCD 2.2 16v 2000 - Preto (Falcão Negro)
Ex VGLS 2.0 8v 97 - Prata (Cam.Ré+17´Elite)
:::::>>>>>> Fotos do Veículo <<<<<<:::::

RubaodeVectra
GL Member
GL Member

por RubaodeVectra » 29 Jun 2014, 00:10

Bruno Cesário escreveu:]

Primeiro, desculpa se ofendi em algo, mas as vezes escuto tanta coisa que até apelo...como os donos de 1.0 da minha família que juram de pé junto que os deles são mais econômicos que os meus andando em alta velocidade e mesmas condições. Pô eu também já tive 1.0 e sei como bebe se forçar demais. 1.0 / 1.3 / 1.4 / 1.6 8v e 16v / 1.8 8v 16v e 20v / 2.0 / 2.2 / 2.3 / 2.5 / e um 3.3..sendo alguns Fléx e outros somente Gasolina, e em todos eu andei bastante em estradas, e sempre tinha um da família pra me dizer que o consumo dos carros estavam errados e que o deles estavam certos, era certo eu ficar P. rs

Segundo, como eu disse nesse ou outro tópico, a velocidade de 250km/h foi no painel, que na real é certo estar abaixo disso. A estrada em sua maior parte é reta com longas descidas.

E terceiro, o "ta Serto" eu sei que está escrito errado, foi uma forma de dizer que você está errado dizendo que está certo.kkkk. Tanto que coloquei " e em maiusculo.
No mais, te peço desculpas se ofendi.

Tranquilo amigo, não me ofendi não.
Realmente em até certo ponto tú tem razão referente a consumo. Eu por exemplo tenho carro 1.0 e 2.0 e sei a grande diferença entre os dois. Uso o 1.0 para trabalho devido aos custos de manutenção que é um pouco mais barato. Mas isso não significa que ele é econômico. Muito pelo contrário o Vectra por ser um carro grande e pesado, com um motor maior tem o mesmo consumo de 1.0. Ou seja, consigo fazer média de 14km/l em estrada e 9,5 na cidade. No 1.0 faço 10 na cidade e 14,5 na estrada, tudo isso na gasolina. Comparando o 2.0 leva vantagem em consumo, mais conforto, mais motor e uma série de outras coisas.
Resumindo: tem pessoas que estão acostumados a carros 1.0 e quando compram um com motor maior, e não fazem as devidas manutenções por ter um custo maior. Aí quando o carro consome mais ou ocasiona quebras, falam que o veículo é ruim. Mesmo caso para carros com motor de duplo comando no cabeçote, muita gente fala mal, que não presta mas não sabem nem como funcionam. Pior ainda são os mecânicos despreparados que já condenaram muitos bons carros como o caso do Marea, Gol Turbo, Tempra entre outros por não saberem fazer a devida manutenção. Sou fã de motores 16V apesar de não ter nenhum, mas lembrem-se bem do Vectra GSI. Motor 150CV e 16V (um foguetinho) com consumo de motor 1.0.
Nem preciso dizer mais nada né :88:

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 29 Jun 2014, 00:57

RubaodeVectra escreveu:
Tranquilo amigo, não me ofendi não.
Realmente em até certo ponto tú tem razão referente a consumo. Eu por exemplo tenho carro 1.0 e 2.0 e sei a grande diferença entre os dois. Uso o 1.0 para trabalho devido aos custos de manutenção que é um pouco mais barato. Mas isso não significa que ele é econômico. Muito pelo contrário o Vectra por ser um carro grande e pesado, com um motor maior tem o mesmo consumo de 1.0. Ou seja, consigo fazer média de 14km/l em estrada e 9,5 na cidade. No 1.0 faço 10 na cidade e 14,5 na estrada, tudo isso na gasolina. Comparando o 2.0 leva vantagem em consumo, mais conforto, mais motor e uma série de outras coisas.
Resumindo: tem pessoas que estão acostumados a carros 1.0 e quando compram um com motor maior, e não fazem as devidas manutenções por ter um custo maior. Aí quando o carro consome mais ou ocasiona quebras, falam que o veículo é ruim. Mesmo caso para carros com motor de duplo comando no cabeçote, muita gente fala mal, que não presta mas não sabem nem como funcionam. Pior ainda são os mecânicos despreparados que já condenaram muitos bons carros como o caso do Marea, Gol Turbo, Tempra entre outros por não saberem fazer a devida manutenção. Sou fã de motores 16V apesar de não ter nenhum, mas lembrem-se bem do Vectra GSI. Motor 150CV e 16V (um foguetinho) com consumo de motor 1.0.
Nem preciso dizer mais nada né :88:

Sério mesmo, novamente te peço desculpas. As vezes quando estou um pouco de cabeça quente e escuto ou vejo qualquer coisinha, já estoura e depois vem o arrependimento. rsrs

Os 1.0 que tive foram um Palio EDX 98 que não lembro do consumo e outro foi um Celta 8v Life 2008 70cv, que por sinal anda bem por ser milzinho. Quando comprei ele eu ainda tinha um Megane Grand Tour 2.0 16v automático de 4 marchas, e ía pra aula dia em um dia em outro, e sempre gastava 20 reais para ir e voltar em ambos. E nisso eu falava pros parentes que carro 1.0 na estrada só presta se não passar de 70, aí era certo eles quase me baterem. rs
Hoje tenho só um Marea 1.6 e um Fusca 1.3 que nem ando mais, e o Marea se eu passar dos 100km/h consome igual o vectra a 140km/h, sem contar o barulho de motor forçando que é insuportável.Tanto que pra viajar prefiro pegar o do pai que tem motor grande e vai consumir a mesma quantidade e podendo andar em uma velocidade maior, sem contar o rpm que ficará bem abaixo de 3000 giros, afinal o 1.6 só tem 106cv

O que também altera muito o consumo são os pneus, cheguei a andar com 22l em cada pneu do Vectra...sempre andava com 26 na frente e 24 atrás como manda o manual, mas eles esvaziaram depois de uma viagem e eu só fui notar depois de sentir que o consumo estava muito diferente. Já em outro carro, logo quando sai de um posto com 1 tanque de alcool, não consegui andar 100km entre estrada e cidade, resultado disso foram os cabos de velas que quebraram e o consumo foi pior de um dojão V8.

VINICIUS FARIA
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: vinicius faria
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por VINICIUS FARIA » 29 Jun 2014, 10:02

Galera,

aproveitei ontem sabadão, comprei o CAR80 e uma lata de limpa contatos, fui em cada conectror de sensor que pude achar no motor e fiz a limpeza deles com car 80 e limpa contatos, resultado .....

Baixou o consumo de 1.2 - 1.3 para 0.9 - 1.0 sem ar, e com ar fica ente 1.3 - 1.5

Porem percebi que o cosumo medio caiu de 9,1 para 8,7

VECTRA GSi 94
"RESPEITE OS MAIS VELHOS"

Ives
GLS member
GLS member
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Ives » 29 Jun 2014, 10:19

Se vc deixa o carro ligado parado por longos períodos de teste, a media cai....pois consome e não roda....ontem mesmo a media do meu tava em 12.2km/l, e como fiz troca de aditivo deixei parado p esquentar e ativar ventoinha umas 5 vezes....creio q foi uns 20 minutos ou mais ligado parado...ai caiu p 11.1km/l..... se VC deixou mito tempo parado testando, poderia ser um fator...ideal seria limpar a media e recomeçar a medição.....pois ate fatores como transito alteram......um dia consegui fazer 13.5km/l no trajeto diário (9km cidade/14km estrada) se transito na cidade, mas na media geral fica entre 12.3 a 12.5 com transito normal/pesado....
Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 29 Jun 2014, 11:35

e o que o ives falou ...pra não mascarar as media e sempre bom zerar o MID