JapanSide escreveu:Estou com um grande problema com bateria no vecao, uns 15-20 dias atraz fiz a troca da bateria por uma nova da Crall, e hoje inventei de pegar o multimetro pra medir as tensao.
Com o carro ligado as tensao ficam em 13,4-13,5v , agora quando ligo os farois cai pra 12,9v .
Quero levar o carro ja sabendo mais ou menos do que o eletrecista ira falar pois so meio leigo no assunto.
Creio que seje o alternador ja abrindo o bico ou estou errado? Vi tb que tem um tal de regulador de voltagem.
Qual o preco medio de manutencao de um alternado de um VCD 16v, Servico completo.
Grato!!!
Ives escreveu:olha, a principio eu diria q teu alternador está proximo de normal.....é comum com carga a tensão cair .....13V com todas as cargas ligadas (farois, som, etc) é o suficiente para alimentar todas as cargas, e ainda sobrar para carregar a bateria..... você esta tendo problemas de ficar sem bateria ao dirigir a noite???
caso nao esteja carregando a bateria, ficando dificil ou nao conseguindo ligar no dia seguinte, nesse caso vale a pena fazer o reparo dele....basicamente voce vai trocar o regulador de tensão....esse regulador é quem "lê" a corrente solicitada pelo circuito do carro, e aumenta ou diminui a tensão.....em vazio, o ideal é girar entre 13,8~14,1V....nunca mais do que 14,3V, pois dai para cima poderia danificar componentes eletronicos da injeção, queimar lampadas, etc. Mas conforme voce vai ligando potencia, é comum ele nao manter nos 13,8V ideais, e ir caindo a tensão.....
juntamente nesse regulador já estão as escovas, que se desgastam com o passar do tempo, diminuindo a performance do alternador quando chegam no final da vida util, pois ele nao dá mais contato corretamente......e como voce vai estar com ele na bancada, vale a pena aproveitar e trocar os rolamentos dele (especialmente se vc nao lembra de ter feito isso no passado), pois os rolamentos sao relativamente baratos, e nao compensaria remontar e instalar no lugar para ter q pagar mao de obra novamente para retirar e substituir apenas eles ao longo dos proximo 2~4 anos (vida util media do novo conjunto de escovas)
uma coisa q ocorre bastante é a necessidade de "ponte de safena", onde reforça-se o aterramento do conjunto alternador/bateria.....as vezes teu alternador pode estar perfeito, porem o aterramento ruim, e perde-se na fiação essa tensão de 0,3V (dos 13,5V q vc le para os 13,8V ideais)....entao vale a pena ver esse detalhe tbem
vale ressaltar que uma bateria 12V na verdade nao é de 12V, e sim 12,6V.....entao estando acima dessa marca, o alternador está fornecendo carga para todo o circuito, e ainda sobrando algo para ir recarregando a bateria para o proximo arranque.....a bateria só tem função critica para a partida do veiculo, apos partir o alternador assume esse papel, e a bateria se torna apenas um mega-capacitor, filtrando a onda trifasica retificada vinda do alternador, e ao mesmo tempo se recarregando para a proxima partida.......se com todas as cargas ligadas ele ficar em 12,9V, eu creio que esteja fazendo seu papel de carregar o sistema
luiz antunes escreveu:Coloque o negativo do multímetro na carcaça do alternador , e o positivo do multímetro no parafuso da porca grande que prende o cabo direto no alternador .
Ligue o carro e acelere , depois me passe os valores que vou te dar a solução caso seja o que estou pensando .
JapanSide escreveu:luiz antunes escreveu:Coloque o negativo do multímetro na carcaça do alternador , e o positivo do multímetro no parafuso da porca grande que prende o cabo direto no alternador .
Ligue o carro e acelere , depois me passe os valores que vou te dar a solução caso seja o que estou pensando .
Amanha irei ver se consigo fazer isso, mas sera que e facil o acesso ao alternador pois e 16v e o cofre dele e bem apertado? como disse sou bem leigo no assunto mecanica/eletrica de autos..
Uma outra coisa que nao citei foi que apos a troca da bateria por essa nova que estou hoje (15-20 dias) , fui inventar de instalar um modulo pro som do carro, foi ai que vi que a partida ficou pesado como se a bateria estivesse no fim.
Nao medi a bateria pois estava sem multimetro e usei o metodo da lampada 12v ligado em serie na bateria, sei que nao e um metodo adequado mas como nao tinha outra opcao, resolvi usar e constatou roubo de carga quando tudo estava desligado no carro. ( a lampada acendeu bem fraca) apos isso desliguei o modulo e hj comprei o multimetro e fiz as medicoes da bateria que citei no comeco e agora com tudo desligado a carga consumida pelo carro com tudo desligado e de 0.20ap creio que esteje normal.
Outra coisa, uma boa bateria tem que esta com 12,6v +/- com o carro desligado e aqui quando medi estava com 12v cravado. Se o alternador estiver em boas condicoes, ele consegui carregar ela ter a casa dos 12,6v ou ja e caxao pra bateria?
JapanSide escreveu:Luiz antunes foi feito como no video do adg
https://www.youtube.com/watch?v=AjyV0aNHGfU
A questao de levar a auto eletrica eu vou levar so que como ontem (sabado) iria trabalhar e so chegaria a noite nao tinha como levar e aproveitei pra postar o problema aqui antes ja pra saber mais ou menos o que poderia ser.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 107 visitantes