O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BEspaçador e assento de mola traseira

21 mensagens
  • 1
  • 2
luizhbh
GLS member
GLS member
Nome Completo: Luiz
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Espaçador e assento de mola traseira

por luizhbh » 22 Jul 2014, 17:13

Olá compadres ! !

Eu fui trocar as molas e amortecedores traseiros do meu Vectra B outro dia e notei que a mola tava meio que "frouxa" na base do amortecedor. O mecânico disse que aquilo era estranho mas poderia ser normal, já que quando o carro descesse do elevador, o peso faria com que ela ficasse quieta no lugar.

CLARO que não engoli esse papo e já meio puto por descobrir que o dono do carro anterior fez alguma asneira em alguma troca de amortecedor anterior, fui atrás do CEP Chev pra descobrir a composição da suspensão.

Eis que descubro isso..

Imagem

As peças 15 e 16 são chamadas de ASSENTO INFERIOR DA MOLA E ESPAÇADOR DA MOLA TRASEIRA. Achei que eram peças de borracha, e quando as comprei, descobri que são dois aneis metálicos.

Fui atrás de imagens no google onde talvez descobrisse como elas ficam instaladas na suspensão, a fim de chegar na oficina e já mandar ver, em vez de tentar descobrir como ficam e arriscar a fazer mais besteira.

Gostaria então de saber de vocês aqui, principalmente de quem tem Vetra B com suspensão originalzinha e bem cuidada ainda, sobre o posicionamento desses dois anéis. E se eles existem mesmo de fabrica ou se são opcionais.

Digo isso pois vi um vídeo daquele Dr. Carro, onde ele apresentava uma solução pra um ruido na traseira do Celta, e a solução era EXATAMENTE a colocação de um anel semelhante na base da mola ! ! Ao que parece o Celta não vem com isso de fábrica ou o dono deixo que perdessem. O vídeo não é claro quanto a esse ponto!

Obrigado! !
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Espaçador e assento de mola traseira

por Almeidão » 23 Jul 2014, 08:54

O meu não tem isto e o Vectra B não tem este problema de ruído nas molas traseiras igual tem o Celta, e outros que tem a supensão igual a do Monza, este dipo de supenção diferente da do Vectra B que nãol usa o amortecedor para colocar as molas, tem uma peça na parte inferior para acentar as molas e se não tiver um acentamento de borracha, faz um rído infernal igual fazia o Agiles da minha filha.
O meu que é um B e não tem isto, ao levantar não fica folga aliás ao trocar o amortecedor e sou eu quem sempre troca não preciso comprimir as molas com a ferramenta, mas não é tão macia assim e sendo assim é impossivel ter esta folga. Será que sua mola não é menor? Será que ela não foi cortada? Me faz pensar que algo foi feito com estas molas sua.
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 23 Jul 2014, 14:43

A mola é nova, original Cofap assim como os amortecedores. Ela tava tocando aquela parte de baixo do pe do amortecedor. Só que o mecânico podia empurra-la pros lados. É como se estivesse com o um encaixe frouxo no sentido horizontal, em vez de curta no sentido vertical.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Jul 2014, 17:32

luizhbh escreveu:A mola é nova, original Cofap assim como os amortecedores. Ela tava tocando aquela parte de baixo do pe do amortecedor. Só que o mecânico podia empurra-la pros lados. É como se estivesse com o um encaixe frouxo no sentido horizontal, em vez de curta no sentido vertical.

Ahh, ai consegue mesmo. Levantar o carro a roda ficar suspensa, com certeza se consegue isto, tanto que comentei que para trocar esta mola não precisa ferramenta para comprimir la, basta forçar um pouquinho com as mãos e consegue colocar o parafuso em cima.

Sds
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 23 Jul 2014, 18:53

Valeu! E mais alguém teria alguma foto da sua suspensão ou já viu se tem esse anel metálico em seu carro??

@Arquiteto, você que tem uns Vectras zerados já notou isso no seu?
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por Luiz Antunes » 23 Jul 2014, 20:39

Xará ,
eu vi estes dois anéis no CEP e quando coloquei molas novas , comprei 2 de cada , achando que poderia ser de borracha ou nylon , geralmente os desenhos do CEP não deixam ver legal as peças .

Chegando da Acyolli eu vi que que os 4 anéis são umas merdinhas fininhas , mais acabamento do que funcional .

Mesmo assim troquei quando coloquei as molas , agora sobraram os 4 originais que vieram no carro .

Então tá td certo com seu carro se vieram os anéis , se não vieram pode coloca-los e fica conforme o catalago .

O mais grossinho fica na parte inferior do amortecedor apoiado na costura da solda que serve de limitador , e o mais fino em cima dele e apoiado no ultimo elo da mola .

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 24 Jul 2014, 00:53

SIIIMMMMM! !! O meu NÃO estava com os anéis... e pensei o mesmo que você quando vi no cepchev. Achei que eram emborrachados ou coisa do tipo, até mesmo pela dificuldade em acha-los por aqui. Quando achei e comprei, vi que eram de metal. Cheguei a ficar com medo de ser algo pra usar so nos que tem kit gás....

Aliviei quando vi que os catálogos lá de fora também tem essa peça. Fiquei meio receioso da mola poder se deslocar lateralmente nas curvas mais fortes também. Esses anéis parecem dar uma firmeza extra na fixação dela.

Valeu ! ! Obrigado ! !
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 29 Jul 2014, 17:17

Agora fiquei com uma duvida idiota... mas é que quero chegar e não ter chance do mecânico fazer besteira...

Os anéis são esses, certo?

Imagem

Só que pelo CEP CHEV a ordem de montagem deles parece ser assim...

Imagem

Mas pela lógica do encaixe e facilidade é assim...

Imagem

Qual seria o certo, Luiz Antunes? Logico que to considerando a mola em algum lugar ai, só que não tenho uma pra fotografar.. heheheh! ! E idem para o amortecedor.
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda

por Luiz Antunes » 30 Jul 2014, 01:49

A ultima foto é claro que é a correta ! abs

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 30 Jul 2014, 09:46

Eu nunca vi isto, mas com quase certeza, tipo 90% que uma é embaixo e outra é em cima. Assim diz meus instintos de engenheiro.
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 01 Ago 2014, 00:47

Almeidão escreveu:Eu nunca vi isto, mas com quase certeza, tipo 90% que uma é embaixo e outra é em cima. Assim diz meus instintos de engenheiro.

Pois é... o LUiz disse que no dele tem, você diz que não, o meu também não tinha quando EU troquei(o que não impede que possa ter sido removido na mão do dono anterior) por isso que tô querendo mais opiniões, principalmente dos que tem o carro desde novo, ou que compraram usado semi novo, que nem o do @Arquiteto!
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda

por Luiz Antunes » 01 Ago 2014, 08:37

luizhbh escreveu:
Almeidão escreveu:Eu nunca vi isto, mas com quase certeza, tipo 90% que uma é embaixo e outra é em cima. Assim diz meus instintos de engenheiro.

Pois é... o LUiz disse que no dele tem, você diz que não, o meu também não tinha quando EU troquei(o que não impede que possa ter sido removido na mão do dono anterior) por isso que tô querendo mais opiniões, principalmente dos que tem o carro desde novo, ou que compraram usado semi novo, que nem o do @Arquiteto!

Isso é coisa de mecânico pé no C_ , que quando desmonta não recoloca , ou joga fora o amortecedor antigo com estas peças presas na parte de baixo dele , as vzs estão grudadas e sujas que nem percebem que fazem parte .

Pode montar do jeito que está no desenho , que é o mesmo que te falei

Dá perfeitamente para montar sem estas peças , mas fica + / _ 5 mm mais baixa a traseira .
Se não for montar pode me vender que compro de vc as 4 peças com maior prazer .

Mas como disse foram feitas para serem usadas !

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda

por Luiz Antunes » 04 Ago 2014, 03:40

Olha as peças na foto , a maior e mais grossa embaixo, , e a chapinha em cima dela ( dá para ver uma parte mais clarinha ) apoiada na mola .

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Ago 2014, 07:47

Eu já não acho que tenham tirado no meu. Veja o caso de um modelo mais novo que não tem barra estabilizadora traseira, então acho que alguns modelos esta peça foi extinta, aliás sem ela há uma maior possibilidade de não ter ruido.
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 04 Ago 2014, 23:34

Almeidão, eu não sei de casos em que o Vectra B tenha saído de fábrica sem a barra estabilizadora traseira não...

Já até vi um post aqui ou no outro clube de alguém pedindo informações para colocar a barra no dele, mas acho que é porque REMOVERAM a dele em alguma ocasião, ou comprou sem estar lá.

Quanto ao anel de assento, eu pessoalmente não acho muito certo a folga que a mola apresenta quando está sem o anel e com o carro erguido. Tudo bem que tá no elevador, mas sei lá, pode ter alguma ocasião que o carro talvez pule a traseira ou então em uma curva mais fechada em alta velocidade... ela pode patinar no encaixe do amortecedor, caindo ou quem sabe se mexendo em um sentido não apropriado.
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 05 Ago 2014, 00:59

Na verdade eu acho que isso deveria ser fornecido JUNTO com os amortecedores.
Partindo do que o Luiz Antunes falou(de mecânico pau no UC deixar perder a peça) e com o qual concordo plenamente, os fabricantes da peça deveriam fornecer junto com ela, como fazem com alguns parafusos e buchas ou então sob a forma de "kit suspensão traseira" como é feito com algumas suspensões dianteiras.

Olha esse daqui, que nem mesmo é de fornecedor "oficial". Já vem com os dois anéis.

http://www.tatechnix.de/tatechnix/gx/pr ... ra-b.html/
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda

por Luiz Antunes » 05 Ago 2014, 05:13

luizhbh escreveu:Na verdade eu acho que isso deveria ser fornecido JUNTO com os amortecedores.
Partindo do que o Luiz Antunes falou(de mecânico pau no UC deixar perder a peça) e com o qual concordo plenamente, os fabricantes da peça deveriam fornecer junto com ela, como fazem com alguns parafusos e buchas ou então sob a forma de "kit suspensão traseira" como é feito com algumas suspensões dianteiras.

Olha esse daqui, que nem mesmo é de fornecedor "oficial". Já vem com os dois anéis.

http://www.tatechnix.de/tatechnix/gx/pr ... ra-b.html/

Show este amortecedor , eu quero um par !!!!!!!!!!!!!! Notou que com um grampo C , a gente tem 7 posições de altura da mola !!!!!!!

eu quero !!!!! :62:

Williams
GLS member
GLS member
Nome Completo: Cláudio Williams
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Williams » 05 Ago 2014, 13:14

luizhbh escreveu:Almeidão, eu não sei de casos em que o Vectra B tenha saído de fábrica sem a barra estabilizadora traseira não...

Já até vi um post aqui ou no outro clube de alguém pedindo informações para colocar a barra no dele, mas acho que é porque REMOVERAM a dele em alguma ocasião, ou comprou sem estar lá.

Quanto ao anel de assento, eu pessoalmente não acho muito certo a folga que a mola apresenta quando está sem o anel e com o carro erguido. Tudo bem que tá no elevador, mas sei lá, pode ter alguma ocasião que o carro talvez pule a traseira ou então em uma curva mais fechada em alta velocidade... ela pode patinar no encaixe do amortecedor, caindo ou quem sabe se mexendo em um sentido não apropriado.

Na verdade não, saiu muito Vectra Elite 2005, se é que não foram todos, sem a barra estabilizadora. Pior que não é 1 nem 2 que já vi reclamar sobre isso, tem bastante, não sei quanto aos outros de mesmo ano. Mas reza a lenda que com o Elite (logo o Elite) fizeram essa brincanagem.

No minimo foi algum corte de gastos pra minimizar os custos pra GM, quem sabe acreditaram que devida arquitetura da suspensão traseira, pesada na mesma balança a ótima estabilidade do carro, uma barra estabilizadora não faria falta...

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 05 Ago 2014, 23:26

Sim, de fato você tem razão, Williams.
Tem até o tópico aqui...

viewtopic.php?f=45&t=3428

Mas vamos conversar... o numero de Vectras B 2005 que saíram é irrelevante frente ao resto dos outros anos que saíram COM a barra, concorda?
Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 05 Ago 2014, 23:37

Luiz vou tentar tirar fotos amanha do 04 que tenho certeza