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Vectra BVibração no motor - Vectra B

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Danilo Figo
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Vibração no motor - Vectra B

por Danilo Figo » 05 Ago 2014, 14:28

Olá pessoal,

Acabei de comprar um Vectra B ano2000, 2.2 16v automático e tive que fazer o motor inteiro.
Não rodei 900km ainda e senti que ele está trepidando ou vibrando de 1 .500 a 2.500 rpm, e antes ele não vibrava assim.
Aliás mandei balancear os pneus de novo, levei mecânico e não tem nada pegando na estrutura do veículo e da para sentir que a vibração vem do motor, pois fiz o teste na pista, depois que ele passa dos 120k/h para a vibração e quando desengata nessa velocidade também para a vibração.


Vocês poderiam me ajudar a solucionar esse problema?



Desde já muito obrigado a todos!!

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Thiago Menezes
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Re: Vibração no motor

por Thiago Menezes » 05 Ago 2014, 14:35

Da uma olhada nos coxins do motor :88:
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rgapski
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Re: Vibração no motor

por rgapski » 05 Ago 2014, 14:37

Danilo Figo escreveu:Olá pessoal,

Acabei de comprar um Vectra B ano2000, 2.2 16v automático e tive que fazer o motor inteiro.
Não rodei 900km ainda e senti que ele está trepidando ou vibrando de 1 .500 a 2.500 rpm, e antes ele não vibrava assim.
Aliás mandei balancear os pneus de novo, levei mecânico e não tem nada pegando na estrutura do veículo e da para sentir que a vibração vem do motor, pois fiz o teste na pista, depois que ele passa dos 120k/h para a vibração e quando desengata nessa velocidade também para a vibração.


Vocês poderiam me ajudar a solucionar esse problema?



Desde já muito obrigado a todos!!


Provavelmente o coxim de apoio do cambio.
Mas pra ter certeza, só olhando direito pra ver...

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


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Alcir Andreoni
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Re: Vibração no motor

por Alcir Andreoni » 05 Ago 2014, 14:56

Será que não seria o caso?

Veja o tópico abaixo:

viewtopic.php?f=49&t=323
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Isso deixa marcas profundas!

No Fear
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Vibração no motor

por No Fear » 05 Ago 2014, 17:08

Danilo, recebi seu contato via MP do face e logo respondo suas dúvidas.

Valeu! 8-)
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No Fear
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Vibração no motor

por No Fear » 05 Ago 2014, 18:26

Danilo Figo escreveu:Olá pessoal,

Acabei de comprar um Vectra B ano2000, 2.2 16v automático e tive que fazer o motor inteiro.
Não rodei 900km ainda e senti que ele está trepidando ou vibrando de 1 .500 a 2.500 rpm, e antes ele não vibrava assim.
Aliás mandei balancear os pneus de novo, levei mecânico e não tem nada pegando na estrutura do veículo e da para sentir que a vibração vem do motor, pois fiz o teste na pista, depois que ele passa dos 120k/h para a vibração e quando desengata nessa velocidade também para a vibração.


Vocês poderiam me ajudar a solucionar esse problema?



Desde já muito obrigado a todos!!


A Vibração pode ser oriunda de:

1- Coxins do Motor
2- Coxins do Câmbio

3- Já que o seu VCD possui TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA, e o motor foi Feito e retirado do Cofre, vale a pena realizar estes testes a seguir...

Com a alavanca na posição “P” (Park) funcione o motor, e espere até que a rotação da marcha lenta normalize (usualmente entre 650 e 850 RPM).

Com seu pé apoiado no pedal de freio, mude para a posição “D” (Drive). Quase imediatamente a transmissão deverá engatar (Tempo máximo 2 segundos)- e parece que o carro quer avançar. Isto deverá acontecer suavemente, sem ocorrer trancos ou ruídos.

Mude para “N” (Neutro) e a transmissão deverá desengatar. Agora, mude para “R” (Ré). Novamente, a transmissão deverá engatar sem demora (máximo 2 segundos) e você sentirá que o veículo quer se mover para trás. De novo, isto deverá acontecer sem trancos ou ruídos.

Se houver uma demora considerável, (mais de 2 segundos) entre o momento em que você move a alavanca e o momento em que a transmissão engata, isto indicará um desgaste excessivo dos elementos internos ou há algum problema hidráulico.

Se ocorrer um tranco forte ou ruído enquanto ocorre o engate, evite comprar este carro. Agora, enquanto ainda com o pé no pedal de freio, tente mudar a alavanca da posição “D” para “R” e de volta para “D”. Não deverão ocorrer trancos ou ruídos.

Mude para a posição “D”, e tente dirigir suavemente, com uma aceleração gentil e gradual. Até o veículo atingir uma velocidade de 50-60 km/h, você deverá sentir pelo menos duas mudanças de marcha (de primeira para segunda e de segunda para terceira). Estas mudanças deverão ocorrer muito suavemente, sem trancos ou patinação (quando o motor do veículo sobe de giro, porém o carro não acompanha).

Por “mudança suave” deve-se entender que ela deverá ocorrer sem trancos, porém você poderá sentir o momento em que o motor cai de giro. Parece que o veículo diminui a velocidade por um período muito breve de tempo e depois acelera novamente (exatamente o que acontece em um veículo com câmbio manual).

Você também notará a mudança pela ligeira alteração no ruído do motor. Mas quando a transmissão está extremamente desgastada ela efetuará a mudança com trancos, vibração ou demora,(especialmente de primeira para segunda marcha).

Dirigindo a uma velocidade entre 40 e 50 km/h, se você pressionar o pedal do acelerador por alguns segundos, você perceberá que o veículo muda de segunda para primeira, efetuando uma redução, se a transmissão estiver OK.

Portanto, fique esperto. Câmbio Automático também pode gerar VIBRAÇÃO!

4- Confira a semi arvore e suas homocineticas,pois se houver defeito na caixa satelite, faz gerar folga na tulipa da trizeta e com isso o carro vibra todo. (geralmente a vibração aparece com o Câmbio na Posição Drive (D).

5- Pneus (sim, podem vibrar a certas velocidades), inclusive fazerem ruidos, e em outras não. Verifique calibragem e refaça o Balanceamento.

6- Discos de Freio ovalizados, rolamentos de roda, eixo e/ou Kit de Amortecedores Dianteiros (Torre). Podem igualmente causar vibração.

7- Árvores de Balanceamento. Seu Motor possui 2 Árvores de Balanceamento no bloco,recurso para atenuar a aspereza (leia-se vibração) do motor 2.2 causados pelo curso mais longo dos pistões (94,6mm) em relação as bielas (Diâmetro x Curso). A R/L é de 0.31, sendo o tolerável, 0.30 de r/l. Verifique se o motor foi MONTADO com as árvores. Acredite. Já vi gente montando SEM as árvores e balanceamento e daí o motor vibra mesmo.

O Correto é realizar o teste de rodagem e analisar com calma, mas acredito que o defeito pode ser uma das que indiquei acima. Se não for nenhum destes, favor voltar a contatar-me.

Valeu! 8-)
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No Fear
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Vibração no motor

por No Fear » 05 Ago 2014, 18:54

Aproveitando, já que o problema ocorreu APÓS o Motor ser "Feito" e obviamente retirado do cofre, me posicionou que a oficina lhe deu uma garantia de 6 meses ou 10.000 Km´s.

Mediante a Legislação (Lei 8078), Código de Defesa do Consumidor:

CAPÍTULO III
Dos Direitos Básicos do Consumidor

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;
V - a modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas;
VI - a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;

Parágrafo único. Tendo mais de um autor a ofensa, todos responderão solidariamente pela reparação dos danos previstos nas normas de consumo.

SEÇÃO II
Da Responsabilidade pelo Fato do Produto e do Serviço

Art. 12. O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.

§ 1° O produto é defeituoso quando não oferece a segurança que dele legitimamente se espera, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes

Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

§ 1° O serviço é defeituoso quando não fornece a segurança que o consumidor dele pode esperar, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes

SEÇÃO III
Da Responsabilidade por Vício do Produto e do Serviço

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

§ 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

III - o abatimento proporcional do preço.


§ 2° Poderão as partes convencionar a redução ou ampliação do prazo previsto no parágrafo anterior, não podendo ser inferior a sete nem superior a cento e oitenta dias. Nos contratos de adesão, a cláusula de prazo deverá ser convencionada em separado, por meio de manifestação expressa do consumidor.

§ 3° O consumidor poderá fazer uso imediato das alternativas do § 1° deste artigo sempre que, em razão da extensão do vício, a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou características do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial.

§ 4° Tendo o consumidor optado pela alternativa do inciso I do § 1° deste artigo, e não sendo possível a substituição do bem, poderá haver substituição por outro de espécie, marca ou modelo diversos, mediante complementação ou restituição de eventual diferença de preço, sem prejuízo do disposto nos incisos II e III do § 1° deste artigo.

Portanto, minhas dicas são:

1- Bata foto da quilometragem registrada no odômetro.
2- Exija Nota Fiscal DETALHADA (peças e todos os serviços envolvidos)
3- Peça a Garantia Por ESCRITO.
4- Solicite TODAS as peças trocadas (velhas) para averiguação. lembre-se, as peças são suas, mesmo que vc venha a jogar no LIXO mais tarde.

Detalhe: Se ele mencionar "apenas" garantia de 6 meses e nada mais, vc na verdade tem garantia de 9 MESES.
Motivo: 6 Meses é a garantia que a oficina lhe deu, porém, pela Lei, vc já possui garantia de 90 dias, ou seja, SOMA-SE as garantias. Os 3 meses da lei (CDC) + 6 Meses que a oficina lhe deu.

Obs: Esta regra de soma de prazos de garantia só deixa de ser válida se na garantia por escrito constar algo do tipo: "Garantia de 6 meses, sendo 3 meses da oficina e 3 Meses da Lei 8078 ou CDC". Neste, caso, a pessoa "discriminou" que 3 meses é a garantia LEGAL e que apenas está lhe concedendo 3 meses de garantia fora da regida por Lei.

Portanto, qualquer problema que tiver nesta oficina qto a seus direitos de Consumidor, favor entrar em contato comigo, pois inclusive se necessário, posso lhe dar instruções sobre ação judicial no Juizado de Causas Especiais.

EXIJA SEMPRE OS SEUS DIREITOS E A NOTA FISCAL ORIGINAL E DETALHADA!

Valeu! 8-)
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Re: Vibração no motor

por Danilo Figo » 05 Ago 2014, 19:18

Muito obrigado pelos esclarecimentos!!!
Foi muito útil.

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Re: Vibração no motor

por G001290 » 23 Fev 2015, 00:03

Danilo, já resolveu o problema da vibração? O meu é 2.4 e também vibrava muito e além disso era ruidoso. No meu caso o problema era a unidade de balanceamento que estava fora de ponto. Eu mesmo coloquei no ponto e o carro agora é outro.

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Re: Vibração no motor

por G001290 » 23 Fev 2015, 00:05

Esqueci de te dizer o seu 2.2 também tem essa unidade. Outra coisa antes de checar a unidade de balanceamento eu troquei todos os coxins do motor sem sucesso. O que resolveu foi colocar a unidade de balanceamento no ponto. Verifique também se o mecânico não retirou sua unidade de balanceamento. Tem mecânico que faz isso e depois vende a unidade.

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