Danilo Figo escreveu:Olá pessoal,
Acabei de comprar um Vectra B ano2000, 2.2 16v automático e tive que fazer o motor inteiro.
Não rodei 900km ainda e senti que ele está trepidando ou vibrando de 1 .500 a 2.500 rpm, e antes ele não vibrava assim.
Aliás mandei balancear os pneus de novo, levei mecânico e não tem nada pegando na estrutura do veículo e da para sentir que a vibração vem do motor, pois fiz o teste na pista, depois que ele passa dos 120k/h para a vibração e quando desengata nessa velocidade também para a vibração.
Vocês poderiam me ajudar a solucionar esse problema?
Desde já muito obrigado a todos!!
A Vibração pode ser oriunda de:
1- Coxins do Motor
2- Coxins do Câmbio
3- Já que o seu VCD possui TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA, e o motor foi Feito e retirado do Cofre, vale a pena realizar estes testes a seguir...
Com a alavanca na posição “P” (Park) funcione o motor, e espere até que a rotação da marcha lenta normalize (usualmente entre 650 e 850 RPM).
Com seu pé apoiado no pedal de freio, mude para a posição “D” (Drive). Quase imediatamente a transmissão deverá engatar (Tempo máximo 2 segundos)- e parece que o carro quer avançar. Isto deverá acontecer suavemente, sem ocorrer trancos ou ruídos.
Mude para “N” (Neutro) e a transmissão deverá desengatar. Agora, mude para “R” (Ré). Novamente, a transmissão deverá engatar sem demora (máximo 2 segundos) e você sentirá que o veículo quer se mover para trás. De novo, isto deverá acontecer sem trancos ou ruídos.
Se houver uma demora considerável, (mais de 2 segundos) entre o momento em que você move a alavanca e o momento em que a transmissão engata, isto indicará um desgaste excessivo dos elementos internos ou há algum problema hidráulico.
Se ocorrer um tranco forte ou ruído enquanto ocorre o engate, evite comprar este carro. Agora, enquanto ainda com o pé no pedal de freio, tente mudar a alavanca da posição “D” para “R” e de volta para “D”. Não deverão ocorrer trancos ou ruídos.
Mude para a posição “D”, e tente dirigir suavemente, com uma aceleração gentil e gradual. Até o veículo atingir uma velocidade de 50-60 km/h, você deverá sentir pelo menos duas mudanças de marcha (de primeira para segunda e de segunda para terceira). Estas mudanças deverão ocorrer muito suavemente, sem trancos ou patinação (quando o motor do veículo sobe de giro, porém o carro não acompanha).
Por “mudança suave” deve-se entender que ela deverá ocorrer sem trancos, porém você poderá sentir o momento em que o motor cai de giro. Parece que o veículo diminui a velocidade por um período muito breve de tempo e depois acelera novamente (exatamente o que acontece em um veículo com câmbio manual).
Você também notará a mudança pela ligeira alteração no ruído do motor. Mas quando a transmissão está extremamente desgastada ela efetuará a mudança com trancos, vibração ou demora,(especialmente de primeira para segunda marcha).
Dirigindo a uma velocidade entre 40 e 50 km/h, se você pressionar o pedal do acelerador por alguns segundos, você perceberá que o veículo muda de segunda para primeira, efetuando uma redução, se a transmissão estiver OK.
Portanto, fique esperto. Câmbio Automático também pode gerar VIBRAÇÃO!
4- Confira a semi arvore e suas homocineticas,pois se houver defeito na caixa satelite, faz gerar folga na tulipa da trizeta e com isso o carro vibra todo. (geralmente a vibração aparece com o Câmbio na Posição Drive (D).
5- Pneus (sim, podem vibrar a certas velocidades), inclusive fazerem ruidos, e em outras não. Verifique calibragem e refaça o Balanceamento.
6- Discos de Freio ovalizados, rolamentos de roda, eixo e/ou Kit de Amortecedores Dianteiros (Torre). Podem igualmente causar vibração.
7- Árvores de Balanceamento. Seu Motor possui 2 Árvores de Balanceamento no bloco,recurso para atenuar a aspereza (leia-se vibração) do motor 2.2 causados pelo curso mais longo dos pistões (94,6mm) em relação as bielas (Diâmetro x Curso). A R/L é de 0.31, sendo o tolerável, 0.30 de r/l. Verifique se o motor foi MONTADO com as árvores. Acredite. Já vi gente montando SEM as árvores e balanceamento e daí o motor vibra mesmo.
O Correto é realizar o teste de rodagem e analisar com calma, mas acredito que o defeito pode ser uma das que indiquei acima. Se não for nenhum destes, favor voltar a contatar-me.
Valeu!
