O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BAlavanca de cambio (F23) com folga - Vectra B

57 mensagens
hugofreitas
Member
Member
Nome Completo: HUGO ROMERO DE FREITAS GUARANA
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1998

ALAVANCA DO CAMBIO MOLE

por hugofreitas » 11 Ago 2014, 07:38

Recentemente a alavanca do câmbio do meu Vectra 2001 Millenium está com uma folga dificultando o engate das marchas.
Levei ao mecânico e o mesmo me disse que não se trata do trambulador. Segundo o profissional, o defeito está na "cúpula da alavanca", que está com folga.
( Ao retirar a coifa do câmbio, vejo uma peça branca boleada que fica no outro extremo da alavanca do câmbio). Gostaria de saber se há como eu trocar esta peça para que a folga seja sanada.

Conto com a ajuda de vocês.
Obrigado!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

Re: ALAVANCA DO CAMBIO MOLE

por Almeidão » 11 Ago 2014, 17:12

hugofreitas escreveu:Recentemente a alavanca do câmbio do meu Vectra 2001 Millenium está com uma folga dificultando o engate das marchas.
Levei ao mecânico e o mesmo me disse que não se trata do trambulador. Segundo o profissional, o defeito está na "cúpula da alavanca", que está com folga.
( Ao retirar a coifa do câmbio, vejo uma peça branca boleada que fica no outro extremo da alavanca do câmbio). Gostaria de saber se há como eu trocar esta peça para que a folga seja sanada.

Conto com a ajuda de vocês.
Obrigado!

Eu não sei como é seu cambio, mas acho que ele é por cabos de aço. Com certeza tem como trocar tudo ali, mas não acredito que seja somente isto, afinal ali movimenta muita coisa para estragar uma somente. Precisaria ter mais dados, como é o trambulador do seu carro, se ele for igual ao Vectra C, eu posso te ajudar informando algo e te adianto que não é nada fácil chegar onde voce precisa mexer e pior ainda achar um mecanico que saiba.
Imagem

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Jeferson da Silva
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por Jeferson.eng » 11 Ago 2014, 18:56

O câmbio do teu Vectra é o F23, com engate do ré pra trás? Caso seja, pode comprar sem medo essa bucha: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... p-tras-_JM

Já troquei uma vez do meu e a alavanca ficou nova, sem nada de folga.
Imagem

AdrianoS
GL Member
GL Member
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por AdrianoS » 12 Ago 2014, 12:19

Jeferson.eng escreveu:O câmbio do teu Vectra é o F23, com engate do ré pra trás? Caso seja, pode comprar sem medo essa bucha: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... p-tras-_JM

Já troquei uma vez do meu e a alavanca ficou nova, sem nada de folga.

Olá Jeferson,

uma dúvida, aparentemente essa bucha é em Tecnil né?
Você precisou lixar ela para diminuir a espessura para que coubesse no local em que vai encaixada, ou não, ela encaixou perfeitamente sem travar a alavanca?
É que eu adquiri uma dessas também pelo ML, mas ficou muuito justa, então tentei lixar para "afinar" ela, mas desisti quando vi que a alavanca ficaría muito dura "agarrando", mesmo lubrificando tudo com graxa. Não sei se fui sorteado, ou se o material que ela é fabricada que é incompatível com aquela bola branca da alavanca que creio ser de Tecnil também.

Abraço.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Jeferson da Silva
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por Jeferson.eng » 13 Ago 2014, 21:25

Adriano,
É isso mesmo, acredito ser nylon. Quando montei a bucha a primeira impressão que tive foi exatamente essa, que havia ficado muito justo, mas não precisei lixar e nada. Nos primeiros dias de uso ate se ajustar, a alavanca ficou um pouco mais pesada que o normal, nada que chegasse a atrapalhar, mas depois ficou normal e já faz mais de 2 anos que fiz a troca, e ainda está boa e o cambio com engates perfeitos.
Eu passei graxa normal, e que não era das melhores. Tente montar a bucha com vaselina em pasta para ver se resolve teu problema.
Imagem

Williams
GLS member
GLS member
Nome Completo: Cláudio Williams
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Williams » 14 Ago 2014, 01:01

aproveitando o tópico, minha alavanca de marcha é justinha. Não escapa marcha e todas entram que é uma maravilha, pode tocar de qualquer jeito que o carro aceita.

Porém acho ela meio "durinha" não sei se é característica porque o único outro Vectra que já dirigi, tinha a alavanca toda folgada. Tem como melhorar?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Ago 2014, 10:33

Williams escreveu:aproveitando o tópico, minha alavanca de marcha é justinha. Não escapa marcha e todas entram que é uma maravilha, pode tocar de qualquer jeito que o carro aceita.

Porém acho ela meio "durinha" não sei se é característica porque o único outro Vectra que já dirigi, tinha a alavanca toda folgada. Tem como melhorar?

Se seu cambio for com varão não tem como melhorar, eu percebi isto porque o meu era varão, fiquei um ano inteiro fazendo mudanças, fiz muitas mudanças ao ponto de colocar uma cruizeta no meio do varão porque ele é torto na ponta. Tudo que eu fazia para ajustar eu conseguia, porem ele ficava cada vez mais duro, muito justo porém duro. Logo descobri que este tipo de cambio não pode ser totalmente justo, ou seja ele um pouco folgado as marchas entram melhor, percebi também que a segunda é sempre a mais complicada de ser reduzida, ela é sempre a mais dura e várias vezes quando a segunda entra bem em uma redução, logo pra frente a quinta terá problemas.
Só resolvi e fiquei realmente feliz com meu Vectra B 97 quando eu coloquei um cambio com cabo de aços, tipo este modelo mais novo e realmente ficou perfeito.

Se quiserem testar para tirar qualquer dúvida, solte o trambulador lá na caixa e passe as marchas lá em cima do cambio com a mão e verão que não é pesada engatar todas, talvez um pouquinho a ré, mas não tanto. Isto provou para mim 90% dos casos de cambio duro, o que endurece é o trambulador e o varão e não o cambio em sí.

Os testes e tudo do antigo tenho ainda guardado, inclusive o trabulador. Gastei muito, bem mais de mil reais na época e isto foi em 2005 a 2006.
Imagem

AdrianoS
GL Member
GL Member

por AdrianoS » 16 Ago 2014, 00:20

Jeferson.eng escreveu:Adriano,
É isso mesmo, acredito ser nylon. Quando montei a bucha a primeira impressão que tive foi exatamente essa, que havia ficado muito justo, mas não precisei lixar e nada. Nos primeiros dias de uso ate se ajustar, a alavanca ficou um pouco mais pesada que o normal, nada que chegasse a atrapalhar, mas depois ficou normal e já faz mais de 2 anos que fiz a troca, e ainda está boa e o cambio com engates perfeitos.
Eu passei graxa normal, e que não era das melhores. Tente montar a bucha com vaselina em pasta para ver se resolve teu problema.

Jeferson,

levei a bucha numa tornearia e pedi para lixar por dentro e um pouco por fora também, com equipamento próprio que eles tem na oficina e a peça encaixou como uma luva na base do conjunto, dessa vez a alavanca ficou justinha, mas sem travar e com o agarramento que estava quando tentei montar da primeira vez. Agora ficou filé, só amaciar agora para a alvanca ficar solta como deve ser. O seu demorou muito tempo para amaciar a bucha, tipo quando você desengata a primeira marcha a alavanca ir sozinha para o meio, sem ficar agarrada a esquerda na linha da 1 e 2 marchas?

Abraço.

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Ramon Neves » 16 Ago 2014, 07:17

Galera o câmbio do meu VCD está mole demais, porém o câmbio do meu é com ré pra frente mas acho que não tem essa bucha que foi citada pelo Jeferson.eng, como o meu tem ré pra frente seria a mesma bucha ou é diferente?
Imagem

vectrosonervoso
Member
Member
Nome Completo: Pedro Francisco S Nascimento
Estado: São Paulo

por vectrosonervoso » 22 Ago 2014, 10:29

Estou com problemas de engate no meu cambio a 1º e 2º e Ré entram pesada ja foi feito tudo retifica completa do cambio troca dos reparos da alavanca do trambulador e embreagem completo tudo novo da LUK e acioandor hidraulico do pedal tambem, o mais engraçado e que quando o carro esquenta atinge a temperatura de trabalho normal os engates das machas ficam orriveis a ré entra sempre dura, o mecanico colocou o oleo ISA Fluid 556 da Ipiranga e nada de melhorar, o engraçado e que quando mandei fazer este serviço, assim que peguei o carro os engates firam macio perfeito andei por volta de uns 2 mil KM e depois começou o meu pesadelo engates duros, verificou os coxins do motor trocou o frontal pois o traseiro estava bom o mecanico falou que o cambio esta bom ou seja, ele engatou as machas na mão e fi normal, regulando correto a alavanca junto com trambulador mesmo assim fica duro para engatar a Ré, sera que e problema no cambio ou com oleo eu ja não sei mais o que fazer se alguem puder me ajudar agradeço. Se possivel manda umas fotos desta bucha. Obrigado a todos

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 22 Ago 2014, 14:14

vectrosonervoso escreveu:Estou com problemas de engate no meu cambio a 1º e 2º e Ré entram pesada ja foi feito tudo retifica completa do cambio troca dos reparos da alavanca do trambulador e embreagem completo tudo novo da LUK e acioandor hidraulico do pedal tambem, o mais engraçado e que quando o carro esquenta atinge a temperatura de trabalho normal os engates das machas ficam orriveis a ré entra sempre dura, o mecanico colocou o oleo ISA Fluid 556 da Ipiranga e nada de melhorar, o engraçado e que quando mandei fazer este serviço, assim que peguei o carro os engates firam macio perfeito andei por volta de uns 2 mil KM e depois começou o meu pesadelo engates duros, verificou os coxins do motor trocou o frontal pois o traseiro estava bom o mecanico falou que o cambio esta bom ou seja, ele engatou as machas na mão e fi normal, regulando correto a alavanca junto com trambulador mesmo assim fica duro para engatar a Ré, sera que e problema no cambio ou com oleo eu ja não sei mais o que fazer se alguem puder me ajudar agradeço. Se possivel manda umas fotos desta bucha. Obrigado a todos

Amigo se ele engatou as marchas com as mãos e confirmou que está boa, então pode esquecer porque o problema é o trabulador e componentes. E digo mais, este sistema não tem jeito, se muito justo fica bom e duro, se folgado fica fácil de entrar, porem folgadão. Seu cambio tem a ré para frente? Se sim, fica fácil colocar um trambulador novo com cambio por cabos de aço ai sim verás o que é coisa de primeira.

Sobre o óleo, não sei se ele completou ou trocou, mas o meu usa o óleo sintético original. Abri embaixo, liberei tudo, comprei 2 litros e completei a caixa com 1,8. Este sim é o óleo correto e quanto mais quente a caixa, mais macia fica as trocas. Numero original do óleo 94728699, sobre o ano do carro, o meu é 97, caixa F18 e cambio por cabos de aço, alavanca cortada para 13 cm de altura e mesmo assim um maravilha para passar as marchas, quando viajo e recem viajei, sinto saudades de passar as marchas no meu carro.
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano

por Ramon Neves » 02 Set 2014, 22:42

Galera gostaria de aproveitar o tópico, como que eu resolvo essa folga absurda no câmbio do meu VCD?? se é um jogo de buchas como vou procurar? já procurei e não consegui achar um modelo que aparentemente resolveria o problema
Imagem
Imagem

AdrianoS
GL Member
GL Member

por AdrianoS » 03 Set 2014, 00:35

Ramon Neves escreveu:Galera gostaria de aproveitar o tópico, como que eu resolvo essa folga absurda no câmbio do meu VCD?? se é um jogo de buchas como vou procurar? já procurei e não consegui achar um modelo que aparentemente resolveria o problema
Imagem

Ramon,

a folga da alavanca do seu Vectra, aparenta ser devido ao desgaste da bucha de borracha que fica nessa parte branca no pé da alavanca. Essa peça fica mais nítida na foto desse link do ML: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -celta-_JM
Dá uma conferida.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 03 Set 2014, 08:54

Sim, anel de borracha que fica em volta desta bola, mas eu acrescentaria o varão também e ele vem junto com esta peça pástica onde entra esta bola. Mas será que é somente isto? Melhor dar uma geral trocando a bucha onde ele entra na gaiola e também as buchas la no trambulador.
Imagem

AdrianoS
GL Member
GL Member

por AdrianoS » 04 Set 2014, 00:01

Almeidão escreveu:Sim, anel de borracha que fica em volta desta bola, mas eu acrescentaria o varão também e ele vem junto com esta peça pástica onde entra esta bola. Mas será que é somente isto? Melhor dar uma geral trocando a bucha onde ele entra na gaiola e também as buchas la no trambulador.

É isso aí Almeidão, concordo também, dá uma geral Ramon e fica como zero novamente, daí dá gosto trocar de marcha no Vecão!

vikosk
GL Member
GL Member
Nome Completo: Victor Alves da Silva
Estado: Minas Gerais
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por vikosk » 04 Set 2014, 11:35

o meu estava assim e so resolveu quando eu comprei o kit trambulador completo. FACADA

isaacalves7
Moderador
Moderador
Nome Completo: Isaac de O. Alves
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Alavanca de cambio (F23) com folga - Vectra B

por isaacalves7 » 07 Out 2014, 16:10

Boa tarde, nesse novo clube e minha primeira postagem espero que a primeira de muitas.

Tenho um Vectra Millennium com o cambio F23 onde a alavanca esta com folga prejudicando o engate da primeira e segunda marcha, achei alguns kits e buchas no mercado livre porem gostaria de saber se alguém já fez esse tipo de manutenção e que peças usou?

Pesquisei nas concessionarias onde as mesmas não vendem os kits de reparo para esse sistema de cambio vendendo assim somente a alavanca completa no valor de R$1800,00 reais o que fica meio complicado já que o problema esta só em uma bucha.

Gostaria da ajuda de vocês

Não postei nenhuma foto do meu Vectra ainda pois esta em processo de pintura assim que estiver perfeito posto aqui com muito prazer.

Grato

bruno2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Bruno
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Alavanca de cambio (F23) com folga

por bruno2000 » 07 Out 2014, 16:23

isaacalves7 escreveu:Boa tarde, nesse novo clube e minha primeira postagem espero que a primeira de muitas.

Tenho um Vectra Millennium com o cambio F23 onde a alavanca esta com folga prejudicando o engate da primeira e segunda marcha, achei alguns kits e buchas no mercado livre porem gostaria de saber se alguém já fez esse tipo de manutenção e que peças usou?

Pesquisei nas concessionarias onde as mesmas não vendem os kits de reparo para esse sistema de cambio vendendo assim somente a alavanca completa no valor de R$1800,00 reais o que fica meio complicado já que o problema esta só em uma bucha.

Não postei nenhuma foto do meu Vectra ainda pois esta em processo de pintura assim que estiver perfeito posto aqui com muito prazer.

Grato

Estou no mesmo dilema.. apesar do meu ser um C, também tem f23... até comprei o kit de reparo no ML, mas não troquei pois é meio complicado desmontar a alavanca.

No OLX tem uma empresa que presta serviço de troca do mecanismo, mas é no RJ, custa mais ou menos 270 reais eu acho.
Powered by: [b]X Vectra GL 1998 ; X Vectra GLS 1998 ; X Vectra GLS 2000 ; X Vectra Elegance 2008 ; X Vectra GT 2011 ; X Honda Civic LXS 2010 [R.I.P.] ; X Honda Civic LXL 2011; X Honda Fit AT 2014; Now Pwd by Ecotec

AdrianoS
GL Member
GL Member

por AdrianoS » 08 Out 2014, 00:42

isaacalves7 escreveu:Boa tarde, nesse novo clube e minha primeira postagem espero que a primeira de muitas.

Grato

Bom dia Isaac,

tive o mesmo problema, resolvi trocando apenas a bucha original, que estava toda detonada igual a da primeira foto desse link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-re-t-_JM, por uma nova fabricada em nylon Tecnil (material muito resistente que na minha opinião não acaba nunca mais, rsrs), comprada pelo Mercado Livre mesmo, como a desse link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... p-tras-_JM, que custa a bagatela de R$29,98. A minha eu paguei um pouco mais caro, por volta de R$ 40,00, a mão de obra ficou por minha conta, pois eu mesmo montei a peça. Valeu muito a pena, pois o câmbio ficou novo de novo, dá muito gosto trocar de marcha no Vectra agora, pois antes já era bom, mas agora ficou show de bola, pois ficou mais firme e preciso as trocas, não raspa e nem força para entrar as marchas, pois a alavanca segue o rumo certo e engata com precisão.

Abraço.

bruno2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Bruno
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por bruno2000 » 08 Out 2014, 00:48

Adriano,

Me de uma luz como desmontar essa alavanca..precisa de alguma ferramenta especial?tira la do carro é tranquilo.

O que bo consigo é desmontá la pra trocar a bucha.
Powered by: [b]X Vectra GL 1998 ; X Vectra GLS 1998 ; X Vectra GLS 2000 ; X Vectra Elegance 2008 ; X Vectra GT 2011 ; X Honda Civic LXS 2010 [R.I.P.] ; X Honda Civic LXL 2011; X Honda Fit AT 2014; Now Pwd by Ecotec

57 mensagens