Aqui vão algumas diferenças que tenho percebido para colaborar em futuras escolhas:
a - Motor: 2.4 é show, Nada se compara a andar a 160 km/hora sobrando motor, tendo que segurara o pé
.gif)
Consumo: Em viajem o Elite Fez média melhor com Gasolina, surpreendeu: Rodo 1900 Km ida e volta de SC e geralmente o 2.0 fazia 11,7 com ar e pé no fundo. O Elite fez 11,5 e com velocidade média superior rsrs. Indo para Campinas fez 13,5 andando de boa
.png)
Cidade:(Marginal e Osasco horário de pico) GAsolina: Expression 7,5 a 8. Elite 6,0
Álcool: Expression 5,5 a 6,5 Elite 5,0
Custo benefício do 2.4 está superior, uma vez que diferença de motor é gritante.
b - Conforto: Nem se fala, Bancos em couro (de verdade), contole de som volante, disqueteira 6 CDs, toca fita (rsrsr), sensor de chuva, vidros escamoteáveis, ABS+EBD,controle altura farol ....o meu Elite tem aro 16 original, rodar muito macio. A suspensão do Elite é diferente? Parece ser mais macia.
c - Chave Seta: ambos com mesmo problema de as vezes não voltar
d - Ruído Interno: Percebi que o som do motor entra mais na cabine do Elite, o isolamento deve ser diferente. Além disso o motor 16V é mais barulhento, ouve-se o barulho acho que das válvulas.
e - Direção: Igual, apenas o Elite fazendo uns ruídos na barra de direção ao esterçar parado??
f - Freio: ABS fazia falta no Vectra expression, arrastava facilmente os pneus. No Elite nem querendo não consegue com o EBD.
g - Câmbio: No Expression 2011 mal sentia engatar e desengatar neutral control. Neste Elite da um tranco ao sair do semáforo e o carro volta um pouco em ladeiras, além de demorar mais para soltar quando para-se no farol. Acredito ser programação diferente entre os anos, pois troquei o óleo e nada de mudar e com 88.000 não deve ser problema no câmbio pois as trocas estão macias. Costuma dar tranco nos 2.4 16V?
Já no Elite não sinto o bloqueio do conversor de torque que ficava evidente no Expression.
h - Preço: Paguei 37.000 no expression em 2012 e agora paguei 22.000 no Elite (a vista e claro que tinha coisa para fazer: rodas riscadas e amassadas, MID com falhas, para-choque desalinhado e com encostadinha, vazamento de óleo (qual Vectra nunca teve) e agua, barra axial, ponteira e falha na marcha lenta, facilmente corrigidos, menos o marcador de combustível que marca errado e agora parou e que vou verificar) mas com certeza o Elite C 2.4 16V é o melhor custo-benefício do mercado.
Gerais: ambos trocado miolo da chave (garantia), ambos trocado ponteira de direção, ambos com falha na seta, falta amortecedor capô no Elite, câmbio casa melhor com motor 2.4 16V...