O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BCarro pega, mas logo após morre - Vectra B

91 mensagens
Marcelosc2289
Member
Member
Nome Completo: Marcelo Silva Carvalho
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Vectra B morre sozinho quando pega trasito intenso

por Marcelosc2289 » 09 Set 2014, 00:07

Boa noite,

Tenho um vectra 99 cd 2.2 16v. Já levei em 2 mecanicos para ver o problema do carro e ninguem consegue arrumar.
o carro funciona normalmente quando eu saio de cara com ele. Mas quando eu pego um transito intenso (anda e para toda hora), o carro morre toda hora. bato a chave umas 3 vezes e o carro liga novamente, e depois de um tempinho morre novamente, e toda vez que o carro morre batendo a chave umas 3 vezes ele funciona.

Quando eu desligo o carro por um tempo (uns 15 - 20 min) e ligo ele novamente fica como se não tivesse problema nenhum, mas depois de um tempo fica morrendo de novo. Não sei qual pode ser o problema. Já olhei velas e bico, estão ok, bomba de gasolina é novo, trocado a bobina de ignição, e o problema persiste. sempre que vou sair de carro e tem engarrafamento já me da tristeza e saber que o carro vai morrer toda hora.

OBS: ( o carro só acontece isso quando está quante, mas o carro nunca fervel, sempre a temperatura fica marcando 90º ou menos e com ar ligado 80º ou menos, nunca passou disso.)

ALGUEM SABE ME FALAR O QUE PODE SER? NÃO QUERO GASTAR DINHEIRO COM PEÇAS QUE NÃO RESOLVERÁ O PROBLEMA. obrigado

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vectra B morre sozinho quando pega trasito intenso

por Alcir Andreoni » 09 Set 2014, 09:21

Você já chegou o regulador de pressão?

Verificou qual é o estado do sensor de rotação?

Acho que você deve começar por aí!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

zica04
GL Member
GL Member
Nome Completo: marcelo tavares santos
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por zica04 » 09 Set 2014, 11:46

amigo eu estava com o mesmo problema e era o alternador que não estava carregando a bateria vc pode fazer o teste ligando o carro e tirando o cabo da bateria ele tem que permanecer ligado

Marcelosc2289
Member
Member

por Marcelosc2289 » 09 Set 2014, 17:58

O regulador de pressão está normal. Mas não verifiquei o sensor de rotação, vou olhar direito esse sensor.

quanto ao alternador, fiz o teste e ele permanece ligado normalmente.

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Estado: Rio de Janeiro

por Ramon Neves » 09 Set 2014, 23:11

Galera li aqui no post do Alcir sobre o sensor de rotação, e me surgiu uma dúvida, quais são os sintomas de falha no sensor de rotação??
O meu VCD está morrendo na gasolina e o ponteiro do RPM quando chega a 1500~2500 fica doido dando saltos, será que poderia ser problema nesse sensor de rotação?
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 10 Set 2014, 18:25

Marcelosc2289 escreveu:O regulador de pressão está normal. Mas não verifiquei o sensor de rotação, vou olhar direito esse sensor.

Marcelo, tudo indica ser o sensor de rotação e só serve se for Bosch ou original. Caso voce trocar o seu e deve ser trocado por alguem que saiba fazr o serviço e recolocar onde ele saiu e não meia boca como muitos fazem, voce não jogue o velho fora. Corta ele e tente descastar para voce ver os 3 fiozinhos que tem dentro que certamene perem o isolante dele com o tempo, ou seja sai ao esfregar as mãos. Acho que você está dando sorte porque muitos morrem e nem pega mais. Este cabo eu acho que deveria ser trocado pelo menos a cada 5 anos e ninguem troca.

Sobre o sintoma que o nosso amigo nos pede, cada um tem um problema diferente, tem uns que descasca o fio dentro exatamente na curva que ele faz embaixo da polia do girabrequim, neste caso dependendo do local one anda ao movimentar o cabo ou no balanço do motor encosta um no outro dentro do cabo de proteção e o carro morre.

No meu carro ficou igual ao do Marcelos, parava normal e logo ele ficava era ruim de pagar tipo 5 a 8 tentativas, não morria no trasito mas era uma luta as vezes para pegar. Sobre o carro ser GNV ou Gasolina, não tem nada a ver se for o cabo fica ruim nos dois combustível já que ele é que complementa a bobina, ou seja ele quem informa para a bobina quando o primeiro pistão está em cima, sem esta informação é impossivel o carro pegar, ou funcionar perfeito.
Imagem

marcelocliff
Member
Member
Nome Completo: Marcelo Quina Pereira
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por marcelocliff » 14 Set 2014, 22:40

Boa noite amigo,
Já tive o mesmo problema e quando levei no mecânico, o mesmo disse que a correia dentada estava fora do ponto e que isto tava causando uma série de zica no carro... procure ver isso também, ok? abraço!

Marcelosc2289
Member
Member

por Marcelosc2289 » 15 Set 2014, 12:16

boa tarde amigo,

Vou verificar isso ai ainda essa semana e volto para falar com vocês se o problema foi resolvido.

quanto a correia dentada que o Marcelocliff falou, está quase na quilometragem de fazer a troca. Vou aproveitar quando eu for olhar o sensor e trocar a correia também. falarei se o problema foi resolvido. grande abraço
Almeidão escreveu:
Marcelosc2289 escreveu:O regulador de pressão está normal. Mas não verifiquei o sensor de rotação, vou olhar direito esse sensor.

Marcelo, tudo indica ser o sensor de rotação e só serve se for Bosch ou original. Caso voce trocar o seu e deve ser trocado por alguem que saiba fazr o serviço e recolocar onde ele saiu e não meia boca como muitos fazem, voce não jogue o velho fora. Corta ele e tente descastar para voce ver os 3 fiozinhos que tem dentro que certamene perem o isolante dele com o tempo, ou seja sai ao esfregar as mãos. Acho que você está dando sorte porque muitos morrem e nem pega mais. Este cabo eu acho que deveria ser trocado pelo menos a cada 5 anos e ninguem troca.

Sobre o sintoma que o nosso amigo nos pede, cada um tem um problema diferente, tem uns que descasca o fio dentro exatamente na curva que ele faz embaixo da polia do girabrequim, neste caso dependendo do local one anda ao movimentar o cabo ou no balanço do motor encosta um no outro dentro do cabo de proteção e o carro morre.

No meu carro ficou igual ao do Marcelos, parava normal e logo ele ficava era ruim de pagar tipo 5 a 8 tentativas, não morria no trasito mas era uma luta as vezes para pegar. Sobre o carro ser GNV ou Gasolina, não tem nada a ver se for o cabo fica ruim nos dois combustível já que ele é que complementa a bobina, ou seja ele quem informa para a bobina quando o primeiro pistão está em cima, sem esta informação é impossivel o carro pegar, ou funcionar perfeito.

carvalho neto
Member
Member
Nome Completo: jose carvalho neto
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

por carvalho neto » 17 Set 2014, 12:18

Ola amigo verificar se tem eu gum fio encostando no cano de descarga ali na frente faça o tente deixe o carro ligado e procure o cabo do sensor de rotação e de uma mexida ele ver ocorreu felha.

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Problemas na partida.

por Ramon Neves » 19 Set 2014, 23:35

Galera seguinte, hoje fui ligar o carro e o carro ligou normalmente, porém quando arranquei com o carro ele morreu e depois não quis pegar, não dá centelha e nem pulso nos bicos, testei o sensor de rotação e estava perfeito, tentei fazer ele ligar direto no GNV e mesmo assim ele não ligou, e notei que a luz da injeção estava piscando e junto com ela um relé na frente do carro e quando eu fui lá ver notei que era um dos relés que fica na caixa ao lado do reservatório de expansão, esse relé marcado na foto abaixo
Imagem
E esse relé fica disparado como se tivesse dando tiros e fui na bomba de gasolina e retirei o conector ai a luz da injeção não acendeu mais, porém o barulho não acontecia, desliguei a bateria e religuei e a luz da injeção voltou a acender sem o conector da bomba de gasolina, mas quando eu ligo o conector novamente o relé volta a disparar, troquei os relés de lugar para ver se era o relé e continua a mesma coisa, alguém poderia me ajudar? estou com medo de que a central eletrônica tenha ido pro ralo :62:
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Re: Problemas na partida.

por Ramon Neves » 20 Set 2014, 17:57

Ninguém??
Imagem

Sergio Anjos
Member
Member
Nome Completo: Sergio Saturnino dos Anjos
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.

por Sergio Anjos » 20 Set 2014, 18:03

16v?
Costuma ligar no gnv? Ou na gasolina?

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 20 Set 2014, 21:11

Sempre ligo e desligo na gasolina, sim é 16v!
Galera acho que é a bomba de gasolina em curto, retirei a bomba e fiz o teste com o multímetro na escala de semicondutores e quando liguei na bomba apitou indicando curto nos terminais da bomba, porém quando testei a bomba com uma fonte 12v que tenho aqui em casa ela funcionou, recoloquei ela no carro porém fora do tamque e ela não deu sinal e a luz da injeção apagada, mas quando a coloquei dentro do tanque começou os estalos no relé e a luz da injeção piscando, gostaria de saber se no carro de vocês acontece a mesma coisa, quem puder por favor faça esse teste desligando o conector externo ao tanque da bomba que fica embaixo do banco traseiro e ligue a chave na posição 2 para ver se a luz da injeção acende
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 22 Set 2014, 22:20

Imagem
Tá aí galera, o motivo da minha dor de cabeça, parafuso de aterramento que é preso no coletor de admissão estava solto e ainda tá sem rosca... Graças a Deus problema resolvido!
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Carro pega, mas logo após morre - Vectra B

por Ramon Neves » 25 Set 2014, 15:26

Galera seguinte, estou com um pequeno problema no meu vecão, quando eu ligo ele a partida ocorre perfeitamente, porém depois de aproximadamente 15 segundos ele começa a dar umas quedas na rotação e se eu acelerar ele sobe pipocando, isso está acontecendo depois de eu trocar de bomba de gasolina, pois com a bomba antiga ele andava uns 500 metros e simplesmente ele cortava a aceleração, porém se estivesse em marcha andando ele cortava a aceleração mas não morria e depois de uns 5 segundos desacelerando ele voltava ao normal ou se estivesse parado ficava funcionando por cerca de 1~2 minutos e depois embolava a rotação e morria.
Já troquei velas e cabos de vela, bomba de combustivel junto com o pré filtro, já troquei a mangueira e fiz o teste da seringa no regulador de pressão (como recomendado pelo Almeidão), o filtro de combustivel tem 5 meses de uso, o que poderia ser?
OBS: isso só acontece na gasolina, no GNV ele anda sem falhas...
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Carro pega e depois de 15 segundos morre

por Alcir Andreoni » 25 Set 2014, 15:51

Atuador de marcha lenta!

Vai na fé! :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Set 2014, 17:05

Por ser sincero eu não gosto de opinar em GNV porque eu não sei como funciona o GNV. Exemplo, está parecendo sintoma de sonda lambda, sensor de temperatura da agua e ou sensor de posicionador da borboleta, mas não sei a influencia que tem estes 3 itens sobre o GNV e como no GNV ele funciona correto, fico eu sem ação. Pode ser bicos também, se tiver um travando o carro fica assim e nem sempre está ele travado, ele pode funcionar e hora não.

Outra coisa. E a gasolina como está? não é ela velha demais? será que não tem agua no tanque?
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 25 Set 2014, 18:41

Alcir Andreoni escreveu:Atuador de marcha lenta!

Vai na fé! :88:

Alcir sendo o atuador de lenta não teria influencia no GNV??

Almeidão escreveu:Por ser sincero eu não gosto de opinar em GNV porque eu não sei como funciona o GNV. Exemplo, está parecendo sintoma de sonda lambda, sensor de temperatura da agua e ou sensor de posicionador da borboleta, mas não sei a influencia que tem estes 3 itens sobre o GNV e como no GNV ele funciona correto, fico eu sem ação. Pode ser bicos também, se tiver um travando o carro fica assim e nem sempre está ele travado, ele pode funcionar e hora não.

Outra coisa. E a gasolina como está? não é ela velha demais? será que não tem agua no tanque?

Bom, a Sonda quando o carro está usando o GNV ela fica dando erro de mistura pobre e eu acabo tendo que comprar um emulador de sonda para acabar com esse problema...
Sensor de temperatura de água e sensor de posição da borboleta no GNV é usado normalmente assim como na gasolina
Até onde pesquisei o GNV influencia mais é no MAP e na sonda

A gasolina está nova, assim que eu comprei o carro que estava com o motor fumaçando demais vim da Ilha do governador até a minha casa em Nova Iguaçu (Aprox. 100Km) com ele na gasolina e ele veio na boa, depois da retifica do motor que começou esse tipo de problema, eu retirei o tanque para dar uma limpeza geral tem cerca de 1 mês e coloquei gasolina toda nova porém no fundo do tanque tem limálias de ferrugem novamente...
Agora os bicos eu vou verificar, pois tem 1 bico novo e 3 antigos...
Gente sinceramente eu estou igual á um cego no tiroteio, aqui onde moro as oficinas são cheias e os caras ficam cheios de pressa para passar o scanner, paguei R$80 para o cara passar o scanner e ele falou que estava tudo certo nos sensores que atuam diretamente no funcionamento do motor em marcha lenta na gasolina, acho que o scanner não passou de 5 minutos no carro...
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Set 2014, 14:25

Eu não sou muito chegado no scaner não, muitas vezezs o proprio cara não sabe a leitura certa dele e nos manda comprar algo que não é, então prefiro pensar em algo velho no meu carro e que possa ter problema e mesmo não tendo problema, se eu trocar e o problema não for o tal, não fico me matando por isto porque a peça era velha mesmo e não perco nada em colocar uma nova. Exemplo, se sua sonda já tem mais de 5 anos, é lucro trocar ela mesmo que o problema não seja sanado. Já o MAP é super fácil testar se ele tem problemas, basta desconetar ele que o carro funcionará perfeitamente porem com a luz da injeção acesa e lógico com um consumo ligeiramente maior, não tanto. Se não der problema sem o MAP, então oproblema será ele.

Eu imagino que deve ser realmente duro depender de mecanico mesmo quando ele é bom, nem imagino em um ruim.

Sds
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 27 Set 2014, 07:22

Almeidão escreveu:Por ser sincero eu não gosto de opinar em GNV porque eu não sei como funciona o GNV. Exemplo, está parecendo sintoma de sonda lambda, sensor de temperatura da agua e ou sensor de posicionador da borboleta, mas não sei a influencia que tem estes 3 itens sobre o GNV e como no GNV ele funciona correto, fico eu sem ação. Pode ser bicos também, se tiver um travando o carro fica assim e nem sempre está ele travado, ele pode funcionar e hora não.

Amleidão, analisando melhor o que você postou prestei mais atenção em um sensor que é o de posição da borboleta, e estou desconfiado dele, pois ele é quem dá o comando para a central de injetar mais ou menos combustivel pela posição que a borboleta estiver aberta e é exatamente nesse ponto que o meu carro está falhando, e isso no GNV não existe já que independentemente da posição da borboleta o redutor do GNV continua mandando gaz...
Vou desmontar o TBI hoje para dar uma avaliada e testar o sensor...
Imagem

91 mensagens