O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BBarulho ao mexer no volante - Vectra B

60 mensagens
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Barulho ao mexer no volante

por JoãodoValle » 07 Ago 2014, 19:53

Marlon sera de grande valia para todos, o meu começou semana passada denovo a toc toquear.

MarlonSilva
Member
Member
Nome Completo: Marlon Gilberto de Souza Silva
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por MarlonSilva » 16 Ago 2014, 21:57

Pessoal,

Estou com as fotos para publicar, mas não consegui encontrar no forum um lugar específico de como anexar as fotos.
Quem puder dar ajuda agradeço.

Att,

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 16 Ago 2014, 22:58

Marlon, nesse link vc consegue upar as fotos:

http://imagem.clubedovectra.com.br/

Vc clica em escolher arquivo e seleciona a foto no seu computador aí clica em enviar, vai aparecer um endereço ai vc copia o link e cola aqui

Se nao conseguir, manda no meu email que coloco aqui com seus créditos

jj_mvs@hotmail.com

AdrianoS
GL Member
GL Member
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por AdrianoS » 16 Ago 2014, 23:05

MarlonSilva escreveu:Pessoal,

Estou com as fotos para publicar, mas não consegui encontrar no forum um lugar específico de como anexar as fotos.
Quem puder dar ajuda agradeço.

Att,

Marlon,

é exatamente como o João descreveu, eu também não sabia e estava procurando como fazer, tem o botão "Up Foto" no cabeçalho da página, logo abaixo da foto, que direciona para a página indicada pelo João para upar as imagens. ;) :)

Abraço.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

MarlonSilva
Member
Member

por MarlonSilva » 27 Ago 2014, 11:33

Valeu galera!!! vou postar as fotos aqui assim que puder. Espero que resolva para vocês também!

Williamgenovez
Member
Member
Nome Completo: William Silva
Estado: Rio de Janeiro

por Williamgenovez » 14 Set 2014, 10:51

Meu amigo,
Acho que não seria o caso de abrir a caixa de direção. Pois possuo o carro do mesmo modelo, e também ja troquei tudo menos a coluna de direção. Levei em duas oficinas especializadas em caixa de direção e os mesmos disseram pra ficar tranquilo que esse barulho " toc toc " não seria proveniente da caixa. Mais... com toda certeza esse barulho irrita demais.

AdrianoS
GL Member
GL Member
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Estado: Paraná
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por AdrianoS » 15 Set 2014, 08:50

Williamgenovez escreveu:Meu amigo,
Acho que não seria o caso de abrir a caixa de direção. Pois possuo o carro do mesmo modelo, e também ja troquei tudo menos a coluna de direção. Levei em duas oficinas especializadas em caixa de direção e os mesmos disseram pra ficar tranquilo que esse barulho " toc toc " não seria proveniente da caixa. Mais... com toda certeza esse barulho irrita demais.

Pois é William, pelo que estive pesquisando, esse "toc toc" parece ser um problema crônico em Vectras que a GM não resolveu, não pelo menos no nosso modelo, infelizmente!
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

MarlonSilva
Member
Member

por MarlonSilva » 20 Set 2014, 19:43

Ei Adriano, pelo visto vc não conseguiu resolver o problema com a colagem da junta, na coluna de direção né?
Pelo visto o problema da sua coluna de direção é realmente diferente do meu, que consegui resolver colando.
De qualquer forma, vou tentar colocar as fotos aqui no site. (Da última vez não tinha conseguido).

Att,
Marlon

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: bruno c
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Bruno Cesário » 21 Set 2014, 00:40

to numa dor de cabeça do caramba, mas digo algo que tive no Vectra e no Marea, e era o terminal de direção. Foi só trocar que o barulho acabou.
:52:

Bruno Nojima
Member
Member
Nome Completo: Bruno Nojima
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

por Bruno Nojima » 08 Out 2014, 23:01

Cara lendo o seu post eu acredito que seja a barra de direção, tente levar em algum mecanico para uma segunda opinião. abraço

Fabiano da Silva
Member
Member
Nome Completo: Fabiano da Silva

por Fabiano da Silva » 05 Jun 2015, 22:43

Galera boa noite
sou novo aqui cadastrado mais ja vi varios post e tmb ja fiz varios reparos nos vectras aqui d casa, eu tenho 97 gls e meu pai tbm 97 gls.
Então eu tenho o mesmo problema folga no volante na parte interna do carro e a folga não é virando o volante de um lado para o outro e sim puxando para cima e pra baixo e com o carro frio chega até vibrar.
Gostaria muito de ver as fotos do amigo q colou com super bonder
valeu

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 06 Jul 2015, 17:40

MarlonSilva escreveu:Ei Adriano, pelo visto vc não conseguiu resolver o problema com a colagem da junta, na coluna de direção né?
Pelo visto o problema da sua coluna de direção é realmente diferente do meu, que consegui resolver colando.
De qualquer forma, vou tentar colocar as fotos aqui no site. (Da última vez não tinha conseguido).

Att,
Marlon

Algum dia se lembrar e tiver um tempinho manda essas fotos pra gente, o meu voltou o barulho com tudo e ainda não entendi como que vc fez. :9:

weinner
Member
Member
Nome Completo: weinner darlisson costa

por weinner » 09 Jul 2015, 00:51

Boa noite! O meu vectra 2000 faz o mesmo barulho na direção. Levei ao mecânico ih ele disse que é para min trocar os rolamentos da coluna de direção, porém não troquei ainda. O barulho e irritante. .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 09 Jul 2015, 08:53

Ali tem muita coisa que pode fazer barulho, cada caso é um caso um deles pode ser o rolamento do volante, fica na parte superior, para isto não há folga ao girar.
Outro pode ser a regfulagem da direção embaixo dela. Ali tem uma porca com porca trava, dentro tem um mancal de plastico que pega embaixo do sem fim e pressiona ele contra a cremalheira antes de chegar no mancal tem uma mola bem fortinha e antes desta mola tem a porcona para recular. Este mancal de plástico é vendido separado, no meu carro nunca troquei más já regulei a direção dele por ruído forte.
Outro, as cruzetas que é mais difícil de dar problemas

E por fim o sistema de recolhimento em acidentes. Tem ele uma haste que entra na outra tipo Guarda-Chuva e esta peça tem umas travas de plástico para não deixar fazer barulho e pode com o tempo gastar e pior ainda se alguem tentar soltar o volante sem um saca, tipo dando pancadas neles, ai sim estas travinhas quebram todas. A dica é não travar este cano com cola ou com qualquer outa coisa tipo parafuso, a função dele é entrar dentro do outro para o volante não pressionar o condutor em caso de acidente. Em um Monza Classic meu, por não achar as travinhas para vender eu improvisei umas de polipropileno, não lembro como mas deu certo. Tive que desmontar tudo e, fazer uns furos com rosca e ali entrar parafusando também os parafusos de polipropileno ou Tecnil para quem achar difécil pronunciar.

PRIMEIRO DE TUDO, REGULAR EMBAIXO NA CAIXA, para saber se tem folga ali, gire a direção toda para direita, coloque a mão na barra de direção com o carro desligado voce mesmo ou com a ajuda de outro balance o volante, se houver folga, sentirão na mão segurando a barra os dentes da cremalheira se tocando.

A regulagem é outra história, passarei se alguem precisar fazer, já escrevi demais kakkakakkak
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 09 Jul 2015, 13:23

Mestre, no penultimo paragrafo vc diz pra sentir na barra de direção, vc diz aquela embaixo do volante (junta universal) ou nas barras axiais la na roda?

Acho que vou precisar da sua orientação em mais esse caso viu.

Prepare do dedos para digitar hahahahahahaha

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 09 Jul 2015, 15:54

JoãodoValle escreveu:Mestre, no penultimo paragrafo vc diz pra sentir na barra de direção, vc diz aquela embaixo do volante (junta universal) ou nas barras axiais la na roda?

No Problem, I like to type up some time. Sim a barra de direção é a axial. Voce sozinho consegue examinar isto com uma mão ali e outra balançando o volante,se tiver folga ali e é possivel que tenha, voce OUVIRÁ hahhahah, com a mão. E eu tenho a vacina para isto. Lhe espero

Detalhe, carro desligado e sem fazer força, aliás a maioria dos problemas em direção hidráulia é aquela preguiça em ligar o carro para dar uma viradinha. Neste caso é desligado mesmo
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 09 Jul 2015, 18:57

Almeidão escreveu:
JoãodoValle escreveu:Mestre, no penultimo paragrafo vc diz pra sentir na barra de direção, vc diz aquela embaixo do volante (junta universal) ou nas barras axiais la na roda?

No Problem, I like to type up some time. Sim a barra de direção é a axial. Voce sozinho consegue examinar isto com uma mão ali e outra balançando o volante,se tiver folga ali e é possivel que tenha, voce OUVIRÁ hahhahah, com a mão. E eu tenho a vacina para isto. Lhe espero

Detalhe, carro desligado e sem fazer força, aliás a maioria dos problemas em direção hidráulia é aquela preguiça em ligar o carro para dar uma viradinha. Neste caso é desligado mesmo

Meu chapa, fiquei impressionado com o teste que fiz, ta batendo demaaaaaaaaaaisss, fiz daquele jeito, estercei tudo pra direita, desliguei o carro, puz a mão a axial esquerda e mandei a muie ficar balançando a direção de um lado pra outro, muito devagar e pouco curso nao se sente muito, mas quando emprega um pouco mais de força meu amigo, sinto muito atrito na mão, como se tivesse tudo solto por ali, e agora? Regulo a caixa então?

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 09 Jul 2015, 21:17

JoãodoValle escreveu:
Almeidão escreveu:

Meu chapa, fiquei impressionado com o teste que fiz, ta batendo demaaaaaaaaaaisss, fiz daquele jeito, estercei tudo pra direita, desliguei o carro, puz a mão a axial esquerda e mandei a muie ficar balançando a direção de um lado pra outro, muito devagar e pouco curso nao se sente muito, mas quando emprega um pouco mais de força meu amigo, sinto muito atrito na mão, como se tivesse tudo solto por ali, e agora? Regulo a caixa então?

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Sim, regular primeiro a caixa e depois sim ver se vai precisar fazer mais coisa.

A regulagem é muito simples, embaixo do carro localize a porca trava e dentro da porca trava tem outra porca. Primeiro de tudo, passe um metal na porca interna em linha reta MARCANDO A POSIÇÃO DELA, isto porque ao soltar a trava ela pode sair do lugar e você precisa partir deste ponto para um perfeita regulagem.

Com uma alavanca, eu usei uma chave de fendas bem grossa com 50 cm de comprimento, dei uma batidinhas na trava afrouxando ela, mesmo sendo difícil achar espaço para bater, mas se consegue. Agora vai na porca interna e se ela saiu do lugar, coloque ela no ponto de partida e em sentido horário aperte 1/4. Faça o teste colocando a mão na axial se parou de bater, caso ainda não, aperte a metade de 1/4 e vai testando, acho que 1/4 já dará aperto. Agora apertar a porca trava batendo nela lado contrário e sai como carro, vire o volante e veja se ele volta para o centro, se não voltar afrouxe um pouquinho até que ao sair com ele e girar a direção volte para o local. NÃO DEIXE APERTADO ESPERANDO QUE ELE SE AJUSTE SOZINHO, LEVARÁ ANOS PARA ISTO.

No link abaixo tem a porca e a porca trava bem destacado, por isto escolhi esta caixa para você entender e saber onde é.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -06dhb-_JM

Sds
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 09 Jul 2015, 21:43

Só recapitulando, veja a imagem que fez essa mega edição (kkkkk), veja se está correto, a porca trava é a grifada em vermelho ela eu afrouxo com uma pancadinha sentido ante horario para poder regular a porca interna? A porca interna a rosca é comum tbm, tipo aperto pelo sentido horario ou é rosca inversa?

Caso a porca interna solte, pode vazar fluido de direção?

Preciso remover totalmente a porca trava ou apenas afrouxar já dá?

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Jul 2015, 09:45

JoãodoValle escreveu:Só recapitulando, veja a imagem que fez essa mega edição (kkkkk), veja se está correto, a porca trava é a grifada em vermelho ela eu afrouxo com uma pancadinha sentido ante horario para poder regular a porca interna? A porca interna a rosca é comum tbm, tipo aperto pelo sentido horario ou é rosca inversa?

Caso a porca interna solte, pode vazar fluido de direção?

Preciso remover totalmente a porca trava ou apenas afrouxar já dá?

Imagem

Exatamente isto, porem a porca interna não vai soltar, mas precisa marcar para ter o ponto de partida do ajuste. Dentro da porca que é um bujão só tem uma mola bem dura que comprime o mancal que é de Tecnil e este comprime a cremalheira para o sem fim, já vi também de aluminio. Não vaza fluido, é uma parte da caixa que usa graxa, caso consiga tirar o pisão seria o ideal colocar graxa, mas na posição da caixa eu preferi não remover este pistão apesar que soltei a porca interna toda e não é difícil recolocar pressionando ela por ter a mola que não pode ser perdida.

Eu cheguei a inventar uma chave para soltar esta trava, tipo algo em L e na ponta tipo um V pegando duas fendas da trava, depois desisti e fui na porrada mesmo, já a porca interna é fácil com uma chave canhão e não é dura para apertar.
Imagem

60 mensagens