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Vectra CProblema com temperatura - Vectra C

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Thiago Menezes
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Re: Motor aparentemente superaquecido - Vectra C (10/11)

por Thiago Menezes » 06 Jun 2014, 21:59

tijolin escreveu:
thiago.onacto escreveu:Sobre a temperatura variar: Variar quanto? Tem que ver a temperatura com ele na temperatura normal de trabalho.

Então Thiago, não sei direito quais os valores que o mostrador marca, essa informação não consegui encontrar. Mas se considerar as marcações 60, 75, 90, 105 e 120°C que é o que parece ser para muitos carros. A tal variação que mencionei ficaria entre 75 e 85°C, dependendo do trecho de estrada que pego. Diariamente faço um percurso de aproximadamente 8km. Metade disso a 90km/h com o ventão batendo no radiador, é quando marca menos, talvez uns 80°C. No restante do trajeto, com lombadas (muuuuitas lombadas, tinha que processar a prefeitura) e uns semáforos, a temperatura sobe, mas nunca marca os 90°C, assim como era antes do problema. Quando surgiu o problema na VT, o mostrador beirava os 120°C e chegou a grudar o ponteiro no marcador vermelho (quando o computador de bordo deu a mensagem de superaquecimento).
Se a escala do mostrador for como mencionei, acho que tá certo, não?


O que você tem que entender é que na estrada a temperatura cai mesmo, e se estiver bem frio e recebendo muito ar no radiador aí que a temperatura abaixa mesmo ainda mais se você estiver com baixa rotação.

Já na cidade que você vai ter uma exatidão do seu carro, no meu por exemplo já chegou nos 90º (meio) mas pegando muito trânsito e ficando muito tempo parado, daí quando ele chega a atingir os 90º ar a ventoinha e cai novamente até ali entre 82º graus ficando entre o segundo quadrado e o meio. Mas lembrando que só quando pego muito trânsito, geralmente fica nos 82º, 85º mesmo pegando um kadim de trânsito e exigindo um pouco mais do carro. :88:
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Re: Motor aparentemente superaquecido - Vectra C (10/11)

por RicardoGLS » 11 Set 2014, 00:28

Alez escreveu:Tente resolver rápido.

O meu quando apresentou o mesmo sintoma eu protelei a ida a oficina e fiquei sem cabeçote. Queimou a junta.

E antes de queimar o carro aqueceu 3x...

Eu fui nessa de ir na do pessoal que fala que o motor do vectra é uma fornalha mesmo de tão quente e que isto é normal... e me ferrei grandão.

:52:



Será que não queimou a junta do cabeçote? Seria bom já verificar a cor do óleo se não ficou da cor de café com Leite viu?
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Problema com temperatura - Vectra C

por weltinhow » 25 Set 2014, 20:17

Boa noite,

Procurei pelo forum e nao achei algum topico parecido pra Vectra C, então resolvi abrir esse, caso existe me desculpem os transtornos.

Enfim, vamos ao que interessara.

É com muito pesar que informo que meu carro super aqueceu. Amanha faz uma semana que fiz a conversão do meu Vectra pra GNV Injetado, até então tudo corria bem e só alegria com a economia proporcionada pelo sistema. O fato é que desde então comecei a perceber que meu carro estava ligando a ventoinha com mais frequência que o normal, e mesmo em percussos de curta duração, estava chegando muito rapido a 90 graus e ligando a ventoinha assim que atingia essa marca, Entrei em contato com a convertedora e a mesma me afirmou isso ser normal, pois segundo eles o GNV aquece um pouco mais o motor que os combustíveis líquidos, Segui minha rotina e estava tentando me acostumar com isso, mas por desencargo fui verificar meu sistema de arrefeceimento pra ver se estava tudo ok, nivel devidamente no local e sistema aparentemente sem ar. Eis que hoje fui fazer uma viagem com uma distancia um pouco maior, fui a Salvador, no percurso de ida, novamente percebi que a ventoinha vivia ligando, verificando o ponteiro observava que ele dava uma leve inclinada pra direita e a ventoinha se armava e logo voltava pra posição central do marcador. Passei o dia na cidade a trabalho e até então tudo dentro do descrito acima, porém no percurso de volta percebi que o carro começou a aumentar bruscamente a temperatura, chegando ao vermelho e assim que percebi tratei de parar o veiculo imediatamente e desligar o motor. Mesmo assim já foi tarde, o mesmo super aqueceu e começou a jorrar fluido pela tampa do reservatório. Esperei o motor esfriar, abri a tampa e deixei toda a pressão e temperatura elevada se esvair, como não tinha o que fazer e estava no meio da estrada, avistei uma casa proxima e pedi um pouco d'agua e coloquei novamente o motor em funcionamento e fui adicionando agua aos poucos, como tinha vazado muita agua pegou mais de dois litros de agua. A temperatura se normalizou e segui viagem, monitorando a temperatura pra ver no que ia dar. Consegui chegar a minha cidade com a temperatura basicamente em 90 graus, dando aquela oscilada e ai a ventoinha armava e voltava pro meio. Porém peguei um engarrafamento aqui na cidade e a temperatura subiu novamente bruscamente e novamente o carro super aqueceu. Liguei pra o seguro e guinchei meu carro até em casa.

Agora me pergunto, levo antes de mais nada o carro na convertedora pra ver se foi algum problema ocasionado lá na configuração deles, ou pode ser mera coincidência e o carro pode ter dado problema em alguma peça e é melhor levar numa oficina pra dar uma checada no sistema.

Alguem pode me dar uma ideia do que pode ser por esse meu breve, longo e chato relato? heauaheuaeh

Me ajudem ai hehehe

:62: :62: :62: :62:
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Re: Super Aquecimento do motor

por weltinhow » 25 Set 2014, 21:46

poxããããã, ninguem ajuda euu :(, hoje tem jogo do verdão e eu doido pra ir na rua comer agua e to sem carro pra sair :(

que tristeza ver meu bixinho com esse super aquecimento, amanha vou levar cedo no fi duma egua da convertedora. Acho que lá é oficina tbm, tomara que resolva meu problema
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Re: Super Aquecimento do motor

por Edu Gomes » 25 Set 2014, 21:57

boa noite amigo leva la com certeza ! pelo que eu entendi o problema foi essa conversao ! mas.... pode ser um pouco polemico mais porque o gnv ? se fosse bom, se a economia fosse essa maravilha toda ,saia de fabrica como opcional e nao existia tantos relatos de problemas ! enfim....leva la e inferniza eles para solucionar o seu problema ! essa sim e uma bela economia ! boa sorte...abraco !!!

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Re: Super Aquecimento do motor

por Thiago Menezes » 25 Set 2014, 22:01

Boa noite Weltinhow,

Seu carro não superaqueceu por causa do GNV isso te dou total certeza claro com uma ressalva, se o kit não foi mal instalado e ocasionou algum problema na elevação da temperatura coisa que acho muito pouco provável.

Antes da instalação seu carro marcava temperatura certinha? Sensores de temperatura estavam ok? Não existia vazamento no sistema de arrefecimento? Não rompeu alguma mangueira do radiador? Seu radiador está ok? A valvula termostática que está no carro é a de grau correto?

Tem várias coisas a se levantar, mesmo que o GNV faça o motor trabalhar mais quente não chega a ser nada muito considerável ao ponto de ferver um carro isso você pode ter certeza absoluta, algo de estranho tem nessa situação.
Editado pela última vez por Thiago Menezes em 25 Set 2014, 22:18, em um total de 2 vezes.
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Re: Super Aquecimento do motor

por Thiago Menezes » 25 Set 2014, 22:09

Edu Gomes escreveu:boa noite amigo leva la com certeza ! pelo que eu entendi o problema foi essa conversao ! mas.... pode ser um pouco polemico mais porque o gnv ? se fosse bom, se a economia fosse essa maravilha toda ,saia de fabrica como opcional e nao existia tantos relatos de problemas ! enfim....leva la e inferniza eles para solucionar o seu problema ! essa sim e uma bela economia ! boa sorte...abraco !!!


Edu boa noite tudo bem?

Vamos falar um pouco sobre GNV :88:

O kit GNV é um kit seguro e confiável, agora depende de onde e como é instalado no carro para que ele funcione perfeitamente e traga os benefícios que ele promete trazer.

Tem carro que sai de fabrica sim com kit GNV instalado pela montadora, porém infelizmente perdesse a garantia pois ocorrerá uma alteração de característica no carro, pois aqui é Brasil.

Lá fora principalmente na Itália muitos carros saem de fabrica com GNV, o problema da condenação que as pessoas fazem ao sistema é exatamente pelo fato das mesmas colocarem kit's em qualquer lugar sem procedência ou não fazem a manutenção do carro junto com o kit. Dessa forma, acham que é só instalar o kit e sai por ai rodando que está tudo beleza (não estou falando que foi o caso do amigo acima).

Eu sempre, repito sempre tive GNV nos meus carros e nunca repito nunca tive problema algum de superaquecimento, queima de junta e outras lendas urbanas que as pessoas criam no sistema por não usar o mesmo adequadamente.

A propósito no meu carro está instalado o de 5º geração injetável a mais de 9 meses e meu carro marca temperatura exatamente como na gasolina, estágios das ventoinhas são ativados nos momentos certos, minha temperatura mesmo com o ar ligado e transito pesado nunca passou da metade do marcador.

Trago um texto para você caso queira buscar mais informação sobre o GNV, segue abaixo:

viewtopic.php?f=17&t=5638&hilit=kit+5%C2%BA+gera%C3%A7%C3%A3o

Abraços e boa leitura :88:
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Re: Super Aquecimento do motor

por weltinhow » 25 Set 2014, 23:01

Thiago Menezes escreveu:Boa noite Weltinhow,

Seu carro não superaqueceu por causa do GNV isso te dou total certeza claro com uma ressalva, se o kit não foi mal instalado e ocasionou algum problema na elevação da temperatura coisa que acho muito pouco provável.

Antes da instalação seu carro marcava temperatura certinha? Sensores de temperatura estavam ok? Não existia vazamento no sistema de arrefecimento? Não rompeu alguma mangueira do radiador? Seu radiador está ok? A valvula termostática que está no carro é a de grau correto?

Tem várias coisas a se levantar, mesmo que o GNV faça o motor trabalhar mais quente não chega a ser nada muito considerável ao ponto de ferver um carro isso você pode ter certeza absoluta, algo de estranho tem nessa situação.


Justamente Thiago, estava tudo ok, não tinha nenhum problema, o carro marcava temperatura certa. Havia somente 5 mil km que tinha trocado a bomba d'agua e feito uma limpeza no sistema de arrefecimento. Não acredito que o problema seja o KIT em si, acredito no GNV, pesquisei bastante antes de fazer essa conversão e to sentindo na pratica a economia, porém também acredito que durante a instalação eles possam ter desligado algum sensor ou danificado, ou sei lá seja mera coincidência e tenha realmente dado algum problema em alguma peça e com a troca resolva o problema.
De qualquer maneira amanha vou levar lá, vou mandar ele por pressão no sistema e verificar se há algum vazamento, e se todos os sensores estão corretos. Uma coisa é fato, se foi algo que deu defeito, foi justamente na sexta feira, mesmo sendo culpa ou não da instalação. Pois desde o sábado pela manhã, já comecei a observar ele disparando a ventoinha mais frequentemente, pra ser mais exato, desde que havia comprado meu carro, só vi ele disparar em duas situações: quando minha bomba d'água estava vazando, ai o liquido baixava e eu tinha que completar, e no dia que troquei a bomba d'água, pois o mecânico deixou o carro ligado parado e acelerando até a ventoinha disparar. Enfim amanha vou levar lá. VIm aqui perguntar pois já gosto de chegar mais sabido nos mecanicos, pra não pensarem que sou bestão e me meterem a faca, caso o problema seja por conta de desgaste mesmo heheheh
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Re: Super Aquecimento do motor

por weltinhow » 25 Set 2014, 23:12

Edu Gomes escreveu:boa noite amigo leva la com certeza ! pelo que eu entendi o problema foi essa conversao ! mas.... pode ser um pouco polemico mais porque o gnv ? se fosse bom, se a economia fosse essa maravilha toda ,saia de fabrica como opcional e nao existia tantos relatos de problemas ! enfim....leva la e inferniza eles para solucionar o seu problema ! essa sim e uma bela economia ! boa sorte...abraco !!!


Entendo seu posicionamento, mesmo tendo ocorrido esse problema eu acredito que seja um fato isolado. Ainda sim acredito no GNV. No meu caso, ou eu fazia isso ou teria que me desfazer do carro, coisa que eu não quero. No decorrer do tempo, vamos ver como se sai em sua manutenção, fiz alguns calculos de custos de manutenção que dizem que tem que adiantar o prazo de troca e mesmo assim ainda compensa. Só pra voce ter uma ideia, meu carro fazia na cidade cerca de 5km com etanol na cidade e 9 na pista, na gasolina cerca de 5.8 a 6.2 por ai, já na pista medias de 11. No caso do GNV, eu já senti uma diferença brusca em 8 dias, pois gasto cerca de 25 reais pra encher o cilindro e rodo em media 140km dentro da cidade. Com 25 reais seja de etanol ou de gasolina eu num rodava nem 50km negão.

Vou tentar resolver esse problema, espero que tudo dê certo e eu tenha uma otima relação com o GNV, se nao meu vectra vai ter que partir heheheh

PS.: dependo do carro pra trabalho e rodo muito (mais de 500km por semana), por isso que tenho reclamado tanto do consumo
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Re: Super Aquecimento do motor

por Thiago Menezes » 26 Set 2014, 00:16

weltinhow escreveu:
Thiago Menezes escreveu:Boa noite Weltinhow,

Seu carro não superaqueceu por causa do GNV isso te dou total certeza claro com uma ressalva, se o kit não foi mal instalado e ocasionou algum problema na elevação da temperatura coisa que acho muito pouco provável.

Antes da instalação seu carro marcava temperatura certinha? Sensores de temperatura estavam ok? Não existia vazamento no sistema de arrefecimento? Não rompeu alguma mangueira do radiador? Seu radiador está ok? A valvula termostática que está no carro é a de grau correto?

Tem várias coisas a se levantar, mesmo que o GNV faça o motor trabalhar mais quente não chega a ser nada muito considerável ao ponto de ferver um carro isso você pode ter certeza absoluta, algo de estranho tem nessa situação.


Justamente Thiago, estava tudo ok, não tinha nenhum problema, o carro marcava temperatura certa. Havia somente 5 mil km que tinha trocado a bomba d'agua e feito uma limpeza no sistema de arrefecimento. Não acredito que o problema seja o KIT em si, acredito no GNV, pesquisei bastante antes de fazer essa conversão e to sentindo na pratica a economia, porém também acredito que durante a instalação eles possam ter desligado algum sensor ou danificado, ou sei lá seja mera coincidência e tenha realmente dado algum problema em alguma peça e com a troca resolva o problema.
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Qual o grau da válvula termostatica que está no seu carro?

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Re: Super Aquecimento do motor

por dlpm » 26 Set 2014, 00:29

Poxa velho que sacanagem, se precisar de algo, é só chamar....
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Re: Super Aquecimento do motor

por weltinhow » 26 Set 2014, 09:24

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Seu carro não superaqueceu por causa do GNV isso te dou total certeza claro com uma ressalva, se o kit não foi mal instalado e ocasionou algum problema na elevação da temperatura coisa que acho muito pouco provável.

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Qual o grau da válvula termostatica que está no seu carro?

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Poxa Thiago, fica ali no meio do marcador, ali eh 90 graus né isso? Só que se pegar um tráfego pesado ele super aquece e vai pra o vermelho

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Re: Super Aquecimento do motor

por weltinhow » 26 Set 2014, 09:25

dlpm escreveu:Poxa velho que sacanagem, se precisar de algo, é só chamar....

Beleza meu patrão, pode ficar tranquilo, qualquer coisa eu já sei onde bater heheh, estou indo no mecânico agora levar o carro

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Re: Super Aquecimento do motor

por Edu Gomes » 26 Set 2014, 09:58

Thiago e Weltinhow blza ??!
Então eu sabia que isso é assunto polemico !kkk
Eu ja tive algumas experincias com GNV, aqui no meu trabalho a frota utilizava GNV, porém eu acredito sim que um kit bem instalado não gera problemas e no caso do amigo Weltinhow a necessitada era de economia, porém vendo por um outro lado eu sou um pouco contra por todos os fatores que ja sabemos de perda de potencia enfim, claro que temos que considerar que existe um certo desgaste a mais nos componentes do motor, o que temos que analisar é o motivo da instalação, trabalho rodo muito e tal, não é o meu carro de final de semana que eu uso para "desfilar" e tal ai eu acredito que compensa, até pelo fato que pelo que eu verifiquei no outro tópico, assim como a injeção eletrônica teve suas melhorias o Kit GNV também, agora se rodo pouco(menos de 500 km por semana) e mesmo assim quero colocar não sei se vale pena, tem outra questão para mim também que sou de são paulo e conforme comentado no outro tópico existe um grande preconceito sobre este tipo de combustível por aqui, inclusive estou atras de outro GM "velhinho" para a minha garagem, um omega mais ou menos 97, porém é impressionante os bixão é 4.1 uma maravilha na estrada e até agora ja fui ver uns 20 desses e 99% são GNV...poxa.. imediatamente eu vejo aquele kit instalado penso, por que o cidadão não pegou um carro com uma potencia menor para economizar combustível !!!!kkkk sei que é um preconceito bobo mas para mim não da nâo, alem do que vai saber como o antigo dono tratava esse kit né !

Mais no caso do Weltinhow eu acredito que seja algum problema na instalação, pois no dia que instalou ele ja percebeu diferenças no comportamento do carro... vamos aguardar a resposta dele, espero que seja algo simples de resolver e que ele tenha muitas alegrias e muitas economias com o seu vecão e seu kit GNV !

Abraços amigos...

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Re: Super Aquecimento do motor

por weltinhow » 26 Set 2014, 10:18

Estou aqui na oficina agora, o cara tá pondo pressão no sistema, não achou nenhum vazamento, ele vai dar uma olhada na termostatica pra ver, pois ao que tudo indica pode ter sido ou tampa folgada ou ela não tá segurando a pressão. Vai trocar ela é fazer os testes tbm

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Re: Super Aquecimento do motor

por Thiago Menezes » 26 Set 2014, 10:35

weltinhow escreveu:
Poxa Thiago, fica ali no meio do marcador, ali eh 90 graus né isso? Só que se pegar um tráfego pesado ele super aquece e vai pra o vermelho

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Acho que você não entendeu minha pergunta :47:

Eu perguntei qual o grau da sua válvula termostática? A peça que liga o bloco do motor no radiador através da mangueira de borracha, a mangueira acopla na válvula e a mesma no bloco.
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Re: Super Aquecimento do motor

por weltinhow » 26 Set 2014, 10:40

Não me chama de burro não Hahaha, mas eu num sei que peça de essa não, e como vejo esse grau aí Hehehe. Desculpas de um leigo

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Re: Super Aquecimento do motor

por Alcir Andreoni » 26 Set 2014, 11:14

weltinhow escreveu:Não me chama de burro não Hahaha, mas eu num sei que peça de essa não, e como vejo esse grau aí Hehehe. Desculpas de um leigo

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Weltinhow! :13:

Você tem que ir no motor, retirar a válvula termostática para saber qual é a temperatura de trabalho.

Sem fazer isso, você não tem como saber! :88:
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Re: Super Aquecimento do motor

por Thiago Menezes » 26 Set 2014, 11:56

weltinhow escreveu:Não me chama de burro não Hahaha, mas eu num sei que peça de essa não, e como vejo esse grau aí Hehehe. Desculpas de um leigo

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Olha eu no seu lugar com esse ''acontecimento'' levaria o carro no mecânico e pediria para ele retirar o refil da válvula para ver o grau da temperatura, se o grau estiver errado pode provocar super aquecimento.
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Re: Super Aquecimento do motor

por Pedro Josino » 26 Set 2014, 12:06

No Vectra para retirar a termostática precisa remover as correias?

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