O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1050 mensagens
ton_rodrigues
Member
Member
Nome Completo: Weverton Rodrigues
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problema com Temperatura do Motor .

por ton_rodrigues » 30 Set 2014, 19:07

Almeidão escreveu:Se ele é do Omega eu não sei, mas que ele é do Vectra com certeza que sim. Dá sim para colocar o 760 e eliminar o outro que sincerametne nem sei se ele existe realmente no seu carro ou se já é uma adaptação. Se existe, não importa basta arrumar um ótimo eletricista que ele vai fazer certo para ti, basta voce pedir para ele colocar o primeiro estágio no relê.

Veja como é fácil, basta passar isto para ele.

1 - descobrir qual dos 3 fios é o negativo direto no cebolão, e colocar de acordo na tomada. (Sinceramente não lembro agora)
2 - Descobrir qual dele é o primeiro estágio, para isto basta encostar um dos fios na lata do carro, e ele armará o relê da primeira velocidade que é o primeiro relê da direita olhando para a bateria. Pra isto ele não precisa está com o carro ligado e assim já vai ligar ela.
3 - O outro fio ao encostar na lata armará o terceiro relê vindo da direita para esquerda e armará a segunda velocidade, para isto o carro tem que está ligado.

Caso for tirar o relê fora para testar no contato, o relê do meio que é o segundo da direita para esquerda tem que está no local, senão o primeiro estágio não arma.

Feito isto, observe se as duas ventoinhas giram nos testes, tanto na baixa quanto na alta devem estar juntas.

Agora faça a ligação na tomada e liga o carro e espera ele chegar até +/- 89º, se a ventoinha da baixa armar, é porque a ligação está correta, caso não armar desligue o carro e inverta os dois fios e sabendo que o negativo tem o lugar certo também. Se achar o primeiro, com certeza o outro será o segundo

Não é difícil isto, mas não esqueça, desligue o carro para refazer caso não armar na primeira, não isista com ele ligado e futucando porque a temperatura trabalha sempre no limite, não lhe dá chance de esperar um pouquinho, ela vai do céu ao inferno em segundos se não armar a ventoinha.

Se você passar isto para o Eletricista e ele disser que é diferente, voce tem duas opções, pedir para fazer assim ou abandonar ele e buscar outro.

Sorte
Boa noite , grato pelas informacoes vou fazer isso no fds amanha chega meu 76o e as mangueiras do radiador ai vou montar td certinho faz poucos meses q to com ele ai ja trokei a junta do cabecote bomba nova n quero mais dor de cabeca nessa parte rs vlw pela ajuda pessoal abracc

Enviado do meu GT-S5360B

ton_rodrigues
Member
Member

por ton_rodrigues » 30 Set 2014, 19:30

Andei dando uma olhada aki realmente vou eliminar o de cima puxarao um fio creio eu do 2 estagio pq o primeiro ta funcionando ... E ligarao no de cima fds vo ve certinho quando desmotar a frente p trocar o radiador...

Enviado do meu GT-S5360B

vicarpir
GL Member
GL Member
Nome Completo: Vitor Pires
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por vicarpir » 01 Out 2014, 09:30

Adriano cruz escreveu:
vicarpir escreveu:Em todos as condições de uso do carro deverá manter nos 90º graus, com uma pequena variação entre a armação do eletro-ventilador para fazer o esfriamento, por isso existe a VT, controlando a entrada e saida de agua, para se manter a temperatura em 90º graus, que é a temperatura ideal do funcionamento do motor. Quando pegar estrada e perceber que a temperatura ta caindo, pode suspeitar da VT, pois deve estar travada aberta, fazendo com que não pare de circular a agua no motor e resfriando mais do que deveria. Se tiver em engarrafamento e a temp começar a subir, deve estar travada fechada. Já passei por isso no meu A3, e pra me quebrar mais ainda, com ela travada aberta, forçou minha bomba d'agua fazendo abrir o bico e superaquecendo o motor, resultado, junta do cabeçote queimada. rs Fica a dica, se nunca trocou a VT, troque.

90 graus é a temperatura ideal de funcionamento em todas as condições de qual motor ? AUDI, VW, FIAT, FORD, GM, MERCEDES ? Essa temperatura não é padrão para todas as marcas. No Vectra B é diferente dos carros da Audi e VW, porque o ponteiro não fica direto em 90 ele fica variando. Normalmente em rodovia o meu fica com o ponteiro abaixo de 80. Beleza ? :88:

PS.: Qual é o seu Vectra ? Não está no perfil. :47:

Ainda não tenho o vectra, estou vendendo o A3 essa semana e devo estar pegando o vectra semana que vem.

Minha experiência com VT foi com o A3, quando comprei estava com ela travada aberta, o carro nunca chegava a 90º graus. Se pegasse estreada então.. ficava no 70º pra baixo. Foi trocar ela que voltou ao normal, travadinho sempre nos 90º graus, a oscilação deve ser mínima e imperceptível via painel.

Não sou mecânico, mas sou entusiasta, mas já tive carros da citroen, fiat, vw, audi, gm, todos a gasolina, o ponteiro após chegar em 90º graus, nunca oscilou. Seja na cidade, ou na rodovia. A unica vez saiu dos 90º graus, foi quando a bomba d'agua deu pau, fazendo com que o carro esquentasse.

Sobre o funcionamento do Vectra eu realmente sou leigo, falei pela experiência dos carros que ja tive, inclusive da GM.

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 01 Out 2014, 10:22

vicarpir escreveu:Sobre o funcionamento do Vectra eu realmente sou leigo, falei pela experiência dos carros que ja tive, inclusive da GM.

No Monza do meu falecido pai, um SL/E 2.0 alcool sem AC, o ponteiro (isso andando na cidade. Em rodovia não me lembro como fica) chega próximo ao meio da escala - que creio que sejam os 90°, liga a ventoinha e desce para mais ou menos 1/4 da escala; desliga a ventoinha e volta o ciclo - assim como tenho visto no Vectra. O ponteiro não fica estático.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

vicarpir
GL Member
GL Member

por vicarpir » 01 Out 2014, 10:45

Ju_Bueno escreveu:
vicarpir escreveu:Sobre o funcionamento do Vectra eu realmente sou leigo, falei pela experiência dos carros que ja tive, inclusive da GM.

No Monza do meu falecido pai, um SL/E 2.0 alcool sem AC, o ponteiro (isso andando na cidade. Em rodovia não me lembro como fica) chega próximo ao meio da escala - que creio que sejam os 90°, liga a ventoinha e desce para mais ou menos 1/4 da escala; desliga a ventoinha e volta o ciclo - assim como tenho visto no Vectra. O ponteiro não fica estático.

Então tem uma engenharia diferente realmente. Irei dar uma volta em um esse sábado, levar no meu mecânico pra avaliar a possível compra, irei observar isso.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por JoãodoValle » 01 Out 2014, 12:20

Por incrível que pareça a Fiorino 94 aqui aqui da firma faz assim tbm, arma no meio e desce para 1/4 e desliga.

Já o Astra 2008 do meu sócio 8v se comporta assim como a Fiorino.

Já andei em Fiat e Volks desses mais novos e todos realmente ficam em 90º o tempo todo, Voyage 2014, Doblo 2013.

Assim pode concluir que o Vectra tem esse comportamento por engenharia própria, deve ter seus motivos.

ton_rodrigues
Member
Member

por ton_rodrigues » 01 Out 2014, 19:51

Almeidão escreveu:Olhando a sua foto, se ve claramente que seu carro já sofreu adaptações e para refazer o certo as vezes dá dor de cabeça sem entender o assunto e normalmente estas adaptações são feitas sem que entenda do asunto mesmo, porque um que entende usaria o correto e jamais usaria este cebolão que é o mais simples e perigoso também. É um tipo que estraga fácil por não ser de tão alta temperatura.

Este em baixoo tem um contato interno que é diretamente ligado a um negativo e dois outros contatos que vão um para o relê de baixa e outro para o relê de alta e cada um tem seu lugar, não pode inverter porque não funcionará correto. O bom é que podem ligar errado para testar e caso estiver errado não acontecerá nada a estragar, simplesmente dará errado e o primeiro estágio não entrará na hora certa. Com certeza entrará o segundo primeiro, e ai é só inverter o fio. Se não esotu errado os fios são marrão, marrãpo com lista branca e cinza, neste momento não sei qual é o negativo, mas assim que der olharei.

Este outro de cima, existe um tampão para tampar o radiador e se não tiver o tampão pode usar um cebolão para tampar. Caso o seu carro use realmente 2 cebolões de fabrica e um é para desligar o compressor assim que o segundo estágio entrar, fica fácil eliminar isto e fazer igual os carros mais novos onde usam somente um duplo. Só que neste caso que seja o duplo correto que é o que nós sempre infomrmamos aqui. E mesmo assim se o seu for assim, não é este o cebolão ideal para ele, é outro totalmene diferente.

Muito cuidado sempre ao colocar um cebolão, a junta deve ser nova, nuca se consegue reaproveitar esta peça e deve se colocar graxa nela e não apertar muito, caso contrário ela estoura.

Se o proprietário for chato como eu e sabe que esta junta é péssima, ele pode comprar um anel de borracha dos finos que entra do lado da rosaca do cebolão com pouca folga, levar o cebolão em um torneiro e pedir para fazer uma trilha nele para usar o anel de borracha como vedador ao invés da junta. FICA 1555 X MELHOR QUE O ANEL DE PAPEL QUE VEM NELE.

Boa noite chegou meu 76o mais olha ele arma a 1em 95°?:xImagem
Eh isso mesmo? Nao ne? Meu pai tem um milenium o1 com com ele parado aciona em 9o° o meu liguei deixei parado do lado do dele e acionou em 8o°

Enviado do meu GT-S5360B

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por JoãodoValle » 01 Out 2014, 21:29

Não, a temperatura do cebolao é diferente da do painel, considerando que o sensor do painel está na termostatica e o cebolao no radiador ha uma diferença, mas vai por mim que está certinho.

Se ele não armar nos 89 ou 90 provavelmente tem algum problema.

Enviado do meu Nokia 5120i TDMA

ton_rodrigues
Member
Member

por ton_rodrigues » 02 Out 2014, 05:41

JoãodoValle escreveu:Não, a temperatura do cebolao é diferente da do painel, considerando que o sensor do painel está na termostatica e o cebolao no radiador ha uma diferença, mas vai por mim que está certinho.

Se ele não armar nos 89 ou 90 provavelmente tem algum problema.

Enviado do meu Nokia 5120i TDMA
posso por esse da foto entao...

Enviado do meu GT-S5360B

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 02 Out 2014, 14:51

Pode colocar ele sem medo, o painel marca diferente do que está no motor para não espantar os motorista, e é por isto que eu sempre digo que 95º já é altissimo e com o sistema limpo e este cebolão funcionando perefeito, a temperatura nunca chegará aos 95 no painel. Se voce colocar um que tenha o grau mais baixo, correrá o risco de armar a ventoinha e não desligar mais até esfriar por inteiro e pior que isto se colocar um com grau mais alto, seu motor estará sendo minado aos poucos pela alta temperatura e DESNECESSÁRIA, porque podemos considerar com total precisão que olhando o seu painel ele estando com 78º já está em regime perfeito de funcionamento e estando ele variando entre 83 a 90 também e com toda certeza se ele estiver com 95º ele não estará economizando como muitos pensam e afirmam que o motor tem que trabalhar quente. Até concordo com esta tese, mas para mim 95º no painel é super quente.

Sempre lembro que no motor ela pode ser mais elevada, mas considero o painel como fonte correta para minhas informações e o próprio fabricante do veículo também e assim eu sigo.
Imagem

ton_rodrigues
Member
Member

por ton_rodrigues » 02 Out 2014, 16:10

Almeidão escreveu:Pode colocar ele sem medo, o painel marca diferente do que está no motor para não espantar os motorista, e é por isto que eu sempre digo que 95º já é altissimo e com o sistema limpo e este cebolão funcionando perefeito, a temperatura nunca chegará aos 95 no painel. Se voce colocar um que tenha o grau mais baixo, correrá o risco de armar a ventoinha e não desligar mais até esfriar por inteiro e pior que isto se colocar um com grau mais alto, seu motor estará sendo minado aos poucos pela alta temperatura e DESNECESSÁRIA, porque podemos considerar com total precisão que olhando o seu painel ele estando com 78º já está em regime perfeito de funcionamento e estando ele variando entre 83 a 90 também e com toda certeza se ele estiver com 95º ele não estará economizando como muitos pensam e afirmam que o motor tem que trabalhar quente. Até concordo com esta tese, mas para mim 95º no painel é super quente.

Sempre lembro que no motor ela pode ser mais elevada, mas considero o painel como fonte correta para minhas informações e o próprio fabricante do veículo também e assim eu sigo.
vlew almeidao vo por entao posto os resultados abracc

Enviado do meu GT-S5360B

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 02 Out 2014, 17:12

vicarpir escreveu:
Adriano cruz escreveu:
vicarpir escreveu:Em todos as condições de uso do carro deverá manter nos 90º graus, com uma pequena variação entre a armação do eletro-ventilador para fazer o esfriamento, por isso existe a VT, controlando a entrada e saida de agua, para se manter a temperatura em 90º graus, que é a temperatura ideal do funcionamento do motor. Quando pegar estrada e perceber que a temperatura ta caindo, pode suspeitar da VT, pois deve estar travada aberta, fazendo com que não pare de circular a agua no motor e resfriando mais do que deveria. Se tiver em engarrafamento e a temp começar a subir, deve estar travada fechada. Já passei por isso no meu A3, e pra me quebrar mais ainda, com ela travada aberta, forçou minha bomba d'agua fazendo abrir o bico e superaquecendo o motor, resultado, junta do cabeçote queimada. rs Fica a dica, se nunca trocou a VT, troque.

90 graus é a temperatura ideal de funcionamento em todas as condições de qual motor ? AUDI, VW, FIAT, FORD, GM, MERCEDES ? Essa temperatura não é padrão para todas as marcas. No Vectra B é diferente dos carros da Audi e VW, porque o ponteiro não fica direto em 90 ele fica variando. Normalmente em rodovia o meu fica com o ponteiro abaixo de 80. Beleza ? :88:

PS.: Qual é o seu Vectra ? Não está no perfil. :47:

Ainda não tenho o vectra, estou vendendo o A3 essa semana e devo estar pegando o vectra semana que vem.

Minha experiência com VT foi com o A3, quando comprei estava com ela travada aberta, o carro nunca chegava a 90º graus. Se pegasse estreada então.. ficava no 70º pra baixo. Foi trocar ela que voltou ao normal, travadinho sempre nos 90º graus, a oscilação deve ser mínima e imperceptível via painel.

Não sou mecânico, mas sou entusiasta, mas já tive carros da citroen, fiat, vw, audi, gm, todos a gasolina, o ponteiro após chegar em 90º graus, nunca oscilou. Seja na cidade, ou na rodovia. A unica vez saiu dos 90º graus, foi quando a bomba d'agua deu pau, fazendo com que o carro esquentasse.

Sobre o funcionamento do Vectra eu realmente sou leigo, falei pela experiência dos carros que ja tive, inclusive da GM.

Pode crer que funcionado normalmente no vectra b o ponteiro oscila, eu só não sei no vectra c porque até hoje nunca tive um. Particularmente eu prefiro um painel que me mostre a temperatura variando do que parado porque assim eu sei se o sistema está refrescando direito. :88:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 03 Out 2014, 15:22

Todoss carros oxilam e isto é natural, caso não houvese oxilação, com certeza não haveira marcador de temperatura. Porém oxilam dentro do que é normal entre 92 a 82 e na pior das hipótese nunca agarra nos 90, ou 92, chega lá e tem que voltar sempre estando o carro funcionando.
Imagem

vicarpir
GL Member
GL Member

por vicarpir » 03 Out 2014, 15:58

Almeidão escreveu:Todoss carros oxilam e isto é natural, caso não houvese oxilação, com certeza não haveira marcador de temperatura. Porém oxilam dentro do que é normal entre 92 a 82 e na pior das hipótese nunca agarra nos 90, ou 92, chega lá e tem que voltar sempre estando o carro funcionando.

Cara, meu Audi A3 trava no 90º graus e não sai de la, seja em trânsito pesado ou na estrada.

O Gol G5 1.6 Power de minha mãe a mesma coisa, o Palio Fire 1.4 de meu pai também e o C3 de minha esposa idem. Então não são todos os carros que ficam oscilando de forma que você perceba. Claro que acontece o aumento e a queda da temperatura, mas quase imperceptível pelo painel.

Talvez o sensor do Vectra seja mais sensível, uma suposição.

ton_rodrigues
Member
Member

por ton_rodrigues » 04 Out 2014, 05:33

Salve salve pessoal radiador noovinho em folha mangueiras, cebolao, reservatorio coxins de radiador ImagemImagemImagem hj tiro mais fotos n tirei mto pq ficou noite e meu cel eh uma blz ne... Kkkk mais eh isso ai vlw cada gota d suor kk

Enviado do meu GT-S5360B

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 04 Out 2014, 07:14

vicarpir escreveu:
Almeidão escreveu:Todoss carros oxilam e isto é natural, caso não houvese oxilação, com certeza não haveira marcador de temperatura. Porém oxilam dentro do que é normal entre 92 a 82 e na pior das hipótese nunca agarra nos 90, ou 92, chega lá e tem que voltar sempre estando o carro funcionando.

Cara, meu Audi A3 trava no 90º graus e não sai de la, seja em trânsito pesado ou na estrada.

O Gol G5 1.6 Power de minha mãe a mesma coisa, o Palio Fire 1.4 de meu pai também e o C3 de minha esposa idem. Então não são todos os carros que ficam oscilando de forma que você perceba. Claro que acontece o aumento e a queda da temperatura, mas quase imperceptível pelo painel.

Talvez o sensor do Vectra seja mais sensível, uma suposição.

Concordo com você, meu pai tinha uma parati 1.8 e o ponteiro ficava direto em 90. Um amigo meu tem um golf 1.8 e disse que o ponteiro fica direto em 90 graus. Em ambos os casos fica em 90 tanto na estrada quanto no trânsito pesado seja lá qual for a temperatura externa em qualquer situação tanto com A/C como sem A/C.

ton_rodrigues
Member
Member

por ton_rodrigues » 04 Out 2014, 10:50

Problema resolvidooo uhu gracas a Deus... Acabei de motar td e o ponteiro na casa dos 8o 85 da um alivio em olhar nele e ver ele laa p baixo kkkkk vlew pelas dicas d tds abracc q vo estica meu verdao agora hohoho

Enviado do meu GT-S5360B

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 04 Out 2014, 12:15

Mais um membro satisfeito que beleza [emoji106] [emoji41]

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

marcelo.tavares
GL Member
GL Member
Nome Completo: MARCELO TAVARES
Estado: Goiás

por marcelo.tavares » 05 Out 2014, 12:42

Bom Pessoal levei meu Carro em Auto Elétrica Hoje pela manha, o Técnico mechei testou os Relé, olhou tudo ele me deu laudo que era uns fio pressostato ligado errado ai tudo bem .Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Segundo foi informado que esse Dois Fio Iguais Marrom e Branco que são Iguai estava invertido.
Colocarão na forma certa, Pequei o carro e andei 20 km com ligador até ai meu Problema tinha Resolvido.
o carro andado com a temperatura 86 a 90 dentro da cidade com ar ligado,depois peguei um carro andei mais 5 km ai deu outro defeito, o carro começou a sair fumaça dentro do painel como se fosse pega fogo ,ai desliguei o carro e olhei que o Fusível Numero 40 superaqueceu, mais não quebrou o filamento e ele 10A . ate o rele na frente da Ventoinha superaqueceu. ja não sei o que mais fazer alguém pode me ajuda !!! antes de leva o carro e uma Auto elétrica .
Imagem

marcelo.tavares
GL Member
GL Member
Nome Completo: MARCELO TAVARES
Estado: Goiás

por marcelo.tavares » 05 Out 2014, 23:01

,,,,,,, :23: