O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CVazamento de óleo desconhecido

23 mensagens
  • 1
  • 2
Lucasstefano
Member
Member
Nome Completo: Lucas Stefano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Vazamento de óleo desconhecido

por Lucasstefano » 09 Out 2014, 11:37

Fala pessoal! Sou novo no fórum e gostaria de parabenizar todos pela incrível quantidade de informação aqui disposta.
Vamos lá.. Tenho um Vectra GT Automático e ele está apresentando um vazamento de óleo marrom bem claro. Alguém tem ideia do que pode ser?

Obrigado!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Vazamento de óleo desconhecido

por Thiago Menezes » 09 Out 2014, 11:40

Está pingando no chão da garagem?

Dá uma olhada em baixo, veja exatamente onde forma a gota caso esteja gotejando para saber melhor a região do vazamento.

Já deu uma olhada na tampa de válvulas está tudo certo? nada vazando ou melando?

Se tiver uma foto do vazamento melhor ainda...
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Lucasstefano
Member
Member

por Lucasstefano » 09 Out 2014, 11:51

Opa Thiago!
Sim, está pingando no chão! E é em uma região bem no meio do capô..
A Tampa de válvulas tem apenas resquícios de óleo já absorvidos pela parede do moto, não chega a vazar não, e se vazar é beeeem pouco ..
O estranho é que pensei que fosse líquido de arrefecimento, pois o reservatório está vazando! Onde tem aquela divisão, eu passo o dedo e sai na minha mão.. Mas o vazamento é mais para a esquerda, então descartei isso.
Estou com medo de ser algo sério!
Vou tirar fotos amanhã e vou postar aqui.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 09 Out 2014, 11:58

Tira uma foto sim, vai ajudar muito!

Pode ser várias coisas como: Junta do carter, retentor do volante, girabrequim, pode ser o câmbio também pelo fato do seu ser automático etc

Com a foto fica mais exato o local e fica melhor te dar uma ajuda :88:
Imagem

Imagem

Lucasstefano
Member
Member

por Lucasstefano » 11 Out 2014, 19:39

Tirei algumas fotos do vazamento..
Meu primo, que mexe com essas coisas, falou que as roscas estão empenadas.. É isso mesmo?

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

:88:

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 12 Out 2014, 00:51

Na primeira foto eu vou no retentor do volante agora na penúltima foto vou na junta do Carter!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem

Imagem

Lucasstefano
Member
Member

por Lucasstefano » 12 Out 2014, 14:09

Eu posso rodar normalmente com ele assim? No momento estou sem $$ para trocar..
Ahh, quase me esqueci.. Parece que o dono anterior colocou muito óleo, a vareta tem óleo até um dedo depois da última marca, tem problema?

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 12 Out 2014, 15:52

Lucasstefano escreveu:Eu posso rodar normalmente com ele assim? No momento estou sem $$ para trocar..
Ahh, quase me esqueci.. Parece que o dono anterior colocou muito óleo, a vareta tem óleo até um dedo depois da última marca, tem problema?

tem e muito ... drene um pouco do oleo pelo bujão inferior ...

Lucasstefano
Member
Member

por Lucasstefano » 12 Out 2014, 15:57

Pode me dizer onde se localiza? Sou leigo no assunto haha

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 12 Out 2014, 16:27

O dreno é esse aí da segunda foto.

Lucasstefano
Member
Member

por Lucasstefano » 14 Out 2014, 14:25

Gente, olha isso!
Eu verifiquei o manual para ver o limite de oleo na vareta que deve ser colocado. O filho da P*** do mecânico do antigo dono colocou 3 VEZES MAIS ÓLEO do que o máximo! Por isso ta vazando por todos os lados! ele colocou 12 litros, fácil! Não tenho a menor ideia de como conseguiu fazer essa proeza... Eu preciso levar lá, o fato é, estou com medo de rodar 1 km sequer com o carro nessa quantia de óleo. Será que ele guenta rodar mais 20km? O retentor pode sair do lugar ou algo do tipo? Aparentemente o carro está rodando normal... Meu, eu vou xingar tanto aquele bosta!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 14 Out 2014, 14:32

Lucasstefano escreveu:Gente, olha isso!
Eu verifiquei o manual para ver o limite de oleo na vareta que deve ser colocado. O filho da P*** do mecânico do antigo dono colocou 3 VEZES MAIS ÓLEO do que o máximo! Por isso ta vazando por todos os lados! ele colocou 12 litros, fácil! Não tenho a menor ideia de como conseguiu fazer essa proeza... Eu preciso levar lá, o fato é, estou com medo de rodar 1 km sequer com o carro nessa quantia de óleo. Será que ele guenta rodar mais 20km? O retentor pode sair do lugar ou algo do tipo? Aparentemente o carro está rodando normal... Meu, eu vou xingar tanto aquele bosta!

Você ainda quer voltar nesse mexanico? Jesus, eu nunca mais voltaria lá, trocar óleo é uma coisa tão simples que da pra fazer em casa e mesmo assim um mexanico não consegue fazer isso direito...putz.... :13:
Imagem

Imagem

Lucasstefano
Member
Member

por Lucasstefano » 14 Out 2014, 14:40

Thiago, o problema é que foi ele quem trocou TUDO. E deu garantia de 6 meses para todas as coisas que trocou! Fora que está com vazamento de óleo nas rodas (provavelmente também entupiu de fluido de freio). E como não tenho a chave pra girar o bujão, vou ter que ir lá para tirar. Rua João ramalho, 1144 - Carbini. Nunca vão lá.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 14 Out 2014, 14:48

Lucasstefano escreveu:Thiago, o problema é que foi ele quem trocou TUDO. E deu garantia de 6 meses para todas as coisas que trocou! Fora que está com vazamento de óleo nas rodas (provavelmente também entupiu de fluido de freio). E como não tenho a chave pra girar o bujão, vou ter que ir lá para tirar. Rua João ramalho, 1144 - Carbini. Nunca vão lá.

Bom se ele fez outras coisas como substituições de peças tem que voltar lá mesmo, mas que mexanico ruim esse heim? Quando for trocar o óleo, troque em casa é muito simples inclusive tem um vídeo do Almeidão que mostra como fazer a limpeza do fundo do carter (óleo velho que fica acumulado nas galerias).
Imagem

Imagem

Lucasstefano
Member
Member

por Lucasstefano » 14 Out 2014, 17:17

Vou fazer isso! Será que pode ter danificado algo no motor? Afinal, o antigo dono ficou rodando 2 meses com o carro nesse nível de óleo! :61: :13:

bruno2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Bruno
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por bruno2000 » 14 Out 2014, 17:31

Só uma dica...

Mesmo ele tendo te dado garantia..FUJA e procure outro lugar.

Pois como vc disse, se ele trocou mais coisas e conseguiu errar até no óleo, o que sobra pro resto??
Powered by: [b]X Vectra GL 1998 ; X Vectra GLS 1998 ; X Vectra GLS 2000 ; X Vectra Elegance 2008 ; X Vectra GT 2011 ; X Honda Civic LXS 2010 [R.I.P.] ; X Honda Civic LXL 2011; X Honda Fit AT 2014; Now Pwd by Ecotec

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 14 Out 2014, 17:36

Lucasstefano escreveu:Vou fazer isso! Será que pode ter danificado algo no motor? Afinal, o antigo dono ficou rodando 2 meses com o carro nesse nível de óleo! :61: :13:

Como está a borboleta? Da uma olhada no suspiro da TBI para ver se está indo muito vestígio de óleo pra lá.

Óleo lubrificante seja ele qual for não pode ser usado em excesso e nem abaixo do minimo, leve o quanto antes para ele desfazer essa cagada.

Leve o manual também e mostre para ele não fazer o mesmo erro com outra pessoa, ali no carter nas galerias da uma margem de aproximadamente 200 ml de óleo que sobre mesmo escoando todo o óleo, por isso que eu disse sobre o procedimento de retirada do Almeidão, pois isso não é feito em oficina e se ele não fizer no seu carro tem que considerar essa ''margem'' se não vai dar um pouco de excesso. Por exemplo no meu Elite são 4 litros e meio acredito que seja o mesmo que o seu, então mesmo retirando os 200 ml eu sempre deixo na faixa dos 4 litros e 300 ml pois como você sabe mesmo deixando todo o óleo escoar todo ainda sim fica óleo preso no motor entre as engrenagens. Não tirando os 200 ml aconselho a colocar apenas 4 litros, depois disso pode aferir o óleo que vai está marcando certinho e sem excesso.
Imagem

Imagem

Lucasstefano
Member
Member

por Lucasstefano » 28 Out 2014, 00:18

Falaa pessoal! Bom, acabei descobrindo que a vareta de medição de óleo é paralela, vê se pode :9:
Enfim, tirei um pouco de óleo e o vazamento estancou consideravelmente. Tirei o protetor do carter e percebi que a vedação não está muito boa, e em breve irei trocar. O retentor do volante está com vazamento também, mas é bem irrelevante... Acho que ele aguenta uns 10k :6: Graças a Deus a caixa da transmissão automática está lindona, sem nenhum resquício de vazamento. E falando em transmissão automática, é normal sentir as trocas nesse cambio? Já andei com o fusion do meu pai e as trocas são completamente imperceptíveis, porém essas eu consigo senti-las. E algumas vezes, quando estou em velocidade baixa e freando frequentemente, a transmissão fica indecisa e dá um tranco de leve (Aconteceu umas 2 vezes). Um amigo meu que tem um vectra at disse que é normal pelo cambio ser de 4 marchas e a caixa ser mais obsoleta. O carro já está com 67k e nunca foi trocado o óleo, ele já está meio bege.

Mas adivinhem... surge um novo problema, ou melhor, 2 novos problemas. A Bendita luz do freio de mão que insiste em ficar acesa o tempo todo! Porém os freios estão excelentes! Estava mexendo distraído no celular quando não vi o carro parar no farol, olha, eu acho que o carro estava na distância de meio metro do da frente, pisei no freio e ele respondeu na hora! Eta ABS... hahaha Chequei o nível do fluído mas não encontrei nenhuma marcação de max e min. O liquido é transparente e está a aprox. 3 dedos abaixo da tampa, e ah, as pastilhas também são novas.

O segundo... Peguei o carro com o nível do radiador na posição certinha, porém está na metade (da metade) agora! O carro não superaqueceu e nem nada. Verifiquei e tem uma mangueira meio de alumínio (eu acho) que fica bem na frente, rachada! Se for ela já vou trocar ou colocar uma fita.. Estou me sentindo um sem vergonha aqui. Vi que vocês fazem questão de ter tudo novinho :11:

Bom é isso pessoal, se puderem fazer algum comentário que possa me ajudar sobre os 2 problemas acima e tirar a dúvida da transmissão automática ficarei muito grato! E peço desculpas por ter alongado tanto o texto!
E abaixo, por mera conferência, decidi colocar uma foto de tudo o que o mecânico anterior trocou (isso se vocês conseguirem entender esse garrancho). Abraço galera!

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 28 Out 2014, 10:41

Lucasstefano escreveu:Falaa pessoal! Bom, acabei descobrindo que a vareta de medição de óleo é paralela, vê se pode :9:
Enfim, tirei um pouco de óleo e o vazamento estancou consideravelmente. Tirei o protetor do carter e percebi que a vedação não está muito boa, e em breve irei trocar. O retentor do volante está com vazamento também, mas é bem irrelevante... Acho que ele aguenta uns 10k :6: Graças a Deus a caixa da transmissão automática está lindona, sem nenhum resquício de vazamento. E falando em transmissão automática, é normal sentir as trocas nesse cambio? Já andei com o fusion do meu pai e as trocas são completamente imperceptíveis, porém essas eu consigo senti-las. E algumas vezes, quando estou em velocidade baixa e freando frequentemente, a transmissão fica indecisa e dá um tranco de leve (Aconteceu umas 2 vezes). Um amigo meu que tem um vectra at disse que é normal pelo cambio ser de 4 marchas e a caixa ser mais obsoleta. O carro já está com 67k e nunca foi trocado o óleo, ele já está meio bege.

Mas adivinhem... surge um novo problema, ou melhor, 2 novos problemas. A Bendita luz do freio de mão que insiste em ficar acesa o tempo todo! Porém os freios estão excelentes! Estava mexendo distraído no celular quando não vi o carro parar no farol, olha, eu acho que o carro estava na distância de meio metro do da frente, pisei no freio e ele respondeu na hora! Eta ABS... hahaha Chequei o nível do fluído mas não encontrei nenhuma marcação de max e min. O liquido é transparente e está a aprox. 3 dedos abaixo da tampa, e ah, as pastilhas também são novas.

O segundo... Peguei o carro com o nível do radiador na posição certinha, porém está na metade (da metade) agora! O carro não superaqueceu e nem nada. Verifiquei e tem uma mangueira meio de alumínio (eu acho) que fica bem na frente, rachada! Se for ela já vou trocar ou colocar uma fita.. Estou me sentindo um sem vergonha aqui. Vi que vocês fazem questão de ter tudo novinho :11:

Bom é isso pessoal, se puderem fazer algum comentário que possa me ajudar sobre os 2 problemas acima e tirar a dúvida da transmissão automática ficarei muito grato! E peço desculpas por ter alongado tanto o texto!
E abaixo, por mera conferência, decidi colocar uma foto de tudo o que o mecânico anterior trocou (isso se vocês conseguirem entender esse garrancho). Abraço galera!

Imagem

Lucas,

Seu carro já passou o tempo de uso de troca sendo ela em uso moderado ou severo. Para uso moderado (rodovia) a troca fica em 60 mil km ou 4 anos o que vier primeiro e para uso severo (cidade) 40 mil km ou 2 anos na mesma situação que a anterior (o que vier primeiro). Eu no seu lugar trocaria o óleo o quanto antes, você tem duas opções: Trocar pela máquina de diálise (por sucção) ou manualmente pelo bujão. Se for fazer pela máquina, vai precisar de uma oficina especializada para fazer a troca ou se preferir fazer manualmente tem um tutorial aqui no fórum com um passo a passo para realizar a troca.

Sobre sentir as trocas das marchas sim é normal, porém perceptível mesmo só a primeira a segunda já é quase imperceptível.

Em relação a trancos na caixa tome cuidado isso não pode acontecer, trancos na caixa podem acarretar defeitos no câmbio, utilize o mesmo corretamente, se atente ao manual do carro pois nele indica como utilizar.
Não adianta com o câmbio automático tem que ter paciência, nunca vai sair como um carro manual se não vai ficar dando tranco sempre na caixa, tem que soltar o pé do freio esperar engatar para acelerar depois.

Quanto a luz acesa de freio pode ser o fluido. O fluido de freio se troca uma vez por ano, por isso quando se pega um carro é importante já trocar caso não tenha o histórico completo de manutenção do carro.

Abraços!
Imagem

Imagem

ibipraca
Member
Member
Nome Completo: Ibi Praça
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por ibipraca » 11 Nov 2014, 08:49

Bom dia sou novo aqui no clube, eu tenho um vectra 98 e estava com vazamento na tampa no cabeçote e no carter, foi trocado as duas juntas, mas o carro continua com o mesmo vazamento o mecanico que fez o serviço diz que tem que dar um aperto na bomba de oleo isso faz sentido? Ele disse que qdo fosse trocar a correia dentada iria apertar a bomba de oleo fiquei sem entender, alguém pode me ajudar?

23 mensagens
  • 1
  • 2