O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BCarro esquentando.

26 mensagens
  • 1
  • 2
Fuzileiro
Member
Member
Nome Completo: thiago caetano de araújo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Carro esquentando.

por Fuzileiro » 14 Out 2014, 19:28

Boa noite galera.
recente mente troquei a junta de cabeçote do meu vectra b que tinha queimado.
Depois disso meu carro não para de aquecer. Tirei a valvula termostatica fora mas mesmo assim andando no para- para do transito a temperatura vai lá em cima. notei uma coisa que não sei se é normal, quando ele aquece a mangueira que vai do radiador para o motor fica rigida igual pedra mesmo sem a termostatica.
alguém pode me dar uma luz do que sejá?

aparentemente a bomba d'agua esta funcionando.
Pode ser radiador entupido?

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Carro esquentando.

por Thiago Menezes » 15 Out 2014, 00:03

Pode ser o radiador que está entupido sim! Como está o sensor de temperatura? E o cebolao que está usando qual o grau?

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

bruno2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Bruno
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por bruno2000 » 15 Out 2014, 00:26

Antes de tudo, eu começaria com um teste de vazão no radiador. Se estiver normal, eu faria o descrito abaixo:

Se o cabeçote está novo e o carro não tem vazamentos, as razões pra esquentar seriam:

- Valvula termosatica travada, mas vc já tirou (espero que recoloque, pois está perdendo em consumo e vida util do motor)

-Eletroventiladores não ligando ou fracos.

-Bomba dagua:não acredito, pois ela cria pressão no sistema....mas convém testar.

- Sensores de temperatura: verifique o funcionamento e veja se estão acionando os eletroventiladores no momento correto.
Powered by: [b]X Vectra GL 1998 ; X Vectra GLS 1998 ; X Vectra GLS 2000 ; X Vectra Elegance 2008 ; X Vectra GT 2011 ; X Honda Civic LXS 2010 [R.I.P.] ; X Honda Civic LXL 2011; X Honda Fit AT 2014; Now Pwd by Ecotec

Fuzileiro
Member
Member
Nome Completo: thiago caetano de araújo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

por Fuzileiro » 15 Out 2014, 07:11

Cebolão esta armando normal com 82 graus. Ventoinhas funcionando normais. Como faço o teste de vazão do radiador?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 15 Out 2014, 08:59

Para testar o radiador é praticamente impossivel porque voce não sabe ou quase ninguem tem um novo para testar e comparar com o seu. Mas se a junta queimou antes é porque tinha problemas e se a ventoinha arma e não refrigera ou seja fica ligada direto e mesmo assim a temperatura sobe, 90% que o radiador esteja entupido mesmo.

Confirma ai, ele realmente arma a ventoinha e ela funcionando mesmo assim a temperatura sobe?

Qual a temperatura dele na estrada livre sem ar? O correto é 82º

Se for radiador, a junta queimará de novo e se voce colocar agua de um lado, pode sair do outro porque um pouco sempre passa, isto não quer dizer que ele não esteja entupido. Se voce for comprar outro, muito cuidado em comprar o certo do seu carro que é de palheta, não de tubo que será outro problema. Detalhe, esta peça não tem conserto, se tiver ruim, só trocando mesmo.

Eu há muito tempo fiz um filme de uma vazão de um radiador e a diferença na saida nem era tão grande, ou seja para mim era imensa, mas nem todos veem isto e esta diferença fazia esquentar pra caramba, tenho este filme comigo e eu não consigo postar e ele é bem grandinho.

Quem quiser receber ele dividido em pedaços para postar aqui, eu passo por e.mail.

Sds
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 15 Out 2014, 09:41

Almeidão escreveu: ....tenho este filme comigo e eu não consigo postar e ele é bem grandinho.

Quem quiser receber ele dividido em pedaços para postar aqui, eu passo por e.mail.

Sds

Almeidão qual o tamanho do vídeo? Se quiser eu posto pra você no youtube e disponibilizo aqui no clube!
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 15 Out 2014, 10:06

Thiago Menezes escreveu:
Almeidão escreveu: ....tenho este filme comigo e eu não consigo postar e ele é bem grandinho.

Sds

Almeidão qual o tamanho do vídeo? Se quiser eu posto pra você no youtube e disponibilizo aqui no clube!

24,4 MB já cortado, sem narração, mas se voce postar ele ai eu digo o que fiz para o pessoal entender que a vazão engana e que para ter certeza que ela não está boa, só com um novo para comparar.

Posso lhe mandar em pedaços e voce salva ai e junta tudo. Farei isto
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 15 Out 2014, 10:20

Almeidão escreveu:
Thiago Menezes escreveu:

Sds

24,4 MB já cortado, sem narração, mas se voce postar ele ai eu digo o que fiz para o pessoal entender que a vazão engana e que para ter certeza que ela não está boa, só com um novo para comparar.

Posso lhe mandar em pedaços e voce salva ai e junta tudo. Farei isto

Pode mandar Almeidão, vou passar meu e-mail por MP.
Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 15 Out 2014, 11:23

Almeidão me enviou o vídeo e postei no YouTube, segue abaixo o vídeo mostrando vazão do radiador:

http://www.youtube.com/watch?v=5u3fydE55u0
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 15 Out 2014, 14:26

Já comentei várias vezes sobre radiador e sempre falta algo por esquecimento. Este vídeo eu fiz em 20 de Dezembro de 2008, este radiador velho não tinha uma ano de uso e senti o carro esquentando mais do que devia na pista, ele ficava em 90 a 93 e na rua a ventoinha cansava de ficar ligada e não baixava a temperatura. Já tinha gastado um monte com cebolões etc, porque não entendia ainda deste sistema que é bem simples, interessante sabia tudo de mecanica e isto eu não sabia e parece que os mecanicos são parecidos, nunca evoluem neste quesito e por ser simples, enganam a todos. O que entupiu ele foi um aditivo verde da mesma marca do radiador, aliás a marca é boa, mas o aditivo é uma m...

Esta agua que eu coloco neles tem uma vazão constante até hoje de uma polegada, e ao colocar em um lado do velho, ela sai menos e ela quer voltar e eu me esforcei segurando com um pano, eu não mostrei isto, mas não dava para segurar a mangueira do outro lado. Logo ao colocar neste radiador novo que está até hoje igual, a agua entrou direto e dava para colocar mais um pouco que sairia numa boa. Confesso que mesmo vendo ele passando livre, não acreditei que seria este o problema porque o entupido, convenhamos estava passando até bem ESTE É O ERRO DE MUITOS, passava bem, mas há um porém.

Quando estamos nas rodovias, não somente temos um ar frontal constante, como temos também a bomba em alta rotação e até consegue refrigerar bem deixando a temperatura em 90 que para mim em rodovia é alta, mas aceitável se nas ruas não passar disto. Só que ao chegar no centro a bomba mal gira para empurrar agua e como o sistema é tipo serpentina, se ela não tiver na frente um radiador totalmente livre, ela gira ali mesmo no cabeçote e na entrada do radiador e por isto que muitas ventoinhas armam e não desarmam mais e não refrigera porque não tem como a agua circular.

A cada dois anos, troco o aditivo e a bomba, uso ainda o Havoline Long Life e com esta mesma mangueira faço o mesmo teste e a vazão ainda é a mesma.

Muito fácil entender isto, mas para aqueles que tiverem dúvidas, seguirei tentando mostrar o que é o correto e lembro que todos carros saem com uma temperatura perfeita quando novo e pode permanecer sempre assim. Depende de quem o cuida e as vezes ser um pouquinho surdo quando alguns mecanicos falam abobrinhas.

Obrigado Thiago por ter postado o filme.

Sds
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 15 Out 2014, 14:34

Almeidão escreveu:
Obrigado Thiago por ter postado o filme.

Sds

De nada meu amigo, precisou só falar :88:
Imagem

Imagem

Max Manso
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Max Rogério Ribeiro Manso
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.

por Max Manso » 17 Out 2014, 08:28

Pessoal, pegando carona no tópico, tenho uma dúvida referente a temperatura do meu VCD se puderem ajudar desde já agradeço.

Tive vários problemas com vazamento de água e tive que trocar várias mangueiras, radiador e tanque de expansão, hoje o sistema esta quase todo novo porém tenho a seguinte situação quanto a temperatura.

Carro na cidade para, anda, para ,80º passou disso a ventoinha liga e a temperatura cai um pouco abaixo dos 80º.
Cidade com ar ligado entre 80º e 85º passou disso a ventoinha arma e a temperatura cai para 80º.
Estrada abaixo de 80º.

OBS: O Carro nunca chega aos 90º em utilização normal com ou sem ar, para que isso aconteça, ou seja a unica situação que já vi o carro atingir 90º é quando paro o carro com ar ligado e a temperatura esta a 85º, ao desligar o carro noto que a temperatura chega aos 90º com o motor desligado e então a ventoinha arma, porém demora para baixar a temperatura, se eu ligar o carro novamente com a temperatura a 90º a ventoinha arma na segunda velocidade e a temperatura baixa rapidamente para 80º.

A questão é.. isso significa que a nave esta sem a válvula termostática?
Se sim, seria melhor deixar como esta com o carro funcionando normalmente em torno de 80º (devido a idade do carro, 99 ) ou volto a válvula?
Imagem
Só existem 2 Dias no ano em que você não pode fazer nada pela sua vida: Ontem e Amanhã!

Minha Nave -> http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=5449

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 17 Out 2014, 09:09

Max Manso escreveu:Pessoal, pegando carona no tópico, tenho uma dúvida referente a temperatura do meu VCD se puderem ajudar desde já agradeço.

Tive vários problemas com vazamento de água e tive que trocar várias mangueiras, radiador e tanque de expansão, hoje o sistema esta quase todo novo porém tenho a seguinte situação quanto a temperatura.

Carro na cidade para, anda, para ,80º passou disso a ventoinha liga e a temperatura cai um pouco abaixo dos 80º.
Cidade com ar ligado entre 80º e 85º passou disso a ventoinha arma e a temperatura cai para 80º.
Estrada abaixo de 80º.

OBS: O Carro nunca chega aos 90º em utilização normal com ou sem ar, para que isso aconteça, ou seja a unica situação que já vi o carro atingir 90º é quando paro o carro com ar ligado e a temperatura esta a 85º, ao desligar o carro noto que a temperatura chega aos 90º com o motor desligado e então a ventoinha arma, porém demora para baixar a temperatura, se eu ligar o carro novamente com a temperatura a 90º a ventoinha arma na segunda velocidade e a temperatura baixa rapidamente para 80º.

A questão é.. isso significa que a nave esta sem a válvula termostática?
Se sim, seria melhor deixar como esta com o carro funcionando normalmente em torno de 80º (devido a idade do carro, 99 ) ou volto a válvula?

Uma coisa eu te digo a válvula termostática foi feita para trabalhar no motor, não tem logica alguma retirar ela para tentar sanar um problema com temperatura pois irá prejudicar outras situações muito maiores (não que seja o seu caso Max). Se está sem válvula coloque o quanto antes carro sem válvula termostática tem desgaste do motor precocemente.
Imagem

Imagem

Max Manso
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Max Manso » 17 Out 2014, 09:18

Thiago Menezes escreveu:Uma coisa eu te digo a válvula termostática foi feita para trabalhar no motor, não tem logica alguma retirar ela para tentar sanar um problema com temperatura pois irá prejudicar outras situações muito maiores (não que seja o seu caso Max). Se está sem válvula coloque o quanto antes carro sem válvula termostática tem desgaste do motor precocemente.

E é fácil verificar se esta com ou sem a válvula? É visível essa válvula?
Imagem
Só existem 2 Dias no ano em que você não pode fazer nada pela sua vida: Ontem e Amanhã!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 17 Out 2014, 09:23

Max Manso escreveu:
Thiago Menezes escreveu:Uma coisa eu te digo a válvula termostática foi feita para trabalhar no motor, não tem logica alguma retirar ela para tentar sanar um problema com temperatura pois irá prejudicar outras situações muito maiores (não que seja o seu caso Max). Se está sem válvula coloque o quanto antes carro sem válvula termostática tem desgaste do motor precocemente.

E é fácil verificar se esta com ou sem a válvula? É visível essa válvula?

Não Max, a carcaça fica encaixada no bloco do motor o que se retira é o refil da válvula que fica na parte interna da carcaça, ali para visualizar só retirando a mangueira do radiador do lugar.
Imagem

Imagem

Max Manso
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Max Manso » 17 Out 2014, 09:30

Putz, nada é fácil nesta vida heim, rs.
Como seria o comportamento da temperatura sem a válvula? Ficaria oscilando ?
No meu caso a temperatura não fica oscilando fica fixa em 80º e se começa a passar a ventoinha arma e baixa novamente para bem próximo dos 80º, e com ar ligado fica entre 80º e 85º .
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 17 Out 2014, 09:39

Max Manso escreveu:Putz, nada é fácil nesta vida heim, rs.
Como seria o comportamento da temperatura sem a válvula? Ficaria oscilando ?
No meu caso a temperatura não fica oscilando fica fixa em 80º e se começa a passar a ventoinha arma e baixa novamente para bem próximo dos 80º, e com ar ligado fica entre 80º e 85º .

Olha sinceramente a meu ver a temperatura está boa, mas deixa o Almeidão da um pulo aqui para te auxiliar melhor.

O Almeidão sempre fala que a temperatura do painel sempre é menor da que está no motor.
Imagem

Imagem

Max Manso
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Max Manso » 17 Out 2014, 09:47

Thiago Menezes escreveu:Olha sinceramente a meu ver a temperatura está boa, mas deixa o Almeidão da um pulo aqui para te auxiliar melhor.

O Almeidão sempre fala que a temperatura do painel sempre é menor da que está no motor.

Blz Thiago, muito obrigado pela ajuda!!!
Vou aguarda o "Almeidão" então...

:88: :88: :88:
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Out 2014, 13:45

já cheguei hehhe. Sobre a termostática, depis que o carro esquenta fica igual esdtando com uma ou não. O que interfere tendo a termostática é que o carro frio esquenta mais rápido, nada mais que isto. Um exemplo para voce ter sobre ter ou não ter a válvula, ligeu seu carro e saia com ele na cidade, se em 15 a 18 minutos ele tiver em 80º ou proximo disto, ele está com a válvula, caso não ele está sem ela. Confirmo que depois dele quente ele não oxila a emperatura com ou sem ela.

No seu, por está 80 e ligar a ventoinha e baixar a temperatura, pode ser problema do sensor, se for cebolão é ele com um grau muito baixo para o seu carro ou está com ele queimado. Se for grau baixo, é possivel que ele arma e até desarma, mas se tiver queimado ele arma e não desarma mais. Por outro lado se colocar um cebolão muito baixo pode ocorrer isto também de armar a ventoinha e só desarmar quando ele estiver frio.

Se o seu fica ai em 85 e baixa para 80, se o seu carro for com cebolão com certeza está um o MTE 763, e se for isto está perfeitamente normal apesar que eu prefiro o MTE 760. Já se o seu usa o sensor e não usa cebolão e sempre arma em 85 e desarma em 80 está ele também perfeito. Voce só precisa verificar se ele arma a ventoinha e realmente desarma e para isto não pode ser com o carro frio tipo ligar e testar, voce precisa está chegando com ele quente de algum lugar sem o ar ligado, esperar a ventoinha armar e verificar se ela desarma ou se voce chegou de algum lugar e ela estiver armada, não desligue o carro, espera para ver se ela desarma.

Sobre chegar aos 90 com ele depois que voce desligou é perfeitamente normal, porque quando ligado está circulando agua e refrigerando o motor e ao desligar, pára tudo e a tendencia é esquentar mesmo. Este é o motivo que os caminhoneiros ao chegar de viagem não desliga o caminhão, espera ele esfriar funcionando na lenta. No caso deles, se desligar o motor a junta queimará em segundos, diferente do nosso que sobe um pouco e aguenta a temperatura porque mesmo alta é inferior a de um caminhão. Aliás o caminhão ou motor diesel tem uma compressão maior e por isto esquenta mais, mas isto é outra história a qual não pertence a nós.

Este exemplo do caminhão serve para nós quando temos problemas de temperatura e desligamos ele já com ela bem alta, na verdade já ferrou tudo porque ela já estava muito alta e ao desligar o carro aumentou mais ainda, ou seja aumentou a temperatura vai queimar a junta, mesmo desligando ele. Motivo grande para cuidar bem deste item que está sempre no limíte porque se não ligar a ventoinha, em segundos já ferve e é impossivel vigiar sem um aviso que pouquíssimos carros tem. Igual ao meu por exemplo.

Espero que voce tenha a coragem de ler isto tudo e eu tenha ajudado kakakak
Imagem

Max Manso
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Max Manso » 17 Out 2014, 14:29

Opa li tudinho... 2 X pra não perder nada rs, muito obrigado pela explanação do assunto.
Nunca cronometrei mas é bem por ai leva uns 15 minutos ou pouco mais para chegar nos 80º, no transito normal do dia a dia rodo bastante e ela arma assim que passa um pouco dos 80º e desarma na sequencia logo após o carro baixar a temperatura e fica fixa em 80º, caso passe novamente começa tudo de novo ventoinha arma e depois desarma. Muito raro parar o carro com a ventoinha ligada, mas é bem comum desligar o carro e pouco tempo depois a ventoinha acionar, que pela sua explicação é porque a temperatura sobe depois de desligar o carro correto? mas depois de alguns minutos desarma novamente.

Se não entendi tudo errado acho que no meu caso as coisas estão ok então correto????
Imagem

26 mensagens
  • 1
  • 2