O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisInstalar MID (computador de bordo) em Vectra GL/GLS/Milennium/Expression 97~05
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

849 mensagens
felix185
Member
Member
Nome Completo: Marcelo Aguiar Felix
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Instalar MID em vectra GL/GLS 97~05

por felix185 » 04 Set 2014, 21:42

RenatoVCTR escreveu:AMigos, qual é a sequencia da pinagem do plug do painel?

Amigo,de uma olhada aqui: http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... f=35&t=427
Imagem

douglasfoz
Member
Member
Nome Completo: douglas david
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por douglasfoz » 08 Set 2014, 16:21

Vi que bastante gente conseguiu instalar o MID no carro, porem fui em uma concessionaria Chevrolet e me informaram que para instalar o computador de bordo no Vectra Elegance seria necessário alem do display e da compra das setas a instalação de muitos sensores, pois segundo eles o vectra que nao vem com o computador de bordo nao tem os sensores instalados, o que acabaria encarecendo muito o serviço.

Essa informação procedem, alem de trocar a chave de seta e o MID é necessário a instalação de sensores ou o veiculo já vem com eles?

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 08 Set 2014, 16:29

douglasfoz escreveu:Vi que bastante gente conseguiu instalar o MID no carro, porem fui em uma concessionaria Chevrolet e me informaram que para instalar o computador de bordo no Vectra Elegance seria necessário alem do display e da compra das setas a instalação de muitos sensores, pois segundo eles o vectra que nao vem com o computador de bordo nao tem os sensores instalados, o que acabaria encarecendo muito o serviço.

Essa informação procedem, alem de trocar a chave de seta e o MID é necessário a instalação de sensores ou o veiculo já vem com eles?

Acredito que seja verdade!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

mroberto_sp
Member
Member
Nome Completo: Marcio R. Silva
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por mroberto_sp » 08 Set 2014, 19:48

Alcir Andreoni escreveu:
douglasfoz escreveu:Vi que bastante gente conseguiu instalar o MID no carro, porem fui em uma concessionaria Chevrolet e me informaram que para instalar o computador de bordo no Vectra Elegance seria necessário alem do display e da compra das setas a instalação de muitos sensores, pois segundo eles o vectra que nao vem com o computador de bordo nao tem os sensores instalados, o que acabaria encarecendo muito o serviço.

Acredito que seja verdade!

É Realmente o vectra Elegance não deve vir com o sensor de temperatura da água, sensor de nível e outros só um exemplo.
O que pode não existir no meu ponto de vista seria a viação mas os sensores estão la com certeza.

osmar
Member
Member
Nome Completo: osmar schmidt
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por osmar » 09 Set 2014, 08:11

http://imagem.clubedovectra.com.br/imag ... 758161.jpg

Bom dia pessoal. Coloquei um mid no meu vectra gl98 o plug é amarelo éo mid também com conector amarelo, aparentemente ele esta tudo certo as funções ficam alternando no mid pois ainda não coloquei a alavanca do limpador. Não achei e não sei aonde eu LIGO aqueles três fios q sai da alavanca, sera que alguem me ajuda? Desde de já agradeço.

osmar
Member
Member

por osmar » 10 Set 2014, 08:24

???

osmar
Member
Member

por osmar » 10 Set 2014, 09:00

Ninguém pra ajudar!

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Estado: Mato Grosso do Sul
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por Ricardo Crispim » 10 Set 2014, 09:57

osmar escreveu:http://imagem.clubedovectra.com.br/images/2014/08/18/7758758161.jpg

Bom dia pessoal. Coloquei um mid no meu vectra gl98 o plug é amarelo éo mid também com conector amarelo, aparentemente ele esta tudo certo as funções ficam alternando no mid pois ainda não coloquei a alavanca do limpador. Não achei e não sei aonde eu LIGO aqueles três fios q sai da alavanca, sera que alguem me ajuda? Desde de já agradeço.

Bom dia Osmar

Como o seu VGL não veio com o conector, não tem jeito, vai ter de fazer uma emenda no fio. Se quiser preservar o conector original da alavanca faça um pequeno corte nos fios após o conector.

Abaixo a imagem do conector para que você possa se guiar nos pinos que de onde você irá puxar a ligação para a alavanca. Basta seguir as cores indicadas abaixo.

Serão os pinos 21 e 22 do conector amarelo do MID

Imagem

PINO 21: BOTÃO DA ALAVANCA "RESET" ( fio branco da alavanca do limpador com controles MID )
PINO 22: BOTÃO DA ALAVANCA "SET" ( fio vermelho da alavanca do limpador com controles MID)
* para funcionar os botões, é necessario levar um sinal de 0V negativo/terra para o fio marrom da alavanca do limpador com controles MID)

Qualquer coisa é só dar um alô.

osmar
Member
Member

por osmar » 10 Set 2014, 11:00

Valeu cara fico feliz por ter me ajudado. Agradeço mesmo. Vou fazer a instalação dai te conto como ficou. Abraço

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ricardo Crispim » 10 Set 2014, 14:49

osmar escreveu:Valeu cara fico feliz por ter me ajudado. Agradeço mesmo. Vou fazer a instalação dai te conto como ficou. Abraço

Ok Osmar, estamos aqui para ajudar nom que for possível.
Depois poste como ficou a adaptação e se precisar de algum help é só dar um alô..

Forte abraço!!!!!!!!!

osmar
Member
Member

por osmar » 11 Set 2014, 11:33

Bom dia Ricardo crispim! Instalei a alavanca mas o consumo instantâneo marca 0, éo consumo médio marca 99,9. Oq sera que devo fazer

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ricardo Crispim » 11 Set 2014, 11:47

osmar escreveu:Bom dia Ricardo crispim! Instalei a alavanca mas o consumo instantâneo marca 0, éo consumo médio marca 99,9. Oq sera que devo fazer

Bom dia Osmar.
Rapaz, você vai ter de rever se fez as ligações de forma certa.
Seu VGL tinha relógio antes do MID, certo?
O conector amarelo apesar de ser o mesmo para os dois, tem de ser modificado os fios conforme a tabela da primeira página desse post.
Primeira coisa é não esquecer, muito importante ligar o PINO 25 (conector amarelo) AO PINO 32 DA CENTRAL DE INJEÇÃO..

Qualquer coisa vai postando...

Forte abraço!!

betolite
Member
Member
Nome Completo: Roberto Gama
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 2008/2009

por betolite » 09 Out 2014, 15:55

Boa tarde a todos !!! Tenho uma Zafira 2007/2008 confort ,ela vem de fabrica com o TID .Seria possivel fazer este msm processo de troca do TID pelo MID na Zafira ?? Agradeço desde ja vlw !!!

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 12 Out 2014, 09:27

possivel é ,

dificil vai ser achar o caminho das pedras,

pois a configuração deve ser diferente ..

bruno2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Bruno
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por bruno2000 » 12 Out 2014, 11:48

betolite escreveu:Boa tarde a todos !!! Tenho uma Zafira 2007/2008 confort ,ela vem de fabrica com o TID .Seria possivel fazer este msm processo de troca do TID pelo MID na Zafira ?? Agradeço desde ja vlw !!!

Se não estou enganado, apesar do MID/TID/serem diferentes, o módulo de injeção é o mesmo dos Astra, assim como o chicote elétrico.. Verifique no AstraClub se esta informação procede, pois lá também existe um tutorial para a troca do TID por MID.
Powered by: [b]X Vectra GL 1998 ; X Vectra GLS 1998 ; X Vectra GLS 2000 ; X Vectra Elegance 2008 ; X Vectra GT 2011 ; X Honda Civic LXS 2010 [R.I.P.] ; X Honda Civic LXL 2011; X Honda Fit AT 2014; Now Pwd by Ecotec

Thipalma
Member
Member
Nome Completo: Thiago Palma
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 1998/1998

por Thipalma » 25 Out 2014, 14:12

Prezados, primeiramente gostaria de parabenizar pelo ajuda e orientação prestadas aqui nesse canal.

Bom, a pouco tempo, adquiri um Vectra GLS 2.2 ano 2000. Aos poucos estou deixando-o totalmente original novamente.
Como umas das coisas a serem feitas era a troca do TID que apresentava problemas, comprei-o pela net no ML. Porém, para minha surpresa, me enviaram o MID de tomada amarela ao invés do TID. No início fiquei chateado e preocupado de não ter utilidade e de ter perdido grana, mas daí, vê esse tutorial de adaptação e fiquei animado de ter a possibilidade de dar um Upgrade no carro.

Mas daí vieram as dúvidas. Gostaria de contar com a orientação de vocês no que for possível.

Olhei todo o esquema de fiações e, confesso que não entendo nada de elétrica, porém, me pareceu que no meu caso eu não precisaria adaptar fios (já que a tomada do MID é amarela), ao não ser a que vem do módulo da injeção, certo? Contei os pinos dessa tomada do MID e são 26. Está correto? É a mesma quantidade da tomada do TID que vem no meu carro?

Outra dúvida: Para fazer funcionar, preciso comprar a chave do pára-brisa com comandos? E onde ligaria a tomada dessa chave? Se não colocá-la, o MID vai funcionar?

Tenho que esclarecer essas dúvidas pois, moro no interior do Rio de Janeiro e, não conheço ninguém que possa fazer isso, logo, terei de fazer eu mesmo, portanto, gostaria da opinião de vocês já que não entendo nada disso. Devolvo o MID e peço o TID, ou então, tento a adaptação?

Desde já, agraço pela ajuda.

Thiago.

MTulioG
GL Member
GL Member
Nome Completo: Marco Túlio Gomes
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por MTulioG » 25 Out 2014, 16:50

Você vai precisar comprar a chave do pára-brisas, pois senão não consegue alternar entre as funções do MID.
Se não estou muito enganado, vai precisar de puxar os fios:
-sensor de velocidade
-sensor da boia de combustível
-sensor de rotação
Esses 3 acima você pode puxar do próprio painel
vai ligar os 3 fios da chave do pára-brisas na tomada do MID também e também vai precisar de puxar 1 fio da central do carro.
Eu tenho 1 Milenium 2001 e o fio já estava lá, bastou eu fazer uma ponte e levar até o MID.
Não tinha conhecimentos em eletrônica, acho que com atenção e cuidado qualquer um pode fazer.
Tenha cuidado ao desmontar o painel e os difusores, pois essas peças são de plástico e pelo tempo de uso podem estar ressecadas e quebrar algo, o que geralmente são caras e difíceis de achar em bom estado.
Vectra 2.2 8v Milenium 2001 Prata
Imagem

eduardo novais
Member
Member
Nome Completo: Eduardo Novais
Estado: Espirito Santo

por eduardo novais » 26 Out 2014, 10:33

Bom dia amigos,tenho 34 anos e sempre fui apaixonado por vectra,este é o meu terceiro, meio tid deu defeito e consegui um mid no ferro velho, meu plug é amarelo 26 pinos sendo q tem só 14 fios nele,o mid q comprei é de encaixe amarelo também com 26 pinos,apenas tirei um e encaixe o novo,mas apenas acendeu o mid em uma luz amarela sem as letras indicadoras,tem q fazer alguma inverçao? Alguem me ajuda ae,pois sou café com leite no assunto!desde já, muito obrigado

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
País: Brasil
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 26 Out 2014, 12:04

eduardo novais escreveu:Bom dia amigos,tenho 34 anos e sempre fui apaixonado por vectra,este é o meu terceiro, meio tid deu defeito e consegui um mid no ferro velho, meu plug é amarelo 26 pinos sendo q tem só 14 fios nele,o mid q comprei é de encaixe amarelo também com 26 pinos,apenas tirei um e encaixe o novo,mas apenas acendeu o mid em uma luz amarela sem as letras indicadoras,tem q fazer alguma inverçao? Alguem me ajuda ae,pois sou café com leite no assunto!desde já, muito obrigado

tem de fazer todo processo de adaptação

:76:

eduardo novais
Member
Member
Nome Completo: Eduardo Novais
Estado: Espirito Santo

por eduardo novais » 26 Out 2014, 12:29

Alguma gabarito de como faço isso?tipo tabela?

849 mensagens