O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BDireção muito pesada - Vectra B

22 mensagens
  • 1
  • 2
perides
Member
Member
Nome Completo: perides walfran de barros junior
Estado: Alagoas
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Direção muito pesada - Vectra B

por perides » 15 Nov 2014, 23:57

olá. gostaria de saber mais sobre a direção do vectra, é o meu primeiro vectra. tinha um gol gl 1.8 mi e a DH era muito leve, o que eu gostava claro. ao pegar esse vectra percebi a diferença logo de cara né. muito pesada a direção dele. já vi alguém dizer que tem uma regulagem na caixa de direção, e outros dizem que pode ser sujeira no sistema. a caixa não tem folga e nem vazamento. gostaria de fazer a limpeza e substituição do fluido, mas não fiz ainda por que o reservatório fica acoplado a bomba hidráulica, penso que tenha algum macete pra isso. vlw. meu vectra é um millenium 2001.

Alessandro Garcia
Member
Member
Nome Completo: Alessandro Garcia dos Santos
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: DIREÇÃO MUITO PESADA.

por Alessandro Garcia » 16 Nov 2014, 00:33

Olá amigo, você está usando o jogo de roda original ou maior tipo 17 polegadas, :47: caso seja maior pode ser as rodas que exige mais esforço da direção hidráulica, no meu caso foi isso ao retornar as rodas originais senti uma enorme diferença. :38:
Já se tratando da troca de óleo hidráulico, na caixa de direção existe uma mangueira conectada próximo a coluna do volante, folgue a conexão e gire o volante de um lado para o outro ou seja da direita para a esquerda e vise versa, que o óleo sai com muita facilidade. Só não esqueça de colocar uma vasilha embaixo para não contaminar o solo.
Espero ter ajudado :88:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil

por Almeidão » 16 Nov 2014, 13:52

Sobre a regulagem desta caixa, se tiver muito apertada ela fica pesada sim, mas em uma curva se tiver mal regulado ela não volta par o centro ao soltar o volante, se a sua tiver voltando esqueça então sobre a regulagem.
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por JoãodoValle » 16 Nov 2014, 17:18

Sugiro fazer uma pesquisa sobre troca do fluído hidráulico, ha um topico ensinando passo a passo como proceder. Fiz no meu logo que comprei e hj com 2 anos ainda continua uma manteiga.

Enviado do meu Nokia 5120i TDMA

jonas caruso
GL Member
GL Member
Nome Completo: jonas caruso
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 2001/2001

por jonas caruso » 16 Nov 2014, 18:19

O meu nao chega a estar "pesado", mas sinto uma diferença em relação à leveza de como estava ha uns dois anos. Sem contar que quando esterço muito o volante escuto um barulho tipo "txchééérrrgh" e as vezes quando acelero tbm escuto um barulho como se estivesse forçando o sistema pelo lado do carro onde fica a bomba.
Vá de Vectra!
Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Mantenedor » 16 Nov 2014, 19:28

Olá , este estalo você percebe se acontece quando engata a ré e vira o volante para a direita?
No meu carro acontece este estalo do lado direito nesta situação, acredito que seja o acento da mola dianteira direita.
Alguém mais teve ou sabe de algo assim ?
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 16 Nov 2014, 21:28

Esse estalo nao seria o rolamento do kit amortecedor? Logo no coxim?

jonas caruso
GL Member
GL Member
Nome Completo: jonas caruso
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 2001/2001

por jonas caruso » 16 Nov 2014, 21:29

Mantenedor escreveu:Olá , este estalo você percebe se acontece quando engata a ré e vira o volante para a direita?
No meu carro acontece este estalo do lado direito nesta situação, acredito que seja o acento da mola dianteira direita.
Alguém mais teve ou sabe de algo assim ?

Então...não é bem um estalo. É mais um tcherrrgh...sabe?! Difícil explicar. Mas ocorre quando esterço o volante totalmente pra direita ou esquerda. Como se a bomba estivesse forçando. Lembra um pouco o ruído de "espirro" de motores turbo. Por isso desconfio da bomba, mas não tenho certeza.
Esse ruído/estalo que você falou, eu tinha no meu lado esquerdo e resolveu quando troquei o semi-eixo da homocinética. Mas aquele que engata na caixa, não o que engata na roda. Por isso o ruído era de um único estalo diferente da homocinética em si que faz vários ruidozinhos de catraca roendo.
Vá de Vectra!
Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Moisés M. Nascimento

por Mantenedor » 16 Nov 2014, 22:20

Estava pensando aqui , pode ser cavitação no sistema , a bomba faz um ruído estranho, tente verificar Com seu mecânico o nivel de fluido hidráulico vazamentos internos ou mesmo testar a pressão do sistema . Eu imagino alguma coisa assim vale a pena verificar.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Nov 2014, 10:01

Se o nivel estiver baixo vai fazer ruído ao girar e pode ter sujeira no filtro dela e não é complicado de limpar mesmo com ela no local e quem troca o óleo deve limpar este filtro que nada mais é que um pistão com uma tela na ponta

Sds
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 17 Nov 2014, 10:42

Uma rápida pesquisa e está aí:

viewtopic.php?p=46138#p46138

Max Manso
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Max Rogério Ribeiro Manso
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por Max Manso » 17 Nov 2014, 15:58

Tenho um Gol G5 com DH e acho a do Vectra mais leve, mesmo o Vectra tendo pneu mais largo, deve ter algo errado sim.
Agora barulho ao chegar no fim do curso da direção não é normal ???
:47:
Imagem
Só existem 2 Dias no ano em que você não pode fazer nada pela sua vida: Ontem e Amanhã!

Minha Nave -> http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=5449

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Nov 2014, 16:38

Max Manso escreveu:Tenho um Gol G5 com DH e acho a do Vectra mais leve, mesmo o Vectra tendo pneu mais largo, deve ter algo errado sim.
Agora barulho ao chegar no fim do curso da direção não é normal ???
:47:

Sim, é normal ao chegar no fim fazer um ruido enjoado porque aí é que a bomba está sofrendo em dobro e para uma boa proteção, não devem segurar la ai no fim, ou seja evitar de forçar la para ganhar uma saida mais rápida e quanto mais antiga a direção e com certeza por ter sido mais forçada, ela vai abrindo uma cavidade nos dois finais da cremalheira e só vai aumentando este ruído. Esta cavidade não é nada grande, um milímetro alí já é bastante, no meu eu coloquei um anel de tecnil de 3mm para não chegar neste fim barulhento e já estava bem marcada onde era o fim dela dos dois lados da cremalheira.

Sobre uma ser mais dura que outra, isto é muito relativo. Tem influencia de tamanho de volante, pneus diferentes, uns gastos outros não, calibragem etc. O meu uso volante pequeno, então ela é mais durinha pelo tamanho do volante que é 28 cm diâmetro. Não tem como comparar que este seja mais duro que aquele, o importante é que não seja pesadona e que esteja perfeita e para isto basta não está vazando, filtro dela limpo e usar um óleo adequado para ela. Se possivel, trocar pelo menos com 5 anos de uso e na troca limpar o filtro, caso esteja vazando no retentor, trocar ele e na hora da troca limpar o filtro independente de trocar o óleo ou não.
Imagem

Williams
GLS member
GLS member
Nome Completo: Cláudio Williams
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV

por Williams » 26 Dez 2014, 14:47

Vou dar uma desenterrada no tópico. Porque uma coisa que eu gosto e prezo muito no Vectra é a maciez dos seus componentes, tanto que quando troquei a embreagem, optei por trocar até mesmo o cilindro mestre do pedal. Gosto de tudo macio. O que não está ocorrendo com a direção. Ela não é pesada do tipo carro desligado. Nem perto é até leve, da pra fazer manobras parado com uma mão tranquilo. Porém quando fui comprar esse Vectra que tenho hoje, dirigi vários outros e vi um com uma direção que era uma pena. Lembro dele até hoje. E questão de rodas, pneus era igual ao meu.

No meu caso não importa se eu usar, 28 ou 36 psi de calibragem, fica do mesmo jeito. Minhas constatações... Tem vezes que ligo o carro e a direção está mais leve, geralmente quando deixo ele parado no sol, depois de uma chuva e tal (não deveria ter nada haver, mas acontece), ela fica mais leve, não tudo que eu queria, mas bem mais aceitável. Em curvas ela também é chata, não é que ela fique pesada, mas ela parece que fica fazendo muita força pra voltar o volante para o centro novamente isso incomoda e consequentemente a deixa pesada.

Quero mudar isso, porque volta e meia dirijo o Corolla Etios da empresa (sim, eu sei aquilo é direção elétrica, nem é hidráulica), mas só de sentir aquele volante que gira com um dedo e depois ter que pega o meu que perto dele parece volante de queixo duro. Da vontade de por fogo no carro, mas aí eu lembro que amo ele e fica tudo tranquilo. KKKK

djmts
GL Member
GL Member
Nome Completo: Matheus Tusikas Schutz
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.

por djmts » 27 Dez 2014, 17:07

Aproveitando o tópico sobre direção... o meu está com estes problemas:

viewtopic.php?f=45&t=7681 .

O que será?.

joaolrb
GL Member
GL Member
Nome Completo: Joao Lucas
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

por joaolrb » 28 Dez 2014, 12:52

Aproveitando o tópico... O meu estou estranhando o contrário de você, a direção do meu esta muito leve, fica balançando o volante por passar em paralelepípedos. Dirijo constantemente um Peugeot 408 ( direção elétrica eu sei), e mesmo sendo mais leve, ele se comporta mais "firme" que o meu vectra. Isso é apenas regulagem ou pode ser algum problema em peça ? Vou ver se consigo fimar e coloco aqui pra ilustra melhor.

derpria
Member
Member
Nome Completo: Eder Dalla Pria
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

por derpria » 13 Out 2015, 15:18

Williams escreveu:Vou dar uma desenterrada no tópico. Porque uma coisa que eu gosto e prezo muito no Vectra é a maciez dos seus componentes, tanto que quando troquei a embreagem, optei por trocar até mesmo o cilindro mestre do pedal. Gosto de tudo macio. O que não está ocorrendo com a direção. Ela não é pesada do tipo carro desligado. Nem perto é até leve, da pra fazer manobras parado com uma mão tranquilo. Porém quando fui comprar esse Vectra que tenho hoje, dirigi vários outros e vi um com uma direção que era uma pena. Lembro dele até hoje. E questão de rodas, pneus era igual ao meu.

No meu caso não importa se eu usar, 28 ou 36 psi de calibragem, fica do mesmo jeito. Minhas constatações... Tem vezes que ligo o carro e a direção está mais leve, geralmente quando deixo ele parado no sol, depois de uma chuva e tal (não deveria ter nada haver, mas acontece), ela fica mais leve, não tudo que eu queria, mas bem mais aceitável. Em curvas ela também é chata, não é que ela fique pesada, mas ela parece que fica fazendo muita força pra voltar o volante para o centro novamente isso incomoda e consequentemente a deixa pesada.

Quero mudar isso, porque volta e meia dirijo o Corolla Etios da empresa (sim, eu sei aquilo é direção elétrica, nem é hidráulica), mas só de sentir aquele volante que gira com um dedo e depois ter que pega o meu que perto dele parece volante de queixo duro. Da vontade de por fogo no carro, mas aí eu lembro que amo ele e fica tudo tranquilo. KKKK

Olha, o meu Vectra GT 2008 tinha a direção que parecia uma seda de tão leve, mas quando fiz a embreagem dele constatei vazamento na caixa de direção. Terei e mandei fazer o reparo. Na loja, eu poderia esperar dois dias pelo reparo da minha caixa de direção, ou pegar uma exatamente igual, também do Vectra, pelo mesmo valor do reparo. Fiz a troca e depois que montei percebi a merda que tinha feito... a minha caixa seriam trocados só os reparos, e a caixa que peguei também teve sua gremalheira cromada novamente, os ajustes e vedações ficaram perfeitos, mas como foi cromada novamente, o seu diâmetro ficou levemente maior, ocasionando uma direção levemente mais pesada... agora não tem jeito, já era... de uma seda que era, fiquei com uma direção mais pesada, não chega a incomodar, mas senti a diferença...

Caso o Vectra aí tenha tido sua caixa da direção reparada, e a gremalheira cromada novamente, é bem possível que o "peso" da direção seja em função disso... ou troca a caixa de direção, ou aceita isso...

maicons
Member
Member
Nome Completo: MAICON ALEXANDRO DEAK DE SOUZA

por maicons » 01 Dez 2016, 09:22

Bom dia, gostaria de um auxilio antes de levar no mecânico. Tenho um vectra 95, MPFI, sinto a direção pesada, bem diferente de uma hidráulica do vectra. O que pode ser.

Leonardo Vale
GLS member
GLS member
Nome Completo: Leonardo Vale dos Santos Ferreira
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por Leonardo Vale » 19 Fev 2017, 16:54

Tenho uma Vectra 2000 CD 16V com vazamento da direção no lado bandeja lado direito inclusive pinga na tomada do compressor de A/C isto estar causando a queima da bobina magnética onde acho aquelas mangueiras da direção hidráulica alguém tem fotos de todas mangueiras pois preciso substituir todas a direção hidráulica estar muito pesada?

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
Técnico em Manutenção Automotiva

saquette+
Member
Member
Nome Completo: Marcos Vinicius Saquette dos Santos

Direção pesada após alguns minutos de uso [VECTRA B]

por saquette+ » 01 Fev 2018, 17:57

Boa tarde pessoal!
De uns tempos para cá meu Vectra começou a ficar com a direção pesada depois de alguns minutos andando... Pesada como se não tivesse hidráulica. Fiz a troca de todo o óleo que já estava bem velho mas não resolveu, o sintoma é o mesmo.... Alguém já passou por isso ou tem alguma dica?

:61:

Vectra B - 97, GLS 8V

22 mensagens
  • 1
  • 2